Êxtase & outros contos

Êxtase & outros contos Katherine Mansfield

Resenhas - Êxtase & Outros Contos

Carla Verçoza 19/05/2023

Gostei muito de conhecer a escrita dessa ótima contista. O conto Êxtase foi meu favorito, muito bem escrito.
Os contos tratam de visões femininas, classes sociais. Bonitas as ilustrações da edição da Antofágica.

livi123 10/05/2023

Meu primeiro contato com Katherine e eu simplesmente amei. Ela escreve de uma forma poética, imersiva, fácil de ler e de se apegar aos personagens.
Os contos nos trazem algumas reflexões, gostei da forma que ela faz as críticas sociais.

Hamilton* 07/05/2023

Um violino muito raro
Eu nunca tinha ouvido falar sobre a Katherine Mansfield até a antofágica anunciar essa edição, e assim como aconteceu com Xavier de Maistre foi uma grata surpresa.
A autora tem uma escrita realmente maravilhosa, não sei se consigo descrever exatamente, então farei uma comparação: é chocolate quente. É chocolate quente, não por que é doce, mas por que é confortante (não traz exatamente conforto mas sim um alento) como um chocolate quente numa noite de frio. E além disso a escrita dela também te preenche de maneira que quando você está lendo os contos, se sente como lendo um algo a mais.
Sobre o conteúdo em si, ela apresenta vários cenários de classe alta e média do início de 1900 com bons personagens em poucas páginas. Senti também várias vezes um humor irônico na maneira como ela abordava as situações dos personagens, muitas vezes tirando sarro total da posição social deles.
As ilustrações de Giulia Bianchi são fantásticas e completam muito a obra, e a tradução de Nara Vidal me transmitiu muitas emoções.
Dos cinco contos gostei mais do segundo "Aula de canto" que com tão poucas páginas me transmitiu um zilhão de sentimentos.
P.s. Ainda vou ler os textos adicionais, mas precisava escrever sobre, somente com minha opinião.

Livro que livra 05/05/2023

Sentimentos e reflexão
Katherine Mansfield transforma em arte e reflexão colocando os sentimentos no papel, nota-se a solidão e a felicidade disfarçada. Sua vida foi bastante deprimente, com a morte do irmão e a tuberculose que lhe acometeu.

A autora com sua escrita quer mostrar que a vida não pode caber apenas em um conceito, que possa ser curta ou justa, ou meramente feliz. A felicidade é momentânea ou parte de um êxtase e logo é substituída por um feixe de tristeza. A felicidade nos contos de Mansfield vai se desintegrando e mostrando a realidade humana.

xali 29/04/2023

O conto conta...
Oque dizer desta nova descoberta de prazer, ou devo dizer de êxtase?!?
apenas mais um amor do ano, porém não um simples amor que vem e passa com um beijo rápido, mas um amor que disputa seu lugar na lembrança, resgatado na memória com a facilidade de tocar do vento, que deixou sua cicatriz na alma...

ah, Katherine Mansfield é meu novo amor...

Mikael_13 27/04/2023

Foi uma experiência muito interessante conhecer a escrita de Katherine Mansfield. Gostei muito de como a autora transita entre as diferentes camadas sociais com maestria.

Rildery 22/04/2023

A beleza da "pequenas" coisas
Leitores apaixonados pelo movimento modernista inglês provavelmente já leu alguma das obras de Virginia Woolf. Para os que gostaram, recomendo ler algum conto da célebre escritora Katherine Mansfield, a escritora que tinha a escrita invejável, inclusive pela própria Virginia.
Os contos escolhidos para fazer parte dessa edição foram perfeitos. Fiquei encantado com as descrições de sentimentos simples na nossa vida.
Vou buscar novos textos da escritora que me arrebatou durante essa semana.

deivison 22/04/2023

"Não conseguia deixar de sentir."
Que experiência surpreendente que foi esse livro de contos da Katherine Mansfield, eu não conhecia a autora, e foi só quando a Antofágica anunciou o lançamento desse livro que tomei conhecimento dela. Essa edição está perfeita de linda, as ilustrações da Giulia Bianchi são divinas, cheias de cores e de personalidade, editora Antofágica como sempre servindo muito!

O livro tem cinco contos da autora que tratam de situações cotidianas, mas são bem detalhados e cheios de reflexões, Katherine Mansfield presava pela riqueza dos pequenos detalhes em sua escrita, o que faz dela algo totalmente original e lindo. É impossível não se identificar com os sentimentos retratados nos contos, alguns mais que os outros, mas creio que isso varia de leitor para leitor.

Meus contos favoritos foram "Aula de canto" e "Festa no jardim", amei muito os outros também e não tenho o que reclamar de nenhum! Sério mesmo, eu estou apaixonado pela escrita da Katherine. Ansioso para ler outros contos dela, vi que ela publicou muitos enquanto estava viva.

Enfim, amei muito ?.

Jorlaíne 19/04/2023

Uma linda construção da linguagem!
A autora escreve a partir de uma relação do conteúdo com o ritmo, com a musicalidade. É como se as obras fosses escritas com o intuito de recitação.
O enredo dos contos aborda as experiências femininas, os segredos e os sentimentos dessas personagens.
Lembra muito Virgínia Woolf e Jane Austen.

Andre 18/04/2023

Poderoso
Com apenas cinco contos, esse livro se tornou uma das coisas mais lindas que já li. A capacidade de Mansfield de traduzir o indizível em pouquíssimas páginas me deixou embasbacado. Com certeza se tornou uma das minhas escritoras favoritas, quero ler tudo dela. Não posso deixar de elogiar essa edição maravilhosa, cheia de imagens que complementam o texto lindamente. Mais que recomendado!
Dan 02/05/2023minha estante
Karen Blixen também é ótima! Ambas grandes escritoras, porém pouco lidas no Brasil.

Andre 03/05/2023minha estante
Eu li a Karen ano passado. Gostei muito também!

Sandra 18/04/2023

Melhor leitura do ano até o momento. Katherine se tornou, junto com a Lygia Fagundes Telles, a minha contista preferida.