Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Https_absch 28/03/2024

"Todo mundo é diferente"
"Esta história é sobre um monstro encontrando outro monstro. Uns dos monstros sou eu."

Yunjae nasceu com uma doença neurológica chamada alexitimia( capacidade de identificar sentimentos, como medo, tristeza,raiva,...). Ele mora no pequeno apartamento encima do sebo da mãe. Então na véspera do Natal, tudo muda com um ato de violência, deixando-o sozinho. Assim ele começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica dentro dele, tendo agora que lidar com essas mudanças.

Livro muito bem escrito, em capítulos curtos, história bem emocionante de autodescoberta sobre si e sobre o mundo ao redor, leitura fácil e fluida e personagens cativantes.

Thainá @thaii.limab 18/08/2023

Foi uma leitura muito boa!
Os capítulos são curtos, a leitura simplesmente flui.
Chega ser engraçado, termos um protagonista que não sente nada mas que ao mesmo tempo faz com que passemos toda leitura numa montanha russa de emoções.
Que livro!

Beatriz 14/09/2023

Esse é um livro diferente, não tem outra palavra para descrever melhor toda a narrativa e os personagens que são tão reais que você consegue sentir que conhece todos eles. Amêndoas é quase como olhar para as pessoas com uma lupa você vê tô o exagero mas só entende mesmo se observar com os seus próprios olhos.
É uma leitura densa, mas flui que é uma beleza, cheguei por curiosidade e estou triste por ter acabado.
Fica como um livro querido que tive por perto e me fez pensar mais no que é ser humano.
Isa G 14/09/2023minha estante
Adoro esse

Loli.carol 25/10/2023

Livro lindo! Nos encoraja a enxergar além da superfície. Ninguém é de todo mal, mas é preciso esforço e sensibilidade para notar isso.

Kerollyn4 29/12/2023

Me desculpa. Eobrigado . De verdade.
Tão profundo e tão rápido! Eu estou apaixonada pelo litro, capítulos curtinhos que traz reflexões tão longas.

Eduarda Veloso 27/03/2024

Conhecer a história do menino que não sentia nada, é sentir tudo.
Amêndoas foi uma surpresa.
Foi o meu primeiro livro coreano, então, estava muito animada com a imersão numa nova cultura e, claro, numa história onde um menino não possui a capacidade de sentir. Como psi, me perguntava como lidar com alguém (de uma perspectiva pessoal) incapaz de conhecer a alegria, a tristeza, o medo.
Até os 50% do livro, achei tudo muito arrastado, mas nessa altura da leitura, o livro vira completamente.

"As pessoas fingem não ver tragédias distantes dizendo que não há nada que elas possam fazer, mas também não intervêm em uma acontecendo por perto, porque ficam assustadas demais. A maioria consegue sentir, mas não agir. Dizem que se compadecem, mas logo esquecem. Do jeito que eu vejo, isso não é compaixão de verdade. Eu não queria viver assim."
Conhecer a história do menino que não sentia nada, é sentir tudo.

Quatro Estrelas * 15/01/2024

Não gosto de amêndoas mas adorei o livro :)
Segundo livro do ano. Acho que ele se encaixa em um dos que eu li mais rápido com mais de 200 paginas. Mas, Vamos para a resenha. tendo uma análise "tecnica", ele e um livro com uma liguagem bem simples sem muitas palavras difíceis, os capiltulos sãO curtissimos, perfeito para aquele leitor que quer superar a ressaca literária. Foi uma leitura agradavel do início ao fim. O Livro pode parecer que o timer é um pouco curto, e que tudo acontece rápido de mais, porém ele tem saltos temporais para o desenrolar da jornada o protagonista. Além disso, é um livro diferente por se tratar de um drama coreano, tanto da forma como descreve mas a cultura e os costumes da população, e diferente do que é comum está em alta.
O livro conta a história de um rapaz chamado Yunjae, que é diagnosticado com a Alexitimia, condição que impede do indivíduo de expresssar e sentir sentimentos e emoções. E com isso, o desenvorrlar da história e como o protagonista e a sua família lidam com essa condição, até a ocorrência de eventos traumáticos da qual o personagem principal tem que se descobrir em um mundo sem o apoio familiar. Além dessa trama principal há outras tramas e desenvolvimentos de outros personagens, de modo que a alexitimia e o contato com Yunjae mudam a percpção da vida desses personagens além de enfatizar a importância dos sentimentos.

ps: o livro pode ser triste para alguns leitores

ANDER CELES 09/12/2023

Esse livro é muito bom!
Não sei dizer o que senti depois de terminar de ler esse livro. Eu amei a leitura. Amei. Você entra na cabeça do Yunjae de uma forma muito orgânica. É muito interessante acompanhar a forma como ele pensa, pelo seu problema em sentir emoções. Isso nos gera sensações de medo pelo que possa acontecer com ele em certos momentos. Isso também nos dá alguns momentos divertidos, principalmente na relação entre ele e o Gon.

O Gon é um personagem muito interessante, extremamente complexo. Eu adorei como a relação desses dois personagens se desenvolveu. Os demais personagens desse livro também são muito bons, todos usados nos lugares corretos, a quantidade de tempo necessário pro bom desenrolar da história.

Bom, esse livro não tem uma história exatamente com clímax, com objetivo final, sabe? São situações que acontecem na vida desses dois personagens, do Yunjae e Gon, explorando seus sentimentos. O livro também aborda como as escolhas das pessoas afetam o desenvolvimento de outras, principalmente na relação pais e filhos. Também é interessante o fato do Yunjae não sentir emoções, porque ele não faz nenhum pré-julgamento dos outros. Logo, a forma como Gon é visto por todos, não afeta ele da mesma maneira. Isso faz a gente perceber que nossos sentimentos também nos gera preconceitos que atrapalham nossa visão e não ajudam aqueles que são julgados a melhorar. E o Yunjae é uma peça-chave nessa "salvação" do Gon.

A escrita desse livro é muito tranquila. Os capítulos são curtos e muito ágeis.

Amei o livro. Li com medo, porque uma das propagandas para esse livro é de que seria o livro favorito do BTS (que eu gosto muito). Mas quando esses livros vem com esse apelo, fico com o pé atrás de que seja só um livro caça-níquel. Mas não, o livro é muito bom.
Barbara M Giolo 10/12/2023minha estante
Um dos melhores que li esse ano! Amei também ??

jessleti 03/05/2024

Um livro emocionante ao todo, mas o final... me emocionei muito.
Todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez.
gabifin_ 03/05/2024minha estante
esse livro me ensinou a ser alguém melhor

Maria1691 03/05/2024minha estante
Está na minha lista, ansiosa para começar a ler

beloa 29/07/2023

A palavra "Amor" trouxe um novo sentimento
Nunca tinha lido um livro coreano q pudesse trazer um sentido maior dos sentimentos como este.
É lindo a maneira do decorrer da história q a palavra "Amor" vai se intensificando cada vz mais.
Como dizia lá no livro: amor é o q faz ser humano e amor é o q faz ser um monstro

ester :) 28/09/2023

Amêndoas
Esse livro simplesmente me deixou EM PRANTOS. O final, o epílogo e a nota da autora me fizeram chorar demaiss
É aquele tipo de livro em que você termina de ler e fica meia hora olhando pro teto, aquele tipo de livro difícil de absorver. Tanto que li ele há meses e só resolvi resenhar agora.
A história é simplesmente incrível, a evolução do Yunjae ao longo da narrativa me emocionou muito, ele se tornando humano aos poucos, se abrindo e expondo seus sentimentos foi lindo de se ver, esse livro com certeza daria um ótimo filme. A leitura foi muito cativante, a escrita é muito boa. Não esperava aquele plot ?
Solange 28/09/2023minha estante
Mds eu tava querendo muito ler esse livro

ester :) 28/09/2023minha estante
É maravilhosoo!!

Yasmin827 06/04/2024

Cada um tem suas próprias e particulares amêndoas.
Acabei de ler amêndoas, um livro que eu estava ansiosa a um tempo para ler. Antes, eu pensava que se tratava de uma história motivadora ou algo assim, e de fato é, por uma perspectiva. Mas algo que me chamou atenção no livro, o questionamento no início e no fim se é de fato uma história feliz ou triste. Bom, após alguns questionamentos eu não cheguei a lugar algum; porque a história não é pra ser assim, ela é pra ser uma incógnita, igual os os pensamentos e sentimentos de yunjae. Na minha perspectiva, o livro fala sobre como pessoas podem demonstrar e sentir diferente de cada um. Cada um com suas peculiaridades e emoções. E isso não é algo ruim, e também não é algo muito bom. É por isso que ele nos mostra que devemos, assim como yunjae, apenas deixar SENTIR, seja bom ou ruim, seja pouco ou muito. Eu sou uma pessoas que sempre foi de sentir muito, chorar muito, rir muito, ficar muito triste, e até pouco tempo atrás, considerava isso uma fraqueza, algo que eu não queria, assim como Gon, mas aprendi que é da personalidade de cada um, que isso não é ruim, e que isso não me deixa menos forte, é apenas o que eu sou. Eu sou assim, as vezes de sentir muito as vezes de não sentir quase nada. O doutro Shim foi certeiro quando falou que o cérebro humano é algo misterioso e mais complexo do que se imagina. As coisas mudam, as pessoas envelhecem, e com elas, os sentimentos mudam, deve ser algo natural, não imposto por ninguém, nem por você mesmo. Eu espero que eu possa me expressar cada vez mais, e sentir cada vez mais, eu amo isso.

ps: obrigado namjoon e yoongi pela recomendação indireta desse livro.

nananamu 09/07/2023

Incrível.
Namjoon e yoongi nunca erram, esse livro é simplesmente incrível, a escrita é leve mas a história é super profunda, definitivamente um dos melhores livros que já li.
Vanderleia19 11/07/2023minha estante
Nunca erraram msm,e esse livro virou meu fav

nananamu 11/07/2023minha estante
virou o meu também!!

manuzeca 27/05/2024

Mds é só tristeza
Em Amêndoas, somos apresentados a Yunjae, um jovem que foi diagnosticado com uma condição rara: suas amígdalas, partes do cérebro parecidas com pequenas amêndoas, responsáveis por processar e regular as nossas emoções, não funcionam. Ou seja, Yunjae não reconhece emoções, não consegue expressá-las e nem identificá-las. Yunjae vive em um pequeno apartamento com sua mãe e sua avó, que são o universo todo do garoto. Com a ajuda das duas, Yunjae consegue se adequar ao mundo exterior do melhor jeito que pode, sempre se apoiando na mãe e na avó. Com a jovem idade de 16 anos, o garoto vê o seu mundo colapsar em segundos. Pela primeira vez na vida, Yunjae está sozinho e precisa aprender a viver com isso.
Amêndoas é um livro sensível, triste, carregado de questionamentos e lições. Somos apresentados ao mundo sem emoções de Yunjae, o que torna a leitura um tanto pesada. Não é fácil ler um livro qual o personagem não tem emoção nenhuma, é difícil se apegar a ele e a história que ele conta, tanto que me afeiçoei mais ao personagens secundários do que ao protagonista. Apesar dos capítulos curtos, demorei bastante para terminar este livro por ter dificuldade de me afeiçoar ao protagonista, mas a partir do momento que o Gon aparece, minha leitura fluiu muito bem.
Gon é um personagem sofrido, com uma história terrível e que luta muito para ser uma pessoa melhor. Ele se torna o melhor amigo do Yunjae, fazendo com que ele saia de sua zona de conforto e tente entender um mundo completamente diferente do que sua avó e mãe tinham apresentado a ele. A dinâmica e amizade dos dois é linda, cheia de camadas e muito cativante.
Apesar do final corrido e da dificuldade de me conectar com o protagonista, achei Amêndoas um bom livro e bem escrito, com boas reflexões e momentos que me tiraram o fôlego e me fizeram chorar.

readwith.bi 01/06/2023

Almond :)
Amêndoas tem uma história comovente e gentilmente otimista que nos inspira a abraçar as conexões que temos com os outros. Mergulhando profundamente nas complexidades das emoções e no enigma daqueles que nos rodeiam. Retrata o poder que tem uma amizade e o que pode despertar dentro de nós. Embora seja impossível ver o mundo pelos olhos de outra pessoa, podemos nos esforçar para encontrar nossa própria perspectiva única e que embora nunca possamos recuperar o que foi perdido, sempre podemos descobrir algo mais que acenda a paixão novamente dentro de nós.

Assistindo In the Soop 1 vi o Namjoon membro do bts grupo sul coreano lendo esse livro e fiquei muito curiosa pra ler pois as indicações do Nam são incríveis, Yoongi em sequência leu também e produziu um mv sobre a condição específica que o protagonista tem, o que me despertou mais interesse e finalmente chegou para o Brasil. É uma leitura incrível com capítulos bem curtos e emocionantes.