Enquanto houver limoeiros Zoulfa Katouh

Resenhas - Enquanto houver limoeiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juliana 05/05/2024

"cada limão gerará uma criança, e os limões jamais se esgotarão."
"o tempo não perdoa nossos pecados e não traz os mortos de volta."

esse livro é aquele tipo de livro que todos deveriam ler, não importa se é antigo ou se é novo, não importa se você tem 16 anos ou 50, porque esse é um livro que mostra a realidade, e saber que tudo o que está escrito nele é real parte o meu coração.

eu sinto que livros assim são feitos para o leitor sentir a angustia, sentir a dor e sentir a emoção desses personagens que estamos seguindo, porque pode ser a história de alguma pessoa real também. sinto que a parte mais dificil de ler algo assim é viver longe dessa guerra que está acontecendo e se sentir impotente, não saber o que fazer a respeito e sentir que tudo o que fizer não vai ser o suficiente para aqueles que estão sofrendo.

dei 5 estrelas não só por mostrar a realidade mas também por acabar dando esperanças no fim. acho que é uma coisa que todo mundo precisa quando falamos em questão de guerras e conflitos. inclusive chorei MUITO com esse livro, não consigo nem imaginar como é viver desse jeito diariamente mas tenho esperanças por um mundo melhor, assim como disse a autora, precisamos continuar lutando.

"enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá."

Thai lendo 29/12/2023

Limoeiros e a história de um povo. ??
Enquanto houver limoeiros é um daqueles livros feitos para chocar, para se entristecer, para se revoltar, e ver que as injustiças acontecem de todo jeito, em todas as formas.

É uma história triste e emocionante, dá para ver a todo momento o amor que a autora tem pelo seu próprio povo e o sofrimento que ela carrega consigo ao descrever cenas crueis e, na maioria das vezes, reais. Em diversos momentos, me vi apreensiva, supresa e até mesmo triste, ao passo que foi muito bonito ler sobre a história, sobre a cultura e os momentos de leveza, apesar de poucos.

Como a mensagem a ser passada, a da história real, esse livro mantém o propósito, mas como um livro com personagens fictícios, não me interessou tanto, confesso. A história foi muito apressada e um pouco previsível, além de que o "super plot" foi algo feito só para emocionar e que sinceramente, me fez perder a vontade da leitura, porque foi previsível e sem graça, fazia sentido, mas nada de novo, não foi legal.

E o casal principal......não deu para ver uma química neles. A história girava muito em torno da vivência e do cotidiano, mas o relacionamento amoroso não pareceu bem desenvolvido, e a história demorava bastante para continuar, enrolou um pouco demais.

Mas a escrita é muito boa, e a ideia de a protagonista conversar com um ser enigmático e sarcástico foi muito interessante, as descrições são muito boas e é um bom livro, além de que passa uma mensagem e um pedido urgente muito necessário.

Em conclusão, é triste e revoltante de se ler, mas muito bonito ver o amor com que a personagem tem pela sua cultura e povo. Apesar de não ser perfeito, para um primeiro livro, isto é, o livro de estreia da autora, foi um ótimo começo e uma leitura que com certeza deve valer a pena.

"Em uma cidade histórica amaldiçoada por bombas, a vida persiste. Vejo isso nas videiras verdes acordando do sono invernal, contorcendo-se pelos escombros. Nos narcisos desabrochando, as pétalas se abrindo acanhadas."

Guilherme107 30/08/2023

Resenha:Enquanto houver limoeiros
Eu simplesmente fui fisgado por enquanto houver limoeiros.

O enredo era muito interessante, a dúvida da protagonista entre cultura e uma nova chance me deixou abismado, precisava saber o que a autora ia escolher.

Personagens complexos e com muitas camadas, eu senti eles, todos os seus dilemas e dúvidas. Me emocionaram durante toda a leitura.

A escrita também foi belíssima e um dos pontos altos do livro, foi muito emocionante, sinto que na junção de tudo isso faltou apenas um tchan final, apenas por isso não foi um 5 estrelas

Larissa V 04/12/2023

????? ?????? ??????? ??? ????????, ? ?? ??????? ?????? ?? ??????????. ?? ??????? ????????? ?????????, ???????????, ???????? ? ????????????

Se eu pudesse favoritava duas vezes. Ler esse livro em 2023 no mesmo período das atrocidades cometidas na Faixa de Gaza foi algo a mais? o sofrimento ficou mais familiar, apesar dos contextos serem diferentes.
Me apaixonei pelos personagens principais, o Kenan é o homem dos sonhos, sem ser piegas e foge dos clichês dos mocinhos de livros de romance. A Salama é extremamente corajosa e altruísta, a ponto de me fazer esquecer que ela só tinha 18 anos; mesmo tendo passado por tanta coisa, ela ainda tinha forças para ajudar os seus iguais? isso é admirável.
O plot realmente me pegou de surpresa, achei muito interessante. Apesar da história ser melancólica e pesada, merece ser lida e refletida, jamais esquecida.

Tati.Tatiana 25/11/2023

Devastador
Ler esse livro nesse momento, em que está acontecendo uma guerra em Israel, foi devastador
Era impossível não pensar no q está acontecendo agora.
Salama uma jovem q teve, devido à guerra, que amadurecer muito rápido e assumir muitas responsabilidades
A autora usa a Primavera árabe como pano de fundo e vamos vivenciando os horrores da guerra pelos olhos da Salama.
Ela perde a mãe, o pai, o irmão e cria um amigo imaginário. Esse "amigo" q força ela a agir e sair da Síria. Mesmo ela querendo ficar
E no meio desse horror nasce um amor lindo dela com Kenan. E esse é o impulso q faltava pra ela ter coragem de deixar para trás seu país.

História de superação, de escolhas difíceis, de amor, união.

Um dos plots do livro eu acabei descobrindo bem antes e pra mim não teve o msm impacto.
Chorei de tristeza por ela, pelo mecanismo q ela criou pra enfrentar a dor. Mas descobri bem antes kkk

Laris 02/11/2023

O que me levou a esta história foi a capa e o título, fiquei intrigada, e como agradeço ter iniciado esse livro. A Salama nos leva ao horror dos traumas mas a esperança na vida, em continuar sua história, uma história contada pelo seu povo. Espero que a Revolução da Síria um dia vença e esse país finalmente esteja livre.

Moon89 07/06/2023

Um dos meus favoritos
Eu não sei nem por onde começar além de dizer que se tornou um dos meus livros favoritos, a ponto de eu não conseguir terminar no mesmo dia e SONHAR com ele.

Enquanto Houver Limoeiros prendeu a minha atenção do começo ao fim, me deixou apreensiva, preocupada e pensativa o bastante pra gerar um sentimento de impotência ao saber como as pessoas, em outro país do qual só tenho conhecimento pelas notícias que de vez em quando aparecem pela televisão ou internet, estão vivendo.

Estou até agora sem palavras pra descrever o que eu li, como me senti e como certos capítulos ainda estão presos na minha mente. É um livro que todos deveriam ler, ou pelo menos dar uma chance e enxergar a vida com uma outra perspectiva.

Manu 14/03/2024

Enquanto houver limoeiros
Livro forte, mostra a realidade brutal dos sírios, a decisão difícil entre continuar na sua terra ou buscar a segurança em outro lugar, e ainda assim conviver com as consequências da guerra.
Impossível não associar essa história ao que acontece também em Gaza, com um povo sendo dizimado e expulso de suas terras. Lembro também do drama dos sírios querendo entrar na Europa, que tentava a todo custo evitar os refugiados. Quanta maldade, um povo passar por tudo isso, tentar buscar a segurança e morrer congelado no mar, ou sofrer em um país que não o quer.
São questões muito complicadas, então considero importante um livro desses, mostrando o lado da história que não temos a oportunidade de saber de verdade.
Apenas tirei nota por algumas escolhas narrativas, como o personagem Khawf, que na minha opinião não precisava existir, podia ser substituído apenas por reflexões de Salama.
Não gostei de nenhuma cena que ele apareceu, e assim como algumas partes do romance do casal, dava um aspecto meio YA que não combinava com o tom do resto do livro.
No mais, leitura válida.

sinara.barrosdelima 22/11/2023

Uma história chocante e real sobre como é a guerra no olhar de pessoas que viviam uma vida comum, que tinham sonhos, expectativas e amavam seu país acima de tudo. A escrita é fluída, mas eu achei um pouco cansativa, pois a maior parte do livro fica girando em torno da vivência específica de uma personagem e as visões dela, achei que a autora poderia ter explorado um pouco mais outros personagens como o médico. Então, percebo que realmente o livro se desenvolve a partir do capítulo 20 em diante. Antes disse tive muitas dificuldades de ler os horrores da guerra, inclusive envolvendo crianças.

Barbara 03/09/2023

Chato
Demora muuuuuito pra desenrolar a história e a personagem é chata... Aaah não se foi pq li Mapa de sal de estrelas e meu sarrafo ficou mais alto... Mas obviamente a temática é super importante

Nivia.Oliveira 30/12/2023

O medo te paralisa ou te faz movimentar?

Khawf [couf] é a personificação do medo que persegue Salama, uma farmacêutica que se transforma em médica de guerra na marra.

Estamos na Síria. De um lado a revolução: “rebeldes” que lutam pela democracia e do outro a ditadura: Governo que luta contra os “terroristas”. Entre bombas, um romance singelo. Dentro deles há a vontade de ficar na terra natal, lutar por ela e salvar seus compatriotas. Mas o medo os expulsa e os segue para um destino desconhecido.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/

Carol 15/03/2024

Enquanto houver limoeiros
Eu amo de paixão livros de ficção que trazem fatos históricos, e esse livro foi excepcional!
É um livro belo, delicadamente escrito e que descreve com riqueza o início da revolução Síria, admito que quando eu comecei a ler sabia muito pouco sobre o assunto e me entristeceu infinitamente saber que o conflito já se extende por 12 anos!

É um livro que narra sobre esperança, sobrevivência e a resiliência humana! Super recomendo a leitura.

Cris 25/01/2024

Triste e brutal
Salama, uma jovem mulher, acabou de sair da adolescência, se vê obrigada crescer forçadamente, em uma realidade que nem em nossos piores pesadelos seríamos capazes de suportar. O amor à profissão, o amor por seu país a fez mais forte, e dentro de toda essa dor, viveu com seus monstros, com seus traumas.

O livro inicialmente tem uma narrativa lenta e repetitiva, mas com o decorrer das páginas vimos que é necessário, talvez, a autora quisesse nos mostrar isso, que foda aquela tragédia fazia parte da rotina.

Gostei bastante do livro, acho que o final poderia ser melhor, mas valeu muito a experiência, me senti aliviada por estar em segurança em minha casa e triste em saber que ainda hoje, pessoas gritam de sofrimento e tragédia.

Glaydson5 02/07/2023

Gostei!
O livro "Enquanto houver limoeiros", escrito por Zoulfa Katouh, é uma obra que nos transporta para o universo da imigração, trazendo à tona a realidade de muitas famílias que deixam suas terras natais em busca de uma vida melhor. Através da história da protagonista, Samah, somos apresentados a uma narrativa emocionante e ao mesmo tempo reflexiva, que nos faz refletir sobre questões universais, como a busca por identidade, a importância da família e a luta pela liberdade. Com uma escrita cativante e personagens marcantes, o livro nos faz mergulhar na jornada de Samah, uma jovem síria que, após a morte de seus pais, decide partir em busca de um futuro mais promissor. Ao longo da trama, somos confrontados com as adversidades enfrentadas pela protagonista, desde a sua viagem perigosa até a chegada em um novo país, onde se depara com a barreira do idioma, o preconceito e a dificuldade de adaptação. Por meio do relato de Samah e de suas relações com pessoas que cruzam seu caminho, o livro nos faz refletir sobre as injustiças do mundo e a importância de olharmos para o outro com empatia e solidariedade. Apesar das dificuldades, Samah nunca perde a esperança e sempre encontra forças para seguir em frente, revelando ao leitor um verdadeiro exemplo de resiliência e coragem. Assim, "Enquanto houver limoeiros" é uma leitura indispensável, que nos faz refletir sobre as adversidades enfrentadas pelos imigrantes e nos convida a uma profunda reflexão sobre nossos próprios valores e atitudes. É um convite a olhar para além das barreiras culturais e sociais, e a reconhecer a importância de acolher e respeitar a diversidade. Através dessa envolvente narrativa, Zoulfa Katouh nos presenteia com uma obra que nos toca profundamente e nos convida a repensar o mundo em que vivemos.

babsismore 05/06/2023

Rapaz...
Eu tinha uma expectativa enorme com esse livro, e me decepcionei um pouco... O enredo é cativante mas a execução foi meio paia. Ao mesmo tempo que tinha momentos que a autora soube descrever as cenas de uma forma condizente com o tópico, houve cenas que pareciam uma grande fanficona e isso me quebrou um pouco. Além de tudo senti que faltou um pouco de pesquisa sobre a guerra em si, do pouquíssimo que sabemos sobre pelo menos. Mas a descrição sobre a cultura e arquitetura Síria me prendeu demais, esse foi um dos pontos que me impediram de abandonar o livro. O romance também me prendeu muito, se a autora tivesse escrito apenas um livro sobre os dois protagonistas acho que eu teria favoritado, pois ela manda muito bem nesse quesito, a química entre os dois aqueceu meu coração, o amor dos dois pela família e pela Síria também me emocionou demais. Mas no fim vou dar 3 estrelas por causa da escrita da autora, e também porque ela deu muitas e muitas voltas nos mesmos tópicos o que foi bem cansativo de ler, achei tantas coisas repetitivas demais que me peguei revirando os olhos em alguns momentos durante a leitura, mas isso pode ser insensibilidade minha... Esse livro não é de todo mau, me fez pensar e repensar nos meus privilégios e em como devemos amar incondicionalmente a vida, pois não sabemos o dia de amanhã.

1 | 2 | 3 | 4 | 5