As Gerações

As Gerações Flavia Biondi

Resenhas - La Generazione

Gláucia 06/06/2024

Uma história sensível sobre família
Uma história que traz muitas verdades sobre família, amor, passado e futuro, com muita delicadeza e certo humor também. Faz viajarmos no tempo, lembrando de nossa infância, das idas e vindas e das pessoas que fazem parte de nossa história e que guardamos na memória.

Fábbio @omeninoquele 05/06/2024

Amei!
#OMeninoResenhando

"Aprendi que a alegria pelas pequenas coisas nunca vem de mão beijada. É preciso ter força para correr atrás dela…"

Matteo está de volta à sua cidade natal depois de três anos morando em Milão. E essa volta se dá por causa de se reencontrar, ou pelo menos fugir dos problemas que ele não consegue ver uma solução. E essa volta é sinônimo de fracasso, a princípio. Mas com o tempo e as dúvidas que ele tem sobre como seguir a vida agora, ele percebe que estar em casa, com seus parentes e se dedicar aos seus dilemas, é algo que ele nunca fez e que agora é algo que ele precisa para se tornar parte de um todo.

Estar perdido e sem a mínima noção do passo a se dar a seguir é algo tão comum a todo jovem e quando se escolhe fugir de seus problemas, a gente se sente perdido. Eu senti na pele o que Matteo está passando. Ele precisa se resolver com o pai que não fala a três anos, depois que se assumiu e fugiu e agora precisa entender o que sente pelo namorado que deixou em Milão e qual passo tomar. E é esse sentimento que atravessa os quadrinhos e nos mostra mais uma vez que fugir nem sempre é a solução mais adequada.

A história fala sobre laços familiares, sobre amadurecimento, sobre enfrentar seus problemas de cabeça erguida e acima de tudo nos mostra que há tempo pra tudo nessa vida, e que com calma e um pouco de razão, a gente consegue resolver todos os nossos problemas.

Encantei-me demais desde o início dessa história com o Matteo, e a pouco tempo já estava torcendo por suas causas. E é muito bom o acompanhar nesse amadurecimento e nessa fase de reencontro. Gostei de ver que Massimo, seu namorado o entende e que o que eles têm ainda é forte, apesar de tudo. E é muito bom ver um casal de idades diferentes lutando por seus propósitos e o quanto isso não significa um impedimento deles ficarem juntos. Matteo precisa mais de um tempo para se descobrir do que ter dúvida do que sente por ele.

Os traços são belíssimos, a escrita é muito poética e nos dá essa sensação de aconchego e um pouco de nostalgia e até a vontade de viver um romance como esse. Mas nos mostra que é mais fácil do que parece, resolver todos os nossos problemas. É um quadrinho que eu ainda vou querer reler mais algumas vezes, porque terminei com essa sensação de querer mais e isso é algo que me marca muito com uma obra.

#AsGeracoes #FlaviaBiondi #FaroEditorial #Poseidon

site: https://www.instagram.com/p/C7M-SeCPGD2/

Carlabknho 05/06/2024

A PROLE DA VEZ
A história da HQ é acerca de jovem em busca de um lugar no mundo, dos conflitos de gerações, relações familiares, subjetividades e identidade de gênero. Acompanhamos uma família disfuncional (como todas as outras) onde o personagem principal Matteo se sente destoando dos parentes, ele não se enquadra, não se sente pertencente nem aquelas pessoas, nem a sua cidade. Em especial com o pai, há um conflito e uma inquietude em relação a possível reação após se assumir gay. Ele, porém, não se permitiu descobrir os desdobramentos dessa revelação, por medo ele se afasta por 03 anos de todos, vai para Milão viver um grande amor e a expectativa da metrópole.
Após grande frustração amorosa e pessoal ele precisa retornar ao seio familiar, se esconde por meses do pai, dos colegas de escola, da cidade na casa da avó onde passa a morar com suas três tias e sua prima grávida.
Agora inseguro, desarmado pela frustração e tentando reconstruir sua vida ele consegue observar, entender e notar o valor de cada membro, percebe o quanto as gerações da família têm em comum, cultiva novas amizade, confronta algumas verdades sobre as outras gerações e sobre si mesmo, nota o quanto mesmo com as diferenças eles sem integram e se protegem à sua maneira. Um arranjo baseado no legado de amor, não um amor idealizado, mas o amor possível, o verdadeiro.

A Literatura Escarlate 01/06/2024

As Gerações - É Impossível Fugir de Algumas Coisas na Vida, da autora Flavia Biondi, foi publicado pelo selo Poseidon da editora Faro Editorial em 2023. Me deparei com este romance gráfico durante uma ida ao shopping, especificamente na loja Americanas. Sua capa, mostrando um homem com uma camisa rosa estampada com a frase "Leave Britney Alone" em meio a um funeral, chamou a minha atenção.
O enredo gira em torno de Matteo e sua volta à sua cidadezinha natal, especificamente à casa de sua avó, onde moram suas três tias e sua prima grávida. Matteo está refletindo sobre sua vida, especialmente suas ações e como sua mente projetava cenários catastróficos que o faziam sofrer e tomar decisões precipitadas, como fugir de casa do pai depois de se assumi gay. Neste retorno, a tristeza o impacta, mas, refletindo e amadurecendo, ele vai se reconstruindo. Tenho certeza de que qualquer pessoa não heterossexual, especialmente gays e lésbicas, se identificará com o protagonista, assim como eu.
É inegável que a autora conseguiu construir um cenário cotidiano de uma família de um jovem gay que poderia estar em qualquer lugar, que poderia ser qualquer um de nós. As relações de amor e os conflitos que a família de Matteo enfrenta são comuns e profundas, como um dia de chuva para alguém triste. Esta história só poderia ser contada no formato de quadrinhos, pois a arte das imagens transmite sentimentos dos personagens que somente o desenho consegue captar. Muitas vezes, as palavras são a moldura de grandes sentimentos expressos nas imagens. Exemplos disso incluem a memória da Tia C e sua mãe, o silêncio do encontro entre pai e seu filho gay, o silêncio de um diálogo por telefone, o amor entre dois homens, e a morte e seu luto.

Recomendo muito a leitura deste romance gráfico, especialmente neste mês.

Claudia.M 16/05/2024

Nós não escolhemos nossa árvore
Que linda imagem a da árvore de maçãs como uma família. "A tia B diz que todos nós somos maçãs. Que as famílias são como uma árvore carregada de frutas. E que, quando estamos maduros, acontece de nos soltarmos e partirmos." Ir e poder voltar é um privilégio. Nem sempre quem tem esse privilégio o percebe. Geralmente acontece assim com privilégios, na verdade.
Que traço lindo da Flávia Biondi, e que edição primorosa. Amei demais. Já quero ler outras obras dela.
Matteo, como qualquer adolescente, precisou sair de casa para se encontrar, como muitos de nós fazemos. Mas ele teve a sorte de ter sido obrigado a voltar e conhecer, finalmente, sua família. Muito de nós não voltamos mais. Ou sequer temos para onde voltar. Emocionante.

Livros da Julie 14/02/2024

Nunca é tarde para fechar antigos ciclos
-----
"Cada um carrega a sua cruz."
"as novas gerações (...) cobram do passado sem nunca dar nada em troca."
"a alegria pelas pequenas coisas nunca vem de mão beijada. É preciso ter força para correr atrás dela."
"as famílias nunca devem afastar seus filhos. Filhos devem ser amados, não importa se são diferentes de nós."
"A vida nos surpreende (...) Não há como saber quem irá lhe estender a mão."
"Viver com gente velha ensina o que pessoas decentes costumam fazer."
"No sofrimento, pequenos esforços trazem conforto."
"não há necessidade de falar, de explicar. Quando se ama um ao outro, sentimos isso. Não é preciso dizer nada."
"as famílias são como uma árvore carregada de frutas. (...) quando estamos maduros, acontece de nos soltarmos e partimos."
"as gerações se alternam, indo e vindo, como as estações ou a maré."
"não há fracassos absolutos na vida (...) os erros fazem parte de nossa bagagem, junto com a alegria e as lembranças."
"somos resistentes às intempéries se preservarmos a memória."
-----
As Gerações foi a leitura coletiva de julho da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar.

Matteo retorna à cidadezinha onde cresceu, depois de passar três anos em Milão. Como havia deixado de falar com o pai ao sair de casa, quando se assumiu gay, Matteo vai direto para a casa de sua avó. Ele só não sabia que o lugar já estava cheio, pois sua prima e suas três tias também moravam ali. Mas a avó o acolhe e ele terá a chance de repensar e refazer sua vida.

Faz tempo que li uma história em quadrinhos e não recordava a sensação imediata de imersão que ela proporciona. Na primeira página já mergulhamos no ambiente e nos conectamos à narrativa.

Flavia consegue transmitir com facilidade os sentimentos de dúvida, insegurança e angústia que assomam o protagonista. O desenho em preto e branco, o sombreado cinza, as frases curtas e objetivas enfatizam a solidão e a passagem do tempo. As feições expressam acuradamente as emoções disfarçadas. Os traços simples, rascunhados, são suaves e agradáveis.

O vazio existencial de Matteo alcança o leitor com rapidez. No entanto, a trama é recheada de questões não resolvidas de outros personagens. No início, é até um pouco difícil distinguir os parentes e os problemas que viveram. Ao longo das discussões familiares, porém, compreendemos melhor os obstáculos que cada um precisou enfrentar.

A autora retrata as diferentes gerações, contrapondo a velhice e a juventude, a fragilidade e a força física, a generosidade advinda da experiência e o egoísmo que nasce da indecisão. O foco, contudo, não é atestar o conflito, mas apontar as semelhanças. Muitas vezes nos esquecemos de que quem veio antes já percorreu o mesmo caminho. As dificuldades continuam a existir e os sofrimentos são parecidos. E nossa família nos conhece melhor do que imaginamos.

Matteo vai adquirir uma compreensão sobre a finitude da vida que só quem cuida de alguém que precisa de auxílio constante é capaz de ter. Aos poucos, ele vai perceber que, quando preenchemos o tempo com trabalho e lazer, a vida ganha sentido. Quando dedicamos o nosso tempo aos outros, a vida não parece mais tão ruim.

Esta é uma história tão comovente e emocionante que desperta uma miríade de lembranças e culpas. Carregamos tantas mágoas que esquecemos que os outros também levam um fardo pesado nos ombros.

Como diz a capa, é impossível fugir de algumas coisas na vida. É preciso encarar as adversidades e aprender a superá-las, transformar a amargura em compaixão, o fracasso, em crescimento pessoal. É preciso perdoar e seguir em frente.

site: https://www.instagram.com/p/Cwvv3PmrUIC/

Carla.Sibelle 13/11/2023

Eu gostei do livro, confesso que chorei. E, por mais que eu não tenha me identificado diretamente com o protagonista, acho que ele bem interessante e importante.
+ as ilustrações são lindas.

nina.sady 21/10/2023

??
Refleti pra caramba lendo isso ? mas valeu muito a pena. os personagens são bem construídos (senti raiva pra krl da tia b mas ok) e a história... ????

afropaty 07/10/2023

Fugir não resolve seus problemas
Primeiro gostaria de informar que concluí a leitura em dois dias kkkkkk fazia tempo que não me apaixonava assim
Matteo contou ao seu pai que era gay e fugiu para Milão aos 19 anos, três anos depois precisou voltar por que terminou um relacionamento e fugiu novamente, sim, a vida do Matteo era baseada em fugas.
Ao retornar se sentiu um fracassado, estava no interior com sua família conservadora e com medo de reencontrar o pai, ele foi se adaptando aos poucos, criando laços com tuas, primas, com sua avó... E descobrindo que por ora, alí era o seu lugar
É uma leitura incrível por que acompanhamos o Matteo ganhando maturidade, pensando no futuro e causando uma identificação para o leitores.

Clara.Pamponet 22/09/2023

Perfeito
As Gerações foi o meu primeiro contato com a escrita da Flávia Biondi e me apaixonei logo de cara pela diagramação e todo o contexto da história. A editora Poseidon está de parabéns pela perfeição.

É uma HQ que conta a história do Matteo, um jovem que saiu de casa e ficou três anos em Milão, mas que precisou voltar para sua cidade natal e se viu perdido em seus medos e por questões que levou a um confronto com seu pai.

Levando em conta a carga emocional presente no livro e todo o contexto da vida do Matteo, a forma como a escritora aborda os assuntos é muito leve e fluida, a história é muito linda e que vale a pena ser lida.

bia.6 12/09/2023

Para o choque de absolutamente ninguém eu dei uma choradinha nesse livro pq a cena da Tia C com a avó dela é muito muito triste. Eu gostei demais desse livro e de como ele se relaciona comigo, porque as questões que o Matteo tem com a família e a cidade dele são muito parecidas com as minhas. Também gostei dele enfrentando os medos e percebendo que fugir não resolve nada.

raphaeltf 11/09/2023

Uma história singela e marcante sobre a vida
Apesar do título dessa resenha soar bastante piegas, ele é extremamente verdadeiro. Quando me deparei com "As Gerações", pensei em duas possibilidades para essa história: ou seria algo triste, ou uma patacoada bem debochada sobre conflitos geracionais.

No entanto, ao me permitir adentrar nessa história, vi um relato muito bonito sobre amadurecimento, sobre reconhecer sua ancestralidade - mesmo que ela não te agrade, ou seja como você havia idealizado -, sobre reconhecer o próprio lugar no mundo e na vida.

Flavia Biondi nos entrega um enredo tocante sobre conflitos geracionais, mas não apenas isso. Ela também fala sobre como se fazer presente, e isso para mim foi o ponto mais tocante dessa história.

A relação de Matteo com a vida, com a família e consigo mesmo, é algo que vale a pena ser lido. Me peguei emocionado em alguns momentos, e até mesmo refletindo sobre a minha própria vida, e também a relação com os meus familiares.

Acho que não tenho como descrever a experiência de outra forma, gente. Aqui estou sendo o mais sincero que posso nesse momento.

Se tenho um último pedido a fazer, antes de encerrar este texto, é: leiam essa história. Deixem que ela toque vocês, abraçando suas vidas e o mundo ao redor.

É isso. Mais uma vez, deixo aqui o meu abraço.

pordentrodaestoria 01/09/2023

?As Gerações?, da quadrinista italiana Flavia Biondi, é a primeira obra da artista lançada aqui no Brasil. Originalmente o material foi publicado em 2015 na Itália pela BAO Publishing.

Sobre a história, Matteo é um jovem gay que após se assumir para o seu pai e confrontrá-lo resolve largar tudo para viver uma história de amor com outro homem em Milão. Três anos depois e se sentindo um fracassado, ele retorna a sua cidade natal para casa da sua avó, afinal passou todo esse tempo sem contato com o pai. Lá ele irá conviver com as suas tias e uma prima grávida, além de conhecer um pouco da história delas também irá descobrir que a sua família é mais unida do que ele imaginava.

?As Gerações? é uma obra com temática LGBTQIA+ que explora temas como família, recomeço, aceitação e preconceito, mas que não se limita a isso. Nosso protagonista irá descobrir reconstruindo a sua vida que, mesmo após geração por geração, cada membro da sua família tem uma história e sonhos. Uma obra muito sensível e emocionante trazida pela Faro Editorial, através do Selo Poseidon.

Davi 31/08/2023

Na HQ "As Gerações", de Flavia Biondi, selo Poseidon, Editora Faro, o que mais me chamou a atenção foi a qualidade das imagens. Desenho surpreendente.
A narrativa é interessante, diria até emocionante, mas me pareceu um pouco "certinha" demais. Parece primeiro episódio de série: deixou "pontas" para futuras continuações, sei lá...Acho que estou exigente hoje.
Não me identifiquei com o protagonista. Alguém até pode dizer que retrata essa geração mais nova, que faz o que quer sem pensar nas consequências etc. Ou, talvez, a realidade da juventude italiana seja diferente da brasileira.
Ainda assim, recomendo pois as ilustrações valem muito.