Enquanto houver limoeiros

Resenhas - Enquanto houver limoeiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Angélica Patriano 25/07/2023

À vida!
Síria... a revolução começa, as pessoas querem a liberdade, viver livremente, olhar para o céu e saberem que estão livres.
É muito, muito o que se é exigido de quem acredita na liberdade.
Salama é uma jovem que iria conhecer um possível pretendente e que estudava farmácia quando o conflito irrompeu. Seu pai e seu irmão foram há um protesto pela liberdade do qual eles não retornaram, foram presos. Uma bomba caiu em sua casa quando ela não estava, mas sua mãe estava. Layla é a esposa de seu irmão e sua amiga desde a infância, está grávida e não sai mais de casa.
Quando tanta coisa acontece suscessivamente, aquela bola de neve que vem atropelando e dizimando tudo, não é nada inesperado quando nosso modo de sobrevivência se ativa. Não temos gosto pela vida, temos que nos atentar para vermos os motivos para continuar a seguir em frente.
Salama passa a trabalhar no hospital como enfermeira/médica... não há pessoal capacitado, mas eles têm que aprender procedimentos que possam auxiliar as pessoas que chegam a cada dia, sobreviventes de bombardeios, desmoronamentos, tiroreteios...
Dado à tudo, nossa mente pode trabalhar em prol de nos manter vivos.

A luta continua, mesmo fora da Síria.
Você sai da Síria, mas ela vive em você!

Deveríamos nos ater e tentar entender que ser um refugiado não é escolha, não é fácil, não é uma ameaça. As pessoas querem viver, poder andar livremente, não ver destruição.

Sejamos mais humanos!

Claudia 28/04/2024

Necessário!
"Esta história é sobre aqueles que não têm escolha a não ser deixar seu lar.
A ideia surgiu quando eu morava na Suíça, onde, sempre que alguém descobria que sou síria, eu escutava : "Ah, a Síria! O que está rolando lá?", é eu percebia que as pessoas não sabiam de verdade o que estava acontecendo. Os sírios raramente conseguem contar sua história. O que o mundo conhece são os fatos duros e frios relatados pela mídia e em livros. O foco está nas forças políticas em jogo, reduzindo os sírios - os mortos, os feridos, os órfãos, os desabrigados- a números."

Nota da autora Zoulfa Katouh.

Neste livro aprendi que o estresse pós-traumático pode gerar alucinações "reais".

Que uma criança vítima de bombardeio diz sem medo de morrer: " Vou contar tudo para Deus".

Estas vítimas (futuros refugiados) precisam acreditar que os outros vão saber, tomarão conhecimento e irão acionar os salvadores que pararão as guerras, deterão o (s) assassino (s) e que as salvarão.

A guerra na Síria, não apenas uma Revolução, vai para o seu 14° ano.

Cabral 18/04/2024

De fato, Enquanto Houve Limoeiros veio para mostrar uma realidade que todos precisamos estar antenados, afinal, a Revolução da Síria deixou marcas no povo que se encontram presentes, até hoje. Entretanto, não consegui me conectar com a história, algumas partes do enredo e fantasias achava muito boba e a história demorou a me prender.

Alice397 15/04/2024

Esse livro infelizmente não é muito conhecido,mas isso não faz com que ele deixe de ser bom
É um romance(sem hot) durante a guerra da Síria que conta uma história de superação linda,eu amei muito e me prendeu bastante
Por favor leiam

Iaszz 21/06/2023

"Mas, apesar das atrocidades que meus personagens precisam enfrentar, eu espero que você veja além desses traumas. Eles representam cada sírio no mundo, com suas esperanças e seus sonhos, e uma vida a viver. Temos direito a essa vida."
É um livro difícil de ler, não por ser ruim, mal escrito ou enrolado, e sim pq é um tópico muito sensível, e algumas cenas são bem "cruas", descrevendo as situações. Os personagens são muito humanos, os medos, as ansiedades, as formas como eles lidam com a realidade que eles tão inseridos. Chorei muito recomendo

Kah Silva 05/08/2023

Eu gostei! ?
Esse livro faz a gente ter um olhar diferente sobre a guerra, e os refugiados. É muito importante ter algo que fale sobre as dificuldades desse povo. Perdi as contas do tanto que chorei lendo esse livro. Achei um pouco repentina a mudança da personalidade da personagem, que até então não queria sair do país, e simplesmente do NADA decide mudar. Achei um pouco forçado o romance, não demorou muito para eles se envolverem. O final ficou um pouco confuso. Não considero um livro ruim, vale a pena ler, gostei muito dessa experiência.

Andrea141 07/03/2024

Uma linda história de sobrevivência
Em certas partes, o livro fica bastante arrastado, em outras, ele dilacera. A face da guerra nos é mostrada sem censura e do ponto de vista dos inocentes, das vítimas. Como manter seu senso de justiça e moral quando sua própria sobrevivência está em risco. Um belo livro que demanda paciência para que seja aproveitado.

Helena903 05/03/2024

Uma história forte e muito necessária
?Enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá.? ?

A história me impactou do começo ao fim e apesar de ser muito forte, a mensagem do livro é muito importante.

Marina 22/02/2024

Impactante ?
Meu Deus, que livro! Me prendeu desde a primeira página, até a última. Apesar de ser muito triste, muito mesmo (mais ainda por muitos fatos realmente terem acontecido), a história também tem muita beleza, muito emocionante. Fala sobre família, sobre amor a um país e às suas origens, sobre coragem, sobre luto, sobre traumas, sobre enxergar beleza mesmo onde aparentemente não existe nenhuma, e fala sobre amor. Conheci mais sobre a situação da Síria a partir desse livro, o que é um bônus, adoro livros que incluem fatos reais. Fico triste em pensar no tanto de sofrimento que os sírios já passaram e ainda passam, mas meu sentimento, agora que acabei de ler o livro, é de gratidão por essa história ter chegado até mim.

Como sempre, seguem os trechos que mais mexeram comigo:

"? Não se concentre na escuridão e na tristeza ? diz ela, e eu levanto os olhos para vê-la. Ela sorri com afeto. ? Se fizer isso, você não vai ver a luz nem se ela estiver bem na sua cara."

"? Tia? não chora? Quando eu for para o céu? vou contar tudo? para Deus."

"? Você está vendo as cores?"

bialbuquerq 12/02/2024

Triste e lento
Narrativa linear na maior parte. Não consegui me conectar com a história, principalmente no início achei muito repetitivo, o tempo todo pensando no que ?poderia? ter acontecido. Entendo o motivo, mas ainda fica cansativo de ler. O grande plot twist foi bem previsível, já suspeitava desde o início, então até isso não foi emocionante pra mim. Só por volta de 60% a história ficou mais fluida, mais interessante, com mais acontecimentos.

Mesmo com todas essas ressalvas, foi um livro muito diferente de tudo que já li, esse relato de um sobrevivente da guerra é brutal. São coisas que sabemos que acontecem, mas ver o relato em primeira pessoa é impactante. Não sei se recomendo a leitura. Foi difícil, demorado, mas valeu.

Lilian 31/01/2024

Sofrido, mas bom
O livro entra na categoria young adult e, apesar disso, mostra muito bem as agruras da guerra da Síria

tata342 30/01/2024

Brutal
A leitura fala em detalhes da realidade das guerras na síria e como não só vidas são perdidas, como também sonhos, já que as pessoas tem que passar seus dias vendo um modo de sobreviver em meio ao caos

ana 21/01/2024

Foi muito angustiante e triste ler esse livro mas como a autora escreve nas notas apesar das atrocidades que os personagens enfrentam ela espera que vejam eles além dos seus traumas. achei muito fofo tanto o kenan quanto a salama gostarem dos filmes studio ghibli e eles criarem as suas próprias histórias de fantasia 🥹

Lermetransforma 20/11/2023

Incrível
Salama, uma adolescente vivendo a revolução síria, perdeu seus pais e irmão durante os conflitos, que, na verdade ficou sem saber se eles tinham sido mortos ou capturados e estariam sob tortura, o que vai ser revelado de acordo com a leitura. A única pessoa que continua ao seu lado é Layla, sua melhor amiga de infância, casada com o irmão da Salama, que está grávida e para protege-la, Salama a deixa em casa e sai todo dia para trabalhar e tentar garantir o mínimo para elas.
Estudante de farmácia no início da guerra, Salama teve que se debruçar e se voluntariar no hospital pra atender ao seu povo sírio. E a trama vai se desenrolando sobre o dia a dia de atendimento, luta pela sobrevivência e a busca de sair da guerra.
Khawf, é um personagem MUITO importante da história, e, como não tinha lido a sinopse, tive uma surpresa ainda maior com ele, o que me tocou demais.
O livro é totalmente fora da caixinha, e você adentra janelas jamais vistas. Pra mim, realmente foi um marco, porque eu não tinha lido nada sobre o tema até então.
Você ver de perto a violência, medo, insegurança, a falta de comida, de água, o quanto os sírios sofreram com a revolução, e a história narra o início dela, ou seja, algo bem menos grave do que hoje se vive lá. Tristeza demais.

Chorei em vários momentos do livro. Doeu mesmo o coração vendo o tamanho da violência e sofrimento.

O que me chamou a atenção foi a esperança que veio surgindo no coração de Salama, e o rumo que a história tomou ao conhecer Kenor.

Juntos, eles enfrentam tudo para tentar sobreviver longe da guerra.

Quero chamar atenção para os inúmeros GA@T!lhos que têm esse livro.
Todos os personagens do livro são fictícios, mas as histórias são totalmente encontradas em vários relatos dos sírios que vivenciaram à época.

Me impactou demais! Uma leitura que me marcou pra sempre e que jamais esquecerei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5