Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki Baek Sehee

Resenhas - Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Carolina165 23/05/2024

Cadê o tteokbokki?
Livros biográficos, autobiográficos e de não-ficção em geral não são a minha praia e com esse não foi diferente.

Uma pequena observação: o título não tem nada a ver. Primeiro que a autora nunca quis morrer, a depressão dela não chega a esse ponto; e segundo que o tteokbokki passou longe do livro.

No final o psiquiatra conta que ficou intimidado com a gravação das sessões, o que interferiu no seu desempenho, e que ele até ficou envergonhado ao ler esse livro. Isso talvez explique o porquê de eu ter achado os diálogos rasos e repetitivos; parecia que eles estavam andando em círculos. O teor das conversas era sempre o mesmo e o livro termina sem a gente saber se houve evolução da paciente.
Pode ser que eu esteja fazendo o que a autora diz, usando um modificador ao esperar que o psiquiatra desse respostas iluminadoras, que fizessem eu pensar "Eureka, é isso aí!". Mas brincadeiras à parte eu realmente esperava mais.

Os textos finais foram um pouco mais interessantes.

CITAÇÕES:

"Com frequência procuro livros que são como remédio, que se encaixam na minha situação e nos meus pensamentos, e os leio de novo e de novo, sublinhando tudo, até as páginas ficarem em frangalhos, e ainda assim o livro terá algo a me dar. Livros nunca se cansam de mim. [...] Essa é uma das coisas mais legais a respeito dos livros."

"Com frequência, julgamos o todo com base em um momento singular. Uma pessoa pode ser bem livresca e intelectual, mas, se ela, por acaso, estiver zapeando pelo feed do Instagram na minha frente, provavelmente a julgarei como superficial. [...] É tudo uma questão de estar no lugar certo na hora certa fazendo a coisa certa."
Rogéria Martins 23/05/2024minha estante
Amiga, parabéns pela resenha esclarecedora e bem completinha sobre esse livro! Sua opinião me poupou tempo de leitura, porque muito provavelmente eu teria odiado, e ainda mais nessa fase que minhas leituras já estão lentas.

Obrigada por essa resenha, Carolzinha! Você arrasou! ??

Carolina165 23/05/2024minha estante
Obrigada Rô, minha amiga querida!! ??????
Eu tbm acho que vc não teria gostado desse livro, ele é bem maçante e superficial; só algumas frases se salvam.
Fico feliz que vc tenha gostado da resenha amiga, e que tenha te poupado de uma leitura que não seria proveitosa. ???

xzsatur.no 24/05/2024minha estante
Esse livro é péssimo. Faz parecer que o processo terapeutico é fácil. Faz parecer que melhorar da depressão é molesa. Péssimo, horrível!!

Carolina165 24/05/2024minha estante
Então Kakau, eu ficava pensando: "sério, que terapia é isso?" Realmente é mto fraco o livro.

Fabio 25/05/2024minha estante
Parabéns pela resenha,. Carolzinha, minha querida!??????
Muito bem escrita e sintetizada!!!
Minha querida, adoro suas resenhas.....você é original e autentica. E não como muitos, chamados "papagaios de pirata"

Carolina165 25/05/2024minha estante
Obrigada Fábio, amigo querido!! ???
Eu tbm adoro suas resenhas, são excelentes, mto bem escritas!! Já tô ansiosa pela sua resenha do livro novo do King ??

Wendy 27/04/2023

Namjoon (BTS), muito obrigada pela indicação!
"Livros nunca se cansam de mim. E no tempo certo, silenciosamente, eles apresentam uma solução, esperando até que eu esteja curada por completo. Essa é uma das coisas mais legais a respeito dos livros."

Esse livro é uma biografia da autora Baek Sehee, onde narra as sessões que teve com o seu terapeuta, expondo todos os seus sentimentos, achei um relato real, cru, honesto e corajoso.

Não é fácil para nós nos despirmos de tal maneira sobre os nossos pensamentos mais sombrios, egoístas e conflitantes.

Com o registo da terapia que ela recebe para distimia, que é o transtorno depressivo persistente que é um estado de depressão leve e constante, nos mostra os motivos que a levam a essa fase de descontentamento, parece feliz, mas sente um vazio, diversos questionamentos sobre uma série de coisas diariamente, sobre sua autoestima, as pessoas do seu círculo social, tanto quanto ela julga e sente-se julgada, quase como um estado perpétuo.

Em seu relato final, ela é bastante enfática quando diz que os livros são como sua tábua de salvação, ela os lê como se fossem seu remédio e eles a ajudam a passar por seus momentos difíceis, assim como sua busca por terapia que foi um ponto imprescindível e a ajudou a aprender a compartilhar as suas emoções, em especial com as pessoas mais próximas.

Não teve como não me envolver, ser empática e torcer por sua melhora cada vez mais, porque a meu ver, tem aqueles dias que realmente são difíceis, mas a luta é diária, saúde mental é importante demais para uma qualidade de vida melhor.

"Quero ser o tipo de pessoa capaz de atravessar a vasta escuridão e encontrar o fragmento de luz do sol que me manterá viva por um bom tempo."
Jessica 14/05/2023minha estante
Preciso muito começar ele ?

luna190 24/05/2023minha estante
alguém tem em pdf?

LetAcia972 25/09/2023minha estante
"não há espaço para meio-termos" aaaaaaa isso é tão eu

Thalita253 07/02/2024minha estante
Eu consegui o pdf desse livro

Daniela.Duarte 07/04/2024minha estante
Eu, não gostei muito não.

giusn 05/01/2024

Que livro chatooooooooooo.
a proposta é muito boa mas achei o desenvolvimento fraquíssimo. sofri pra ler.
rayray 06/01/2024minha estante
tô sofrendo p ler ele tb, chatíssimo

p_tvrs 06/01/2024minha estante
acabei de ler e tbm achei chato, criei tanta expectativa...

Luizadiasr 08/01/2024minha estante
to achando meio mal feito, n sei se a tradução n está boa ou se é o livro mesmo mas achei mtt raso e to sofrendo pra ler tmb

Debi 08/01/2024minha estante
o livro é literalmente a biografia de uma pessoa depressiva relatando as sessões de terapia dela não sei oq vc tava pensando que teria nesse livro

Caroline 04/10/2023

Livro escrito em tom de desabafo e reflexão e para se ler com o coração aberto.
Traz ótimas reflexões e insights (o capítulo final falando sobre os cachorros me quebrou ?).
Estranho ver como o sofrimento psíquico humano se parece em todas as partes do mundo.
Débora 04/10/2023minha estante
Carol, fiquei parada nessa leitura. Preciso retomar. Vc gostou?

Caroline 05/10/2023minha estante
Gostei, mas não é um livro q eu recomendaria. No final ela escreve capítulos com reflexões dela, sem o psiquiatra, acho q se o livro tivesse sido assim seria melhor

Débora 06/10/2023minha estante
Entendi. Vou tentar terminar então, Carol.??

Christina17 24/03/2024

Diálogos e diálogos.
Basicamente pra ter consciência de que saber os porquês dos seus problemas e o que fazer para melhorar, não vai indicar nenhuma cura.
Tratamento é um processo de desenvolvimento pessoal onde é necessário um caminhar constante. Um dia de cada vez.

Me senti desconfortável sobre as falas entre terapeuta/paciente. Com a impressão de que a pressão por estar com gravador tenha afetado a experiência.
Assim como senti uma diferença enorme entre paciente na consulta e anotações da paciente, sugerindo que o que falamos e manifestamos é o mínimo do mínimo que passamos interiormente.
Dany 27/03/2024minha estante
Não sei se você teve a mesma impressão que a minha, mas teve certos diálogos que não encaixavam. Algumas perguntas tinham respostas nada haver com o que era perguntado.

Christina17 28/03/2024minha estante
Siim, e muitas vezes indo direto demais ao ponto, o que não é tão simples para um paciente que busca tratamento

olvgabi 14/09/2023

"livros nunca se cansam de mim"
Meu deus kim namjoon, estou tão envergonhada dos livros que leio.
sinceramente não achei uma leitura difícil mas, também não foi fácil, as vezes ficava perdida e confusa porém não foi ruim.
em muitos momentos me identifiquei super com sehee, e me vejo em sua forma de pensar em determinados assuntos. até que foi uma leitura boa.
ENLUACER 17/09/2023minha estante
sou doida pra ler todos os livros que ele recomenda, mas são muito cabeça pra mim tem que ser num momento muito específico pra mim

olvgabi 17/09/2023minha estante
até agora só consegui ler esse, e amêndoas. meu raciocínio lógico não consegue acompanhar alguns livros.

Rosie 03/09/2023

É um livro bem rapidinho de se ler, apesar do tema. Li com um audiolivro que achei na internet e foi super tranquilo.

É um compilado de conversas entre a autora e seu psiquiatra. A autora conta seus medos, suas inseguranças, perspectivas de vida... Enfim, é como se você estivesse em uma conversa.

Aqui não temos algo motivacional ou parecido, só temos uma pessoa relatando como ela se sente e como é cansativo para ela tudo o que ela sente, ao mesmo tempo em que ela está tentando dar o seu melhor para ser uma pessoa mais feliz para si mesma.

É um relato bem importante, que faz você se sentir acolhido por ver que existe muitas pessoas nesse mundo que sentem algo que você também sente ou que sentem algo que você achou que seria o único que sentisse. A sensação de "alguém me compreende" é uma constância na história.

Em alguns pontos me senti nas mesmas dificuldades e conflitos que autora e ler que para ela a dificuldade de sair do ciclo vicioso de autossabotagem me deixou tranquila por eu também não conseguir manter uma constância desse ciclo. Além de compartilhar da mesma depressão e ansiedade que a autora, me senti acolhida e mais próxima dela por também trabalhar em uma editora de livros e a pressão de sentir que não sou culta o suficiente também fez com me sentisse acolhida por ela e representada.

Não é um livro complexo, mas também não deixa de ser um livro insensível ou raso. É um livro morno, as informações são na quantidade e limites certas para a história.

Esse é mais um livro recomendado pelo Namjoon do BTS (apesar de eu não gostar do grupo, as referências literárias dos meninos são espetaculares!) Tenho uma listinha de livros que os membros recomendaram e aos poucos estou lendo ela, o que está me deixando muito feliz com as recomendações.

O fato da autora ter colocado a comida favorita dela no título também me pegou de jeito já que tteokbokki também é minha comida favorita coreana e também compartilho do pensamento de que a vida é mais fácil com um belo prato de tteokbokki com queijo depois de um dia cansativo e exaustivo. hahahaha

"Porque o coração humano, mesmo quando quer morrer, com frequência quer ao mesmo tempo comer um pouco de tteokbokki também."

Obrigada por ler até aqui
Se cuide bjss :)
Elô Tammy 04/09/2023minha estante
As recomendações deles sao maravilhosassss. Quero ler esse, amêndoas e demian. Pincipalmente pq o album Wings foi inspirado em demian e a musica do Suga "Amygdala" tbm faz referencia a Amêndoas e eu acho SUPER inteligente musicas inspiradas em livros

Rosie 05/09/2023minha estante
Eu tenho mais o gosto literário do Namjoon, maioria dos livros q ele leu eu amei

gabooksart 08/12/2023

"Os que não enfrentam as trevas nunca poderão apreciar a luz."
“Felicidade e infelicidade se alternam ao longo da vida, como em uma dança. Então, desde que eu continue indo em frente e não desista, com certeza vou continuar a ter momentos de lágrimas e risadas.”

Tenho pensamentos conflitantes em relação ao livro. Ao mesmo tempo que me vejo em algumas frases e consigo tirar boas reflexões de algumas partes, não consegui me conectar de verdade com a personagem. Tive muitos momentos durante o livro em que me senti cansada e confusa, provavelmente porque isso não é uma fantasia, é a verdade nua e crua.
bubuletta 26/03/2024minha estante
Tô me sentindo igual, a metade do livro foi uma parte bem difícil de passar. Como você falou é a verdade nua e crua, e o processo dela cansa

gabooksart 27/03/2024minha estante
Exatamente isso, eu me senti extremamente cansada

Helen247 15/08/2023

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki
Me senti abrindo o twitter e dando de cara com milhões de tuítes do estilo "meu psicólogo falou coisa tal e minha cabeça explodiu".
Talvez tenha sido a escrita, talvez a tradução, mas eu não gostei.
Bruna Kelvia 16/08/2023minha estante
eu já cogitei ler só pelo título kkkkk

Helen247 17/08/2023minha estante
amiga, eu li justamente pelo título kkkkkkk

Thvliv 17/04/2024

Um sentimento: finalizei a leitura!
Acabei mds, não acredito que finalmente acabei. Eu quase desisti desse abençoado, mas no fim das contas preferi empurrar com a barriga e finalizar. Sabe aqueles livros que você poderia abandonar sem peso na consciência? Então!! Maaas, de certo modo, alguma coisa me fez ficar até o final E QUE BOM, sabe?? pois me identifiquei com tantas coisas, marquei muitos trechos interessantes, coisas que eu facilmente escreveria sobre meus próprios sentimentos das coisas, acabou sendo uma leitura boa no fim das contas. É um livro que não me marcou, pois senti que poderia ter aproveitado muito mais se tivesse ido com uma expectativa diferente da que criei para a minha leitura, não culpo o livro em si. Enfim, é o tipo de livro pra começar e terminar rápido, senão vc vai ficar arrastando aí por 4 meses como eu fiz haha.
bubuletta 17/04/2024minha estante
A leitura deve ser mais fluída para quem está muito conectada/passando por um problema similar. Não atoa todo mundo deve se identificar mais no começo, mas a parte do transtorno "persistente" é bem indigesta.

Thvliv 17/04/2024minha estante
Simmm, tanto que as partes com as quais mais me identifiquei foi no começo e mais no final

VâniaAkira 03/08/2023

Uma terapia
O livro ele te da um experiencia difenrente de outros, aqui você vai acompanhar os pensamentos e momentos que a personagem vai em sua terapia, seus problemas e questoes em seu torno.
uma narrativa simples que em alguns momentos você pode acabar sentindo que também ou esta passando por isso que ela narra, e como a personagem tenta se entender!!
vale muito a pena ler, sair um pouco pra da uma vista nessa obra !
Mirella 03/08/2023minha estante
Sou doida pra ler esse

VâniaAkira 03/08/2023minha estante
vale a pena, eu gostei muito, Nanjoom tem umas indicações muito boas de leitura !!!

rotivo 06/10/2023

Queria morrer, mas no céu não tem pizza
Esse livro traz muitas reflexões sobre a vida e tem várias frases MUITO lindas, o que compensa a escrita um pouquinho cansativa. Terminar ele meio que foi meio que uma luta, mas o conteúdo em si é muito bom. Tem vários momentos que a autora explica os sentimentos dela de uma maneira que você consegue se ler nas páginas. Em alguns momentos, também senti que algumas coisas precisavam ser melhor explicadas/contextualizadas, porque pareciam meio soltas.

Uma frase que eu achei impecável:
"Neste momento, seu relacionamento é estreito, como um triângulo, e ele fura seu coração, mas pelo menos um dodecaedro está mais perto de um círculo que um octógono, não é verdade? Quanto mais relacionamentos variados e profundos você tiver, mais redonda sua mente será, e menos as pontas vão te furar. Você vai ficar bem."
Gabriel 06/10/2023minha estante
oiê, tá aqui o like que vc pediu no pv ??

rotivo 06/10/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK obrigado ?

sojudeblueberry 17/05/2024

Honestamente eu esperei mais, muito mais a respeito desse livro.

de início, eu comecei a me identificar com a personagem do livro e refletir sobre seus pontos iniciais de questionamentos e sentimentos incompreendidos, mas a forma escrita não me agradou e não fluiu muito bem pra mim.

ficou tudo muito mecânico e não me cativou e a certo ponto eu já achava as questões dela um pouco fúteis, mesmo que soubesse que eram genuínas e eu não deveria estar julgando.

mas realmente, não me agradou e fiquei decepcionada por isso, porque estava muito ansiosa em ler esse livro.
Jenni 19/05/2024minha estante
Senti o mesmo

sojudeblueberry 19/05/2024minha estante
eu queria tanto ter gostado mais dele! mas não rolou

ichi 09/01/2024

Eu quero morrer, mas no céu não tem strogonoff de frango.
Livro bom, claro! Mas se tivesse menos sessões de terapia eu daria mais uma estrela, me perdi em muitos diálogos nessas sessões e foi difícil me achar. Claro, era pra ser assim, esse é o objetivo da obra e isso faz com que ela se torne diferente dos outros poucos livros que já li, é a essência.

Leia tendo em mente os gatilhos e sabendo que vai levar muito tapa na cara, de fato, é um livro ótimo pra grifar muitas frases e se identificar.

Essa é a personagem mais humana que eu já acompanhei, ela é surreal de comum, surreal de REAL. Enfim, eu adorei.
Laura 13/01/2024minha estante
Amg, n é uma personagem, é tipo uma autobiografia, ela é real msm. Amei a resenha

ichi 13/01/2024minha estante
simm, eu sei! foi só pra me referir

Inara 13/01/2024

Se Anti-Hero da Taylor Swift fosse uma pessoa (ou livro)
Escolhi começar o ano com esse livro por ele ser pequeno e por ter achado a indicação em uma lista de ?livros de mulher maluca? e eu amo livros de mulher maluca. Não vou mentir, achei esse livro bem morninho no começo, o que me fez continuar foi o formato que é super interessante.
Eu não tava gostando muito pq achei a menina do livro muito diferente de mim e eu tenho essa tendência a ler coisas em que consigo me enxergar, então o tempo todo eu ficava ?ah esse livro é bom, mas não é para mim? e fiquei o tempo todo rejeitando a personagem pra no fim ver que ela tem 30% a ver comigo, me ajudou a começar a pensar pq sinto raiva de todo mundo que discorda de mim ou fala mal de algo que gosto muito, será que no fundo eu acho que essa pessoa está fazendo pouco caso de mim? Não sei, mas vou tentar descobrir
Acho a autora muito corajosa de abrir essas questões pessoais com o mundo inteiro nesse livro. De verdade, se uma pessoa 90% assim ler esse livro com certeza vai se sentir abraçado e compreendido, por isso sempre que eu achar alguém bastante Anti-Hero vou indicar esse livro.
Camila1856 15/01/2024minha estante
Mana, seu comentário me convenceu a ler o livro, principalmente por ter usado uma analogia que eu conheço bastante, Taylor Swift e o hino que é Anti Hero. Obrigada ??

Inara 15/01/2024minha estante
Ai que bom ouvir isso, amiga! Espero que você goste bastante ?