Check & Mate

Check & Mate Ali Hazelwood

Resenhas - Check & Mate

marcela.calix 01/03/2024

Eu amo que todas as mocinhas são de exatas, mesmo saindo do campo dos cientistas, ela arrasou na protagonista prodígio do xadrez, que aliás, nunca tinha lido um livro com o tema xadrez, e foi, como sempre, uma grata surpresa.
O livro é muito legal, mas faltou uma coisa: o hot, foi justamente por ele que eu não dei 5 estrelas. Eu entendo que o livro é pra galera mais nova, mas hot nesse livro era necessário. Na maioria dos livros da Ali eu acho completamente dispensável, mas ESSE? A primeira protagonista bissexual dela e o protagonista virgem, sim, eu queria hot. Mas tirando isso achei muito top.

isavrst 27/02/2024

O livro começa chatinho, não vai dando vontade de ler, e ele te prende até você terminar em questão de horas, Ali como sempre impecável.

isabela.serradilho 27/02/2024

Acabei em um dia ????
Eu adoro história mais jovens, com temáticas diferentes. E dessa vez, a Ali acertou em cheio com esse livro. O cenário é o mundo do xadrez, com competições e partidas que fazem o coração errar uma batida. Fiquei tão entretida lendo a história que quando vi, já tinha acabado o livro ? A narrativa é relativamente curta, feita para passar o tempo mesmo. A protagonista é incrível, inteligente e tem seus problemas na vida. A insegurança que ela sente em relação ao xadrez e o fato de assumir as responsabilidades da casa deixam ela mais humana. O Nolan é um fofo, muito querido, inteligente e decidido ? Ele não tem nenhuma vergonha de dizer o que sente e também não se sente inseguro por sua inexperiência. Ele é um amorzinho de pessoa...Eu adorei esse casal, fofos demais. A história é tão bonitinha, mas empolgante ao mesmo tempo. Pelo menos foi para mim. E pude enxergar um lado diferente do xadrez que não conhecia, principalmente quando se trata da situação feminina no esporte ?????

Iris Kitt 26/02/2024

Entre muito bom e razoável: 3,5 ??
Um livro pra ler em um dia, qnd vc precisa dar uma escapadinha da realidade e ter a sensação de que vc faz parte e está na história vicenciando td! O objetivo da autora, como ela msm disse (escreveu) era contar uma história de diferença de gênero, e o ambiente que ela decidiu abordar isso foi no mundo do xadrez. Acho top, inclusive! Aprendi várias coisas que nem tinha noção da existência sobre esse universo (sobre as competições e o requinte que o esporte possui) e se precisar usar como repertório na redação do Enem, quero ver quem vai me impedir... Agora, pq os 3.5?! O livro tem dois personagens com um "monte" de coração na capa, no mínimo esperava um SUPER romance nerd com várias situações amorosas, mas recebi: falta de desenvolvimento amoroso + MTA obsessão da parte dos dois + MT xadrez + migalhas ?

José Vitor - @zetalendo 26/02/2024

3,5 estrelas!
Após alguns assuntos pessoais, Mallory decidiu que não iria mais jogar xadrez. Alguns anos depois, sua amiga insiste para que ela participe de um torneio beneficente, ela rejeita de começo, mas decide participar só para ajudar a amiga.
Nesse torneio, ela acaba jogando contra um multicampeão nos torneios mundiais de xadrez, que é nº 1 no ranking de todos os jogadores do mundo, Nolan. De cara ela já o reconhece, mas o que a deixa mais chocada é que ela acaba vencendo essa partida contra ele.

Esse é um livro YA da Ali Hazelwood, que é conhecida pelos seus romances adultos, com muito hot. Bom, devo dizer que esse livro só está na categoria de YA pela idade dos personagens e pela falta de descrição nas cenas de sexo, pois só isso separa a categoria dos romances da autora.

Mallory é uma personagem muito chata, na maioria das vezes. Alguém abriu as postas da Coitadolândia e ela conseguiu escapar.
É uma personagem que faz muito drama desnecessário, não aceita ser contrariada, sempre quer estar no comendo, mas não sabe como comandar. Conforme a trama se desenvolve, da para perceber os motivos dela ser assim, mas passa muito do limite do aceitável.

Eu não sou fã de xadrez, não entendo de nada das regras de jogo, faz anos que não jogo, mas eu adorei acompanhar todo esse cenário no livro.
As cenas nos torneios foram muito bem escritas, era possível sentir a tensão dos jogadores. A forma como a autora descrevia as analises que eles fazendo antes de cada movimentação de peça, era incrível.

O romance é ok, tem aqueles dramas que a autora adora colocar (e digo isso tendo livro apenas "The Love Hypothesis"). A dinâmica de jogo entre eles foi a parte mais legal de acompanhar nesse relacionamento.

É um livro bem gostosinho, escrita simples e trama viciante. Achei bem ok, não tem nada de mais, mas entrega o que promete!

Annelise11 23/02/2024

Ali Hazelwood sabe o que tá fazendo
Ela descobriu a receita e temperou com genialidade.

Esse livro é possivelmente um dos meus favoritos da vida. Eu amei a evolução da protagonista, amei as tramas secundárias, amei como o Nolan mal aparece no livro apesar de estar sempre lá e acima de tudo AMEI OS CAMPEONATOS. Essa mulher me deixou PRESA nesse livro, eu não queria parar de ler, eu fiquei muito empolgada lendo esse livro, meu coração acelerou diversas vezes e o epílogo... no epílogo ela foi GIGANTE, quebrando todas as expectativas daquele tradicional epílogo contando como os personagens estão felizes para sempre. Na minha opinião e experiência esse livro é ouro e eu espero poder ler em português em algum momento.

alana 22/02/2024

Gostaria de ser uma peça de xadrez...
MEU DEUS. Que leitura leve e gostosaaaaa, Ali Hazelwood VOCÊ SE SUPEROU, de longe o meu livro favorito dela.

Me senti uma adolescente se apaixonando pela primeira vez. (Claro, há coisas que são previsíveis mas nem por isso deixou de ser uma boa leitura) A vibe do enredo é bem característica da escrita da Ali, o que torna tudo mil vezes mais legal, fora o protagonista, que como todos os outros, é ENLOUCEDOR de atraente, pqp.
Nolan e Mallory, saibam que vcs alugaram um triplex em minha mente com todas as camadas e complexidades de vcs, SE CASEM E ME ADOTEM.

PS. Agr quero aprender a jogar xadrez...

Isabelle 21/02/2024

O Gambito da Rainha?
Gostei muito desse livro! Acho que ele foge um pouquinho da ?fórmula? dos livros da Ali Hazelwood, mas ainda sim tem o jeitinho dela de escrever e de encantar os leitores.

Adorei os personagens, apesar de ter sentido falta de conhecer um pouquinho melhor o Nolan.

De modo geral, gostei muito do livro! A leitura foi super rápida e fluida. Talvez de eu soubesse jogar o mínimo de xadrez teria compreendido o livro um pouco mesmo haha, senti assistindo O Gambito da Rainha!

Ju Valent 21/02/2024

Me surpreeendeu
Comecei achando que ia ser uma bosta pq é sobre xadrez ? e é YA mas eu adorei!!
vi que muita gente não gostou da protagonista mas pra mim foi a primeira protagonista da ali que eu não odiei. como todaaas dos outros livros dela, a mal é meio coitadinha mas pra mim foi por razões entendíveis, ela só exagera um pouco na coitatação mkkkkk
não me incomodou tudo de ser YA (achei que ia ser meio bobo meio adolescente mas não achei não), e acabou que gostei de xadrez também kkkkk (tipo carrie soto is back, achei que ia ser ruim por ser de tênis e no fim sai gostando e entendendo de tênis)
adorei a dinâmica da mal com as irmãs dela, dela com a amiga, dela com a mãe, me surpreendeu muito!! acho que é o livro menos clichê dela (tava ficando cansada dessas tropes mais famosas) e acho que foi o que eu mais gostei até agora (mas faz muito tempo que eu li os outros kkkkk)!!
enfim 5 estrelas pq me diverti muito lendo ?

Maria 20/02/2024

Muito bom, mas poderia ser mais desenvolvido.
Já li outros livros da Ali Hazelwood e esse foi o pior. Mas ainda é ótimo, me incomodou um pouco a imaturidade da Mallory(mesmo considerando que ela tem 18) e senti falta de conhecer mais o Nolan, acho que o romance poderia ter sido desenvolvido melhor com mais conversas e interações entre eles. O Nolan tinha um potencial muito maior, queria conhecer mais sobre ele e sobre os sentimentos dele. Apesar disso, o livro é envolvente, é gostoso de ler e é indiscutivelmente bem escrito.