Êxtase & outros contos

Êxtase & outros contos Katherine Mansfield

Resenhas - Êxtase & Outros Contos

Brunan 05/10/2023

Encantador e sublime
Estou completamente capturada pela escrita e história de vida de Katherine. Que surpresa mansa, um ar fresco de primavera. Os contos me reavivaram a paixão por esse modelo de narrativa. Histórias sublimes, imagéticas, que te teletransportam. Além disso, extremamente inteligentes e crítica. Um feminino bailante e poderosamente suave. Reivindica uma essência subversiva feminina de simplicidade estonteante. To apaixonada!!!!

Lary 01/10/2023

Puro êxtase
Estava ansiosa pra ler esse livro que selecionou os 5 principais contos de Katherine Mansfield. Ela traz nesses contos cinco histórias com personagens femininas principais. Durante a leitura percebia como essa característica foi um diferencial interessante do que costumo ler, com personagens femininas estereotipadas (escritos antigamente), sem fugir dessa regra social que era dado e ainda é para as mulheres. Não vou negar que eu fiquei completamente doida no fim do conto "Êxtase" pois eu precisava de MAIS dessa escrita que te convoca inteiramente, foi difícil continuar com o próximo. Enfim, LEIAM!

RaquelC_Torres 01/10/2023

?Não conseguia deixar de sentir.?
"Êxtase e Outros Contos" de Katherine Mansfield é uma coleção que oferece uma visão profunda do talento literário desta autora neozelandesa. A obra apresenta histórias curtas que exploram a complexidade das emoções e, de forma sútil mas muito presente, critica as desigualdades sociais.

A edição da Antofágica é belíssima, uma verdadeira obra de arte. No entanto, pelo menos pra mim, há muitos posfácios e acaba tornando cansativo.

Apesar disso, descrevo os contos como verdadeiros sentimentos, não consigo explicar todas as nuances das histórias, mas sinto e me identifico com cada personagem. Inclusive, adoro o fato de que todas as personagens principais são mulheres.

Katherine Mansfield é uma autora completa, impossível terminar este livro sem querer ler tudo o que ela já publicou.

Yasmin O. 10/09/2023

Que coisa linda esse livro. Começa com o resplandecente e agridoce Êxtase, passando pelo insólito e musical Aula de canto e vai ficando cada vez mais melancólico e menos primaveril a partir de Festa no jardim, uma mistura de beleza e tristeza, com os dois últimos, A vida de Ma Parker e As filhas do falecido coronel, sendo bem soturnos. E a autora não foge da crítica à sociedade inglesa, inserida em seus lindos contos. Adorei minha estreia lendo Katherine Mansfield, excelente seleção da Antofágica.
Deby Rodrigues 10/09/2023minha estante
Quero ler tb.

Monezr 08/09/2023

Muito bom os contos, onde todas as mulheres são protagonistas. Contos que refletem a classe social da época, de desigualdade, das classes, de vontades interrompidas, e o ? e Se?? não tinha lido nada da autora ainda, mas gostei bastante.

maria eduarda 03/09/2023

Peguei o livro pra ler sem nenhuma expectativa, mas acabou que eu amei todos os contos. Eu não conhecia essa autora e agora tô apaixonada pela escrita dela, lembra um pouco a Virgínia Woolf só que melhor, na minha opinião, e às vezes também lembra a Jane Austen.
Não sou muito fã de livros de contos, mas fiquei impressionada do quanto eu gostei desse, valeu muito a pena ler.

Aninha Guimarães 29/08/2023

Fiquei apaixonadíssima pelos contos da Katherine, eu terminava um e ficava por horas sentindo o impacto dele ainda. Preciso urgentemente ir atrás de alguma coletânea com todos os contos dela

Ju 27/08/2023

Inesquecível
Katherine Mansfield me arrebatou, suas palavras intrincadas de tantos sentimentos e sagacidade despertaram minha curiosidade e minha admiração.

Ela brinca com momentos cotidianos tão simples e traz um peso gigantesco a essas questões que passam despercebidas pela vida. Ela governou sua própria arte e arrisco dizer ( pelo menos eu considero ) que superou Virgínia Woolf, que por tanto tempo foi sua rival na escrita.

Fiquei tão aturdida com Êxtase que durante meses não consegui ler mais nada, foi maravilhoso e se tornou impossível outra leitura chegar aos pés dessa. Me esqueci até de escrever a resenha quando terminei.

Agora enquanto escrevo olhando para o livro, me sinto encantada. É bom saber que existem histórias que ainda não descobri, e quando encontro alguma que arrepia minha alma é um momento sublime.

José Bauls 29/07/2023

Êxtase
"Por que ter um corpo se é preciso tranca-lo num caixa, como um violino muito, muito raro?"

Acredito que essa frase já é por si só suficiente para incentivar a leitura da autora, que inspirou figuras como Clarice Lispector.

Mansfield possui uma escrita que acolhe e que ao mesmo tempo te impulsiona ao desconforto. Retratando a realidade de diversas mulheres em seus cotidianos, ela consegue nos fazer refletir sobre vida, morte, desigualdade e desejo.

A autora nos coloca diante de situações tão simples, mas que são capazes de despertar questionamentos complexos, seja pelo desejo duplo do homem e da mulher por uma mulher, seja pelo não choro de Má Parker, seja pela festa no jardim que precisa se alinhar ao velório de um pessoa pobre ou até pelo sentimento de uma professora de música que força suas alunas ao sentirem o mesmo que ela após um noivado cancelado.

A leitura em si é muito divertida, e é de um quentinho que é necessário a quem é apaixonado por literatura.

Nane 26/07/2023

Gostei!!!
Achei que seria uma leitura difícil pela época em que foi escrito, mas é um livro com uma história bem fluida e gostosinho de ser lido.

milton_rocha 20/07/2023

Descrições, ambientação e sensações espetaculares
Mansfield consegue trazer mulheres protagonistas com características muito diferentes do esperado tanto para época quanto o que vemos até hoje em diversas instâncias. Tratam-se de personagens complexas, preenchidas de vontades próprias e questionamentos existenciais sobre as próprias definições sociais que as constroem.

As tramas, sempre muito bem descritas, narradas e pensadas trazem uma característica muito intensa de presença do leitor no estado de espírito de cada uma das personagens, seja em Êxtase, na descoberta e aceitação de uma atração fortíssima entre duas personagens, seja no questionamento social em Festa no Jardim, Mansfield consegue, com maestria, trazer histórias palatáveis e que te fazem questionar.

Diferentemente de muitas outras coletâneas de contos, essa de fato foi bem estruturada e leve de ler, com contos de qualidade excepcional e semelhante uns aos outros.

?O que fazer quando você tem 30 anos e, ao virar a esquina da sua própria rua, é tomada, repentinamente, por essa sensação de alegria - pura alegria!
como se, de repente, você tivesse engolido um pedaço brilhante do sol da tardinha e ele queimasse no seu peito, trazendo chuviscos de brilho a cada partícula, a cada dedo da mão e do pé?
Ah, não há como expressar isso sem parecer "bêbada e errática"? Como a civilização é tola! Por que ter um corpo se é preciso trancá-lo numa caixa, como um violino muito, muito raro?? (p. 25)

?? Você está sendo ridícula, Laura ? disse com frieza. ? Aquele tipo de gente não espera sacrifícios de nós. E não é muito agradável estragar a alegria alheia como você está fazendo agora.? (p. 143)

Andressa C. 19/07/2023

Faço coro com Clarice Lispector ao falar sobre Katherine Mansfield: que coisa absolutamente extraordinária que ela é!

Carla.Ligia 04/07/2023

Olhar feminino, temos
Amei os contos, a escrita da Katherine é inenarrável de tão boa e me deu vontade de ler o trabalho dela em língua inglesa.
Recomendo sem piscar?