Êxtase & outros contos

Êxtase & outros contos Katherine Mansfield

Resenhas - Êxtase & Outros Contos

Vilela 04/05/2024

"Êxtase e outros contos" de Katherine Mansfield:
"Um conto de Katherine Mansfield começa com a simplicidade absoluta. Prossegue com uma situação comezinha, que enaltece a trivialidade até parecer que sairemos da leitura ilesos. Porém, é precisamente com a sofisticação que só os que escrevem de forma forma simples têm que ela nos conduz a uma espécie de passeio no parque onde, em dado momento, uma abelha irá ferroar nosso pescoço e sairmos dali mais doídos, mais melancólicos, mais comovidos, modificados, enfim. Como se as lentes cor-de-rosa dos nossos óculos fossem repentinamente, quebrados por um soco." (NARA VIDAL)

Sendo assim, segue um resumo destacando cada conto do livro "Êxtase e outros contos" de Katherine Mansfield:

1. Êxtase"
- Um conto que retrata a vida de uma mulher casada que reflete sobre sua existência e busca por paixão e significado.
- Explora temas de insatisfação conjugal, desejo e a busca por uma conexão mais profunda.

2. "A Aula de Canto"
- Narra a história de Miss Meadows, uma professora de canto que se vê confrontada com a realidade de sua idade e solidão durante uma aula.
- Destaca a solidão e os sonhos não realizados, além da fragilidade das aparências sociais.

3. "Festa no Jardim"
- Foca nas tensões sociais e nos conflitos familiares durante uma festa no jardim de uma casa de classe média.
- Explora as nuances das relações sociais e os dramas pessoais que ocorrem por trás das fachadas sociais.

4. "A Vida de Ma Parker"
- Conta a história de Ma Parker, uma mulher pobre e solitária que trabalha como faxineira, e sua luta diária para sobreviver.
- Destaca a compaixão e a humanidade em meio à pobreza e à adversidade.

5. "As Filhas do Falecido Coronel"
- Narra o encontro entre as filhas do falecido coronel Pinner, que refletem sobre seu passado e sua relação com o pai.
- Explora temas de memória, perda e a complexidade das relações familiares.

Cada conto em "Êxtase e outros contos" oferece uma visão perspicaz das emoções humanas, dos relacionamentos e das tensões sociais, através da prosa habilidosa e sensível de Katherine Mansfield.

D' Arc 01/05/2024

O último conto, foi maior e eu não entendi muita coisa.
Primeiro conta que eu tenho com a Katherine Mansfield e eu gostei. Pelo meu entendimento, de uma pessoa leiga no mundo da literatura, eu tive a percepção que a autora, escreve sobre o sentir. Os sentimentos complicados, outros não tantos. Por se tratar de um livro de contos, teve alguns contos que eu gostei e outros não muito. Mas eu recomendo.

Nessa edição da antofágica, tem pinturas lindas que retratam os contos. Livro lindo. O mais lindo da minha estante.

Izabella.BaldoAno 29/03/2024

"por que ter um corpo se é preciso trancá-lo numa caixa, como um violino muito, muito raro?"

que feliz surpresa tem sido conhecer a escrita de Katherine Mansfield. dos contos presentes em Êxtase e Outros Contos, confesso que nem todos li somente uma vez. alguns revisitei e só depois de tê-los lido pelo menos duas vezes é que considerei a leitura finalizada. outros serão certamente relidos com o tempo. na verdade, o livro inteiro.

Mansfield tem algo de muito único em sua escrita. um elemento desse algo que notei na maior parte dos contos de Êxtase é que as cenas começam no comum do cotidiano e de repente se desmancham, numa temporalidade muito bem elaborada. não a toa: segundo os textos complementares do livro, a autora queria mesmo era seguir carreira de violoncelista e, sendo impedida pelo pai, destinou à sua escrita muito dos seus estudos musicais. a construção narrativa de Mansfield tem um quê de tonal, daqueles encadeamentos de acordes que nos inserem num jogo de tensão e relaxamento, de ininterrupta expectativa. seus textos têm uma cadência toda própria, nem sempre conclusiva; às vezes, ela simplesmente deixa no ar um acorde dominante, nos deixando ali suspensos diante da cena.

não atoa também é que tão conhecidos nomes da literatura inglesa repudiavam essa imigrante, a quem consideravam vulgar: vem pra incomodar mesmo uma mulher que não se tranca na caixa do seu corpo-violino e das conformidades sociais e que observa, analisa e escreve seu entorno com um ritmo tão preciso.

queria falar muito mais de Mansfield e de Êxtase, mas guardo pra que eu possa redevorar esse livro e, quem sabe, tirar muito mais dele pra mim.
Catarina314 30/03/2024minha estante
que resenha linda! me deu vontade de ler

Jeanne.Vieira 04/04/2024minha estante
Sua resenha foi ótima, pena que ao ler não achei nada disso. Por isso vim procurar outras opiniões, pois ela é muito aclamada, tão elogiada, mas não tive paixão por nenhum conto, e li mais de uma vez, achando que eu estava lendo errado.
Mas agradeço pela sua resenha. Quem sabe eu releio em um outro momento.

margot 29/03/2024

O real êxtase é ler Mansfield
Essa coletânea de contos é recheada de ilustrações que conversam muito bem com as histórias. Esse livro estava na minha Wishlist da Amazon por conta do conto Êxtase (Bliss), que eu já tinha lido em diversos momentos, pra mim é uma das melhores performances que um conto pode oferecer do gênero literário.
Passagens muito profundas e cheias de brechas para se perder analisando, desde os símbolos do jardim; as cores e os jogos com as fontes de calor, desde a lareira a um acender de cigarro. É como se você entrasse em um modo investigativo ao ler, às vezes é algo que te frustra muito em outros contos, para ler você tem que ter os sentidos abertos para sentir o que é descrito. Viver sentindo o que é escrito, possivelmente um sussurro das experiências reais de Mansfield.
A experiência feminina de estar num abismo, te enche de adrenalina ou te faz tentar enxergar até o fundo, ver a imagem que não é decifrável. São as posturas em olhar dentro de si em momentos de emoções fortes, incandescentes que transpõe da alma ao corpo.

Jeanne.Vieira 27/03/2024

Conto é difícil
Acredito que conto para leitores por hobby é um livro mais dificulil que os outros. Eu que leio pra diversão não me conecto com os contos.
A pessoa que lê conto ela precisa ser mais profunda... refletir sobre uma vida em poucas páginas.
Eu sou mais rasa, não gosto dessa sensação de "pedacinho de fofoca"

heynathsantos 26/03/2024

Os contos exploram a vida cotidiana e os sentimentos das pessoas, como solidão, amor e morte, em palavras delicadas e simples, onde mora a beleza da escrita de Mansfield, a simplicidade que demonstram como os personagens se sentem e transformam cada história em uma leitura única e envolvente que nos faz pensar sobre a vida.

carlineeeee 21/03/2024

Achei todos os contos geniais, os textos complementares também, antofágica meu tudinho
quero ler tudo dessa escritora

Larissa Silva 14/03/2024

Virgínia Woolf invejava a escrita dela
Mulheres como protagonistas de contos aparentemente simples, com coisas do dia a dia mas que trazem muito mais por trás. Trazem as dificuldades, as lutas e as buscas por liberdade e por uma vida digna de ser como cada mulher quiser que a sua seja.

Ju_allencar 06/03/2024

Que livro bom ???
Um livro de contos sobre mulheres comuns, enfrentando seus medos, angústias, dores e desejos. A escrita da Katherine, tão amada por Virgínia Wolf e Clarice Lispector é maravilhosa, ela consegue nos envolver de tal forma que não conseguimos parar de ler. Amei de mais ?
Bruno236 07/03/2024minha estante
Baixei no kindle e não sabia do que se tratava. Será minha próxima leitura!! ??

Ju_allencar 07/03/2024minha estante
Esse livro é bem gostosinho de ler. Você vai gostar ???

Pazibonum 27/03/2024minha estante
Mulheres comuns enfrentando dramas comuns, já me interessou

Larissa804 03/03/2024

Um compilado de contos para parar e refletir sobre a vida. Vamos encarar personagens presos em seus próprios delírios, emoções silenciadas, a relação entre a vida e a morte, as diferenças de classes, traições, viver ou sobreviver?

De forma simples tudo vai sendo retratado, na própria ignorância dos profundos personagens. Não é atoa que Katherine Mansfield é uma das mais aclamadas escritoras neolandezas, sendo admirada por Clarice Lispector, Virginia Woolf e muitas outras escritoras marcantes da literatura contemporânea.

A beleza de suas obras é capaz de encantar qualquer um, teremos o feminismo abordado, relações sociais, dentre diversos outros temas através de seus personagens. São contos para serem lidos sem parar do início ao fim, cada história vai te convencer que a próxima que virá é necessária ser lida, de forma frenética e ao mesmo tempo soalha.

Tainara.Carvalho 03/03/2024

Maravilhoso
É incrível como a autora consegue tratar de assuntos pesados, como o luto e as desigualdades sociais, através de uma escrita tão suave. Mesmo não estando na língua original é possível perceber que suas histórias têm uma ritmo, são contadas de forma musical. Além disso, as personagens femininas não são retratadas de forma superficial, pois, surpreendente, ao final de uma narrativa simples, o leitor encontra-se mergulhado nos seus sentimentos, refletindo sobre as situações vividas por elas. Assim como Woolf, inevitavelmente, tenho inveja da escrita de Mansfield.

Valentine.Amaral 02/03/2024

É bom
É bom, mas não foi pra mim. Não me conectou e nem me prendeu, mas achei que é bom simm, só não é meu gosto

Cris Marques 01/03/2024

Eu criei muita expectativa com este livro, por ouvir pessoas elogiando ele, mas não achei ele tão legal assim.
Mas olhando pelo lado literário, para a época em que foi escrito, realmente, ele tem seu valor.
A construção das pequenas histórias e seus personagens, talvez pra quando foi escrito, é surpreendente.
E talvez por estar sempre buscando livros que me impactem, acabo não aproveitando uma leitura como poderia.
Mas isso com certeza, vai mudar a minha percepção para as próximas histórias que vão cair na minha mão.

Lua 28/02/2024

Nossa, eu amei muito! No começo não esperava que fosse gostar tanto.
A primeira protagonista me incomodou muito de início, mas depois compreendi a habilidade da autora em apresentar cenários simples e construir a complexidade da trama e das personagens ao longo do conto.
É uma capacidade realmente impressionante.