Iron Flame

Iron Flame Rebecca Yarros

Resenhas - Untitled

Lanny 30/04/2024

Livro que eu mais "larguei"
Primeiro explicar o que é esse "larguei". É aquele momento que você lê algo que te dá um susto e você solta o livro porque quer ficar longe daquilo e se recusa a acreditar que é aquilo que está acontecendo ali. Pois é, vários momentos aqui eu tive que largar o livro e processar o que tinha acabado de ler pra depois retomar a leitura.

Segundo devo dizer que eu não deveria estar fazendo essa resenha nesse momento de dor que foi acabar está leitura. Eu deveria esperar um pouco pra deixar a dor passar pra depois colocar em palavras o que foi ler esse livro. Mas não dá. Meu pensamento vai ficar com ele por um bom tempo e eu vou ter que lutar contra a ressaca literária.

A última vez que eu me lembro de ter lido um livro que me deixou assim sem chão foi Tempestade de Guerra e ele não é nem de longe tão chocante quanto esse aqui.

Algumas pessoas falam do ritmo do livro, que teve muita coisa chata, enrolada... Verdade, concordo. Mas as reviravoltas foram demais pra minha cabeça e se o livro fosse todo desse jeito não ia sobrar um vivo no final. Então vamos agradecer a Malek (ou a Rebecca) por esses momentos de calmaria.

Perdoem se a resenha sair confusa, vou escrever de acordo com o que vier à mente e se depois der certo eu edito pra ficar mais "certinha".

Quero falar primeiro desse homem lindo e maravilhoso chamado Xaden Riorson. Meu Deus! Como pode uma pessoa conjurar uma criatura tão perfeita quanto esse ser? Toda vez que Violet brigava com ele por algum motivo e ele tinha todas as respostas certas eu ficava imaginando como ela tinha coragem de ficar longe dele.

Na parte 1 enquanto eles estavam em locais diferentes e se encontrando uma vez por semana, ele sempre tinha algo a acrescentar a qualquer coisa dela e eu ficava doida de raiva da Violet não aproveitar cada segundo ao lado dele. E o final da parte 1 quase me colocou de joelhos chorando de tão perfeito que ele foi.

Na parte 2 eu achei que ele se mostrou muito vulnerável. O que não deixou de ser perfeito, mas foi um outro Xaden ali, um que não condiz com o que vimos no livro 1. Ele tem uma carência muito grande, uma dependência emocional de Violet que não é saudável. Mas Violet tem essa mesma dependência dele. A diferença é que ele só tem isso com ela, enquanto ela tem com todos os amigos.

Algumas coisas que eles discutiram e que ele pediu para ela perguntar, eu gostaria que fosse explicado em algum momento. O que eu espero que aconteça porque tem coisas aqui que foram trazidas lá do livro 1, então eu espero que esse padrão continue e haja explicação no 3.

Do que especificamente? O trato do Xaden com alguém lá e como isso modificou o modo como ele viu Violet. A ligação dele com aquele outro lá e o que eles podem querer com os 2. No fim da contas, como ficou o laço entre os 4?

E as proteções de Aretia? Teria como fortalecê-las?

Eu sabia que não dava pra confiar naquele miserável, mas não achei que chegaria a esse ponto.

Como eu vou sobreviver remoendo tudo isso até janeiro? ?

Xaden, eu te amo. E se a Rebecca te machucar, ela vai tá morta literalmente pra mim.

AbrantesNath 28/04/2024

Gostei demais do primeiro livro, porém esse me decepcionou um pouco, achei MUITO arrastado.
Nunca demorei tanto para ler um livro, a leitura simplesmente não fluía.

mih 28/04/2024

IRON FLAME
Ainda digerindo este final porém vamos de resenha.

Estava com muitas expectativas, mas confesso que as páginas me cansaram um pouco, não achei tedioso apenas massante?Mas em geral Rebecca sabe muito bem como fazer gente sofrer!!!!
Esse livro Violet sofreu mtooo psicologicamente, fiquei muitas vezes frustada com a falta de uso do potencial dela mas depois desse final eu tenho CERTEZA que não vai continuar assim por muito tempo. O final concluiu minhas expectativas, apesar de eu achar que faltaram muitas explicações e talvez um pouco menos de encheção de linguiça eu não pude deixar de amar esse universo. ANSIOSA PELO PRÓXIMO LIVRO, e por favor Rebecca não me faça te caçar!!! SEJA BOA

Caroline Meirelles 27/04/2024

Eu acho que nunca tinha visto um LIVRO ser dividido em duas partes. Não sei qual era a intenção da Rebecca, se ela ia dividir esse em dois livros e depois desistiu, se ela realmente queria deixar AQUELE cliffhanger no primeiro livro e aí teve que deixar o resto pro segundo, mas, enfim, o que importa é que esse livro é gigante e acabou com a minha paz por dias.

Por ser um livro gigante, a autora conseguiu desenvolver melhor alguns personagens, trazendo novos também (alguns só pra morrer também, mas okay), e explicando a situação do final do primeiro livro. Eu gostei que a Violet se lembra dos colegas mortos, que ela tem pesadelos, ansiedade, estresse pós-traumático, etc, porque deixa ela mais humana como personagem - em um mundo em que ninguém é incentivado a demonstrar muitas emoções.

A relação dela com o Xaden/Xandão é BEM esquisitinha em alguns momentos; a autora deu uma surtada, em especial na cena do armário, sobre "confiança" (se alguém metesse uma faca no meu pescoço pra mostrar que existem monstros no armário e tudo bem procurar por eles, eu sento a porrada). A parte da Cat também foi insuportável, meu DEUS. E é nessa hora que eu lembro que eles têm 21/23 anos, porque os diálogos, as brigas... repetitivas, insuportáveis e imaturas. Mas, apesar de tudo, gostaria de parabenizar a autora por não forçar tanto um triângulo amoroso, amamos.

Agora, o finalzinho do livro me deu uma impressão de correria e a parte ali da última briga dos dois foi muita informação de uma vez e às vezes parece que tudo acontece só com a Violet e o Xaden. Tudo bem que eles são especiais, mas TUDO tem que acontecer com eles??? Porraa, não podia ser o outro infeliz ali do canto não?

Eu fiquei cega de amor, porque o livro é gigante e você fica apegada, lendo mais de 1000 páginas sobre esses personagens, e não quer abaixar a nota, mas, quando você para um pouco, vê que não é perfeito e que foi tudo culpa do meu amor por Andarna e Tairn (anjos). MAS eu estarei aqui esperando o próximo.

MayLages 27/04/2024

Não é bom mas eu li tudo
é o famoso ruim mas foi legal? ?

a prosa realmente deixa a desejar, os diálogos são estranhos, primeira metade não acontece nada, as cenas de batalha são confusas, a construção de mundo é fraca e sem sal? mas ela escreve bons plot twists?

eu realmente acho q essa história podia ser mais, tem mto potencial, mas a autora focou na zona de conforto: romance.

vou ler o próximo? sim.
recomendo a série? depende muito do teu objetivo.
me arrependi de ler? de jeito nenhum kkkk.

Niikawata 26/04/2024

O surto veio forte!!!
Não tenho palavras para descrever esse livro, como a autora conseguiu ser tão brilhante assim ?! De longe esse é a minha saga preferida da vida.
NECESSITO URGENTEMENTE DO TERCEIRO LIVRO.
Xaden precisa continuar sendo o Xaden que eu amo ????

ladyrokesby 26/04/2024

?My house. My chair. My woman.?
Eu terminei Iron Flame há alguns dias e demorei para postar a resenha porque estava pensando no que dizer sobre o livro. Eu vou ser honesta, não é um livro ruim, mas em comparação ao primeiro, eu diria que ele é no máximo ?bom?; não incrível, excelente ou maravilhoso. Eu sinto que o segundo foi muito mais arrastado, com muita enrolação e cenas que, honestamente, se tirasse (como as discussões entre a Cat e a Violet), não fariam falta. O foco ficou muito mais no romance da Violet e do Xaden, e apesar de eu amar um romance, meio que tirou todo o peso da fantasia da saga, que era realmente o que tornava o livro tão incrível. Sem contar que eu seriamente repensei, durante toda a leitura, se eu realmente gosto da Violet ou não, porque ela conseguiu ser insuportável em DIVERSOS momentos.
O primeiro livro me deixou em êxtase; eu praticamente devorei ele e amei ler cada página, amei me sentir envolvida completamente pela história, mas nesse aqui eu enrolei. Talvez fosse mesmo necessário um livro com um foco por completo no casal, para eles fecharem o desenvolvimento e retornarem ao aspecto da fantasia? Se for esse o caso, maravilha, mal posso esperar para o ler o próximo. Mas por enquanto, esse continua sendo o que menos gostei da história de Fourth Wing.

Vou esperar ansiosamente pelo lançamento do próximo e ver o que vem por aí.

Beatriz.Benvenuti 26/04/2024

Estou sem fôlego!!!
Gente como aguardei este livro!!!! Demorou sair em português mas saiu! Rsrs. Neste livro conta mais sobre as questões políticas que envolve quase todo o continente e sobre os relacionamentos. Acabei de ler?. Xadennnnnn nem sei o que falar :X ansiosa pra mais que final eletrizante.

Clara.Viveiros 26/04/2024

Aí meu Deuuuuuus
O que foi esse livro???
Só em janeiro chega o terceiro, e eu já não aguento mais esperar ?
Maravilhosoooo

Camila.Pereira 25/04/2024

Incrível e pouco
Eu fiquei obcecada por esse livro, precisava ler o quanto antes, terminei ele tão rapidinho por ter amado tanto

Tarr 25/04/2024

Por ter pegue uma tradução péssima demorei pra engatar realmente nesse livro, mas quando me acostumei com os erros não consegui mais largar. Obcecada com o laço entre Violet e Xaden, obcecada por Tairn e Andarna, obcecada com todo o mundo. Me dá aquela nostalgia da época de Maze Runner, Jogos Vorazes
Esse segundo livro veio pra me acabar totalmente, o final então...

Giovanna 25/04/2024

Uma fantasia muito legal para desassociar da realidade, mas tem tanta história dentro da história que fica meio sem um eixo. Apesar de que mesmo assim a autora consegue trazer sentido para tudo, e encaixar as coisas muito bem kkkkk
Vou ler os próximos quando lançarem, mas ele já satisfez demais minha vontade por fantasia do ano

Luiza2977 24/04/2024

Choque e plot twists
Muita fantasia, muito romance, guerra, amigos e família. Basicamente enemys-to-lovers de novo. Final chocante.