Nunca se esqueça de ser feliz

Nunca se esqueça de ser feliz Lucas pereira

Resenhas - Nunca se esqueça de ser feliz

Cy | @apenasleitores 15/03/2023

Gostei batente, cheio de reflexões
Após perder sua mãe, Allegra vai morar com seu avô. O problema é que ela não quer morar com ele. Ele é uma pessoa ruim e ela o odeia

Prestes a completar 18 anos e com uma bolsa de estudos na Europa, ela precisa ficar com algum familiar e o único que ela tem é seu avô

Ela precisa ficar, mesmo odiando a ideia e os dois fazem um acordo de nunca falarem sobre o passado e tentar viverem da melhor forma possível

Ale conhece alguns adolescentes que ensaiam música no celeiro com seu avô que é uma espécie de maestro/professor

Os jovens não têm um passado mto bonito e por isso cumprem serviços sociais. Um dia Ale os acompanha e é onde conhece a Monja Sara

Eu não sei até onde posso falar sem dar algum spoiler kkkkk

Eu não consegui gostar de Allegra, achei ela mto chata e grossa com todo mundo, mtas vezes sem necessidade. Claro que entendo tudo o que ela passou, os traumas que tem que superar e tudo mais. Mas msm assim não consegui me conectar com ela

O romance tbm não me ganhou, já que aconteceu mto rápido e os dois já estavam sentindo alguma coisa um pelo outro

O livro tem várias reflexões, Allegra gosta mto de Filosofia e escreve bastante em seu Inútil Diário, onde podemos conhecer um pouco mais sobre seus pensamentos

Do meio pro final, o livro tem várias reviravoltas, Allegra faz algumas descobertas que eu não tava esperando e um final que me deixou curiosa pra ler a continuação e saber o que tá acontecendo

No geral foi uma boa leitura, um livro que dá pra ler mto rápido, mas que não deixa de ser profundo e cheio de reflexões.

Foi uma LC que participei e gostei mto, tbm foi meu primeiro contato com a escrita do autor e eu gostei bastante, com certeza quero ler mais livros dele

Rê, Renatinha 11/03/2023

Nunca se esqueça de ser feliz (Lucas Pereira)
Belo e reflexivo, como esperado do Lucas.
Allegra é irônica, desacreditada e sem esperança. Claramente, nossa protagonista foi muito machucada pela vida, e é muito satisfatório observar seu modo de pensar (muitas vezes é possível se identificar com ela) e acompanhar sua evolução. Os personagens são carismáticos e os cenários, claros. recomendo a leitura!

Estante_da_jubinha / Cecília 15/04/2023

Um livro incrível e emocionate, vou guardá-lo para sempre ?
Alegra é uma garota que ama ler e possui grande paixão pela filosofia, em alguns momentos meiga e atenciosa, em outros explosivos e raivosos, poderia dizer que apenas um comportamento normal da idade, porém, nada na garota é ?normal?, a vida resolveu pregar-lhe uma grande peça, a única questão é que ela não foi informada de seu papel... seu papel era sofrer e perder. Nesse momento ela perdeu a mãe e sua única ?opção? é ir morar com seu avô, alguém que ela já odeia profundamente devido as histórias de sua mãe, para piorar o velho ainda mora rodeado por aquilo que ela mais detesta: pessoas. Contudo, é ali, naquele lugar estranho, cheio de ?marginais? e pessoas que poderiam ter ?Coaching Emocional? escrito na testa, que a jovem consegue se encontrar, se ligar a quem é e será. Por incrível que pareça, aquelas ?pessoas esquisitas? se tornaram a sua família, foi ali que ela encontrou, conforto, carinho, amigos e o principal, ela encontrou o amor.
Esse é um livro lindo e magnífico! Eu simplesmente me apaixonei pela escrita do Lucas e a forma como ele narra a história, mostrando aquilo que está óbvio para todos, mas muitos fecham os olhos: O preconceito, o desrespeito, o julgamento, a desigualdade; tudo isso existe seja em casa, no trabalho, na escola ou qualquer outro lugar, alguns podem até notar, mas é muito mais simples ignorar. Nessa obra o autor apresenta uma realidade muito triste, várias pessoas que não mereciam o tratamento que receberam, mas então o Lucas vem com algo ainda mais forte: A esperança, porque, apesar de todos os acontecimentos eles ainda encontraram alegria, força de vontade, se uniram e formaram uma ?sociedade? só deles, um lugar sem o ódio e sem o julgamento.
Povinho, confesso que esse livro me surpreendeu DEMAIS, eu estava aqui esperando um lindo romance e me deparei com um livro sobre verdades nunca ditas, é uma grande realidade que esse livro me fez chorar litros, essa foi uma obra incrível, que me fez refletir sobre minha vida e as coisas que acontecem ao meu redor. É incrível como o Lucas conseguiu trabalhar assuntos tão pesados de uma forma leve e super fluída, esse é um livro que irei guardar para sempre em meu coração e que eu com certeza indico para todo mundo, porque, como já diz o ditado ?pessoas precisam de tratamento, porque outras não se trataram?, esse livro é um tratamento completo e que nos leva a refletir sobre cada coisa que já nos ocorreu, nos ensina a trocar o ódio pelo amor e a reclamação por agradecimento.

Jael Jéssica 05/04/2023

Sobre amar a sim mesmo e aos outros.
Em um "inútil diário" Allegra registra dores e mágoas que carrega consigo. Com citações filosóficas, ela discorre o drama da própria vida, que ao seu ver deveria ser menos confusa, com menos conflitos, perdas e sofrimento.

Mas, Alê não é uma jovem comum, como descreve o autor @lucas_pereira_escritor, nesse romance cheio de reviravoltas, espiritualidade e auto conhecimento.

O que você vai encontrar ao folear as páginas desse livro é muito mais que palavras compiladas e frases de efeito.

Romance clichê? Esqueça.

Se estiver de coração aberto ao ter essa obra em mãos, vai experimentar um pouco do mundo distópico de Allegra e aprender sobre feridas e cura, amizade e conflito, sonhos, perdas, amor e dores ao trilhar uma jornada espiritual belíssima.

A obra trata de reflexões sobre a vida, nossa jornada e destino e as consequências advindas de nossas escolhas.

Mas, também nos mostra que apesar de tudo, não devemos nos esquecer de sermos felizes e viver a vida.

"Apesar das dores o sofrimento é opcional."
(Buda)

Danny 09/03/2023

Sobre traumas, reconstrução e amor!!
De início Allegra parece uma jovem problemática e um tanto dramática, mas ao decorrer da leitura, vimos uma jovem cheia de traumas, definitivamente a vida nunca foi fácil para ela.
Apaixonada por filósofos, acredita somente na razão e nunca no amor.
E então... Conhece o Anthony, e ele abala todas as suas estruturas.
Se preparem, pois não se trata de um romance qualquer, se trata de verdadeiras amizades, amor e muita dor.

Ione - sama 03/04/2023

Magnifico
"Nunca se esqueça de ser feliz", escrito por Lucas Pereira, conta a história de Allegra, uma jovem que vive em um mundo distópico e solitário. Sua vida é marcada por uma visão peculiar do mundo e pelo fascínio pela filosofia, que a ajuda a lidar com suas dores e medos.

No entanto, a aversão de Allegra pelas pessoas indiferentes à sua dor cresce cada vez mais, e ela se sente cada vez mais sozinha e incompreendida. Com a morte de sua mãe, Allegra faz uma promessa difícil de cumprir e começa uma jornada de autoconhecimento e espiritualidade, que deixará marcas profundas em seu coração.

O livro traz uma mensagem de esperança e superação, mostrando que, mesmo em um mundo difícil e solitário, é possível encontrar a felicidade e o sentido da vida.

Com uma linguagem poética e envolvente, Lucas Pereira consegue transmitir as emoções e sentimentos de Allegra de forma intensa e emocionante. O livro é uma reflexão profunda sobre a vida, a morte, a solidão e a busca pela felicidade, que certamente irá tocar o coração dos leitores. sinceramente não gostei da Allegra, e super recomendo o livro

Polly 02/04/2023

Lindo
Allegra ao contrário de seu nome não vive momentos muito felizes, após a morte de sua mãe deixada sozinha no mundo é encaminhada ao seu único parente seu avô que segundo os relatos de sua mãe não era uma boa pessoa, ela só tem que aturar a situação até completa 18 anos e assim sair em busca do seu futuro. Leitura bem rápida e mesmo com poucas páginas consegue trazer diferentes fatos.

Lana 30/03/2023

Nunca se esqueça de ser feliz
Um dos achados que me surpreendi com a leitura e isso devido a uma LC. Allegra melhor dizendo Ale é uma jovem adolescente revoltada e cheios de problemas e um deles se torna quando vai morar com seu avô, pois acha que abandonou a sua mãe.

Com difícil convivência o avô é maestro e ajuda mais jovens e aí que Alle vê e reconhece que não só ela tem problemas pesados, todos tem obstáculos na vida que precisam ser ligados.

Um livro reflexivo, mas de escrita fácil e fluente percebemos que por mais que a vida seja dura temos momentos de alegria e fé. O autor soube trabalhar as questões da vida e filosofia mas acredite não ficou tediosa, incrível é a palavra certa para descrever.

Parabéns e espero a continuação

Emilly 28/03/2023

Que livro intenso, gente!
Vou panfletar e indicar muito porque esse livro é S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L.

É um livro que você fica totalmente preso e focado na leitura e quando vê já acabou, não esperava que fosse me conquistar tanto assim, mas me conquistou por completo!

Ale é uma garota extraordinária, de personalidade forte e cheia de opinião e crenças próprias, ela se limita a ver o mundo por meio das suas experiências, então acaba sendo maldosa com os outros por muitas das vezes. Ela costuma colocar sua dor a frente e acima do que os outros sentem, só que eu não consegui sentir raiva dela por isso, pois Allegra passou por tantas perdas, traumas, doenças, mentiras que fica até difícil julgar o modo dela pensar e agir.

A melhor coisa lhe aconteceu, ela teve a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e com passados tão difíceis quanto o dela, e, por sinal, pessoas extremamente fortes, inteligentes, capazes de compreender a si mesmos, fiquei impressionada com cada personagem, com cada personalidade.

Além de tudo, você aprende junto com Allegra, você compreende um pouco mais de si mesmo a cada página, a cada quote marcado, a cada sabedoria exposta por cada um dos personagens.

@aliteralmente 27/03/2023

Os livros desse autor continuam me surpreendendo!
Apesar de ainda nem ter completado dezoito anos, Allegra é uma garota que já passou por muito na vida, por isso prefere lidar com o mundo através do seu completo encanto por filosofia, que tempos atrás salvou sua alma, e agora é uma forma dela se manter longe de pessoas que possoam machucá-la ou trazer qualquer tipo de receio.
E depois de ser aconselhada em anotar todos os seus pensamentos e fatos marcantes em um diário, ela decide que a unica coisa que realmente valeria a pena e ela gostaria de escrever continuava sendo sobre filosofia!
Então, quando ela começa a sua jornada de autoconhecimento, recheada de espiritualidade e açeitação, fui presenteada com as mais diversas constatações e divagações de grandes pensadores, assim como o ponto de vista, bem peculiar da garota.
Um livro que dá para rir e chorar, na verdade foi o que eu fiz, com uma historia para lá de cativante e viciante e que prende logo nos primeiros capitulos. Escrito com muito carinho e preocupação com os leitores, eu me vi imersa em mais de uma questão que foi apresentada no meio da leitura, e foi tão confortável ler cada parte, tão natural, que eu acredito que o autor passou muito bem a sua mensagem, porque eu realmente senti que fazia parte da viagem, que eu estava ali aprendendo junto com a Allegra!
E para aqueles que amam um plot twist, aquela reviravolta de respeito, esse é o livro perfeito! Eu fiquei de queixo caído com esse final, pois de apesar de uma leitura única, para uma experiência completa é indicado ler “Para você com carinho, que também é do autor, tem um desfecho impactante, e para a minha feliz surpresa, tem acontecimentos que estão fortemente vinculados a “nunca se esqueça de ser feliz” ou vice-versa, leia e vai me entender.
Uma experiência impressionante que eu indico para todos que desejam embarcar de cabeça em uma grande aventura.

É estranho saber que a palavra "coragem" vem do grego, e significa "agir com o coração". Talvez, seja por isso que amar seja um ato de "extrema coragem".

Camis 22/03/2023

Amei??
Uma obra que te fará chorar, sentir raiva, se frustrar e se apaixonar.

Sabe aquela história que te envolve do começo ao fim? No primeiro momento pensei que a Allegra era apenas uma adolescente, mas pude ver o quão machucada estava por tudo que aconteceu na sua vida, e a gente pensa que é apenas o começo, mas ainda tem muita reviravolta. Podemos ver ela fechada porque tinha medo de se ferida ainda mais, porém o professor, Anthony e todos os outros conseguiram derrubar essa armadura.

Nessa história podemos ver o preconceito da sociedade, porque não escutamos a história toda e observamos os dois lados antes de julgar aquela pessoa. Nos faz refletir sobre nossas ações e sobre perdoar.

Para concluir, eu amei a história porque me fez repensar sobre mim e os seres humanos. O enredo encantador e com certeza todos precisam ler essa obra.

IZABELA 21/03/2023

Um romance sobre a arte de amar a si mesmo e os outros, apesar de todas as imperfeições.

? "A vida nem sempre é como planejamos."

? Allegra é uma menina que passou por situações desafiadoras, a mais desafiadoras de todas , foi ter perdido sua mãe e ter que ir morar com o que até então, achava que era seu avô. Em sua trajetória na casa de seu "avô ", conheceu algumas pessoas, as quais Allegra não tinha nenhuma empatia, as quais as julgavam sem nem mesmo conhecer suas histórias. E foram com essas pessoas que Allegra descobriu o verdadeiro significado do amor, do amor próprio, e do amor ao próximo.

? Aprendemos no livro que é muito mais fácil julgar os sentimentos do outro, é mais fácil do que parar e ouvir suas histórias, e é fácil julgar, quando não é você quem está passando pela situação.
"Se você passar a vida julgando as pessoas, não sobrará tempo para amá-las."
? Aprendemos também que as adversidades dessa vida, servem para nós como oportunidades de crescer, de aprender, etc. E muitas das vezes, como bençãos. São delas que vem nossas conquistas.
"Quanto mais somos desafiados, mais fortes ficamos."

Seja grato pelas coisas que passou, foram elas que ajudaram a você ser quem é hoje!

Marina 09/03/2023

Belo e reflexivo, como esperado do Lucas.

Marcela.Fernanda 23/03/2023

O livro conta a história de Allegra: uma jovem muito problemática, com muitos traumas vividos e que supostamente teve uma vida bastante complicada.

? Ela possuía um grande sonho: conseguir uma bolsa de estudos na Europa. Mas infelizmente só recebia rejeições. Allegra era apaixonada por filósofos, acredita na razão e não no amor, afinal, esse era o ensinamento mais comum dos mestres da Filosofia.

? Mas, como toda regra tem sua exceção... Ela conhece o Anthony e isso muda todo o contexto tanto na vida da Allegra quanto nas expectativas dos leitores.
O que será que vai acontecer com a moça? ?

Para sempre sempre ??

Opinião:
Eu gostei bastante da narrativa, o autor tem uma escrita muito boa e de fácil entendimento. Me prendi bastante a cada capítulo, fiquei surpreendida com o desfecho e isso supriu todas as minhas expectativas.

newliterary 16/05/2023

Adorei imensamente a capa do livro! Amo quando nas capas contém elementos da história.

O autor transmite os sentimentos dos personagens de forma objetiva e sua sutileza me emocionou.

Fiz várias reflexões profundas sobre vários aspectos da vida, esse livro tocou meu coração, entender a profundidade desse personagem foi um presente.

Amei as músicas citadas no livro, maravilhosas.