As foices: Contos do universo de Scythe

As foices: Contos do universo de Scythe Neal Shusterman

Resenhas - Gleanings

gabs 01/10/2023

As Foices
Por não ter lido os outros livros da trilogia "O Ceifador", não tenho uma opinião muito concreta sobre esse livro, mas sei dizer que me deixou super interessada em ler os outros.

O universo parece ser super bem desenvolvido e interessante e todos os personagens que aparecem me deixaram muito satisfeita. O livro é dividido em contos no ponto de vista em 3ª pessoa de personagens que já apareceram na trilogia e de mais alguns introduzidos.

Quando eu conseguir ler a trilogia, vou reler esse aqui pra tirar maiores conclusões

Rocha 01/10/2023

As Foices
Último livro da série da saga dos ceifadores, e como estava com saudades desse universo.
Esse livro é feito de contos, que fazem referências aos livros anteriores à eles, e achei muito interessante, principalmente que teve capítulos que explicou muito sobre a história de uma das minhas personagens favoritas: ceifadora Curie.
Meus contos favoritos foram:
Formidável;
Uma morte de muitas cores;
Um minuto marciano (meu conto preferido)
A tela mortal;
A sombra de Anastássia.
Super indico o livro.

@lendosonhando 30/09/2023

? As Foices é uma coletânea de 13 contos que se passam no Universo Scythe (O Ceifador).

? De início achamos que os contos nos darão mais informações sobre tudo que aconteceu após o terceiro livro, mas não é isso que ocorre.

? Os contos acontecem em diversos momentos: antes, durante e depois de Citra e Rowan entrarem para a Ceifa.

? De uma maneira geral os contos são bem reflexivos e nos levam a pensar se realmente uma sociedade perfeita, tempo de sobra e imortalidade quase garantida seria a resolução de todos os nossos problemas.

? Muitas discussões que acontecem lá no mundo dos Ceifadores podem ser trazidas para nossa realidade como o papel das Inteligências Artificiais, mentiras que acabam se tornando verdade comum e vida após a mortë.

? Nunca trabalhe com Animais, A Sombra de Anastássia, A Tela Mortal e A Persistência da Memória foram meus contos favoritos. Todos eles mostram os lados mais vulneráveis dos Ceifadores que em sua maioria estão envolvidos pela própria vaidade e embriagados pelo poder que têm, foi muito legal vê- los demonstrando um lado mais humano.

? Super recomendo para quem assim como eu amou a trilogia.

bealesclub 25/09/2023

Teve contos interessantes, que trouxeram novas perspectivas sobre certos personagens, além de complementar ainda mais a trilogia, porém teve uns cinco contos DESNECESSÁRIOS que poderiam ter sido substituídos facilmente por qualquer coisa, incluindo por Citra e Rowan.
É bom, mas não perfeito.

Rauecker 22/09/2023

As foices
Eu não sou o maior entusiasta de livros de contos, até porque me sinto incomodando quando tem um conto muito bom seguido de um não tão bom assim, e isso tende acontecer sempre, é inevitável, e acontece aqui neste livro.

A minha admiração pelo universo Scythe, o favoritismo pela escrita de Neal e a grandiosa filosofia presente nesse mundo pós-morte, me fizeram deixar essa aversão por contos e correr para ler logo a obra.

Destaque para a honorável ceifadora Marie Curie, são dois contos são simplesmente fenomenais e já abrimos o livro com um conto dela, rápido, simples e mortal. Da forma que ela era em ofício.

Tivemos Goddard, o que deu uma profundidade imensa na história e nos fez compreender um pouco do porquê ele se movimentou daquele jeito, sua trajetória para ser ceifador e o que levou a ser aquele genocida maluco.

Alguns outros contos sobre ceifadores aleatórios e desconhecidos, que permitiu conhecer melhor o universo e a ceifa como um todo.

Temos páginas de diários de ceifadores, ceifadores péssimos como seres, ceifadores excepcionais e os diálogos das queridas IAs Nimbo e Cirro que sempre nos afogam em pensamentos.

No mais, foi ótimo matar a saudade desse mundo, só gostaria de saber mais de nossos queridos protagonistas, mas acredito que deixar pontos abertos é importante, as vezes temos que permanecer intrigados.

Citação preferida:

?Consciência. Uma coisa curiosa e intangível. Em um momento, nada e, no seguinte, tudo. O Big Bang em escala pessoal.l

João Victor 19/09/2023

Dilemas e questões de um mundo pós-mortal
Quando fiquei sabendo que haveria mais um livro da trilogia do Ceifador fiquei muuuito animado, afinal essa trilogia é uma das minhas favoritas da vida. Apesar de não termos contato direto nem com a Citra e nem com o Rowan, a leitura já vale muito a pena se você, assim como eu, gosta desse mundo "pós-mortal" criado pelo Shusterman e gostaria de ver mais sobre ele e sobre um dos pilares centrais desse mundo utópico: os ceifadores.

mah :) 17/09/2023

Um lugar para todas as coisas e todas as coisas em seu lugar
Eu particularmente acho difícil avaliar um livro de contos que são derivados de alguma trilogia/saga, acho que é tudo muito individual. porém, que surpresa agradável foi esse livro aqui.

eu sou apaixonada pela trilogia de O Ceifador, é um dos meus livros favoritos da vida e é um universo muito complexo e cheio de coisas incríveis para aprender. estar de volta nele, ainda que com outros personagens, foi uma experiência muito boa!

naturalmente, existem contos que não foram tão impactantes assim, mas isso foi minoria já que os pontos altos desse livro foram muito maiores que os pontos baixos. cada conto tem sua individualidade, a essência genial do Neal Shusterman e algo para acrescentar em algo que já conhecemos - ou não, como é o caso dos contos de personagens desconhecidos. são muitas emoções, cada conto vai explorar um pouco das sensações e causar ao leitor MUITA coisa, mas principalmente a sensação de nostalgia, o que foi minha parte favorita. que universo incrível.

é uma oportunidade muito interessante de conhecer mais, relembrar personagens que marcaram a trilogia, se aprofundar nas pequenas coisas não exploradas nos livros e ainda se privilegiar com a leitura de uma escrita tão fluída e incrível que é a do escritor (e todas as outras pessoas que ajudaram na criação desse livro.)

enfim, quero deixar marcado que na minha opinião, os melhores contos foram o da Curie, do Goddard e o Tela Mortal. vale muito a pena a leitura!
Ana 20/09/2023minha estante
O Rowan e a Citra aparecem nesse?

Cris 14/09/2023

?Quando for sua hora de sangrar, você saberá e aprenderá.?
?É o fardo infinito de um ceifador aguentar o peso sufocante da humanidade.?

?Um ceifador precisava agir de maneira decisiva e sem hesitação - mesmo quando era difícil.?

?A medição do tempo é um constructo humano, o que significa que ele pode ser reformulado por conveniência planetária.?

?Não tenha medo da morte. Ela não é nada mais do que o mesmo vazio de onde viemos.?

?Godfrey Daniels!?

Depois do último volume da trilogia Scythe, ainda existem inúmeras histórias da era pós-mortal para serem contadas. Afinal, a humanidade pode até ter vencido a miséria, as doenças e a própria morte, mas nem mesmo a inteligência artificial da Nimbo-Cúmulo foi capaz de resolver todas as angústias e os conflitos éticos dos seres humanos - especialmente dos ceifadores.

Em treze histórias que se passam antes, durante e depois dos eventos retratados na série, essa coletânea segue investigando as aflições e os questionamentos de todos os indivíduos diante dessa sociedade distópica.

Mat 12/09/2023

Como um típico livro de contos, essa obra é feita de altos e baixos, como é natural, por sorte com mais altos do que baixos.
É muito interessante e nostálgico voltar para o mundo dos ceifadores, em acontecimentos que se passam antes, durante e depois, dos eventos da trilogia original, e assim, rever personagens queridos como a ceifadora Currie, conhecer histórias diferentes, grandes momentos e aspectos que ainda não tinham nos sido apresentados.

Marlleb 10/09/2023

Bom, mas achei que seria melhor...
A Trilogia de O Ceifador é minha série favorita de livros e, por isso, aguardei com carinho quando soube que haveria um livro de contos situado no universo. Contudo, As Foices ficou bem aquém das minhas expectativas. O livro não é ruim, pelo contrário, entrega momentos excelentes, mas não chega nem perto da grandiosidade da série principal.

Boa parte dos textos selecionados são desinteressantes, esquecíveis e poderiam facilmente não estarem no livro que ainda assim não mudariam nada no universo da obra. Acredito que deveria ter havido um foco maior nas questões da série que não foram esclarecidas, nos personagens que não tivemos a chance de nos aprofundar, em lugares que são essenciais para a narrativa, como as regiões patentes e afins. O foco em temas e personagens paralelos a série principal foi decepcionante.

As Foices é bem escrito, como tudo que o Neal Shusterman está envolvido. Vale destacar o sétimo conto, A Tela Mortal, escrito em parceria com o David Yoon, que é uma sublime obra de arte que mexeu comigo como poucos textos fizeram, é grandioso, criativo e delicado, me lembrou que o autor desenvolve personagens e tramas com uma maestria sem igual. Contudo, infelizmente, esse conto é uma exceção e todos os outros são medianos.

Um livro bom, mas que não representa o que a série principal é. Certamente, poderia ter sido avassalador, mas foi apenas bom.

Lucas.Domingos 10/09/2023

Esperava mais
Achei os contos legais, uns melhores que os outros.
Destaque para os contos da Marie Curie e Goddard que trouxeram uma relevância significativa para o enredo.
Para tristeza, não houve um conto envolvendo os protagonistas da trilogia, ambos aparecem em alguns contos.
Enfim, recomendo, mas não é uma leitura que vá trazer informações altamente reveladoras para a história, mas que vão agregar peso às informações já existentes.