Êxtase & outros contos

Êxtase & outros contos Katherine Mansfield

Resenhas - Êxtase & Outros Contos

Nai 01/02/2024

Êxtase e outros contos
Gostei de êxtase, aula de canto e da festa no jardim.. primeiro contato com essa escrita.

Ela fala muito sobre essas questões de classe, relacionamentos. Não sei se vou ler outro livro dela.. vou tentar.

Nágela Soares 31/01/2024

Começando com o pé direito na primeira leitura do ano! ?? .............................................. ..........

pitypooralfie 29/01/2024

Um tipo de fagulha brilhante, uma espécie de "êxtase" preenche o meu peito sempre que leio Katherine Mansfield.

É uma coisa complicada de entender. É como se eu tivesse engolido essa coisa brilhante que queima no meu peito e me transforma.

Mesmo que alguns de seus contos tenham sentimentos agridoces e finais ambíguos, é difícil não sentir uma espécie de contentamento contido lendo seus escritos.

Não é uma felicidade expansiva. Não é um êxtase grandiloquente. É uma sensação aconchegante e reconfortante de voltar a um local querido, de encontrar pessoas que a gente aprecia.

Eu gosto muito do humor sutil combinado com as críticas sociais costuradas perfeitamente em situações, à primeira vista, banais. A escrita da Katherine Mansfield, mesmo com a barreira da tradução, configura mudanças muito sutis e duradouras em que a lê. Pelo menos eu me sinto assim.

É muito gratificante, é um sentimento tão inefável e tão completo. Katherine Mansfield é uma das poucas escritoras para as quais retorno em busca de conforto e daquela fagulha brilhante e preciosa.

Blackthorne 28/01/2024

"Êxtase & outros contos" de Katherine Mansfield é uma experiência extraordinária de leitura, além de uma ótima fonte de estudo de escrita.

Tendo 5 contos centrados em mulheres distintas, em momentos cotidianos diversos, eu percebo nessa obra diferentes maneiras de mostrar o que é complexo no viver a partir de pequenas coisas do dia-a-dia: o preparar de um jantar para a família e amigos, um problema de comunicação com um parceiro amoroso, o choque de crescer e ter que lidar com situações e responsabilidades antagônicas no mesmo momento, as diferentes formas de encarar um luto. Tudo isso é trabalhado de forma diferente, calma, poética, construída através das palavras em prosa, mas como que se composta numa canção.

Parece uma seleção da autora sobre a sensibilidade para o viver como mulher em um espaço-tempo onde as mulheres estavam atadas a várias amarras, e como cada uma foge (ou não) do que é aceitável. É o desejo, a dor, a loucura, o sentir feminino, tudo ao mesmo tempo e dando voltas.

Enfim, me encontro estremecida depois desse livro, 10/10.

jade 25/01/2024

Sublime! sensacional a escrita da mansfield! como eu nunca tinha ouvido falar dessa mulher? temáticas e criticas certeiras demais, as personagens tem uma sutileza tão complexa? e com os textos e ilustrações da edição da antofagica, melhor ainda!

Mari 24/01/2024

Por gostar muito de Clarice Lispector e Virginia Woolf, achei que fosse gostar mais dos contos de Katherine Mansfield. Entretanto, os ótimos textos de apoio me fizeram ter um outro olhar sobre as histórias apresentadas neste volume.

Cesar Garcia 23/01/2024

Contos sobre a vida
A escrita da autora parece simples e contar um pouco do cotidiano dos personagens criados por ela. Mas quem acha que é só isso se engana. Por trás de situações do dia a dia temos reflexões sobre sentimentos profundos, sobre a vida, sobre relacionamentos e suas consequências.
Os contos são simples, bonitos e muito interessantes. Além de profundos.

Nick 22/01/2024

Me lembrou bastante os livros da Virgina Woolf! Eu gostei dos contos e o meu favorito foi ?Festa no Jardim?!

readerwlove 22/01/2024

Esse livro é um querido, cheio de contos intrigantes (principalmente o primeiro) que apesar de simples, te mantêm ancorado à história. No final, alguns capítulos são dedicados a "ensaios" feitos sobre a autora, e eu amo ler ensaios sobre autoras femininas, eles são um favor gigante à literatura!!

Tamiris Durigan 19/01/2024

Surpreendente
Esse é um livro que estava completamente fora do meu radar, mas que me deixou agradavelmente surpresa.

A autora tem uma escrita fluída, muito musical, altamente relacionavel e tocante. Suas personagens são intensas nos mais variados sentidos. Seus contos valem muito a pena.

Ianny_ 19/01/2024

O que tem Katherine Mansfield que fez a Virginia Woolf e a Clarice Lispector sentirem uma invejinha? Não sei, talvez a simplicidade de sua escrita, o que não implica em uma leitura rasa. O interessante é como ela faz suas críticas e dá sentido à sua história: não jogando tudo na sua cara, mas deixando muito nas entrelinhas. Enfim, uma mestre do conto.

_bbrcam 18/01/2024

Pontos de vista interessante
E uma escrita muito boa. cada conto tem um "quê" por trás que te faz refletir bastante e eu gostei da forma como ela trouxe essa narrativa. gostei.

Ed Carvalho 16/01/2024

Gostei da escrita da autora
Ano passado eu li um pouco sobre a história do feminismo e quando ouvi o nome de Mansfield entre as personagens de destaque na literatura, interessei-me por ler algo da autora. Nesta coletânea de contos (cujo mais interessante eu achei o de "Ma Parker") é uma ótima introdução à obra da autora. Os contos parecem estar "enviados" por alguma coisa incômoda, com uma sensação que oscila entre insegurança e alívio. São todos narrados por percepções femininas muito diversas, apesar de que a maioria das narrativas são a partir de mulheres na burguesia. Todos os contos tem um pequeno ponto de ápice, mas nada que revolucione a história, é mais para mexer com o pensamento do leitor. Enfim, gostei. Obrigado ao clube de leitura do BibliON por proporcionar a oportunidade de conhecer esta obra.

isa_ganser 15/01/2024

Te prende do início ao fim.
Não sou boa com resenhas, mas tenho que admitir que esse livro é extremamente bom. Ele fala sobre vários assuntos, mas acho que seria melhor pegar um trecho da sinopse explicando cada um.
Em "Êxtase", conto mais aclamado da autora, vemos de perto o descompasso entre o desejo intenso e a realidade, entre vivência e projeção. Também em "Aula de canto" a realidade é capaz de interromper a vida interior da protagonista, cuja emoção é modulada pelo ritmo da música, alternando tons e vibrações. Já em "As filhas do falecido coronel" e "A vida de Ma Parker", as protagonistas têm de lidar com o luto ? no primeiro, duas jovens herdam neuroses familiares e, no último, uma senhora enlutada é confrontada com a necessidade de manter-se impassível ? e lhe resta desabafar com um literato para quem trabalha como diarista. Por fim, "Festa no jardim" encena um contraste da existência humana: enquanto uns dão festas extravagantes, outros conduzem funerais.