As Gerações

As Gerações Flavia Biondi

Resenhas - La Generazione

ClaudiaMF 16/05/2024

Nós não escolhemos nossa árvore
Que linda imagem a da árvore de maçãs como uma família. "A tia B diz que todos nós somos maçãs. Que as famílias são como uma árvore carregada de frutas. E que, quando estamos maduros, acontece de nos soltarmos e partirmos." Ir e poder voltar é um privilégio. Nem sempre quem tem esse privilégio o percebe. Geralmente acontece assim com privilégios, na verdade.
Que traço lindo da Flávia Biondi, e que edição primorosa. Amei demais. Já quero ler outras obras dela.
Matteo, como qualquer adolescente, precisou sair de casa para se encontrar, como muitos de nós fazemos. Mas ele teve a sorte de ter sido obrigado a voltar e conhecer, finalmente, sua família. Muito de nós não voltamos mais. Ou sequer temos para onde voltar. Emocionante.

Livros da Julie 14/02/2024

Nunca é tarde para fechar antigos ciclos
-----
"Cada um carrega a sua cruz."
"as novas gerações (...) cobram do passado sem nunca dar nada em troca."
"a alegria pelas pequenas coisas nunca vem de mão beijada. É preciso ter força para correr atrás dela."
"as famílias nunca devem afastar seus filhos. Filhos devem ser amados, não importa se são diferentes de nós."
"A vida nos surpreende (...) Não há como saber quem irá lhe estender a mão."
"Viver com gente velha ensina o que pessoas decentes costumam fazer."
"No sofrimento, pequenos esforços trazem conforto."
"não há necessidade de falar, de explicar. Quando se ama um ao outro, sentimos isso. Não é preciso dizer nada."
"as famílias são como uma árvore carregada de frutas. (...) quando estamos maduros, acontece de nos soltarmos e partimos."
"as gerações se alternam, indo e vindo, como as estações ou a maré."
"não há fracassos absolutos na vida (...) os erros fazem parte de nossa bagagem, junto com a alegria e as lembranças."
"somos resistentes às intempéries se preservarmos a memória."
-----
As Gerações foi a leitura coletiva de julho da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar.

Matteo retorna à cidadezinha onde cresceu, depois de passar três anos em Milão. Como havia deixado de falar com o pai ao sair de casa, quando se assumiu gay, Matteo vai direto para a casa de sua avó. Ele só não sabia que o lugar já estava cheio, pois sua prima e suas três tias também moravam ali. Mas a avó o acolhe e ele terá a chance de repensar e refazer sua vida.

Faz tempo que li uma história em quadrinhos e não recordava a sensação imediata de imersão que ela proporciona. Na primeira página já mergulhamos no ambiente e nos conectamos à narrativa.

Flavia consegue transmitir com facilidade os sentimentos de dúvida, insegurança e angústia que assomam o protagonista. O desenho em preto e branco, o sombreado cinza, as frases curtas e objetivas enfatizam a solidão e a passagem do tempo. As feições expressam acuradamente as emoções disfarçadas. Os traços simples, rascunhados, são suaves e agradáveis.

O vazio existencial de Matteo alcança o leitor com rapidez. No entanto, a trama é recheada de questões não resolvidas de outros personagens. No início, é até um pouco difícil distinguir os parentes e os problemas que viveram. Ao longo das discussões familiares, porém, compreendemos melhor os obstáculos que cada um precisou enfrentar.

A autora retrata as diferentes gerações, contrapondo a velhice e a juventude, a fragilidade e a força física, a generosidade advinda da experiência e o egoísmo que nasce da indecisão. O foco, contudo, não é atestar o conflito, mas apontar as semelhanças. Muitas vezes nos esquecemos de que quem veio antes já percorreu o mesmo caminho. As dificuldades continuam a existir e os sofrimentos são parecidos. E nossa família nos conhece melhor do que imaginamos.

Matteo vai adquirir uma compreensão sobre a finitude da vida que só quem cuida de alguém que precisa de auxílio constante é capaz de ter. Aos poucos, ele vai perceber que, quando preenchemos o tempo com trabalho e lazer, a vida ganha sentido. Quando dedicamos o nosso tempo aos outros, a vida não parece mais tão ruim.

Esta é uma história tão comovente e emocionante que desperta uma miríade de lembranças e culpas. Carregamos tantas mágoas que esquecemos que os outros também levam um fardo pesado nos ombros.

Como diz a capa, é impossível fugir de algumas coisas na vida. É preciso encarar as adversidades e aprender a superá-las, transformar a amargura em compaixão, o fracasso, em crescimento pessoal. É preciso perdoar e seguir em frente.

site: https://www.instagram.com/p/Cwvv3PmrUIC/

Carla.Sibelle 13/11/2023

Eu gostei do livro, confesso que chorei. E, por mais que eu não tenha me identificado diretamente com o protagonista, acho que ele bem interessante e importante.
+ as ilustrações são lindas.

nina.sady 21/10/2023

??
Refleti pra caramba lendo isso ? mas valeu muito a pena. os personagens são bem construídos (senti raiva pra krl da tia b mas ok) e a história... ????

afropaty 07/10/2023

Fugir não resolve seus problemas
Primeiro gostaria de informar que concluí a leitura em dois dias kkkkkk fazia tempo que não me apaixonava assim
Matteo contou ao seu pai que era gay e fugiu para Milão aos 19 anos, três anos depois precisou voltar por que terminou um relacionamento e fugiu novamente, sim, a vida do Matteo era baseada em fugas.
Ao retornar se sentiu um fracassado, estava no interior com sua família conservadora e com medo de reencontrar o pai, ele foi se adaptando aos poucos, criando laços com tuas, primas, com sua avó... E descobrindo que por ora, alí era o seu lugar
É uma leitura incrível por que acompanhamos o Matteo ganhando maturidade, pensando no futuro e causando uma identificação para o leitores.

Clara.Pamponet 22/09/2023

Perfeito
As Gerações foi o meu primeiro contato com a escrita da Flávia Biondi e me apaixonei logo de cara pela diagramação e todo o contexto da história. A editora Poseidon está de parabéns pela perfeição.

É uma HQ que conta a história do Matteo, um jovem que saiu de casa e ficou três anos em Milão, mas que precisou voltar para sua cidade natal e se viu perdido em seus medos e por questões que levou a um confronto com seu pai.

Levando em conta a carga emocional presente no livro e todo o contexto da vida do Matteo, a forma como a escritora aborda os assuntos é muito leve e fluida, a história é muito linda e que vale a pena ser lida.

bia.6 12/09/2023

Para o choque de absolutamente ninguém eu dei uma choradinha nesse livro pq a cena da Tia C com a avó dela é muito muito triste. Eu gostei demais desse livro e de como ele se relaciona comigo, porque as questões que o Matteo tem com a família e a cidade dele são muito parecidas com as minhas. Também gostei dele enfrentando os medos e percebendo que fugir não resolve nada.

raphaeltf 11/09/2023

Uma história singela e marcante sobre a vida
Apesar do título dessa resenha soar bastante piegas, ele é extremamente verdadeiro. Quando me deparei com "As Gerações", pensei em duas possibilidades para essa história: ou seria algo triste, ou uma patacoada bem debochada sobre conflitos geracionais.

No entanto, ao me permitir adentrar nessa história, vi um relato muito bonito sobre amadurecimento, sobre reconhecer sua ancestralidade - mesmo que ela não te agrade, ou seja como você havia idealizado -, sobre reconhecer o próprio lugar no mundo e na vida.

Flavia Biondi nos entrega um enredo tocante sobre conflitos geracionais, mas não apenas isso. Ela também fala sobre como se fazer presente, e isso para mim foi o ponto mais tocante dessa história.

A relação de Matteo com a vida, com a família e consigo mesmo, é algo que vale a pena ser lido. Me peguei emocionado em alguns momentos, e até mesmo refletindo sobre a minha própria vida, e também a relação com os meus familiares.

Acho que não tenho como descrever a experiência de outra forma, gente. Aqui estou sendo o mais sincero que posso nesse momento.

Se tenho um último pedido a fazer, antes de encerrar este texto, é: leiam essa história. Deixem que ela toque vocês, abraçando suas vidas e o mundo ao redor.

É isso. Mais uma vez, deixo aqui o meu abraço.

pordentrodaestoria 01/09/2023

?As Gerações?, da quadrinista italiana Flavia Biondi, é a primeira obra da artista lançada aqui no Brasil. Originalmente o material foi publicado em 2015 na Itália pela BAO Publishing.

Sobre a história, Matteo é um jovem gay que após se assumir para o seu pai e confrontrá-lo resolve largar tudo para viver uma história de amor com outro homem em Milão. Três anos depois e se sentindo um fracassado, ele retorna a sua cidade natal para casa da sua avó, afinal passou todo esse tempo sem contato com o pai. Lá ele irá conviver com as suas tias e uma prima grávida, além de conhecer um pouco da história delas também irá descobrir que a sua família é mais unida do que ele imaginava.

?As Gerações? é uma obra com temática LGBTQIA+ que explora temas como família, recomeço, aceitação e preconceito, mas que não se limita a isso. Nosso protagonista irá descobrir reconstruindo a sua vida que, mesmo após geração por geração, cada membro da sua família tem uma história e sonhos. Uma obra muito sensível e emocionante trazida pela Faro Editorial, através do Selo Poseidon.

Davi 31/08/2023

Na HQ "As Gerações", de Flavia Biondi, selo Poseidon, Editora Faro, o que mais me chamou a atenção foi a qualidade das imagens. Desenho surpreendente.
A narrativa é interessante, diria até emocionante, mas me pareceu um pouco "certinha" demais. Parece primeiro episódio de série: deixou "pontas" para futuras continuações, sei lá...Acho que estou exigente hoje.
Não me identifiquei com o protagonista. Alguém até pode dizer que retrata essa geração mais nova, que faz o que quer sem pensar nas consequências etc. Ou, talvez, a realidade da juventude italiana seja diferente da brasileira.
Ainda assim, recomendo pois as ilustrações valem muito.

Larissa @laridallabrida 14/07/2023

Obra prima encantadora
Que livro emocionante gente.
Li em poucas horas e me emocionei demais.
Um dos livros mais lindos que li esse ano sem dúvida.

Valle6 30/06/2023

Fofoca
Otimo para vizinha fofoqueira que gosta de cuidar da vida dos vizinhos, é bem de boa mas meio parado. Agr as cenas de briga eh uma confusão pft

meqvd 21/06/2023

As gerações
Iniciei a leitura achando que seria só mais uma HQ e descobri que estava totalmente errada, esse é um dos livros mais lindos que eu já li até agora. E não tô nem zoando.

Nessa história a gente vê muito coisas que acontecem em muitas famílias, nos traz vários questionamentos da vida e até das gerações futuras. Eu não tenho nem palavras pra explicar direito a experiência maravilhosa que tive lendo esse livro.

Sou suspeita pra falar porque sou uma menina chorona, mas o tanto que eu chorei com esse livro não tá escrito.

sandim_steh 17/06/2023

IG: @PAPEANDOSTEH
?Eu me senti culpado por todas as novas gerações? que cobram do passado sem nunca dar nada em troca.?

{RESENHA: ?As Gerações - Flavia Biondi?} Será que é possível fugir de algumas coisas da vida?

Nesta Graphic Novel vamos conhecer o jovem Matteo que está voltando a sua cidade natal depois de viver 3 anos em Milão.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH