Enquanto houver limoeiros Zoulfa Katouh

Resenhas - Enquanto houver limoeiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Magica.leitura 12/05/2024

"Essa história é sobre aqueles que não tem escolha a não ser deixar seu lar..."

Que leitura boa! A escrita me envolveu do inicio ao fim. Me emocionei, chorei e sofri. No fim, fiquei com vontade de saber mais dos personagens.

Ana Claudia 11/05/2024

Uma história que tem como pano de fundo a revolução da Síria.

Salama é uma jovem que, por conta da ditadura instaurada no país, foi forcada a se tornar cirurgiã para salvar as vidas de seus conterrâneos.

Ela é perseguida por Khawf, uma entidade Que a protege e instiga a sair do país deixando para trás o seu povo. Para isso Khawf usa como argumento o seu passado, a morte dos seu pais e seu irmão Hamza na revolução. Salama só fica na Síria por causa da sua irmã Layla que está grávida e não quer deixá-la e porque layla não quer sair do país ainda que esteja em guerra.
A história é muito boa, nunca tinha lido nada relacionado a revolução na Síria e a escrita do autor é envolvente. Gostei que ele soube colocar os fatos históricos na trama e nos mostrar sobre a cultura, a culinária, as crenças do país.

juliana 05/05/2024

"cada limão gerará uma criança, e os limões jamais se esgotarão."
"o tempo não perdoa nossos pecados e não traz os mortos de volta."

esse livro é aquele tipo de livro que todos deveriam ler, não importa se é antigo ou se é novo, não importa se você tem 16 anos ou 50, porque esse é um livro que mostra a realidade, e saber que tudo o que está escrito nele é real parte o meu coração.

eu sinto que livros assim são feitos para o leitor sentir a angustia, sentir a dor e sentir a emoção desses personagens que estamos seguindo, porque pode ser a história de alguma pessoa real também. sinto que a parte mais dificil de ler algo assim é viver longe dessa guerra que está acontecendo e se sentir impotente, não saber o que fazer a respeito e sentir que tudo o que fizer não vai ser o suficiente para aqueles que estão sofrendo.

dei 5 estrelas não só por mostrar a realidade mas também por acabar dando esperanças no fim. acho que é uma coisa que todo mundo precisa quando falamos em questão de guerras e conflitos. inclusive chorei MUITO com esse livro, não consigo nem imaginar como é viver desse jeito diariamente mas tenho esperanças por um mundo melhor, assim como disse a autora, precisamos continuar lutando.

"enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá."

Larissa 30/04/2024

Amei!! História dos refugiados da Síria que viveram o confronto, a dor, a perda e a esperança de dias melhores! É meio/final com reviravoltas!!!

Claudia 28/04/2024

Necessário!
"Esta história é sobre aqueles que não têm escolha a não ser deixar seu lar.
A ideia surgiu quando eu morava na Suíça, onde, sempre que alguém descobria que sou síria, eu escutava : "Ah, a Síria! O que está rolando lá?", é eu percebia que as pessoas não sabiam de verdade o que estava acontecendo. Os sírios raramente conseguem contar sua história. O que o mundo conhece são os fatos duros e frios relatados pela mídia e em livros. O foco está nas forças políticas em jogo, reduzindo os sírios - os mortos, os feridos, os órfãos, os desabrigados- a números."

Nota da autora Zoulfa Katouh.

Neste livro aprendi que o estresse pós-traumático pode gerar alucinações "reais".

Que uma criança vítima de bombardeio diz sem medo de morrer: " Vou contar tudo para Deus".

Estas vítimas (futuros refugiados) precisam acreditar que os outros vão saber, tomarão conhecimento e irão acionar os salvadores que pararão as guerras, deterão o (s) assassino (s) e que as salvarão.

A guerra na Síria, não apenas uma Revolução, vai para o seu 14° ano.

Cabral 18/04/2024

De fato, Enquanto Houve Limoeiros veio para mostrar uma realidade que todos precisamos estar antenados, afinal, a Revolução da Síria deixou marcas no povo que se encontram presentes, até hoje. Entretanto, não consegui me conectar com a história, algumas partes do enredo e fantasias achava muito boba e a história demorou a me prender.

Alice397 15/04/2024

Esse livro infelizmente não é muito conhecido,mas isso não faz com que ele deixe de ser bom
É um romance(sem hot) durante a guerra da Síria que conta uma história de superação linda,eu amei muito e me prendeu bastante
Por favor leiam

Jadinha 08/04/2024

Um buraco enorme no peito
Foi essa a sensação que eu tive na maioria das páginas dessa leitura. Queria te dizer que eu tinha esperança, mas a verdade é que eu fiquei esperando sempre o pior. Chorei um bocado, e se eu estivesse sozinha talvez tivesse chorado bem mais. Mas eu sempre lia no meio das pessoas. Achei a leitura tão bela e triste e com um plot chocante e que me destruiu. É isso... Eu chorei

Alessandra 04/04/2024

Enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá. ??
Uau, esse livro foi o livro mais lindo e mais difícil que já li!
Pode ser que pra algumas pessoas, esse livro Não seja tão triste, mas pra mim é, e é extremamente angustiante.

A cada página que lemos, prendemos o fôlego, com medo de perder algunspersonagens, a cada página seu coração parece que vai explodir de tristeza. Mas a páginas que trás conforto, risinhos e emoções boas!

Este livro nos leva a uma realidade, que de fato acontece, mas não vemos, e não nos importamos em saber sobre. Há pessoas que de fato vivenciam tantos sofrimentos, como o que é relatado neste livro.

Mas em a tanto sofrimento e tristeza, encontramos neste livro o Amor e a esperança. Em meio ao caos e tragédias os personagens encontra o amor! E isso se solidifica a cada momento que eles passam juntos.

Está obra vai além do que eu esperava, e me trouxe muitas reflexões, e abriu os meus olhos para algumas coisas que eu não enxergava antes.

Fica aqui minha indicação, leiam!

@bibliotecadadi 31/03/2024

Um livro para ser sentido!
Foi a primeira vez que li um livro que se passa na Síria.
Nessa história vamos adentrar o ínicio da Revolução Síria. Com uma narrativa imersiva, e lírica acompanhamos Salama sobrevivendo, entre 2 escolhas: o amor ao seu país, ficar e lutar, ou o amor à si mesma, e assim ir embora e salvar sua vida.
Foi uma leitura que aprendi muito, e que trouxe muitos sentimentos, e de certa tristeza também, por ver que tantas pessoas passaram e ainda passam por isso, e perderam suas vidas em busca de um país melhor.
É um livro que me fez sentir muito, e que mostra a beleza da esperança, da fé, do amor à sua terra, do amor à familia, da coragem, dos recomeços, e da luta.
Um livro para todos conheceram e sentirem.

?Cada limão gerará uma criança, e os limões jamais se esgotarão.?
Nizar Qabbani

lavi.rissi 18/03/2024

Uma real carta de amor à Síria ? e uma história sobre a vida
De forma crua e instigante, Zoulfa Katouh tece a realidade de uma jovem confrontada com a revolução síria. Atenção para o termo aqui utilizado: revolução, não guerra. A diferenciação é bastante importante aqui.

Transformando os números em uma realidade dolorida, Katouh mostra a história de luta de Salama e de todo o povo sírio. Potencialmente um dos melhores livros que eu já li, carregando uma mensagem de esperança tão bela e delicada que é impossível não carregar esse livro comigo pelo resto dos meus dias.

Carol 15/03/2024

Enquanto houver limoeiros
Eu amo de paixão livros de ficção que trazem fatos históricos, e esse livro foi excepcional!
É um livro belo, delicadamente escrito e que descreve com riqueza o início da revolução Síria, admito que quando eu comecei a ler sabia muito pouco sobre o assunto e me entristeceu infinitamente saber que o conflito já se extende por 12 anos!

É um livro que narra sobre esperança, sobrevivência e a resiliência humana! Super recomendo a leitura.

Manu 14/03/2024

Enquanto houver limoeiros
Livro forte, mostra a realidade brutal dos sírios, a decisão difícil entre continuar na sua terra ou buscar a segurança em outro lugar, e ainda assim conviver com as consequências da guerra.
Impossível não associar essa história ao que acontece também em Gaza, com um povo sendo dizimado e expulso de suas terras. Lembro também do drama dos sírios querendo entrar na Europa, que tentava a todo custo evitar os refugiados. Quanta maldade, um povo passar por tudo isso, tentar buscar a segurança e morrer congelado no mar, ou sofrer em um país que não o quer.
São questões muito complicadas, então considero importante um livro desses, mostrando o lado da história que não temos a oportunidade de saber de verdade.
Apenas tirei nota por algumas escolhas narrativas, como o personagem Khawf, que na minha opinião não precisava existir, podia ser substituído apenas por reflexões de Salama.
Não gostei de nenhuma cena que ele apareceu, e assim como algumas partes do romance do casal, dava um aspecto meio YA que não combinava com o tom do resto do livro.
No mais, leitura válida.

yasa. 11/03/2024

Devastador
Quando falam que livros também abrem nossos olhos e nos ensinam coisas, é de livros assim que estão falando.

"Enquanto houver limoeiros" é um livro que abre nossos olhos para a guerra civil da Síria, que perdura até os dias de hoje. com uma narrativa envolvente e personagens para lá de humanos, essa história aborda muitos temas que deveriam ser de preocupação mundial enquanto nos mostra que as vítimas desse governo ditador são muito mais que números; elas têm suas próprias histórias, seus próprios desejos e, acima de tudo, aspiram pela liberdade e segurança de seu país.

a escrita consegue prender bastantee é impossível não se emocionar com os acontecimentos que vão se desembolando, principalmente por serem inspi rados em histórias que realmente aconteceram. é um livro que eu recomendo para todes.

Andrea141 07/03/2024

Uma linda história de sobrevivência
Em certas partes, o livro fica bastante arrastado, em outras, ele dilacera. A face da guerra nos é mostrada sem censura e do ponto de vista dos inocentes, das vítimas. Como manter seu senso de justiça e moral quando sua própria sobrevivência está em risco. Um belo livro que demanda paciência para que seja aproveitado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5