Êxtase & outros contos

Êxtase & outros contos Katherine Mansfield

Resenhas - Êxtase & Outros Contos

flor de lotus 26/12/2023

Escrita por uma mulher, mas essa mulher é kathrine mansfield
Estou muito feliz de ter lido katherine mansfield nessa reta final do ano. seus contos me trouxeram a simplicidade e simbologia que eu tanto precisava nesse momento.

to num momento de externo caos, mas dentro de mim tem uma estranha calmaria. então assim como mansfield, estou intensificando as famosas pequenas coisas, tornando tudo verdadeiramente significante.

a escrita de mansfield é simples e ao mesmo tempo carregada de significado. ela traduz perfeitamente em palavras seu olhar sobre a vida: o olhar dos detalhes, dos momentos. sua escrita é uma lupa das pequenas coisas que importam. além disso, é sublime e vai se delineando ou se construindo através de experiências sensoriais.

somos feitos de momentos, a felicidade é momento, então aproveite quando ela vier.

em relação aos contos, o que mais gostei foi "êxtase". no geral, ler seus contos é um ótimo estudo social de classes, gênero e comportamentos da inglaterra de sua época.

as mulheres de mansfield, na minha opinião, são melhores definidas no trecho: "ela desenha a imagem de mulheres à beira, no extremo de alguma coisa muito real e sem nome - e faz com que elas possam expressar, ali mesmo naquele limite, o que realmente compõe o retrato das mulheres de mansfield: a profundidade que nem sempre é exagerada, muitas vezes é sutil, quase silenciosa". dito isso, tenho orgulho de informar que katherine mansfield entra pra minha seleta lista de "escrita por uma mulher, mas a mulher é ... "

(só pra fechar tenho que dizer que essa edição da antofágica tá perfeita. eu li no kindle, mas não perde em nada o trabalho bem feito)

(ignorem o KATHRINE do título, foi só pra caber -:- )

melmelmelmel 22/12/2023

Eu intensifico as famosas pequenas coisas
Consigo entender completamente porque a Clarisse Lispector admirava tanto essa escritora, é uma escrita tão leve, tão fluída mas tão bem construída e intensa. O livro é dividido em vários pequenos contos, todos protagonizados por mulheres e compostos por uma musicalidade única.

Apesar de serem contos curtos, é possível enxergar as singularidades de cada uma das mulheres presentes neles, em poucas linhas é possível perceber um pouco da personalidade de cada uma, ver suas complexidades. É impressionante como a Katherine conseguiu dar tantas camadas para essas personagens com tão poucas páginas.

Todos os contos também contém muitas referências a música, de uma forma ou de outra todas as histórias são desenvolvidas e sentimentalizadas nas músicas citadas em seus contos. O conto "A aula de canto" mostra claramente uma narrativa diretamente ligada com a música, a história e os sentimentos da personagem principal se constroem no mesmo ritmo da música cantada por suas alunas, se tornando mais intensa conforme a música fica mais acelerada.

E eu não posso deixar de falar do primeiro conto, que dá nome ao livro, Êxtase, que foi para mim o melhor de todos!!! A energia da Bertha é surreal, ela é uma mulher tão apaixonada, tão feliz, uma típica protagonista complexa que eu gosto de ver. A representação dela como alguém presa, que esconde seus próprios sentimentos, seus desejos mais íntimos, apenas para se encaixar no que se espera dela é tão real, tão humana que me deixou obcecada.

"Por que ter um corpo se é preciso trancá-lo numa caixa, como um violino muito, muito raro?"

A Bertha é uma menina tão jovem, com tantas aventuras e sentimentos para explorar, mas é obrigada a esconder toda a sua complexidade e seguir nos padrões, como se espera que ela faça. E eu senti que ela, assim como todas as outras, representam diversas faces que ainda hoje vemos muitas mulheres tomando, tantas máscaras usadas para esconder quem realmente somos.

A Katherine, assim como a Clarisse e a Simone de Beauvoir, entrou para a minha lista de obcessões e espero ler mais livros dela ano que vem!!!

Klelber 21/12/2023

Contos...
O livro é muito bom, só não gostei do último conto. Não que ele seja ruim, longe disso, mas é retrato de uma época em que as pessoas eram muito afetadas, da uma raiva, uma agonia de ler...

BArbara454 21/12/2023

?Suas críticas à sociedade inglesa são ferinas, sem jamais serem óbvias. Seu jogo narrativo explora alguns dos principais elementos que fazem do conto uma obra de arte: o não dito, a sugestão, a insinua-ção, o humor que esconde o drama e a tragédia psicológica das personagens.? Essa análise, presente no final do livro da edição da Antofagica representa bem o livro e o porque ele me agradou tanto!

Isa 19/12/2023

Nós mulheres que não conseguimos deixar de sentir
Fiquei meio obcecada por esse livro. talvez seja a energia bissexual fortíssima em ?êxtase? ou o melodrama da protagonista de ?aula de canto?, mas o fato é que ninguém escreve contos como a katherine mansfield. como pode alguém que morreu em 1923 pensar engual eu???????? talvez não exista experiência original e a gente esteja só repetindo as histórias de quem veio antes de nós.

Gabriela3420 18/12/2023

Êxtase e outros contos
Neste livro temos 5 contos, muito bem selecionados, da neozelandesa Katherine Mansfield. Com uma escrita primorosa, a autora capta os detalhes mais íntimos e psicológicos de acontecimentos cotidianos, como um jantar entre amigos, uma festa no jardim e até mesmo o luto. Todos os contos têm protagonismo feminino e nas entrelinhas uma crítica à burguesia inglesa do século 19.
Katherine colocou nos detalhes a grandiosidade dos seus textos, demonstrando seu grande domínio em narrativas curtas. Esta edição conta com textos de apoio que foram imprescindíveis para minha compreensão com mais profundidade da obra e também com ilustrações de algumas cenas chave dos contos.
Destaco o conto que dá título ao livro, ?Êxtase? que me envolveu desde o primeiro parágrafo e me arrebatou com o final. Outro conto que me chamou bastante atenção foi ?A vida de Ma Parker? por toda a carga emocional que contém.
Katherine Mansfield era admirada por outras grandes autoras como Virginia Woolf, Ana Cristina César e Clarice Lispector, portanto recomendo a leitura para quem gosta desse estilo de escrita intimista, poético e com fluxo de consciência.

melfru 18/12/2023

Gostei TANTO desse livro!!!
Amei cada conto mas o primeiro com certeza o melhor!!!
Foi um livro que fiquei enrolando porque simplesmente não queria terminar nunca

AnA 14/12/2023

Genial
Amei esta edição e os contos. Katherine Mansfield é simplesmente genial em escrever em poucas páginas algo tão profundo e simbólico. Gostei da percepção e o sentido que há nos personagens e na narrativa, aquilo que é percebido diante do real e a significação dele através da percepção de cada um. Acho incrível como ela faz a gente sentir, como se fosse uma musicalidade, a sensação do que está acontecendo ( êxtase ou tristeza luto por ex) através da narrativa. Além de também evidenciar como era a sociedade e o papel das mulheres na época.
Os textos de apoios ajudaram a abrir minha visão para entender as entrelinhas e adicionaram ainda mais na minha experiência com a autora (que não é meu primeiro contato).
Meus contos preferidos deste livro são: A Festa no Jardim e As filhas do falecido coronel. Contos estes que já tinha lido anteriormente, mas com menos maturidade e um olhar com mais repertório.

Nazrat 13/12/2023

Imersivo e magistral
Impressionante como a autora faz um trabalho de tornar interessante coisas aparentemente corriqueiras. Desde a preparação para um jantar ou uma festa, até a elaboração do luto de uma avó pelo querido neto ou de filhas em relação a um pai autoritário. Particularmente, inspirado achei o conto da "Aula de Canto" com a relação da música com as notícias recebidas pela professora e com os alunos e como as tudo se influenciava mutuamente. Uma escrita linda!

Renan 12/12/2023

Contos sortidos
Gostei muito desse aqui. Os contos tem temas bem diversificados, falando sobre família, amizade e coisas que não achava tão comum como tristeza e luto. Um dos últimos contos é sobre duas filhas de um sargento e achei bem triste, mas ao mesmo tempo libertador, pois fala sobre a relação delas com a perda do pai ao mesmo em discute as mudanças que isso causa e que não necessariamente seria algo ruim. O mais triste de todos é o que conta a história da Ma Parker e bem no finalzinho descreve de um modo bem único o sentimento de luto e tristeza, meio que misturado com a revolta pela maneira de como as coisas são. Enfim, meu primeiro livro da autora (espero ler mais coisas dela logo) e recomendo demais a leitura.

Pablo.Arvellos 11/12/2023

A calma literaria
Começo essa resenha admitindo que, por uma ou duas vezes eu pensei em largar esse livro. Não por ser ruim, nem nada, mas porque nele vemos diferentes histórias, tão calmas e reconfortantes, que, quando estamos acostumados a ler histórias em ritmos tão fortes e frenéticos, acabamos por esquecer que histórias calmas e tranquilizadora existem.
O livro em si é bem gostoso de se ler. É fluido, tem histórias simples mas muito bem aprofundadas em poucas palavras.
Eu diria que esse é aquele tipo de livro para se descansar. Lê-lo depois de se submergir em alguma história que te fez pensar por dias, ou até mesmo alguma que possa ter te causado uma ressaca literária, é uma boa escolha!

Carina 09/12/2023

Uma surpresa feliz
Uma coletânea de 5 contos bastante diferentes, cheios de sentimentos reprimidos, vontades secretas e percepções abstratas.
Meus contos favoritos são Êxtase e Festa no jardim. Eles me deixaram muito feliz e permitiram a experiência de muitas sensações e interpretações diferentes.

Pêssego 08/12/2023

EU QUERO É BOTAR MEU VIOLINO NA RUA.
A escrita de Katherine, é uma escrita que deixa o leitor envolvido, explorando em uma prosa limpa detalhes do cotidiano, não só em ações mas, como também o interior de suas personagens, todas tridimensionais; e em suas emoções, algo tão especial até pela época em que foi escrito. Além de exaltar o feminino, há críticas pontuais ao social, o que casa perfeitamente com o texto num todo e o deixa ainda mais primoroso.

Pam 04/12/2023

Não me surpreende que Katherine Mansfield tenha inspirado mulheres como Ana Cristina, Virginia Woolf e Clarice Lispector. Com contos que falam muito sobre nada e dizem tanto sobre tudo a obra carrega muita força para reflexão e "Êxtase" é o que inicia com grande elegancia essa coletanes

lorenzodeneuve 02/12/2023

Mansfield por meio de suas narrativas, inicialmente simples, por se tratarem de situações cotidianas e rotineiras, promove intensas reflexões sobre o papel da mulher na sociedade inglesa do início do século XX, explorando o patriarcado, as questões sociais, o moralismo e outras mazelas que prendiam vozes femininas. Encantou Virgínia Woolf, Ana Cristina César e Clarice Lispector por meio do "êxtase" que sua literatura promovia.

Ordem dos meus contos favoritos: "Êxtase", "A aula de canto", "A vida de Ma Parker", "As filhas do falecido coronel" e "Festa no jardim", todos excepcionais.