Meus dias na livraria Morisaki

Meus dias na livraria Morisaki Satoshi Yagisawa

Resenhas - Os Meus Dias na Livraria Morisaki

Gomes lectora 16/05/2024

Um amorzinho!
Sou suspeita de falar, amo livros, livrarias e café. Meus dias na livraria Morisaki foram mágicos já que envolve tudo isso.
Conforme o autor vai descrevendo os cenários e os personagens você vai se encantando com cada um deles e quando menos espera acaba se envolvendo com o lugar. Durante essa leitura fiquei pensativa, recebi os conselhos, dei muitas risadas.. Curti muito essa visita a livraria Morisaki. E finalizei a leitura desejando conhecer o movimentado bairro livreiro de Tóquio, tomar um café na Kissaten, conversar sobre livros com o tio Satoru e dar um abraço na tia Momoko.

Pedroalvesz 14/05/2024

Perfeito
Esse livro é repentino. Você ri e chora na mesma constância, odeia e ama também e tudo que acontece leva a uma evolução de cada um dos personagens na trama, o livro faz vc ter uma enorme empatia pelos traumas deles e entender o que levaram a fazer certas ações. Esse livro é perfeito em cada detalhe, como se fosse uma brisa de outono leve mas forte.

pjmhellen 14/05/2024

Aconchegante
Queria trabalhar em um sebo livraria e passar meus dias rodeada de livros e clientes legais, sinto que encontraria a paz que procuro com bastante frequência.

Isabela.Tobias 14/05/2024

Não sei muito o que falar
É um livro peculiar porque ele não aborda muita coisa, é só uma história de vida que tem uma livraria de protagonista e que a gente acompanha como mero espectador.

Renata.Farias 13/05/2024

Apesar de achar que ñ se aprofundou em nenhum dos personagens, foi uma leitura tranquila e relaxante. Gostei muito das partes em que o tio aparecia.

Keell 12/05/2024

Foi a primeira vez que li um livro de um escritor japonês, confesso que já tava com um certo preconceito imaginando que não iria gostar da história/escrita, mas até que me surpreendi. Foi um livro fácil e com uma escrita fluida. Única estranheza foi no nome dos personagens kkkk alguns muitos parecidos e outros que eu me embolava para entender, mas isso é algo que pretendo trabalhar visto que pretendo ler mais livros nesse mesmo estilo.

Sobre a história, achei um pouco fraca, não achei os personagens cativantes ou carismáticos e alguns diálogos deixaram a desejar. Não é uma história ruim, como disse anteriormente, me surpreendi, mas ainda assim não me empolgou totalmente. É aquele tipo de livro que no fundo tem uma lição de moral, de como aproveitar mais a vida, as pessoas, os momentos, não sendo um auto ajuda.

Tenho visto falarem que esses tipos de livros se chamam literatura de cura, não sei se é exclusiva da literatura japonesa ou se é uma nova literatura (nova ou eu que nunca tinha escutado falar?), mas uma das coisas que mais gostei é que senti bastante da cultura japonesa aqui, desde o nome dos personagens, até os lugares e autores citados e isso é bem legal.

Enfim, pretendo ler mais livros desse estilo e espero me surpreender mais.

Lívia 12/05/2024

Não sei avaliar direito
O livro é bom, a história é interessante, mas a diferença de cultura/ritmo para mim foi tão impactante que não sei avaliar direito. Você acompanha a história as vezes mais de perto, as vezes com um distanciamento maior, o tempo passa, as pessoas não se abrem. Mas achei interessante sim.

Biblioteca de Athena 11/05/2024

Uma leitura de dar um quentinho no coração.
Uma verdadeira leitura rápida e gostosa de se ter, uma boa indicação para se levar em alguma viagem curta. Uma escrita fluída que me conquistou do início ao fim que, por mais que alguns personagens não tenham objetivos definidos na trama e estejam "perdidos" na história, vejo isso como algo proposital. A sensação que tive ao ler esse livro foi a de ser eu quem fica por detrás do balcão da livraria Morisaki, assistindo a toda a jornada da Takako, que por sinal é uma protagonista com a qual eu me identifiquei tanto.

Recomendo a leitura, porém, não vá com tanta sede ao pote, essa é uma história simples sem muita complexidade em seu enredo. Seria como se estivesse na janela de sua casa vendo a vida de seus vizinhos acontecendo normalmente. Meu novo confort book!

renni 11/05/2024

O poder de se abrir
Foi uma leitura bem curtinha mas não deixou de ser gostosa. Só senti que foi um pouco pretensiosa em algumas partes no sentido de já saber exatamente o que ia acontecer em seguida ou qual o tipo de lição de vida ia vir.

Fora isso, gostei dos personagens, das dinâmicas, principalmente da Momoko e Takako. Admito que ficou uma vontade imensa de visitar esse bairro livreiro!

Bianca2353 11/05/2024

Apesar de ser um livro curto é cheio de lições.
A leitura é bem fluida e a história nos deixa de coração quentinho.

Carol 11/05/2024

Meeeh
O livro não é ruim, mas também não é ótimo. Achei a história bem bobinha e a escrita bem simples, mas dá pra passar o tempo. Estava esperando algo bem diferente

Camila1856 11/05/2024

Esplêndido
Esse livro te faz acompanhar a história como se você fizesse parte dele, tem muitos acontecimentos e muitos ensinamentos. Eu amei, eu chorei, eu ri e eu me senti na personagem. Muito bom, recomendo.

Silva_2006 10/05/2024

O bairro dos sonhos dos leitores
Conheci esse livro através de uma indicação de meu professor, e confesso que sou muito grato por ele ter me recomendado e emprestado.

O livro conta a história de uma moça que, após desandar toda a sua vida que julgava ser perfeita, acaba caindo em um episódio depressivo. Em um de seus dias de tristeza profunda, seu tio acaba ligando para ela e a faz uma proposta de que ela more na livraria que sua família tem a algumas gerações.

Do início ao meio do livro, vemos o desenvolvimento da personagem. Desde quando chega a livraria de um jeito preocupante, até onde se apaixona pelo bairro de livros e pela livraria da família.

A história é muito aconchegante de se ler. É um daqueles livros que dá para ser lido em um final de semana friozinho, com um coberto e um café ou chocolate quente.

Uma coisa que amei muito no livro, foi que o bairro onde ficava a livraria Morisaki, era o maior bairro de livrarias do mundo. 170 livrarias em um único bairro. Simplesmente perfeito.

Lusia.Nicolino 10/05/2024

Uma escrita quase ingênua, mas que vale para descansar!
Um sebo pode se assemelhar ao nosso EU – cheio de histórias, poesias, algumas com final feliz, outras nem tanto. E, para fazer uma conexão, deixo aqui uma expressão que aparece muito no livro... Pois é! No centro dessa história curtinha, fácil de ler, está Takako, que do alto dos seus vinte e cinco anos se sente perdida. Não gosta mais do trabalho, terminou uma relação e resolve aceitar o conselho da mãe e passar um tempo com o tio Satoru, que toma conta da livraria da família, em Kimbocho, o bairro das livrarias de Tóquio. E é ali que Takako se redescobre e vai em busca de novos sonhos. Classificada como "healing fiction" – histórias de superação, mais leves, que inspiram, para mim é apenas um livrinho bom para quando não queremos nada muito profundo, denso e ótimo para quem quer começar ou voltar ao hábito da leitura. Literatura de cura. Uma escrita quase ingênua, a de Satoshi, mas ele consegue nos envolver e nos fazer torcer por uma transformação positiva.

Quote: "- Pois é, será? disse ele interrogativo, de braços cruzados, como se precisasse se lembrar de alguma coisa. É difícil explicar, mas resumindo, eu acho que eu queria ver muitos mundos com meus próprios olhos. Eu queria saber que 'eus' eram possíveis. Queria saber se existia um 'eu' que fosse dono de si próprio, que não pertencesse aos outros."

zeoskar 10/05/2024

Leve e despretensioso
Leve e despretensioso. Uma leitura ótima pra ler entre livros e curar a dessa literária. Ele passa o sentimento que a protagonista parece precisar na história.
Uma parada. Um ponto de descanso pra se reencontrar e depois seguir.