Efêmero

Efêmero Tay Ferreira

Resenhas - Efêmero

Bru 11/02/2023

Insubstituível, inesquecível e verdadeiramente belo.
Comecei o ano desejando ter leituras incríveis, mas não imaginei que Efêmero chegaria alastrando tudo e tomaria para si não só o título "favoritado", mas também o título de "leitura incrível para a vida."

Sinceramente, não sei colocar em palavras tudo que eu li, senti e vivi em todas essas páginas. É uma história tão linda, dolorosamente linda. Uma história que penetra em cada parte do seu coração. É aquele tipo de livro que te faz repensar a vida e toda a existência. O livro que você lembrará sempre, porque foi uma leitura insuperável e que te causou uma sensação de vazio após o término.

Em Efêmero, você vai encontrar uma trajetória apaixonante. Você vai entrar na história e a viverá tão intensamente como os personagens.
Você terá lágrimas em seus olhos, mas risadas também vão explodir de você. Efêmero te apresentará uma jornada insubstituível, inesquecível e verdadeiramente encantadora.

Apenas confiem no talento da Tay e embarquem nessa história incrível. Garanto que não haverá arrependimentos. ?

Dorinha 10/07/2023

Avassalador
Eu estou destruída depois desse livro. Eu n sei cm começar a falar sobre Efêmero.

Que trajetória linda de Maya e Wade. Que história linda meu Deus.

A Tay conseguiu me prender do início ao fim.

Os protagonistas entraram química desde o primeiro momento.

Esse livro foi além doq eu tava esperando, eu n vou menti, eu esperei por um milagre ate o último minuto, pq eu estava em negação. Mas eu entendi, entendi q esse livro e sobre vida, sobre viver além de sobreviver. E a Maya viveu, até seu último suspiro.

"Vou viver intensamente cada dia que me for dado, como uma borboleta que não teme pelo fim. Bem aqui, bem agora, essa é a minha história. Esse é o meu bonito, intocável e perfeito final feliz."

Eu estou devastada, mas apaixonada por Efêmero.

"Eu entendo que essa não é uma história sobre a morte, mas sim sobre a vida e o melhor que há nela."

Clara 12/02/2023

Efemero é um livro de tirar o fôlego.
Maya descobre que está com um câncer terminal e conhece Wade, um "caipira" que está prestes a fazer uma viagem de moto, e ela se oferece para ir junto.
Nessa viagem tem algumas regras

thaispompeu 12/02/2023

?O percurso é muito mais incrível do que o próprio destino?
Dolosamente perpétua e perfeita foi essa história, que eu já tinha fé que ia gostar muito por se tratar de uma extensão de nebulosos mas nossa, definitivamente foi uma outra experiência com o seu brilho próprio.
Amei a forma como foi gradativa a conexão entre eles, amei como descobrimos outras facetas da Maya e se apaixonamos por ela, amei a positividade do Wade em apreciar o presente e momentos simples da vida, sério, eu simplesmente amei tudo. Foi uma honra acompanhar essa trajetória linda, muitas vezes engraçada e triste, mas com um bonito, intocável e perfeito final feliz.

Caroline.Nacimento 27/09/2023

"Não é uma história sobre a morte, mas sim sobre a vida..."
Um sentimento?
DOR.
Esse livro foi como viver um luto de forma saudável, mas isso não anula o tamanho do sofrimento dos personagens.
A gente sempre espera uma reviravolta e um final feliz açucarado, como em um conto de fadas da Disney, mas eu entendo que esse livro não é sobre isso é vou guardar ele no fundo do meu coração.????
Chorei demais e sorri demais com toda a história, ele ao mesmo tempo me trouxe um aperto no peito e um quentinho no coração e foi escrito de forma espetacular.
E eu amei que o nosso casal de Nebulosos aparece ??
Maya e Wade, eu amei ler a história de vocês ???

Matheus 26/02/2023

Efêmero me marcou muito
A tay Ferreira consegue acertar em TODOS os livros dela e com efêmero não foi diferente, a forma como ela trás a história de Maya e Wade é totalmente linda e emocionante, eu super recomendo a leitura.

skuser02844 15/05/2023

Extraordinário
Cara, há meses eu aguardava uma leitura nesse nível. Há meses eu esperava por algo que realmente tocasse meu coração.

Eu estou arrebatada. As expectativas foram atingidas de forma positiva. Me emocionei, quis muito que tudo mudasse, mas entendi o real propósito da narrativa.

Vale a pena para um K C T !

Ana Ribeiro 01/05/2023

Demorei um pouco pra ler Efêmero porque eu tava em ressaca literária, mas assumo que também foi um pouco de medo. Medo porque eu sabia que Maya e Wade iriam me marcar. Medo porque eu sabia que Tay Ferreira iria acabar comigo (como sempre)!
Chorei com o acidente da Rory, chorei com a conversa de Maya e Chace (meu crimin0so fav), chorei com muitas partes do Wade, mas NADA me preparou pro epílogo, pra carta final! Que livro, que obra de arte, que TUDO! Pqp Tay Ferreira, saiba que você sempre será famosa!

E Wade e Maya, ou melhor, para meu caipira e riquinha favoritos: meu amor por vocês nunca foi efêmero, na verdade, ele foi dolorosamente perpétuo.

Hellesgs 12/02/2023

Que livro tocante ???
Foi um livro que tratou um assunto pesado como o câncer de uma maneira super respeitosa e cirurgia, real da própria história da escritora. Tay é perfeita em tudo que escreve, pensando nos mínimos detalhes!

Esse livro é além de uma história de envolvimento entre dois personagens, e sim sobre como vivermos a vida. Além de ter um final feliz de uma maneira diferente, mas totalmente compreensível por toda a situação.

Eu chorei, ri, dei várias risadas, e uma confirmação com a trajetória de Maya e o Wade de que nós precisamos viver o hoje da melhor maneira, e deixar o amanhã para o amanhã, viver intensamente como uma borboleta.

Maya me surpreendeu com sua mudança de personalidade e mostrou como é batalhadora e que o amor era tudo pra ela. E Wade, um amor, bondoso e nunca saiu do lado dela.

Karolina.Maia 21/05/2023

Não há palavras suficientes para descrever o que sinto?
Essa será uma avaliação curta, não pq não gostei do livro, mas sim pq ele tocou uma parte do meu coração e agora eu não sei o que falar sobre isso?

Estranho como eu não gostava da Maya na duologia e agora, no livro dela, eu chorei muito e rezava para um milagre acontecer. É Maya, eu te entendo, temos muito mais em comum do que imaginava? e Wade, você deu luz a nossa patricinha e a mim também, acho que se tornou um dos meus mocinhos favorito do mundo literário. Na verdade, esse livro se tornou um dos meus favoritos de todos que já li.

Tay, não há palavras suficientes que descreva como esse seu livro é simplesmente lindo e tocante, cheguei até te enviar uma mensagem no insta kkkkk. Bom gente, esse livro vale muitoo a pena ser lido, mas estejam preparados pq vai ser mais profundo do que imaginam.

Obrigada Maya e Wade, por me ajudarem no momento em que mais precisava, o amor de vocês salvou muito mais do que imaginam!

?Algumas pessoas acham que os finais felizes têm a ver, literalmente, com finais. Mas quando é exatamente o fim? Você pode ter sido feliz com alguém durante anos da sua vida, e então, de repente, esse alguém não está mais lá. Pode ter tido uma melhor amiga por um período longo e extraordinário, mas a vida, com suas inúmeras possibilidades, separou vocês. Pode ter amado muito uma pessoa que partiu, sem volta, e mesmo assim, com todos esses finais, você foi feliz. A vida é cíclica. Algumas vezes, os ciclos são duradouros; outros, efêmeros. Mas o tempo não significa nada se eles forem intensos, cheios de uma bagagem que constroem e moldam quem você é.?

gabi.sluc 27/04/2023

? Acho que quebrei a regra número três.
Quebrar a regra número três foi a melhor coisa que eles fizeram na vida.

Que livro lindo, extraordinário e maravilhoso.
Apaixonada pela forma intensa e simples que Wade e Maya de apaixonaram.

Uma mulher com um câncer que não tem cura. Ela sabe que pode partir a qualquer momento, ela não tem mais esperança no amor e nem acredita que vai ser amada por alguém.

Um motoqueiro quebrado, com o coração cheio de buracos, mas que consegue ser a pessoa mais extraordinária desse mundo.

Me apaixonei de verdade por esse livro, pela história e pelos assuntos abordados, pela evolução da Maya e pela forma como ela não se sentia mais insuficiente. Me apaixonei pelo Wade, pela sua história de vida e todas as suas piadas sem graças kkkkk.

Viva o agora. Viva a vida intensamente, não tenha medo. Um dia, né uma estrada qualquer o amor da sua vida pode chegar e mudar a sua vida.

"Você sempre será minha rota favorita. A estrada que mudou tudo. A viagem mais inesquecível de todas. O destino final mais bonito que já tive. Porque o que eu vivi com você valeu por uma vida inteira. Porque você foi feita para durar para sempre dentro do meu coração. Porque você nunca foi efêmera, meu amor. Você foi dolorosamente perpétua.? - Wade.

Obs: leiam escutando a playlist do livro, parece que a intensidade desse livro só aumenta.

Nôra 11/02/2023

Efêmero na Eternidade
O próprio nome já diz passageiro/temporário, mas em nenhum momento é dito que não foi intenso, real e único.

Conhecemos a Maya uma protagonista altiva, espontânea e patricinha (como certas pessoas chamam kkkkkkkkkk) e conhecemos o Wade motoqueiro com o coração gigante e também caipira (como uma outra pessoa chama kkkkkkkkkk), ambos tem sua primeira aparição na duologia Nebulosos, aí vem a pergunta: Posso ler sem ter lido a duologia? Poder até pode, mas tenha ciência que vai pegar vários spoilers.

Já de cara com a nota da autora é notável que trata-se de uma leitura densa e que mexe muito com o emocional.
Cada capítulo acompanha uma música tema que só enriqueceu a trama.Uma leitura +18, atente-se aos gatilhos.

Agora vamos lá!!!!

Começamos sabendo que a Maya tem câncer terminal e que a vida dela mudou completamente, temos uma protagonista que era cercada de pessoas, festas, extrovertida?e do nada recebe o diagnóstico que seus dias estão contados.
Então logo imaginamos que ela está triste, desmotivada e com raiva do mundo, mas essa não é a Maya que ela só acha que não merece ser amada. Vai ser uma linda jornada de descobrimento e autoconhecimento.

Wade é o personagem que todo mundo gostaria de ter ao lado, por mais que ele seja um caipira resmungão ele tem a sensibilidade e o carinho de levar da forma mais divertida possível, além de ter suas próprias dores, mas nem por isso deixa de ter esperanças e se aventurar no mundo.

É um livro apaixonante que a cada página vamos acompanhando o amadurecimento dos personagens, o elo que foi formado e acima de tudo a beleza que é viver. Não se privar por saber que uma hora o fim da linha chega, pois é a única certeza que temos, a diferença é que a Maya sabe que ela tem menos tempo e nem por isso deixa de viver, rir e amar na mesma medida.

Não devemos desistir sem nem ter tentado. Por mais que saibamos que o fim vai ser lastimável, devemos aproveitar o processo. A Maya é como uma borboleta, ela saiu do casulo para o mundo, mas não tem muito tempo e após mostrar sua beleza e deixar sua passagem mesmo que breve, ela irá voar e ser livre na imensidão do universo.

Eu ri horrores na mesma proporção que chorei. É incrível como a Tay escreveu com a alma. Muitas vezes eu senti o vento da moto, ouvi a gargalhada deles, sorri com as piadas ridículas, dei gritinhos quando ambos estavam apaixonados, mas não admitiam, chorei quando não consegui aguentar e foi dos mais diversos tipos de choro.

Sabe, como a Tay disse: "Essa não é uma história sobre a morte. Essa não é uma história sobre luto. Essa é uma história sobre a vida. Sobre o amor. E foi isso que eu li em cada página."

Por mais que seja difícil ir, é muito difícil para quem fica, mas a melhor forma é guardar as recordações e sempre conviver com a palavra saudade.

Quando eu terminei o livro, precisei de um tempo para assimilar e ver que viver é arte e a arte é o mundo. É ter liberdade, é dizer que por mais que você tenha que ir fisicamente o seu coração vai ficar, por mais que você tenha medo do amor por não ter tempo suficiente lembre-se, que pior seria você não ter vivido tudo o que queria por conta de um ciclo natural da vida.

Maya e Wade foram efêmero na mesma proporção de eternos, basta olhar de uma outra perspectiva, pois o amor é indestrutível. Espero que se apaixone, se envolva e que carregue em si um pouco do que eles nos ensinaram: "Viva intensamente, como uma borboleta"

E o desfecho foi magistral. E não poderia ser diferente 5 ? + favorito.