Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Caroline 24/06/2024

Demorei tanto pra ler, achei tãoc mas tão excessivamente repetitivo. amo torto arado, é um dos meus livros favoritos e, por isso, tava esperando uma leitura tão boa quanto. mas, infelizmente, salvar o fogo, pra mim, foi uma leitura tediosa, apesar da história ser bonita.

Ellen Rayane 23/06/2024

Meu Deus como eu amo o Brasil...
Cada vez mais leio literatura brasileira, e cada vez mais amo mais o meu país.
Recomendo essa leitura espetacular

_._amanda___ 23/06/2024

"Se você ainda tem alguma mágoa, não a persiga, nem tente recordar todos os dias o mal que te fizeram.Você não é o mal que te destinaram, nem Luzia é o mal com que a desenharam"

vestigios 21/06/2024

"Não ocupava um lugar, nem podia ser aprisionado. (...) Foi a sua primeira lição: o fogo só existe livre."

Sou encantada pelos livros e pelo o autor.

Foi uma honra te conhecer, Itamar!

Iara279 20/06/2024

Mas não sabia como demonstrar afetos diante da rudeza com que tinha conhecido a vida. Quem sofreu o tanto que sofremos, constatava, não dava importância para essas frescuras [...] Isso aqui me impactou de uma forma incrível!
Eu não tenho muita facilidade com a escrita do Itamar, mesmo entendendo que ele é um baita escritor e que a sua obra é rica de uma forma maravilhosa, a nota é mais pela minha experiência de leitura mesmo ( acho que não é muito a minha praia, li mais por ser a leitura de um clube que eu participo). Tive mais facilidade com esse livro do que com Torto Arado.

lizmiths 20/06/2024

Cada parte do livro me trouxe um sentimento. a história num todo é conivente e traz toda a identidade brasileira no sofrimento dos personagens. a terceira parte é um pouco mais difícil de ler.

Paula.Campos 18/06/2024

é isso
Me lembrou muito torto arado, a semelhança deve ter sido proposital. A leitura me envolveu e eu consegui sentir as dores dos personagens. Amei.

Beta 16/06/2024

Vale a pena
A escrita de Itamar é uma delícia, porém em alguns momentos desse livro achei um pouco lento e arrastado.
Alguns outros pontos são bem lúdicos então estou tendo que pensar bastante para chegar a uma conclusão.

O livro conta a história de uma família que mora em uma zona agrícola e pobre e acompanha o cenário de miséria e provações deles.
O livro reveza entre a perspectiva de 3 personagens da família:

Luzia: uma das irmãs que possui uma deficiência física que a torna motivo de discriminação e piadas, atribuem a ela também poderes sobrenaturais malignos? todo esse cenário de provações faz com que ela lide com a vida e os acontecimentos de maneira amarga e triste
Moisés, ou o ?menino?- o mais novo membro da família, nascido de um parto narrado na introdução, que tem em tem uma realidade de muita escassez.
Mariazinha: a primeira das irmãs que deixou a cidade e vicie uma vida de miséria e violência doméstica?.

O livro é bonito, poético e muito triste, mas um pouco pior do que Torto Arado, o que frustrou um pouco minhas expectativas.

Dulcinea3 16/06/2024

"Que o rio cuidasse de sua cria"
Em Salvar o Fogo, Itamar Vieira Junior, volta a contar a história de um local, agora o Recôncavo Baiano, através de uma família. Aqui, uma narrativa de várias vozes, acompanhamos a história de Luzia, uma jovem que é perseguida numa comunidade que desenvolveu ao redor do mosteiro onde Luzia trabalha como lavadeira. Ali ela vive com o irmão Mundinho, que ela cria com extrema rigidez e seu pai, um alcoólotra.

A partir da trama acima, Vieira vai mesclado problemas da terra, o controle da religião, a violência contra os povos através de uma estrutura que não os permite ascender.

Mas enquanto em Torto Arado, a narrativa parecia fresca, aqui o autor vai usando do mesmo processo de narrativa e falando de assuntos muito parecidos, o que torna a obra, às vezes, um requento da anterior.

Aqui estamos focados numa comunidade que tem fortes influências da cultura indígena e africana, mas com a presença da igreja católica e como ela controla essa comunidade. Nesse assunto, Itamar consegue desenvolver novas e boas ideias.

Além disso, a personagem Luzia é muito bem construída, através da violência do seu passado e do seu presente, trabalhando pela família, mas vendo os irmãos partir para melhores destinos, enquanto ela fica só nessa comunidade que a menospreza por ser diferente.

Não tem o frescor de Torto Arado, mas é um romance bem construído, e que vale a pena ser lido.

Rafael.Prearo 13/06/2024

Segundo livro do Itamar e a escrita dele me prende bem. Em todo momento imaginei a família da minha avó materna que são nordestinos, com varios irmãos com os quais não tem mais contato. Difícil imaginar como isso era comum. E a Igreja, como sempre explorando, sendo preconceituosa e acobertando.

@aloeliane 11/06/2024

Só leia. Sem pensar.
Mulher/passaro, rio de sangue, mentiras e verdades. A vida na Tapera nunca foi para poucas emoções e a vida é dura e rasgada.

Bia 11/06/2024

Salvar o fogo
Itamar Vieira Junior fez de novo: um futuro clássico com toda a certeza do mundo. Confesso que teve alguns momentos meio confusos por causa da passagem do tempo e dos flashbacks que eu demorava um pouco pra entender que eram passagens de tempo/flashbacks. Mas a história como um todo é muito boa

Maicon.Desordi 10/06/2024

Eu esperava mais.
Após terminar a leitura de "Salvar o Fogo", não pude evitar compará-lo ao trabalho anterior do autor, ?Torto Arado", que me cativou completamente.

Enquanto "Torto Arado" me impressionou com uma narrativa envolvente e personagens memoráveis, "Salvar o Fogo" se mostrou uma leitura densa, prolongada com alguns enredos que considerei desnecessários e pouco cativantes. A experiência, para mim, foi algumas vezes cansativa e menos fluida do que eu esperava.

A introdução de Maria Cabocla, uma personagem de "Torto Arado", foi uma escolha genial e incrível. Essa conexão entre as obras é um ponto alto e oferece uma continuidade interessante para quem, como eu, se apaixonou pela história anterior.

Luzia é uma personagem que me marcou profundamente. ?A feiticeira, a menina que tem parte com o Mal, a mocinha maltratada pela Tapera era a lavadeira dos padres e cuidava das roupas brancas da casa de Deus.? Luzia é complexa e intrigante.

Na relação entre Luzia e Moisés eu esperava mais, esperava por um mínimo acerto de contas entre eles. Infelizmente, o passado permaneceu na história, sem um desfecho satisfatório sobre esses personagens.

É um excelente livro, mas eu esperava mais.

EduardaCGP 09/06/2024

Laços familiares
Talvez eu tenha iniciado o livro com muita expectativa, pensando em como Torto Arado mexeu comigo e virou, sem dúvidas, um dos meus preferidos.
?Salvar o Fogo? foi uma leitura relativamente rápida, gostei das divisões a partir do olhar de cada personagem, mas senti falta da profundidade em alguns temas, achei até algumas tratativas superficiais, mas sem perder a genialidade da escrita.
Os capítulos trazendo as memórias de Maria Cabocla foram de uma sensibilidade tocante.
Os laços familiares costurados nessa narrativa são de uma força e complexidade muito fortes.
Itamar já é um dos maiores que temos!

Gabriel.SabiAo 09/06/2024

Eu já sabia que ia chorar por ter lido Torto Arado, mas não contente em me fazer chorar de tristeza e alegria, Itamar agora também me introduz o choro de raiva.
Eu consigo entender claramente as motivações pra cada decisão dos personagens, e ainda querer ver eles terem finais trágicos por suas ações..