Fourth Wing

Fourth Wing Rebecca Yarros

Resenhas - Fourth Wing

eilishjsz 16/06/2024

Quarta Asa
Eu estou em choque total. eu não sou muito fã de fantasia, mas esse livro me prendeu em um nível absurdo. eu não consigo parar de pensar nesse final, definitivamente é a melhor fantasia que eu ja li.

hiirayy 16/06/2024

?Eu não vou morrer hoje.??????
?Um dragão sem seu cavaleiro é uma tragédia.
Um cavaleiro sem seu dragão é um homem morto.?

Começo essa resenha com a ?sinopse? deixada no livro:

?Quarta Asa é uma aventura emocionante de fantasia que se passa em um instituto militar competitivo e brutal para cavaleiros de dragão. Elementos relacionados a guerra, batalhas, combate corpo a corpo, situações de perigo, sangue, violência intensa, ferimentos graves, morte, envenenamento, linguajar pesado e atividades sexuais são relatados nestas páginas. É importante que leitores que se sentem sensibilizados diante desses conteúdos estejam cientes antes de prosseguir. Preparem-se para entrar no Instituto Militar Basgiath??

Agora minhas palavras:

Acompanhamos a jornada de Violet Sorrengail, de 20 anos, em sua possível entrada no Instituto Militar mais apavorante que possa existir. Ela é a filha caçula da General mais f0d0na do pedaço e, por isso, carrega o peso de seu nome. Ela é baixinha, fraca, incapaz de se defender (é o que dizem, pelo menos). Também é a mais inteligente de seu ano, o que será de extrema importância para sua sobrevivência.

A história da guerra pela qual ela irá (ou não) lutar se inicia séculos atrás, o que trás mais profundidade e complexidade ao enredo. Nessa guerra os jovens possuem 4 opções para definir seu futuro: Divisão dos Escribas (os que registram e mantêm a história viva), Divisão Hospitalar (curandeiros e afins), Divisão da Infantaria (que cuidam dos arredores da cidadela) e a Divisão dos Cavaleiros (os que se unem a um dragão e defendem todo o reino). Obviamente, a última sendo a de maior prestígio e menor expectativa de vida.

Violet foi treinada a vida toda por seu pai, já falecido, a ser uma escrita de grande prestígio. Entretanto, essa é a última coisa que sua mãe permitiria. Assim, ela é obrigada a ir ao primeiro teste mortífero que todos devem passar para entrar na Divisão dos Cavaleiros.

É bom dizer que os dragões não são obrigados a se unirem, eles que escolhem se querem ou não e com quem. Se houver a união, não quer dizer que conseguirá sobreviver aos 3 anos no Instituto Militar, muito menos que irá sobreviver por muito mais que isso. Além disso, todo cadete que se unir ao dragão tem um prazo pra manifestar seu sinete (seu poder) e, caso não manifeste, ele morre, mas se houver a manifestação e o sinete consumir o dono ou for considerado um perigo, ele também morre.

?Os fracos não sobrevivem por aqui?

Ao decorrer dos capítulos vamos descobrindo mais sobre o reino e tudo que o envolve, superando cada desafio junto com a Violet e conhecendo cada personagem. Vai por mim, são mais de 800 páginas extremamente bem escritas e, por incrível que pareça, não há um só capítulo para ?encher sardinha?, TUDO é necessário e bem conectado.

Ressalto ainda que o ?ponto alto? dessa obra não é o romance, nem a guerra, pois não há como dividir...o melhor dessa história é a própria história - o que torna a experiência ainda mais única.

Se você se atrai por mulheres, vai se encantar com a garra, o coração, a superação e o bom humor da Violet (já que é ela que narra). Mas se você se atrai por homens, prepara o teu coração pra conhecer Xaden Riorson que, nas palavras de Violet, é:
?é alto, com cabelos negros esvoaçantes e sobrancelhas escuras. A linha da mandíbula é pronunciada, coberta pela barba escura por fazer, a pele de um tom quente de marrom-claro. Quando ele cruza os braços, os músculos em seu torso e braço ondulam, movendo-se de uma forma que me faz engolir em seco. E os olhos dele? Os olhos são de um ônix salpicado de dourado. O contraste é magnífico, me deixando quase boquiaberta: tudo nele é impressionante. As feições são tão marcadas que parecem que foram entalhadas, e ao mesmo tempo são perfeitas, como se um artista tivesse passado a vida toda o esculpindo, gastando um ano trabalhando só na boca.
Ele é o homem mais lindo que já vi.?

Como puderam perceber, o livro é ÉPICO, MÁGICO, FATAL E...DELICIOSO?

Se você ainda não leu, não faz ideia do livro que está perdendo...mais que recomendo!

TRECHINHOS PRA AQUECER O CORAÇÃO???

?O desejo pulsa entre minhas coxas, e eu me sobressalto ao perceber simplesmente que não tem nada que ele possa fazer que eu não receberia de bom grado. Eu quero Xaden.
Só ele. Aqui. Agora. Em qualquer lugar. Em qualquer hora.
Nunca estive tão fora de controle só com um único beijo. Nunca desejei ninguém tanto quanto desejo Xaden. É alucinante e assustador ao mesmo tempo, porque sei que, nesse momento, ele tem o poder de me quebrar.?

?? Então faça o que for preciso pra tirar isso de dentro de você. Quer gritar? Grite comigo. Quer bater em alguma coisa? Bata em mim. Eu aguento.
Bater nele é a última coisa que quero fazer, e, de súbito, cansei de lutar contra esse instinto.
? Vem ? ele sussurra. ? Me mostra o que você é capaz de fazer.?

?? Eu preciso de você, Violet. Agora. E nunca preciso de ninguém, então não sei como lidar com esse sentimento, mas vou fazer o possível. E se não quiser que a gente se envolva hoje à noite tudo bem, mas aí vou precisar que saia por aquela porta agora. Porque, se não sair, vai acabar deitada e nua na minha cama daqui a dois minutos.?

?? Eu te amo. ? Aquelas palavras são libertadoras, mesmo que ele não as repita de volta para mim.?
Luís Br 16/06/2024minha estante
Sem palavras pra uma resenha desse nível ??

um fofo??

olivversion 16/06/2024minha estante
Vai ter série, né?

hiirayy 16/06/2024minha estante
@olivversion, pelo q vi a série de livros terá 5 volumes...mas, se estiver se referindo a adaptação na TV, não estou sabendo não?

miiihhh 16/06/2024minha estante
resenha incrível amiga, muito ansiosa pelo dia que começarei a lê esse querido?????

obggg miiihh??
leia simmmm, vou acompanhar os históricos ???

Grazielly.Ajluni 16/06/2024

Um dos preferidos de 2024
Sou suspeita pra avaliar porque minha criatura mitológica favorita é dragão.
Achei o romance meio slow burn, um enemies to lovers perfeito.
O final me deixou com gosto de quero mais. Ansiosa pra lançarem Iron flame no Brasil ?

Paty422 16/06/2024

Fantástico
Melhor livro de fantasia que já lir. Violet é fantástica os dragões nem se fala. Xaden com um ar de maioral. Necessito da continuação logo.

Luiza.Almeida 16/06/2024

MARAVILHOSO
Eu particularmente amei essa leitura, cavaleiros de dragão, guerras, intrigas, reinos. Combinação perfeita para mim. Mas o mais importante, como os personagens são maravilhosos. Violet, ninguém acreditava nela. Pq iriam acreditar?! Uma mulher com o físico fraco, baixinha, mas filha de uma general importante para o rei, ela teria que se tornar uma cavalheiro. No entanto, não foi seu físico que a tornaram quem ela é , foi sua astúcia , sua inteligência, generosidade, bondade que a faz ir tão longe e ser uma mulher maravilhosa
. E Xaden, Dain, Mira, o que dizer desses personagens?! Eles são incitáveis , cada uma a sua maneira. Esse livro foi um presente, sua história arrebatadora e eloquente me fizeram lançar voos de imaginações. Anciosa pra o segundo livro desse universo tão incrível e encantador.

yTinna 16/06/2024

Quarta Asa
O livro começou lembrando muito o filme e livro também ?divergentes? mas ao passar os capítulos percebi que so o começo mesmo, o livro e muito bom em si, mas tem muiita informação, tem coisas que acabei não compreendendo até o final mas tirando isso?
O romance achei bem escrito, normalmente quando os protagonistas se odeiam (meus estilo favorito) e por motivo muito bobo, mas ali teve sim um grande motivo pro Xaden odiar a Violence, gostei do desenvolvimento do casal e do amadurecimento, enfim, AMEI DEMAAAAAAIS

Janaina.Aoki 16/06/2024

Uma dragão sem seu cavaleiro?
Ação, romance, reviravoltas são alguns dos pontos interessantes desse livro.

O ponto fraco, queria mais dos dragões e da fantasia em si, mas mesmo assim ainda é um excelente universo a se explorar para quem gosta desse tipo de narrativa.

Xaden e Violet são meus protegidos, mas por favor vamos conversar mais. Aguardem ainda mais pelo desenrolar de sua história juntos.

Natalia1831 16/06/2024

A história do livro é sobre Violet Sorrengail, uma garota de 20 anos que, apesar de querer se inscrever para a escola dos escribas, acaba sendo forçada a entrar na escola de cavaleiros de dragões – logo por sua mãe, a general comandante das forças de Navarre. E Xaden Riorson, um jovem homem de 23 anos, que foi marcado no corpo e na alma por ser filho do Grande Traidor do Reino de Navarre, e por isso, obrigado a servir como cavaleiro de dragão as forças militares do Reino. Ele e mais 107 jovens, filhos de famílias de traidores . Obviamente, não falta motivos para os 2 se odiarem, porém a muitas emoções acontecendo entre eles. Em meio a isso conhecemos todo o universo criado pela autora, desde a origem e folclore de Navarre até a WAR COLLEGE: Basgiasth, onde se passa boa parte do livro, e vamos ficando íntimos de outros personagens e dos Dragões. Seres racionais, ferozes e mágicos. São eles que escolhem seus cavaleiros e se vinculam vital e mental a seus montadores, permitindo os mesmos a canalizar magia, seja em poderes básicos, ou um "sinete" poder principal do cavaleiro de dragão, que geralmente tem a ver com a natureza do guerreiro. Muita ação, muitas mortes, muitas mentiras e intrigas, uma virada de mesa ( que, pra mim, era óbvia que aconteceria ) muitos seres fantásticos – temos a entrada na história de Grifos, cavalgados por Paladinos, temos magia das trevas, romanceEnemies to loves, e a luta Bem × Mal.
Não há nada de inovador nessa fantasia fantástica, mas é um chavão muito bem feito! Trama bem amarrada, sem furos ou forçada de barra, sem encheção de linguiça.
E é como sempre falo "Se é clichê, é porque faz sucesso." Recomendo muitíssimo!
Segundo livro da autora que eu leio e aprovo!

Maria21301 16/06/2024

"-Bem-vinda à revolução, Violet"
Não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro é bom, mas vou tentar.

Primeiro q a Violet é uma protagonista muito real e identificável, ela é muito poderosa mas mesmo sendo poderosa mostra ela erradando e tentando de novo, ela não ganha pelo "poder do amor ou da positividade" ela ganha por ser estratégica e ao mesmo tempo emocional, ela realmente aprende com os erros e vai lá e tanta de novo até conseguir. Adoro ver o esforço dela e o quanto ela é capaz e "confiante" mesmo todos falando que ela era fraca. São poucos os momentos q eu passo raiva com ela, pois acaba que ela é até que boazinha demais, principalmente com aquele Dain q ficava tratadando ela como se fosse de porcelana, confesso que a paciência dela me irritou e olha q eu sou uma pessoa paciente.

Acho que nem preciso falar sobre o romance da Violet com o Xaden, já que é explícito que eles são pura química! Gostei muito do desenvolvimento deles, eles criando confiança um no outro foi incrível! Não acho que o romance seja enemies to loveres, porque eles em momento nenhum lutam ou discutem de um jeito realmente Inimigos, sabe? Então acredito que eles sejam mais rivals to lovers.

Eu peguei spoiler de uma traição, mas ao longo do livro é fácil perceber quem vai trair a protagonista, PORÉM todo o resto do plot eu já tinha suspeitas, mas mesmo "sabendo" qual era o plot eu fiquei chocada, porque é realmente um plot muito bom! Plot 8/10 pois por mais que seja bom é um pouco clichê, acho que é um plot bem comum em distopias.

Tati 16/06/2024

Gostei muito desse primeiro livro. Bem escrito e desenvolvido, os personagens são interessantes. A história é muito boa e prende do início ao fim.

sumaya7 16/06/2024

Eu nem sei como começar isso daqui. Eu não sei se era por que o hype do livro tava alto, se eu construí expectativas sobre o livro diferente do que realmente é, mas eu me decepcionei.
Eu esperava, como uma fantasia normal, que tivesse algo sobre o qual os "mocinhos" lutariam - não teve. O livro inteiro eu estava esperando por algo que fosse sair daquela narrativa entediante e não acontecia, e eu ficava me perguntando qual era a história do livro.
No começo, eu achei que seria pique jogos vorazes, no sentido de que os cadetes iriam realizar essa prova mortal para se tornarem cavaleiros, a Violet iria perceber a falha e negligência do governo e fazer uma revolução e blá blá blá. Me enganei. A prova foi a parte mais decepcionante, nem sei pq a autora ficou descrevendo como assustadora, sendo que na realidade, ela nem apresentou desse jeito. Não teve nada sobre a qual a Violet iria lutar, não teve vilão até sla, os últimos capítulos. Na sinopse quando fala que "a Violet vai desconfiando de que algo de errado está acontecendo no reino" - mentira, até tem uma sugestão disso, mas logo depois não é esquecido (até os últimos capítulos).
Eu gostei de como a autora desenvolveu o universo, os lances com os dragões e tal.
Os personagens também eram bem carismáticos, e eu acho que isso foi o que salvou a leitura mostly.
Sobre o romance, achei de boa, não estavam prometendo uma trope especifica, ent não fiquei esperando um enimies to lovers (pq eu diria que não foi), porém teve bastante slow burn, plmds, e em contradição achei que a atração da Violet com o Xaden foi bem sem sentido e do nada.
A reviravolta - teve, mas foi bem.. meh. O plot no final também foi previsível pra mim, eu tava esperando isso o livro inteiro.
Overall, foi isso. Não recomendaria se vc tá procurando algo mais acotar ou coisa assim. Porém, se vc quer um lance de academia ou coisa assim, leia.
Veremos nos próximos livros.

Amanda 16/06/2024

Eu sei exatamente quem e o que você é, Violet Sorrengail.
Um dragão sem seu cavaleiro é uma tragédia. Um cavaleiro sem seu dragão é um homem morto. Bem-vindos à Quarta Asa.

Não existe palavras suficientes que me façam expressar o que eu senti lendo esse livro. Meu top 1 COM TODA CERTEZA ????????????????????

Eu amei os personagens, a forma como eles foram desenvolvidos.

A Violet amadurecendo, saindo de uma zona de conforto e a cada passo se transformando em algo extremamente poderoso. Mas o que melhorou muito pra mim, foi que isso não aconteceu de uma hora pra outra. Levou tempo e ainda está levando, porque ela ainda está aprendendo e isso faz total sentido. Porque uma coisa que quase sempre me deixa desconfortável com certos personagens que não sabiam que tinham poder ou não sabiam usar, era de uma hora pra outra serem mais fod*es do que os que tinham anos de experiência. E isso definitivamente não aconteceu aqui, Violet ainda está aprendendo e quando ela chegar no ápice, MEU AMOR QUERO VER SEGURAR.

O Dain é todo "eu vou te proteger", "estou fazendo isso pra te proteger". Quando, na verdade, ele não fez absolutamente nada. Seboso e eu tenho ranço eterno dele agora, porque o que ele fez, me fez perder um dos personagens que eu mais gostava. Então, agora temos um baita problema.

Em contrapartida temos o XADEN, o que falar de homeeem. Que é tipo "aah pelo amor de Deus taca uma adaga na cabeça dele e resolve logo isso". Amo. Ele ajuda no crescimento da Violet, tem seus princípios e não tem como ficar contra. PERFEITO, se um dia errou foi tentando acertar ????????????

E esse final... O QUE FOI ESSE FINAL, eu não preciso dormir eu PRECISO DE RESPOSTAAAAS. A pergunta que fica é, como que vou fazer sem meus cavaleiros e seus dragões até Iron Flame sair por aqui

Pollyanna8 16/06/2024

É inovador e revolucionário? Não.
O livro sem sombras de dúvidas é muito imersivo, em muitas partes me senti como se estivesse assistindo a um filme e, sem sombra de dúvidas, os dragões são a melhor parte.
Algumas coisas me deixaram bem insatisfeita, eu esperava mais desse grande hype. Teve um momento em que, era tanto personagem secundario sem função nenhuma, tanta coisa acontecendo sem necessidade, que me fez desconectar da história e parar de me importar com os personagens,e pra mim a história terminou completamente inacabada.
Além disso, esse livro é um grande mix de histórias já escritas. Várias e várias vezes eu pensava "já li isso em algum lugar".
Por ser uma fantasia +18, eu esperava que o livro teria várias cenas chocantes, guerra, morte,... mas o que torna ele propício pra essa faixa etária é apenas a quantidade de cenas sexuais sem necessidade.
O romance da Violet com o Xaden é fofo? sim, mas esperava mais do que o romance deles em primeiro plano e a fantasia apenas como plano de fundo.

privateuniverse:) 16/06/2024

Criei um carinho tão grande por esse livro...?
Quarta Asa chegou em um momento muito pertinente para essa leitora aqui. O livro reúne as minhas coisas preferidas numa história: fantasia, romance, passado triste, plot twist...
Estou muito ansiosa para a continuação, a personagem tem tudo para crescer ainda mais e espero que tenham interações infinitas entre ela e o Tairn no próximo livro haha ?