A Nova Mãe

A Nova Mãe Lucy Clifford

Resenhas - A Nova Mãe

o1dzm 09/04/2024

"As pessoas vão e vêm; primeiro vão, e depois, vêm."
A Nova Mãe é um conto literário que abre interpretações diferentes em cada parte. Talvez você veja como um conto sobre rebeldia, ou sobre a influência de outras pessoas sobre crianças, ou até mesmo, uma forma de mostrar que você só sente falta quanto perde.

De todo modo, é um conto interessante sobre todos os pontos apontados anteriormente e como ele consegue seguir todos essas linhas de pensamento em tão poucas palavras (vendo que é um livro relativamente curto) e se torna de tão fácil entendimento.

Para mim, Lucy Clinfford queria dizer apenas uma coisa: dê valor ao que tem agora e não chore quando algo ruim vier para você.

"Porque, quando se ama direito, o seu amor é mais forte do que todos os sentimentos ruins dentro de si, e os vence".

Valentina.Kurtz 27/03/2024

Maravilhoso
Conto bastante assustador, com certeza na época em que foi lançado, fez mudar o comportamento de várias criancinhas teimosas por aí!

Sara277 18/02/2024

Essas crianca sao mt burra, senti uma leve semelhança sim com a mãe do filme, mt interessante ver q as histórias surgem de outras história

Jenni 13/12/2023

"? Ah, mas seremos malvadas"
Eu já sabia da história que inspirou Coraline, mas não tinha lido. Eu realmente gostei, é assustador, tem uma pegada sombria e dá para notar a inspiração do Neil com a Nova Mãe.
Como um conto à parte, é bem interessante ver como a autora criou a história para as crianças não serem desobedientes. Como ela mesma diz no livro, ela não contar o que a Nova Mãe faria com as meninas deixa o nosso subconsciente imaginar o pior possível.
"? Vão pelo caminho mais curto, não olhem para nenhuma pessoa estranha que encontrarem e certifiquem-se de não falar com ela."

Juliane.Teixeixa 15/11/2023

É bom e bem escrito, não amei, mas continua sendo bom. Ponto positivo de ser curtinho e rápido de ler.

Sara Marinho 13/11/2023

Vibe contos de fadas Grimm. Não sabia que esse livro inspirou Coraline, e dá pra ver as semelhanças nas outras mães.
O final deixa um gostinho de quero mais, fiquei curiosa para saber o que a nova mãe iria fazer com as meninas.

soles0 03/09/2023

Quase devorei o livro, é uma história realmente peculiar e que te prende de verdade, do início ao fim, e mesmo quando termina não te solta, porque a forma como a narrativa é apresentada é bastante intrigante: A história não tem pontas soltas, sabemos tanto quanto as protagonistas, pois apesar do narrador ser observador é como se fossem as próprias meninas contando tudo, já que o que lemos é tudo o que elas sabem - Um exemplo seria o fato de elas não compreenderem a menina com a caixa, então, também não temos explicação sobre aquela figura enigmática!
Mesmo ao chegar na última página ainda não temos visão do quadro por completo e boa parte do livro é mantido como mistério, o que, particularmente, achei uma maneira incrível de finalizar uma narrativa - não em aberto mas grudado no seu cérebro energético fazendo teoria por cima de teoria!

@Mihleituras 24/08/2023

Um conto meio macabro, com uma história bem fluida. As meninas são movidas por uma curiosidade e fazem de tudo pra saber o que está dentro da caixa, mas elas acabam se dano mal por causa disso.

Michele Alberton 12/08/2023

Diferente do que eu esperava, e achei isso muito bom. As meninas são movidas por uma curiosidade enorme e fazem de tudo para sanar essa curiosidade... E o final me surpreendeu também, esperava que fosse mais feliz...

Rebeca.Gomes 01/06/2023

Livrinho de leitura rápida, a estória é mesmo bem semelhante à de caroline em alguns pontos e eu gostei disso. Só fiquei com pena das meninas kkkkkkkkkkkkk fizeram de tudo pra vê o homenzinho e a mulherzinha e no fim foram só feitas de otarias

Vanessa.Coimbra 25/05/2023

Este conto foi publicado em 1882 e teve como objetivo trazer a reflexão sobre maldade  e obediência. É uma narrativa simples e com toques mágicos, porém não me cativou e para mim foi mais do mesmo.

Gecosta 22/05/2023

Livro perfeito para o dia das mães
Eu já tinha lido por cima esse conto e como meu último livro lido foi dessa editora, achei que seria legal ler esse que é inspirado em Coraline, que é um filme e livro que eu amo muito.
Essa versão tem um tom mais pesado, faz com que eu me sinta uma criança, horrendo de medo a cada passo dos personagens. Um ótimo conto!

MariBrandão 22/05/2023

Um conto com fundo bem sombrio.
Confesso que passei boa parte da leitura torcendo o nariz para as coisa que as crianças estavam fazendo, e fiquei surpresa com a atitude da mãe delas. As mães sempre falam que vão sair, sumir, fugir, mas estão sempre ali em algum cantinho vendo se a prole está bem. Mas não aqui.
Queria um desenvolvimento maior da nova mãe.

Sena 01/05/2023

Caso você queira traumatizar uma criança leia esse conto! Acredito que caso realmente tenha sido feito para ser lido para crianças é apenas para punir ou emular bons comportamentos. Tal como os contos de fadas e fábulas que possuem uma moral no fim. Ou aquelas lendas urbanas e do folclore que caso uma criança não se comporte "o bicho papão vai te pegar", "a cuca vai te pegar", "o vei do saco tbm" etc. E no caso desse conto, caso vc seja uma criança malvada, a nova mãe virá, com seus olhos de vidro e um rabo de madeira. Ainda bem que o Neil Gaiman escreveu um final feliz para Coraline do que o final de Peru e Olhos Azuis. Só faltou mesmo uma melhor aprofundamento da nova mãe, bem como da garota com seu peardrum e do homem com seus cachorros estranhos.
"O prazer da bondade se concentra em si mesmo; os prazeres da maldade são muitos e variados."
"Porque, quando se ama direito, o seu amor é mais forte do que todos os sentimentos ruins dentro de si, e os vence."