As Gerações

As Gerações Flavia Biondi




Resenhas - La Generazione


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


C. Aguiar 15/05/2023

Matteo foi embora de casa há exatos 3 anos depois de contar para o pai que era gay, ele fugiu para Milão e estava vivendo um romance com um homem mais velho que conheceu online. Mas, como nem tudo são flores o relacionamento entre os dois acaba tendo alguns problemas e Matteo se vê obrigado a voltar para casa, mas ao invés de voltar para a casa do pai, ele pede abrigo para suas tias e avó.

Ao voltar para sua cidade natal Matteo começa a ver os familiares com outros olhos, as coisas nem sempre são o que parecem ser e aos poucos ele percebe todo o julgamento, toda a culpa e todas as cobranças que cada pessoa de sua família tem carregado ao longo dos anos. Matteo acaba virando cuidador de sua avó que está muito doente e faz amizade com o enfermeiro que decide ajudá-lo a se reerguer.

Com uma trama muito envolvente, a autora traz diversas reflexões sobre aceitação familiar, sexualidade, religião, intolerância, ao não pertencimento e as descobertas. Com uma escrita muito sutil, aos poucos a autora vai fazendo o leitor ver tanto o ponto de vista do pai como o de Matteo. Dei muitas risadas, chorei, me emocionei e sofri lendo esse exemplar, é um livro que desperta no leitor muitas emoções e nessa jornada vemos o amadurecimento de Matteo e suas reflexões familiares.

É uma obra muito cativante e desde que li a sinopse sabia que iria ser uma leitura que eu iria gostar. É aquele tipo de história que faz o leitor se enxergar no personagem, inclusive é impossível não se emocionar com a trama.

As ilustrações são todas em preto e branco e o exemplar possuí capa dura. Se você quer ler uma história emocionante e envolvente, esse quadrinho com certeza é para você!

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/ ou https://www.instagram.com/coelhoobrancoo/
comentários(0)comente



Larissa @laridallabrida 14/07/2023

Obra prima encantadora
Que livro emocionante gente.
Li em poucas horas e me emocionei demais.
Um dos livros mais lindos que li esse ano sem dúvida.
comentários(0)comente



raphaeltf 11/09/2023

Uma história singela e marcante sobre a vida
Apesar do título dessa resenha soar bastante piegas, ele é extremamente verdadeiro. Quando me deparei com "As Gerações", pensei em duas possibilidades para essa história: ou seria algo triste, ou uma patacoada bem debochada sobre conflitos geracionais.

No entanto, ao me permitir adentrar nessa história, vi um relato muito bonito sobre amadurecimento, sobre reconhecer sua ancestralidade - mesmo que ela não te agrade, ou seja como você havia idealizado -, sobre reconhecer o próprio lugar no mundo e na vida.

Flavia Biondi nos entrega um enredo tocante sobre conflitos geracionais, mas não apenas isso. Ela também fala sobre como se fazer presente, e isso para mim foi o ponto mais tocante dessa história.

A relação de Matteo com a vida, com a família e consigo mesmo, é algo que vale a pena ser lido. Me peguei emocionado em alguns momentos, e até mesmo refletindo sobre a minha própria vida, e também a relação com os meus familiares.

Acho que não tenho como descrever a experiência de outra forma, gente. Aqui estou sendo o mais sincero que posso nesse momento.

Se tenho um último pedido a fazer, antes de encerrar este texto, é: leiam essa história. Deixem que ela toque vocês, abraçando suas vidas e o mundo ao redor.

É isso. Mais uma vez, deixo aqui o meu abraço.
comentários(0)comente



Paula Juliana 29/04/2023

@overdoseliterariaoficial

''Mas estávamos realmente apaixonados por essas pessoas? Ou tínhamos apenas a esperança de que eles nos salvariam de nossa solidão?''

''Vou te contar sobre o dia que aprendi que não há fracassos absolutos na vida.''

Uma obra sensível, tocante, reflexiva e emocionante!
Comecei a leitura de As Gerações - É impossível fugir de algumas coisas na vida, de uma forma despretensiosa, sem saber muito o que esperar deste quadrinho, que se transformou em uma obra tão bonita e significativa, aos poucos me vi mergulhada na vida, descobertas e aceitações de Matteo, que após sair de casa, volta e tem que lidar com sua família e com tudo de que fugiu, Matteo está em um longo processo de identidade, quando entramos nessa caminhada com o personagem observamos não só sua vida e seus dilemas, como também das pessoas de sua família em uma análise que fala muito mais que sobre gerações, fala de vidas, resultados e futuros.

Matteo é gay, quando se assume perante a seu pai, logo em seguida foge para Milão, vai embora, quando seu relacionamento com um homem mais velho chamado Massimo que conheceu online não dá certo e é ''forçado'' a voltar para casa, pede asilo na casa de sua avó que morar com três tias, Tia A, Tia B e Tia C e mais alguns parentes, mas sua grande QUESTÃO é com seu pai, e esse diálogo entre os dois, começa muito antes com o próprio Matteo até enfim chegar a seu pai e sua família.

Flavia Biondi trata temas como sexualidade, aceitação da família, religião, preconceitos, depressão, autoestima, sentimentos de medo, rancor, intolerância, de não pertencimento e perdão, perdas, com uma escrita muito poética, bonita e sutil, mergulhei na história e em várias partes me vi com o coração bem apertadinho, em outras dando boas risadas, por vezes suspirando pelos cantos e no fim mergulhada em lágrimas. Obra linda demais, pura emoção e sentimentos em uma edição lindíssima! Recomendadíssima!

''Aprendi que a alegria pelas pequenas coisas nunca vem de mão beijada. É preciso ter força para correr atrás dela. Ás vezes é necessário cerrar os dentes e apertar o coração para desfrutar de um pouco da vida. Sei que não tenho emprego... Que eu avanço em câmera lenta pelo mundo.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2023/04/resenha-as-geracoes-e-impossivel-fugir.html
comentários(0)comente



afropaty 07/10/2023

Fugir não resolve seus problemas
Primeiro gostaria de informar que concluí a leitura em dois dias kkkkkk fazia tempo que não me apaixonava assim
Matteo contou ao seu pai que era gay e fugiu para Milão aos 19 anos, três anos depois precisou voltar por que terminou um relacionamento e fugiu novamente, sim, a vida do Matteo era baseada em fugas.
Ao retornar se sentiu um fracassado, estava no interior com sua família conservadora e com medo de reencontrar o pai, ele foi se adaptando aos poucos, criando laços com tuas, primas, com sua avó... E descobrindo que por ora, alí era o seu lugar
É uma leitura incrível por que acompanhamos o Matteo ganhando maturidade, pensando no futuro e causando uma identificação para o leitores.
comentários(0)comente



Livros da Julie 14/02/2024

Nunca é tarde para fechar antigos ciclos
-----
"Cada um carrega a sua cruz."
-
"as novas gerações (...) cobram do passado sem nunca dar nada em troca."
-
"a alegria pelas pequenas coisas nunca vem de mão beijada. É preciso ter força para correr atrás dela."
-
"as famílias nunca devem afastar seus filhos. Filhos devem ser amados, não importa se são diferentes de nós."
-
"A vida nos surpreende (...) Não há como saber quem irá lhe estender a mão."
-
"Viver com gente velha ensina o que pessoas decentes costumam fazer."
-
"No sofrimento, pequenos esforços trazem conforto."
-
"não há necessidade de falar, de explicar. Quando se ama um ao outro, sentimos isso. Não é preciso dizer nada."
-
"as famílias são como uma árvore carregada de frutas. (...) quando estamos maduros, acontece de nos soltarmos e partimos."
-
"as gerações se alternam, indo e vindo, como as estações ou a maré."
-
"não há fracassos absolutos na vida (...) os erros fazem parte de nossa bagagem, junto com a alegria e as lembranças."
-
"somos resistentes às intempéries se preservarmos a memória."
-----
As Gerações foi a leitura coletiva de julho da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar.

Matteo retorna à cidadezinha onde cresceu, depois de passar três anos em Milão. Como havia deixado de falar com o pai ao sair de casa, quando se assumiu gay, Matteo vai direto para a casa de sua avó. Ele só não sabia que o lugar já estava cheio, pois sua prima e suas três tias também moravam ali. Mas a avó o acolhe e ele terá a chance de repensar e refazer sua vida.

Faz tempo que li uma história em quadrinhos e não recordava a sensação imediata de imersão que ela proporciona. Na primeira página já mergulhamos no ambiente e nos conectamos à narrativa.

Flavia consegue transmitir com facilidade os sentimentos de dúvida, insegurança e angústia que assomam o protagonista. O desenho em preto e branco, o sombreado cinza, as frases curtas e objetivas enfatizam a solidão e a passagem do tempo. As feições expressam acuradamente as emoções disfarçadas. Os traços simples, rascunhados, são suaves e agradáveis.

O vazio existencial de Matteo alcança o leitor com rapidez. No entanto, a trama é recheada de questões não resolvidas de outros personagens. No início, é até um pouco difícil distinguir os parentes e os problemas que viveram. Ao longo das discussões familiares, porém, compreendemos melhor os obstáculos que cada um precisou enfrentar.

A autora retrata as diferentes gerações, contrapondo a velhice e a juventude, a fragilidade e a força física, a generosidade advinda da experiência e o egoísmo que nasce da indecisão. O foco, contudo, não é atestar o conflito, mas apontar as semelhanças. Muitas vezes nos esquecemos de que quem veio antes já percorreu o mesmo caminho. As dificuldades continuam a existir e os sofrimentos são parecidos. E nossa família nos conhece melhor do que imaginamos.

Matteo vai adquirir uma compreensão sobre a finitude da vida que só quem cuida de alguém que precisa de auxílio constante é capaz de ter. Aos poucos, ele vai perceber que, quando preenchemos o tempo com trabalho e lazer, a vida ganha sentido. Quando dedicamos o nosso tempo aos outros, a vida não parece mais tão ruim.

Esta é uma história tão comovente e emocionante que desperta uma miríade de lembranças e culpas. Carregamos tantas mágoas que esquecemos que os outros também levam um fardo pesado nos ombros.

Como diz a capa, é impossível fugir de algumas coisas na vida. É preciso encarar as adversidades e aprender a superá-las, transformar a amargura em compaixão, o fracasso, em crescimento pessoal. É preciso perdoar e seguir em frente.

site: https://www.instagram.com/p/Cwvv3PmrUIC/
comentários(0)comente



Vivi 05/05/2023

O saudoso Cazuza já dizia... " Você precisa se perder para se encontrar."
E foi exatamente isso que aconteceu com Matteo. Foi embora de casa há 3 anos atrás , se desentendeu com o pai. Correu atrás dos seus sonhos e do amor que até então não era aceito .
Na realidade o que vemos aqui são precipitações . Sim fazemos isso, julgamos um todo e no final nós mesmos pelos próprios atos.
Mas sim, precisamos nos perder de nós mesmos e só assim vamos olhar verdadeiramente para um todo e ter as verdadeiras conclusões e... acordar pra vida. Nossos sonhos, decisões não vão agradar todos que amamos. Mas mesmo por linhas tortas tudo pode ser organizar. Essa Hq é lindíssima e muito sensível. Bom quando se trata de aceitação, questões familiares já dá pra sentir que vem emoção por aí. Nós não somos perfeitos e nem a nossa família ou outras pessoas que amamos. E que bom ! Esse é o propósito da nossa evolução. Mas tudo for visto com amor e acolhimento tudo se encaixa. 100% nunca será mas com certeza, mais leve. O final rolou lágrimas por aqui.
Vale muiiiito conhecer essa obra!
?Depois de três anos em Milão, Matteo volta para a casa dos pais, na cidade do interior, de onde saiu após assumir-se como um jovem gay, o que levou a confrontos com seu pai. A metrópole urbana de Milão foi uma mudança bem-vinda, mas, tendo ficado sem emprego, Matteo não tem escolha a não ser voltar para casa. Decidido a evitar um encontro com seu pai, ele escolhe ficar numa casa onde vive sua avó, três tias e sua prima grávida. Enquanto tenta reconstruir sua vida, reconectando-se com as mulheres de sua família e velhos amigos de sua cidade natal, ele confronta algumas verdades sobre as outras gerações de sua família ? e sobre si mesmo
comentários(0)comente



@universoinfinitodoslivros 12/05/2023

Lindo e emocionante
Essa linda história que encontramos aqui não é apenas sobre a busca pela nossa própria identidade e liberdade e aceitação, mas uma história que também retrata o luto, arrependimentos, questões familiares, preconceito, inseguranças e o mais importante: fala sobre amor e perdão.

Em As Gerações, a autora Flavia Biondi nos apresenta uma narrativa emocionante do início ao fim e que faz com que o leitor se sensibilize pelas adversidades e perrengues sofridos pelo protagonista desde as primeiras páginas.

Nessa HQ, um dos lançamentos mais recentes do selo Poseidon da Editora Faro, somos surpreendidos com uma escrita sensível, brutal e realista e também somos apresentados a personagens encantadores e que carregam sua própria carga de drama na decorrer da história.

Com uma arte gráfica e ilustrações de qualidade, chega a ser impossível não escolher essa HQ como uma das mais lindas e especiais que tive o prazer de ler em vida.

?Mas estávamos realmente apaixonados por essas pessoas? Ou tínhamos apenas a esperança de que eles nos salvariam de nossa solidão??
comentários(0)comente



Koala Leitora 30/05/2023

Eu ainda estou chorando por causa dela
Depois de passar três anos longe da sua cidade natal, Matteo precisa voltar para casa e encarar a derrota de continuar sendo um homem sem emprego ou escolhas, mas isso não é tudo, ele também precisa encarar a família e a si mesmo.

Voltar nunca foi sua opção, mas descobrir que seu pai mentiu sobre sua fuga e principalmente, que ninguém sabe sobre sua sexualidade é ainda mais difícil, pois ele vai precisar lidar consigo mesmo e entender o que deve fazer.

?Nessa vida, a gente viaja em velocidades diferentes.?

Encarar os erros do passado vai ajudar Matteo a se redescobrir e se assumir diante das suas dificuldades, também vai lhe mostrar que as escolhas podem, no fim, destruir uma vida inteira.

Com traços únicos e uma gama de ensinamentos marcantes, Flavia consegue nos passar sentimentos e pensamentos sobre quem somos e como vemos o outro, também nos ensina que nem tudo é preto no branco como achamos ser.

?No sofrimento, pequenos esforços trazem conforto.?

Essa HQ é única e me conquistou desde o início, aprendi junto com Matteo e posso dizer que cresci junto com ele para uma pessoa melhor, chorei e me emocionei a cada passar de página, para no fim entender o quanto eu ainda preciso crescer.
comentários(0)comente



Clara.Pamponet 22/09/2023

Perfeito
As Gerações foi o meu primeiro contato com a escrita da Flávia Biondi e me apaixonei logo de cara pela diagramação e todo o contexto da história. A editora Poseidon está de parabéns pela perfeição.

É uma HQ que conta a história do Matteo, um jovem que saiu de casa e ficou três anos em Milão, mas que precisou voltar para sua cidade natal e se viu perdido em seus medos e por questões que levou a um confronto com seu pai.

Levando em conta a carga emocional presente no livro e todo o contexto da vida do Matteo, a forma como a escritora aborda os assuntos é muito leve e fluida, a história é muito linda e que vale a pena ser lida.
comentários(0)comente



Claudia.M 16/05/2024

Nós não escolhemos nossa árvore
Que linda imagem a da árvore de maçãs como uma família. "A tia B diz que todos nós somos maçãs. Que as famílias são como uma árvore carregada de frutas. E que, quando estamos maduros, acontece de nos soltarmos e partirmos." Ir e poder voltar é um privilégio. Nem sempre quem tem esse privilégio o percebe. Geralmente acontece assim com privilégios, na verdade.
Que traço lindo da Flávia Biondi, e que edição primorosa. Amei demais. Já quero ler outras obras dela.
Matteo, como qualquer adolescente, precisou sair de casa para se encontrar, como muitos de nós fazemos. Mas ele teve a sorte de ter sido obrigado a voltar e conhecer, finalmente, sua família. Muito de nós não voltamos mais. Ou sequer temos para onde voltar. Emocionante.
comentários(0)comente



sandim_steh 17/06/2023

IG: @PAPEANDOSTEH
?Eu me senti culpado por todas as novas gerações? que cobram do passado sem nunca dar nada em troca.?

{RESENHA: ?As Gerações - Flavia Biondi?} Será que é possível fugir de algumas coisas da vida?

Nesta Graphic Novel vamos conhecer o jovem Matteo que está voltando a sua cidade natal depois de viver 3 anos em Milão.


CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



meqvd 21/06/2023

As gerações
Iniciei a leitura achando que seria só mais uma HQ e descobri que estava totalmente errada, esse é um dos livros mais lindos que eu já li até agora. E não tô nem zoando.

Nessa história a gente vê muito coisas que acontecem em muitas famílias, nos traz vários questionamentos da vida e até das gerações futuras. Eu não tenho nem palavras pra explicar direito a experiência maravilhosa que tive lendo esse livro.

Sou suspeita pra falar porque sou uma menina chorona, mas o tanto que eu chorei com esse livro não tá escrito.
comentários(0)comente



Valle6 30/06/2023

Fofoca
Otimo para vizinha fofoqueira que gosta de cuidar da vida dos vizinhos, é bem de boa mas meio parado. Agr as cenas de briga eh uma confusão pft
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR