Enquanto houver limoeiros

Resenhas - Enquanto houver limoeiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Michele 27/10/2023

Perfeitamente doloroso
Que livro necessário... eu queria que o mundo conhecesse a força da salama...
O tanto de sentimentos que esse livro me despertou... eu fui do choro para alegria.. da agonia pra raiva...
Salama tinha um futuro lindo reservado a sua frente, com uma família amorosa, estudando aquilo que sempre sonhou, e preste a conhecer aquele que pode vir a ser o seu futuro marido.
Tudo muda quando a revolução da Síria estoura trazendo consigo caos, dor, destruição e perdas inimagináveis.
Salama que estudava pra ser farmacêutica é literalmente obrigado a se tornar médica e nós acompanhamos a sua rotina de dor e morte ... em meio a tanta dor salama sabe que precisa ir embora e levar sua cunhada que está grávida pra longe disso tudo... mas como abandonar tudo que você conhece e ama? Suas origens? E como abandonar aquele garoto de olhos lindos que aos poucos tem mostrado que mesmo em meio ao caos ainda há cor?
Enquanto houver limoeiros e lindo e doloroso.. chorei e não foi pouco...
Quando terminei a leitura me senti ignorante com relação a essa revolução que já dura 12 anos e conta com mais de 500 mil mortos... eu não imaginava que tanta maldade era possível, e aquilo que eu deseja, ser a forte imaginação de uma autora, é na verdade a crua realidade de milhares de pessoas .
Só leiam vale a pena ?

romulorocha 09/10/2023

Enquanto houver limoeiros, de Zoulfa Katouh
Gênero: Romance
País: Síria ??
Ano: 2023, 432 páginas
Editora: Verus

?cada limão gerará uma criança, e os limões jamais se esgotarão.?

Nesta belíssima ficção, com traços de romance e thriller, ambientada na Síria no período ditatorial de Assad, acompanhamos a história da jovem Salama, uma estudante de farmácia que precisa largar os estudos e auxiliar com o que pode em um hospital improvisado em sua cidade para feridos da guerra. Tendo que lidar todos os dias com a morte e o desespero que as guerras civis produzem, Salama contará com a ajuda de seu fiel amigo Khawf e sua sobrinha Layla, que para completar, está grávida tendo apenas nove anos de idade. A gravidez de Layla fará Salama decidir com muita dor no coração fugir de seu tão amado país, mas ao conhecer Kenan muita coisa irá mudar.

Este livro me comoveu em diversos cenários. A escrita da autora é única, unindo uma descrição profunda e visceral de seus personagens com um ritmo narrativo sem igual. Mesmo sendo um livro grande, as mais de 400 páginas foram inteiramente envolventes, do início ao fim, trazendo um número incontável de surpresas e esperança ao longo da trama. A história da Síria e de seu povo contada sob a perspectiva da personagem que vive no local e ainda sendo mulher trouxe um novo e necessário olhar. Como a própria autora diz em seus agradecimentos, ?este é um livro sobre esperança?.

Até agora a melhor ficção que li em 2023. Recomendo demais! Ah, ainda vale um destaque para esta capa, primorosa!

?Nosso futuro foi arrancado das nossas mãos?.

#resenhasdoromulo
#literaturasiria
#Enquantohouverlimoeiros
#zoulfaKatouh

Patricia YM 20/09/2023

Uma leitura de compaixão
Que livro! Me interessei pela leitura pela capa e tb por saber que traria o conflito sírio como contexto histórico. E sim, é uma aula sobre os envolvidos na guerra, que dura mais de 1 decada, mas tb é uma leitura que me trouxe tristeza, choro, choque, ansiedade, medo, amor e acima de tudo compaixão. A escritora traz o sentimento certeiro de que um refugiado/refugiada é MUITO mais que um mísero número e nos faz imergir em meios, anseios e pequenos momentos de esperança em um cenário desolador. Amei e seguirei amando os personagens que me cativaram rapidamente, feliz por ter participado de suas historias. Lindíssima leitura.

ATENÇÃO: contem violência e detalhes gráficos de contexto de guerra que podem ser sensíveis pra algumas pessoas.

Barbara 03/09/2023

Chato
Demora muuuuuito pra desenrolar a história e a personagem é chata... Aaah não se foi pq li Mapa de sal de estrelas e meu sarrafo ficou mais alto... Mas obviamente a temática é super importante

Guilherme107 30/08/2023

Resenha:Enquanto houver limoeiros
Eu simplesmente fui fisgado por enquanto houver limoeiros.

O enredo era muito interessante, a dúvida da protagonista entre cultura e uma nova chance me deixou abismado, precisava saber o que a autora ia escolher.

Personagens complexos e com muitas camadas, eu senti eles, todos os seus dilemas e dúvidas. Me emocionaram durante toda a leitura.

A escrita também foi belíssima e um dos pontos altos do livro, foi muito emocionante, sinto que na junção de tudo isso faltou apenas um tchan final, apenas por isso não foi um 5 estrelas

Camila | @abismos.literarios 30/08/2023

"Nada é para sempre. Nem a nossa dor."
[resenha publicada no IG: @abismos.literarios]

Esse livro acabou comigo, e vou te convencer a convencer a ler essa história também.

'Enquanto houver limoeiros' é, sem dúvidas, um livro para emocionar e marcar o leitor. Ambientado na Síria, vamos acompanhar a história de Salama Kassab e a Revolução em seu país. Sensível, doloroso e real, a narrativa dessa história é repleta de sentimentos e extremamente dolorosa, já que nos deparamos com um cenário que ainda é atual, e que ignoramos por tantas vezes.

Salama era estudante de farmácia, tinha uma família amorosa e bem estruturada; tinha planos e sonhos como toda garota de 19 anos. Mas é possível seguir o plano quando há uma guerra consumindo tudo ao seu redor?

"O luto não é constante. Ele vacila, puxando e soltando, como as ondas do mar."

"Fico me perguntando como o mundo longe daqui se sente, como dorme à noite sabendo que estamos sendo massacrados durante o sono. Como permitem que isso aconteça."

Depois seu pai e seu irmão são presos por protestarem contra tamanhas atrocidades, e quando sua mãe morre após um bombardeio em sua casa, Salama não tem mais nada além de sua cunhada que está grávida. Ainda no primeiro ano da faculdade, ela passa a ser voluntária no hospital de sua cidade para atender diariamente inúmeros feridos nessa luta. É impossível saber o dia de amanhã, e o peso de pensar em sair do seu país é imensurável para ela. Seria ela uma traidora se decidisse proteger o que restou de sua família indo embora?

"Nunca sabemos se vamos nos ver de novo. Cada momento é um adeus."

Enquanto decide o que fazer, Salama enfrenta suas batalhas internas, não há como passar sem marcas emocionais por toda essa tragédia. Quando conhece Kennan, um pouco de cor passa a iluminar os seus dias. Mas como é possível acreditar em qualquer coisa boa quando seu mundo e seu país estão ruindo? Quando você já perdeu tantas pessoas que amava? Como acreditar no amor em meio a uma ditadura, opressões, abusos e tamanha violência a tantas pessoas inocentes?

"Enfiaram a opressão pela minha goela, mas não vou mais engolir seu gosto amargo. Não importa o que aconteça."

Cada capítulo dessa história é uma nova surpresa, eu fui lendo essa história sem folego e com meu coração se despedaçando a cada página. É impossível não se emocionar com essa realidade e se questionar o que houve com a humanidade para chegarmos a tal ponto. Uma história sensível sobre o amor, sobre a esperança, sobre a família e amizades, sobre força e esperança. Uma história sobre lutar por aquilo que você acredita. Com uma escrita envolvente, fluída e dolorosa, personagens perfeitamente desenvolvidos, e uma história que acima de tudo é, até os dias de hoje, real, Zoulfa cumpriu seu propósito: além de emocionar o leitor, informar sobre o que acontece na Síria atualmente, após mais de uma década do início da Revolução Síria. Uma leitura necessária, acima de tudo.

Tudo o que eu posso dizer é: leia esse relato, conheça e propague essa história.

"Em uma cidade histórica amaldiçoada por bombas, a vida persiste."

site: https://www.instagram.com/p/CwkiNHyL4pN/?img_index=1

Kah Silva 05/08/2023

Eu gostei! ?
Esse livro faz a gente ter um olhar diferente sobre a guerra, e os refugiados. É muito importante ter algo que fale sobre as dificuldades desse povo. Perdi as contas do tanto que chorei lendo esse livro. Achei um pouco repentina a mudança da personalidade da personagem, que até então não queria sair do país, e simplesmente do NADA decide mudar. Achei um pouco forçado o romance, não demorou muito para eles se envolverem. O final ficou um pouco confuso. Não considero um livro ruim, vale a pena ler, gostei muito dessa experiência.

Clara.Sacharuk 05/08/2023

O livro deveria ser obrigatório, especialmente para os jovens. Mostra, de forma "simples" e tocante, a necessidade de prestarmos atenção ao redor, de nos revoltarmos com as injustiças que nos rodeiam e as que ultrapassam as fronteiras.

DeAmor 03/08/2023

Triste e interessante
Um livro triste, mas muito interessante para entender um pouco mais sobre a vida do povo sírio no meio da guerra civil.
Entender como é difícil a decisão de abandonar seu país, sua história, sua família, mas que às vezes é o que precisa ser feito para sobreviver e continuar lutando pela paz. "Esta história é sobre aqueles que não têm escolha a não ser deixar seu lar."

Uma leitura que vale muito a pena.

Angélica Patriano 25/07/2023

À vida!
Síria... a revolução começa, as pessoas querem a liberdade, viver livremente, olhar para o céu e saberem que estão livres.
É muito, muito o que se é exigido de quem acredita na liberdade.
Salama é uma jovem que iria conhecer um possível pretendente e que estudava farmácia quando o conflito irrompeu. Seu pai e seu irmão foram há um protesto pela liberdade do qual eles não retornaram, foram presos. Uma bomba caiu em sua casa quando ela não estava, mas sua mãe estava. Layla é a esposa de seu irmão e sua amiga desde a infância, está grávida e não sai mais de casa.
Quando tanta coisa acontece suscessivamente, aquela bola de neve que vem atropelando e dizimando tudo, não é nada inesperado quando nosso modo de sobrevivência se ativa. Não temos gosto pela vida, temos que nos atentar para vermos os motivos para continuar a seguir em frente.
Salama passa a trabalhar no hospital como enfermeira/médica... não há pessoal capacitado, mas eles têm que aprender procedimentos que possam auxiliar as pessoas que chegam a cada dia, sobreviventes de bombardeios, desmoronamentos, tiroreteios...
Dado à tudo, nossa mente pode trabalhar em prol de nos manter vivos.

A luta continua, mesmo fora da Síria.
Você sai da Síria, mas ela vive em você!

Deveríamos nos ater e tentar entender que ser um refugiado não é escolha, não é fácil, não é uma ameaça. As pessoas querem viver, poder andar livremente, não ver destruição.

Sejamos mais humanos!

PsiMônicaB 21/07/2023

Só sofrimento e desespero
Queria ter amado esse livro, no começo estava muito bom. É sobre um casal de adolescentes que se conhece e se apaixona no meio da guerra na Síria. Tema super relevante e necessário para a conscientização da sociedade. Porém o livro todo é basicamente sofrimento do início ao fim, só catástrofe e tragédia com um romance morno de fundo. Nada muito relevante acontece na história, parece que os eventos se arrastam e os dias não passam, Salama a personagem principal tenta sobreviver enquanto todo mundo morre ao redor dela. Fiquei com a sensação de que não acabava nunca, o que talvez seja exatamente a mesma sensação de quem vive uma guerra.

cypherskooluv 16/07/2023

Eu comecei a ler esse livro por causa da capa, não fazia ideia que seria sobre a guerra que acontece até hoje na Síria e isso me surpreendeu bastante.
A leitura me cansou em alguns momentos mas o final meus amigos, fiquei triste. Porque isso é uma realidade de muitos que vivem lá e dói saber que isso ainda continua e não acaba.

"Enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá"

Gostei que a autora (SPOILER): deu um final feliz pra Salama, isso confortou meu coração.

A nota da autora fez com que eu gostasse mais ainda do livro e saber que ela é army me deixa muito feliz. Espero que Kim Namjoon leia o livro dela ?

Ana Vizentim 15/07/2023

Q livro!!!
Termino esse livro chorando horrores e com o coração apertado pela minha ignorância perante aos acontecimentos narrados aqui.
De uma maneira linda e poética a autora trouxe uma realidade q mexe muito comigo. Ela retrata um período muito difícil na Síria mas q ainda assim nos traz esperança.
Esperança de um mudo melhor.
PS.: para quem é sensível a assuntos relacionados à guerras esse livro traz muitas cenas fortes.
Bá Firmino 15/07/2023minha estante
Ai Ana, quero muito ler esse! Adorei suas impressões

Ana Vizentim 16/07/2023minha estante
É lindo viu... super indico

1 | 2 | 3 | 4 | 5