As Gerações

As Gerações Flavia Biondi

Resenhas - La Generazione

Larissa 16/06/2023

Recomendo muito essa Graphic Novel!
Foi uma leitura que eu fiz em poucas horas, mas que mexeu muito comigo e fiquei pensando nessa história o restante do dia!

É uma graphic novel que fala sobre, como o próprio nome diz, as diferenças das gerações mas além disso, vamos ter aqui um protagonista que está em busca de respostas para o que fazer da vida após voltar para a sua cidade natal depois de ter passado por um término de relacionamento. Além disso, ele também precisa lidar com o pai que não fala com ele desde quando foi embora após se assumir homossexual.

Essa história vai abordar muitos temas delicados de uma forma linda, com os seus recomeços mas também com os seus fins, o ciclo natural da vida. É muito tocante acompanhar esse reencontro do Matteo com a família, o crescimento desses personagens e os conflitos que eles precisam encarar.

Se você gosta de graphic novel, recomendo muito essa aqui!

"Ana Paula" 06/06/2023

E esse livro que me parecia só mais um livro para ler e resenhar e se tornou um dos mais lindos que li esse ano?
As Gerações trás aquele quentinho no coração e muitas dúvidas e respostas. Trás também a realidade de muitas pessoas, o que podemos esperar de uma família, o que podemos fazer por nossa família...
Eu fiquei encantada com todo o sentimento que esse livro trás. Todo desenhado em forma de HQ, As Gerações é um livro para se ler e reler. Primeiro, lemos os diálogos, conhecemos os personagens, depois vemos as ilustrações, conhecemos as fisionomias dos personagens e cada gesto que faz o livro ser lindo de se ver e ler.

Matteo tem muitas coisas para resolver agora que voltou para casa. Qdo foi embora, não imaginava que seu pai não revelaria a verdade sobre sua mudança para toda a família. Medo, vergonha, sentimento de culpa... Quem nunca se sentiu diferente dentro de sua própria casa que atire a primeira pedra.
Matteo vai aprender aos poucos a se valorizar, a valorizar sua família e a perdoar... O amor supera qualquer barreira.

Como um todo, indico demais a leitura. Essa edição da Faro está incrivelmente linda: Capa e conteúdo são completos e garanto que nenhum leitor se arrependerá de ter um livro desses na estante.

"Creio que as famílias nunca devem afastar seus filhos.
Filhos devem ser amados, não importa se são diferentes de nós."

Koala Leitora 30/05/2023

Eu ainda estou chorando por causa dela
Depois de passar três anos longe da sua cidade natal, Matteo precisa voltar para casa e encarar a derrota de continuar sendo um homem sem emprego ou escolhas, mas isso não é tudo, ele também precisa encarar a família e a si mesmo.

Voltar nunca foi sua opção, mas descobrir que seu pai mentiu sobre sua fuga e principalmente, que ninguém sabe sobre sua sexualidade é ainda mais difícil, pois ele vai precisar lidar consigo mesmo e entender o que deve fazer.

?Nessa vida, a gente viaja em velocidades diferentes.?

Encarar os erros do passado vai ajudar Matteo a se redescobrir e se assumir diante das suas dificuldades, também vai lhe mostrar que as escolhas podem, no fim, destruir uma vida inteira.

Com traços únicos e uma gama de ensinamentos marcantes, Flavia consegue nos passar sentimentos e pensamentos sobre quem somos e como vemos o outro, também nos ensina que nem tudo é preto no branco como achamos ser.

?No sofrimento, pequenos esforços trazem conforto.?

Essa HQ é única e me conquistou desde o início, aprendi junto com Matteo e posso dizer que cresci junto com ele para uma pessoa melhor, chorei e me emocionei a cada passar de página, para no fim entender o quanto eu ainda preciso crescer.

Jessica Pereira 28/05/2023

Um final que me deixou emocionada
Um livro que me fez refletir muito. Principalmente por envolver a questão de família, sobre as gerações. Eu amei a tia C, queria guarda-la em um potinho

C. Aguiar 15/05/2023

Matteo foi embora de casa há exatos 3 anos depois de contar para o pai que era gay, ele fugiu para Milão e estava vivendo um romance com um homem mais velho que conheceu online. Mas, como nem tudo são flores o relacionamento entre os dois acaba tendo alguns problemas e Matteo se vê obrigado a voltar para casa, mas ao invés de voltar para a casa do pai, ele pede abrigo para suas tias e avó.

Ao voltar para sua cidade natal Matteo começa a ver os familiares com outros olhos, as coisas nem sempre são o que parecem ser e aos poucos ele percebe todo o julgamento, toda a culpa e todas as cobranças que cada pessoa de sua família tem carregado ao longo dos anos. Matteo acaba virando cuidador de sua avó que está muito doente e faz amizade com o enfermeiro que decide ajudá-lo a se reerguer.

Com uma trama muito envolvente, a autora traz diversas reflexões sobre aceitação familiar, sexualidade, religião, intolerância, ao não pertencimento e as descobertas. Com uma escrita muito sutil, aos poucos a autora vai fazendo o leitor ver tanto o ponto de vista do pai como o de Matteo. Dei muitas risadas, chorei, me emocionei e sofri lendo esse exemplar, é um livro que desperta no leitor muitas emoções e nessa jornada vemos o amadurecimento de Matteo e suas reflexões familiares.

É uma obra muito cativante e desde que li a sinopse sabia que iria ser uma leitura que eu iria gostar. É aquele tipo de história que faz o leitor se enxergar no personagem, inclusive é impossível não se emocionar com a trama.

As ilustrações são todas em preto e branco e o exemplar possuí capa dura. Se você quer ler uma história emocionante e envolvente, esse quadrinho com certeza é para você!

@universoinfinitodoslivros 12/05/2023

Lindo e emocionante
Essa linda história que encontramos aqui não é apenas sobre a busca pela nossa própria identidade e liberdade e aceitação, mas uma história que também retrata o luto, arrependimentos, questões familiares, preconceito, inseguranças e o mais importante: fala sobre amor e perdão.

Em As Gerações, a autora Flavia Biondi nos apresenta uma narrativa emocionante do início ao fim e que faz com que o leitor se sensibilize pelas adversidades e perrengues sofridos pelo protagonista desde as primeiras páginas.

Nessa HQ, um dos lançamentos mais recentes do selo Poseidon da Editora Faro, somos surpreendidos com uma escrita sensível, brutal e realista e também somos apresentados a personagens encantadores e que carregam sua própria carga de drama na decorrer da história.

Com uma arte gráfica e ilustrações de qualidade, chega a ser impossível não escolher essa HQ como uma das mais lindas e especiais que tive o prazer de ler em vida.

?Mas estávamos realmente apaixonados por essas pessoas? Ou tínhamos apenas a esperança de que eles nos salvariam de nossa solidão??

Vivi 05/05/2023

O saudoso Cazuza já dizia... " Você precisa se perder para se encontrar."
E foi exatamente isso que aconteceu com Matteo. Foi embora de casa há 3 anos atrás , se desentendeu com o pai. Correu atrás dos seus sonhos e do amor que até então não era aceito .
Na realidade o que vemos aqui são precipitações . Sim fazemos isso, julgamos um todo e no final nós mesmos pelos próprios atos.
Mas sim, precisamos nos perder de nós mesmos e só assim vamos olhar verdadeiramente para um todo e ter as verdadeiras conclusões e... acordar pra vida. Nossos sonhos, decisões não vão agradar todos que amamos. Mas mesmo por linhas tortas tudo pode ser organizar. Essa Hq é lindíssima e muito sensível. Bom quando se trata de aceitação, questões familiares já dá pra sentir que vem emoção por aí. Nós não somos perfeitos e nem a nossa família ou outras pessoas que amamos. E que bom ! Esse é o propósito da nossa evolução. Mas tudo for visto com amor e acolhimento tudo se encaixa. 100% nunca será mas com certeza, mais leve. O final rolou lágrimas por aqui.
Vale muiiiito conhecer essa obra!
?Depois de três anos em Milão, Matteo volta para a casa dos pais, na cidade do interior, de onde saiu após assumir-se como um jovem gay, o que levou a confrontos com seu pai. A metrópole urbana de Milão foi uma mudança bem-vinda, mas, tendo ficado sem emprego, Matteo não tem escolha a não ser voltar para casa. Decidido a evitar um encontro com seu pai, ele escolhe ficar numa casa onde vive sua avó, três tias e sua prima grávida. Enquanto tenta reconstruir sua vida, reconectando-se com as mulheres de sua família e velhos amigos de sua cidade natal, ele confronta algumas verdades sobre as outras gerações de sua família ? e sobre si mesmo

Paula Juliana 29/04/2023

@overdoseliterariaoficial

''Mas estávamos realmente apaixonados por essas pessoas? Ou tínhamos apenas a esperança de que eles nos salvariam de nossa solidão?''

''Vou te contar sobre o dia que aprendi que não há fracassos absolutos na vida.''

Uma obra sensível, tocante, reflexiva e emocionante!
Comecei a leitura de As Gerações - É impossível fugir de algumas coisas na vida, de uma forma despretensiosa, sem saber muito o que esperar deste quadrinho, que se transformou em uma obra tão bonita e significativa, aos poucos me vi mergulhada na vida, descobertas e aceitações de Matteo, que após sair de casa, volta e tem que lidar com sua família e com tudo de que fugiu, Matteo está em um longo processo de identidade, quando entramos nessa caminhada com o personagem observamos não só sua vida e seus dilemas, como também das pessoas de sua família em uma análise que fala muito mais que sobre gerações, fala de vidas, resultados e futuros.

Matteo é gay, quando se assume perante a seu pai, logo em seguida foge para Milão, vai embora, quando seu relacionamento com um homem mais velho chamado Massimo que conheceu online não dá certo e é ''forçado'' a voltar para casa, pede asilo na casa de sua avó que morar com três tias, Tia A, Tia B e Tia C e mais alguns parentes, mas sua grande QUESTÃO é com seu pai, e esse diálogo entre os dois, começa muito antes com o próprio Matteo até enfim chegar a seu pai e sua família.

Flavia Biondi trata temas como sexualidade, aceitação da família, religião, preconceitos, depressão, autoestima, sentimentos de medo, rancor, intolerância, de não pertencimento e perdão, perdas, com uma escrita muito poética, bonita e sutil, mergulhei na história e em várias partes me vi com o coração bem apertadinho, em outras dando boas risadas, por vezes suspirando pelos cantos e no fim mergulhada em lágrimas. Obra linda demais, pura emoção e sentimentos em uma edição lindíssima! Recomendadíssima!

''Aprendi que a alegria pelas pequenas coisas nunca vem de mão beijada. É preciso ter força para correr atrás dela. Ás vezes é necessário cerrar os dentes e apertar o coração para desfrutar de um pouco da vida. Sei que não tenho emprego... Que eu avanço em câmera lenta pelo mundo.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2023/04/resenha-as-geracoes-e-impossivel-fugir.html

Danny 21/04/2023

Uma história emocionante
Uma história sensível sobre um rapaz que ainda precisava compreender melhor a si mesmo e sua família. Um livro que aborda os conflios das gerações e fala, de uma forma delicada, sobre as relações familiares.

"...aprendi que não há fracassos absolutos na vida. Que os erros fazem parte da bagagem, junto com a alegria e as lembranças."