Enquanto houver limoeiros

Resenhas - Enquanto houver limoeiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Glaydson5 02/07/2023

Gostei!
O livro "Enquanto houver limoeiros", escrito por Zoulfa Katouh, é uma obra que nos transporta para o universo da imigração, trazendo à tona a realidade de muitas famílias que deixam suas terras natais em busca de uma vida melhor. Através da história da protagonista, Samah, somos apresentados a uma narrativa emocionante e ao mesmo tempo reflexiva, que nos faz refletir sobre questões universais, como a busca por identidade, a importância da família e a luta pela liberdade. Com uma escrita cativante e personagens marcantes, o livro nos faz mergulhar na jornada de Samah, uma jovem síria que, após a morte de seus pais, decide partir em busca de um futuro mais promissor. Ao longo da trama, somos confrontados com as adversidades enfrentadas pela protagonista, desde a sua viagem perigosa até a chegada em um novo país, onde se depara com a barreira do idioma, o preconceito e a dificuldade de adaptação. Por meio do relato de Samah e de suas relações com pessoas que cruzam seu caminho, o livro nos faz refletir sobre as injustiças do mundo e a importância de olharmos para o outro com empatia e solidariedade. Apesar das dificuldades, Samah nunca perde a esperança e sempre encontra forças para seguir em frente, revelando ao leitor um verdadeiro exemplo de resiliência e coragem. Assim, "Enquanto houver limoeiros" é uma leitura indispensável, que nos faz refletir sobre as adversidades enfrentadas pelos imigrantes e nos convida a uma profunda reflexão sobre nossos próprios valores e atitudes. É um convite a olhar para além das barreiras culturais e sociais, e a reconhecer a importância de acolher e respeitar a diversidade. Através dessa envolvente narrativa, Zoulfa Katouh nos presenteia com uma obra que nos toca profundamente e nos convida a repensar o mundo em que vivemos.

@somaisumparagrafo 29/06/2023

@somaisumparagrafo
Aos dezenove anos, a estudante de farmácia Salama Kassab teve que abandonar sua vidinha em meio a uma amorosa família para se tornar voluntária em um hospital que ajuda feridos da Revolução Síria. Tendo sua cunhada grávida como única família por perto, está dividida entre a lealdade ao seu país ou a tentativa de fuga. Cada dia é uma sequência de horrores, a jovem luta para sobreviver em meio ao caos, tendo como companhia alucinações que são a personificação de todos os seus medos. Contudo, quando Kennan cruza seu caminho, ela sente que um pouco de cor volta a aparecer em seu mundo tão cinzento.

-x-

Ambientado na Síria, essa é uma história que retrata com fidedignidade a jornada de uma mulher em meio a uma Revolução, lutando com todas as suas forças contra a ditadura, sobrevivendo mediante a traumas, perdas, abusos, opressões e atrocidades.

A narrativa é permeada de emoções, a dor é pungente, os sentimentos ficam aflorados, o asco é penetrante, escorre ao virar de cada página. Contudo, não somente de barbáries se constitui essa trama, somos agraciados com um romance singelo, inocente, que se constrói perante o respeito, companheirismo e apoio mútuo. Uma história que fala acima de tudo sobre amor, família, sonhos e esperança, é sobre encontrar pedacinhos de felicidade em meio a dor e lutar por aquilo que se acredita, é sobre não desistir mesmo quando tudo parece distante e impossível.

Byfeferreira 21/06/2023

Triste, pesado, mas necessário!
Eu não conhecia esse livro e nem a autora, mas eu recebi o livro pela Editora e me interessei bastante quando li a sinopse, mesmo assim, não sabia o que me esperava.

O livro é pesado, triste e muito real para muitas pessoas, infelizmente. O foco são as pessoas dentro da Síria, que vivem uma nova realidade depois da revolução do povo contra o governo e suas tentativas de sobreviver. Além disso, o livro também fala bastante sobre os refugiados, que arriscam suas vidas ao tentar sair do país e a culpa que eles carregam por deixar suas raízes para trás.

A história me pegou muito em diversos momentos, e apesar de já ter visto bastante nos jornais sobre a situação por lá, lembro até de manchetes na época em que tudo estourou por lá, não imaginava todo o real sofrimento das pessoas que tentam sobreviver um dia de cada vez.

Me emocionei demais com a história da protagonista, que apesar de ser fictícia, traz para as páginas o que com certeza foi e é realidade para muitos.

Um livro forte, mas necessário para nos fazer reconhecer e conhecer uma realidade completamente diferente da que vivemos por aqui.

Iaszz 21/06/2023

"Mas, apesar das atrocidades que meus personagens precisam enfrentar, eu espero que você veja além desses traumas. Eles representam cada sírio no mundo, com suas esperanças e seus sonhos, e uma vida a viver. Temos direito a essa vida."
É um livro difícil de ler, não por ser ruim, mal escrito ou enrolado, e sim pq é um tópico muito sensível, e algumas cenas são bem "cruas", descrevendo as situações. Os personagens são muito humanos, os medos, as ansiedades, as formas como eles lidam com a realidade que eles tão inseridos. Chorei muito recomendo

Luciana 17/06/2023

É um livro pesado, difícil de ler e não ser tocado de alguma forma.

Apesar de ser ficção sabemos que tudo que foi descrito aconteceu, acontece e continuará acontecendo, seja na Síria ou em outro lugar. Não consigo mensurar as consequências de se vivenciar algo dessa dimensão de dor, destruição e desenraizamento forçado. A autora consegue passar isso muito bem através da escrita, aconselho ler num momento em que a cabeça seja capaz de lidar com temas sensíveis.

jenni 15/06/2023

História triste e maravilhosa
Esperava que a história fosse mais pesada, mostrando detalhadamente a guerra, torturas, etc...
Fiquei com receio por esses fatores acima, mas não, é uma história muito bem construída que vai te desfazendo aos poucos, tirando em torno de uma menina de apenas 18 anos que passa por tanta coisa com a família e no trabalho, e que continua firme e vívida, ela detalha a vida dela e principalmente a cidade em que estão passando por uma situação catastrófica e agoniante.
O final foi oque mais me desconcertou porque eu não sabia se estava tudo bem ou se estava dando tudo errado.

Iparisclarke 14/06/2023

Emocionante
Demorei mais de um dia após terminar o livro para fazer essa resenha, precisei digerir o que aconteceu já que foram muitas emoções. A história não é leve, chorei em muitos momentos e sinto que esse livro não é pra todo mundo.

A leitura vai contar a história dessa querida que mora na Síria no ano de 2011, quando basicamente estava tendo uma senhora guerra civil lá e ninguém estava à salvo. Quando comecei admito que pensava que era um livro de fantasia por ter um certo elemento, mas conforme avançava no livro percebi que a escritora misturava ficção com não ficção.

O plot final posso dizer que já esperava, mas o evento antes dele simplesmente explodiu minha cabecinha, as revelação depois 75% me abalaram e sim eu fiquei triste junto com a protagonista. Saber que toda essa situação de guerra é real só deixa um sentimento ainda maior de impotência.

Falando brevemente também, o romance desse livro é lindo demais. Claro que não é o foco, mas me deixou boba e de coração quentinho, o amor deles crescendo nesse cenário caótico foi intenso e apreensivo porquê a gente nunca sabe se vai dar certo ou alguém vai de arrasta pra cima.

Conteúdo: Romance, guerra, medicina, imigração. (Não irei acrescentar mais por serem spoiler.
Gatilhos: Violência, morte, tentativa de 3stupr0, ameaça, misoginia, assédio.

viluxxs0 11/06/2023

As long as the lemon tree grow
Eu queria ter amado esse livro igual todo mundo mas sei lá acabou não sendo o que eu esperava? a escrita é bonita e afins mas foi tudo muito melodramático e brega? sem falar no romance que é sei lá sem sal demais a salama tem muita personalidade e o kenan nenhuma ele parece uma porta e afins. mas o plot foi bem legal mas não sei se recomendaria é bem triste também então?

Moon89 07/06/2023

Um dos meus favoritos
Eu não sei nem por onde começar além de dizer que se tornou um dos meus livros favoritos, a ponto de eu não conseguir terminar no mesmo dia e SONHAR com ele.

Enquanto Houver Limoeiros prendeu a minha atenção do começo ao fim, me deixou apreensiva, preocupada e pensativa o bastante pra gerar um sentimento de impotência ao saber como as pessoas, em outro país do qual só tenho conhecimento pelas notícias que de vez em quando aparecem pela televisão ou internet, estão vivendo.

Estou até agora sem palavras pra descrever o que eu li, como me senti e como certos capítulos ainda estão presos na minha mente. É um livro que todos deveriam ler, ou pelo menos dar uma chance e enxergar a vida com uma outra perspectiva.

Beeathriz 06/06/2023

Que livrão!
Confesso que no começo do livro eu estava achando um pouco chato esse rolê todo da Salama ficar imaginando o futuro dela com o Kennan. Mas conforme as coisas foram acontecendo eu fui ficando cada vez mais angustiada. Esse livro é muito pesado e bonito ao mesmo tempo! Com certeza me instigou a procurar saber mais o que anda acontecendo na Síria.

babsismore 05/06/2023

Rapaz...
Eu tinha uma expectativa enorme com esse livro, e me decepcionei um pouco... O enredo é cativante mas a execução foi meio paia. Ao mesmo tempo que tinha momentos que a autora soube descrever as cenas de uma forma condizente com o tópico, houve cenas que pareciam uma grande fanficona e isso me quebrou um pouco. Além de tudo senti que faltou um pouco de pesquisa sobre a guerra em si, do pouquíssimo que sabemos sobre pelo menos. Mas a descrição sobre a cultura e arquitetura Síria me prendeu demais, esse foi um dos pontos que me impediram de abandonar o livro. O romance também me prendeu muito, se a autora tivesse escrito apenas um livro sobre os dois protagonistas acho que eu teria favoritado, pois ela manda muito bem nesse quesito, a química entre os dois aqueceu meu coração, o amor dos dois pela família e pela Síria também me emocionou demais. Mas no fim vou dar 3 estrelas por causa da escrita da autora, e também porque ela deu muitas e muitas voltas nos mesmos tópicos o que foi bem cansativo de ler, achei tantas coisas repetitivas demais que me peguei revirando os olhos em alguns momentos durante a leitura, mas isso pode ser insensibilidade minha... Esse livro não é de todo mau, me fez pensar e repensar nos meus privilégios e em como devemos amar incondicionalmente a vida, pois não sabemos o dia de amanhã.

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 21/05/2023

Um livro arrebatador!
Salama é uma jovem síria feliz, estudante de farmácia, muitos sonhos a serem realizados, mas a Guerra chega ao seu colapso.
E em poucos dias, ela se vê sem o pai e o irmão, presos pelo exército violento sírio, após uma manifestação, a mãe morta após um ataque em sua residência, e a única pessoa da família que lhe resta, é Layla, sua cunhada grávida de 7 meses.
Salama acaba indo trabalhar em um hospital em Homs, como voluntária, e ali cuidando dos feridos e chorando pelos mortos, ela vai presenciando o que os olhos jamais deveriam ser capazes de testemunhar.
Com a ajuda de Khawf, que insiste que Salama precisa fugir da Síria em busca da sua sobrevivência, de Layla e sua sobrinha. Mas ela se verá dividida em deixar o seu país amado com refugiada na Europa e lutar pela vida dela e das duas pessoas que lhe restaram.
A chegada de Kenan e seus irmãos ao hospital, e a visão de uma vida que ela poderia ter tido, torna essa decisão ainda mais impossível...
Enquanto Houver Limoeiros, é uma história densa, intensa, angustiante, envolvente, emocionante e arrebatadora!
Muito fluida, com personagens reais e uma trama tão necessária, onde a autora nos mostra através de sua escrita primorosa e uma narrativa crua, de como a humanidade pode se tornar tão cruel
É visível que nos implora que olhemos pela Síria e todos os horrores que aquele povo sofre a anos, ao mesmo tempo que não desistem e lutam bravamente para voltar a ver seu país livre novamente.
Amei esse livro, e como foi difícil de desapegar (ainda estou no processo de desapego). Me vi totalmente presa e imersa nesta leitura. Deixo aqui meu agradecimento a Zoulfa por ter me feito sonhar e me apaixonar por Salama e Kenan, pelo plot surpreendente e por sua nota final, muito emocionante!
Leiam! Como disse anteriormente, esse livro é obrigatório e necessário a todos os leitores e não leitores.
Gatilhos: violênci4 física e emocional e tentativa de estupr0.

Carolina165 21/05/2023

Maravilhoso e necessário
Síria, 2011:
Um grupo de estudantes incentivados pela Primavera Árabe protestam contra o governo corrupto e ditatorial de Bashar al-Assad. O governo responde violentamente e o povo, chocado, organiza mais manifestações. E então tem início a Guerra Civil Síria que perdura até os dias atuais.

O livro se passa nesse contexto, onde acompanhamos a luta de Salama pela sobrevivência, com todas as suas dores e conflitos internos. Ela não sabe nem se o irmão (que foi capturado pelos militares) está vivo, sendo torturado na prisão, ou morto como ela espera que esteja.

Uma coisa é acompanhar os noticiários da TV sob a ótica política, outra coisa é enxergar o conflito pelo lado daqueles que sofrem diariamente com ele. E este livro traz esta visão até nós. Além de mostrar como a ditadura não é e nunca será boa, e também o patriotismo, que infelizmente falta aos brasileiros.

Um livro pungente, visceral, lírico e magnífico que merece e deve ser lido.

"... enquanto houver limoeiros, a esperança nunca morrerá."
Rogéria Martins 21/05/2023minha estante
Excelente resenha, Carol!
Clara o suficiente sem dar spoiler, mas contextualizando o livro para que saibamos exatamente o que esperar.
Amei!

Vanessa.Castilhos 21/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Carol! Mt bem colocada!!

Carolina165 21/05/2023minha estante
Obrigada Rogéria e Vanessa! ?

Fabio 22/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Carol!
Mandou bem demais! E o melhor: sem spoilers kkkkkk

Carolina165 22/05/2023minha estante
Obrigada Fábio! ?

Mônica 23/01/2024minha estante
Estou sem fôlego, ao terminar esse livro!!! Mais do que necessário!!!??

Carolina165 23/01/2024minha estante
Um livro bem visceral né Mônica!

Paulolins 19/05/2023

Livro muito interessante - ??????????
O que a gente conhece dos conflitos na Síria ?? ? E o mais interessante, quem conhecemos de lá ?

Essa é a historia da Salama, da Layla, do Kenan e de tantos outros que sofreram e sofrem nesse conflito. Não tenho palavras para recomendar mais!

Extra: Se você gosta de hospitais ? ou limões ? ou estúdio Ghibli ? - considere fortemente essa leitura!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 07/05/2023

No meu top 5 da vida!
Olá queridos amigos leitores! Nesse domingo quero trazer uma dica de lançamento que chegou até mim como um presente do @grupoeditorialrecord , e que acabou sendo uma das melhores leituras que fiz na vida! Sem sombra de dúvidas está entre os 5 melhores e eu espero muito que ele obtenha reconhecimento aqui no Brasil.
Estou falando de Enquanto Houver Limoeiros de @thelemonwitch_ lançado pela @veruseditora .

??? Ninguém entra em um barco instável no oceano se houver outra escolha?

Tendo como pano de fundo a Revolução da Síria, esse envolvente romance, nos trás Salama , uma garota que ainda jovem perdeu todos seus familiares pelas consequências da revolução Síria.
Ela que estudava para ser farmacêutica se vê em um hospital operando, salvando e perdendo vidas na mesma medida, já que medicamentos e até a água estão escassos no país. A única coisa que ainda dá esperanças para ela e sua cunhada que está no sétimo mês de gravidez.
Por conta se de um estilhaço que a atingiu , Salama vê o que parece ser uma entidade criada por sua mente que a tortura mostrando diversos cenários de tragédia, para que ela tome a decisão de deixar o país.
Em meio a todos esses desastres, ela conhece Kenan, um garoto que parece ser um pouco de alívio para suas dores.

?? ? Minha história, meus ancestrais, minha família. Estamos todos aqui?

Tenho que dizer que esse livro é forte! Nos mostra cada detalhe de acontecimentos que para nós estão muito distantes, mas que para os sírios são medos diários, e tragédias que eles jamais esquecerão.

A autora também nos mostra o terror das pessoas que resolvem fugir em condições precárias, pois pouco temem a morte, mas sim o pesadelo de serem pegos, pois as torturas sofridas são muito piores do que morrer.

A trama nos mostra ainda com clareza o psicológico desse povo que perdeu tudo, e vive cada segundo esperando ser morto. E como isso destrói a mente mais sã.

Também preciso falar de Kenan, o mocinho da história, é um verdadeiro herói, mesmo correndo o risco de ser pego , ele filma os protestos e envia para o YouTube para que o resto do mundo saiba a verdadeira dimensão do horror que eles enfrentam.

É necessário dizer que há gatilhos para morte, genocídio, exaustão de profissionais da medicina , amputação e violência sexual.

1 | 2 | 3 | 4 | 5