Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki Baek Sehee

Resenhas - Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Wendy 27/04/2023

Namjoon (BTS), muito obrigada pela indicação!
"Livros nunca se cansam de mim. E no tempo certo, silenciosamente, eles apresentam uma solução, esperando até que eu esteja curada por completo. Essa é uma das coisas mais legais a respeito dos livros."

Esse livro é uma biografia da autora Baek Sehee, onde narra as sessões que teve com o seu terapeuta, expondo todos os seus sentimentos, achei um relato real, cru, honesto e corajoso.

Não é fácil para nós nos despirmos de tal maneira sobre os nossos pensamentos mais sombrios, egoístas e conflitantes.

Com o registo da terapia que ela recebe para distimia, que é o transtorno depressivo persistente que é um estado de depressão leve e constante, nos mostra os motivos que a levam a essa fase de descontentamento, parece feliz, mas sente um vazio, diversos questionamentos sobre uma série de coisas diariamente, sobre sua autoestima, as pessoas do seu círculo social, tanto quanto ela julga e sente-se julgada, quase como um estado perpétuo.

Em seu relato final, ela é bastante enfática quando diz que os livros são como sua tábua de salvação, ela os lê como se fossem seu remédio e eles a ajudam a passar por seus momentos difíceis, assim como sua busca por terapia que foi um ponto imprescindível e a ajudou a aprender a compartilhar as suas emoções, em especial com as pessoas mais próximas.

Não teve como não me envolver, ser empática e torcer por sua melhora cada vez mais, porque a meu ver, tem aqueles dias que realmente são difíceis, mas a luta é diária, saúde mental é importante demais para uma qualidade de vida melhor.

"Quero ser o tipo de pessoa capaz de atravessar a vasta escuridão e encontrar o fragmento de luz do sol que me manterá viva por um bom tempo."
Jessica 14/05/2023minha estante
Preciso muito começar ele ?

luna190 24/05/2023minha estante
alguém tem em pdf?

LetAcia972 25/09/2023minha estante
"não há espaço para meio-termos" aaaaaaa isso é tão eu

Thalita253 07/02/2024minha estante
Eu consegui o pdf desse livro

Daniela.Duarte 07/04/2024minha estante
Eu, não gostei muito não.

vale refeição 27/08/2023

Uma autobiografia que pode servir de grande ajuda para pessoas que passam por uma situação semelhante

Comecei a fazer anotações na metade do livro, por isso talvez tenha esquecido de diversos pontos
Nota: É esperado que ele seja mais emocionante para pessoas que passam para uma situação parecida - o que não é o meu caso - dado isso, vou ressaltar que meus comentários não tem a intenção de desmerecer a situação dela

Resumo:
1. A escrita é bem ruim, não é envolvente ou criativa. Ela praticamente apenas transcreveu suas consultas (Apenas falas)
2. A escritora (Na obra, a protagonista) é muito repetitiva e chega a ser irritante devido a imaturidade dela.
3. Mas ainda é gratificante acompanhar o progresso emocional dela
4. No final do livro ela escreve em prosa, o que melhora a leitura, mas acredito que ela poderia ter escrito todos aqueles capítulos de outra forma, deixando mais interessante e mais organizado.

Minha principal crítica quanto à essa obra é sua escrita, que acredito que tenha sido bem afetada pela tradução e até mesmo pelas culturas diferentes. Há algumas frases de exemplo, como: "( *Comecei a chorar desesperadamente* ) é verdade, por que eu sou assim?". Elas tiraram um pouco da seriedade da obra, dando a impressão de ter sido mal feita
Não concordo com alguns comentários do psiquiatra como: "Aprenda a culpar um pouco o álcool, não a si mesma." (Acho que isso resulta em terceirização de responsabilidade, aquela típica pessoa que comete erros e coloca culpa em alguma particularidade da pessoa)

No começo do livro, protagonista tem uma personalidade um tanto desagradável; ela aponta alguns comentários maldosos, ela reclama de ações de conhecidos (Sendo que ela faz o mesmo) e ainda despreza pessoas que se sujeitam a se relacionar com ela (Descartando) - Ela apenas consegue dar conta de sua crueldade no final do livro (Ela começa a se entender no final do livro, tornando-se mais agradável)

No final do livro ela começa a escrever em prosa; contando seu avanço e seus pensamentos. Novamente, a escrita é entediante e um pouco confusa (Ela escreveu diversos capítulos seguidos de conteúdos totalmente diferentes, como contos muito curtos).

"Estar lado a lado, se desentendendo, compartilhando, crescendo ao se afastar, tudo isso nos ajuda a viver o presente. Eu me pergunto se essa é uma maneira de nos reconfortarmos perante as trevas que são o nosso mundo."

Gabigabids 24/01/2024

Então gente como falar sobre esse livro, primeiro de tudo só queria dizer que só não dou 5 estrelas pq não estou acostumada com o formato do livro, ele é mais em diálogos, então por não estar acostumada estranhei um pouquinho porém achei interessante

Então um tapa na cara um soco no estômago doeria menos do que esse livro, me identifiquei muito com os pensamentos dela e sobre seus sentimentos, foi muito reflexivo, sobre o cotidiano, sobre a vida e sobre como cuidamos de nós mesmos.

?As coisas vão melhorar com o tempo. Ou não; tudo é dinâmico, o que significa que a vida vai ter momentos de muita felicidade, assim como momentos ruins, indo e vindo como ondas no mar. Se estou triste hoje, estarei feliz amanhã; e, se estou feliz hoje, estarei triste amanhã ? e tudo bem. Desde que continue me amando.

Sou uma pessoa completamente única neste mundo, alguém de quem devo cuidar para o resto da vida e, portanto, alguém que devo ajudar a dar cada passo para a frente, com afeto e paciência, para me permitir descansar em alguns dias e me encorajar em outros ? acredito que, quanto mais eu olhar para dentro deste ser estranho, eu mesma, mais rotas encontrarei para a felicidade."

Esse trecho do livro foi o que mais impactou para mim, claro que teve outros também que adicionei ao decorrer da leitura mas esse foi o que mais me chamou atenção e queria deixar aqui para vocês pq é real o que ela fala não só nesse texto mas durante o livro inteiro

Me fez rever muitos dos meus sentimentos kkkkk e ter um olhar mais amplo das coisas super recomendo

Lizia.Yohanna 11/09/2023

Super me identifiquei
Vou ser bem sincera e dizer que só comprei porque é indicação do Namjoon do BTS e como boa ARMY não podia perder a indicação dele e ainda bem não perdi.
Esse livro me deu tanto tapão na cara que tô me recuperando ainda. A personagem nos mostra o lado mais humano de alguém que está tratando sua saúde mental e que entende o quanto precisa melhorar.
Me identifiquei com tanto com ela que até fiquei meio assustada ?.
É uma leitura crua e as vezes meio difícil principalmente quando fala sobre o âmbito familiar da personagem e ainda assim é uma leitura que todos deveriam fazer pois com toda certeza vai agregar muito a sua vida e te conscientizar sobre muitas doenças mentais. Indico muito essa leitura e espero que vocês gostem tanto quanto eu, se joguem.

Patrick.Ramos 28/01/2024

O título me chamou a atenção desde o primeiro instante, foi um excelente encontro.

Gostei bastante da escrita da autora, nunca tinha lido nada a respeito dela, foi uma grata surpresa.

Também não conhecia sobre o tipo de depressão que ela se trata, é algo que muita gente pode estar sofrendo e não sabe o nome, creio que o livro trouxe uma luz sobre o assunto que passou algum tempo no escuro e merece mais entendimento.

Os relatos da autora sobre suas consultas são bem interessantes, e entender como funciona sua mente, pelo menos em alguns momentos, é algo sempre revelador.

No geral, a leitura foi excelente, fluiu super bem, fica a recomendação de leitura sobre um assunto pouco abordado.

Katrina 30/10/2023

Este é o registro de uma pessoa muito comum, incompleta, que encontra outra pessoa muito comum, incompleta, que é, por coincidência, um terapeuta
Entendo que avaliar com estrelas possa parecer um tanto inadequado para uma obra tão pessoal. No entanto, mesmo considerando isso, acabei optando por fazê-lo. Dito isso, não me sinto confortável em discorrer sobre a história pessoal de alguém. Prefiro focar em compartilhar minha opinião sobre alguns pontos específicos, sinto-me mais à vontade para compartilhar minha opinião sobre como me senti ao ler o livro e o impacto que teve em mim.

Muitas vezes, me identifiquei com Sehee, encontrando paralelos em sua forma de pensar sobre determinados assuntos. A leitura foi agradável, leve e acolhedora, mas também amarga em alguns momentos. Achei interessante a forma como o livro foi escrito, com uma abordagem única. Entendo perfeitamente quem não tenha apreciado o livro, afinal, ele realmente faz sentido para aqueles que conseguem se identificar com pelo menos uma parte da Baek.

A escrita, embora não tenha sido particularmente difícil, por vezes, se mostrou um pouco cansativa. Isso pode ser atribuído à profundidade dos temas e à maneira como foram escritos. No entanto, não posso dizer que tenha sido uma leitura ruim. No geral, foi uma experiência enriquecedora. Agradeço a Baek Sehee por compartilhar sua história de uma forma tão verdadeira.

Kelly tirelli 26/09/2023

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki
Baek Sehee é graduada em escrita criativa e trabalha na editora que tanto queria. Diagnosticada com depressão recorrente e ansiedade, podemos acompanhar a trajetória do tratamento com seu psiquiatra. O livro mostra a descrição de suas sessões, com riqueza de detalhes e profundidade. Impossível não ler refletindo a cada fala do profissional e das reflexões feitas por ela. Com histórico desde muito nova, ela passou 10 anos em terapia. Ao final do livro, ela traz diversas reflexões quanto a sua vida. Desde a sua relação com seu cachorro, a temas como ?avó?, ?tempos sombrios?, ?sonhos?, ?enterrada e mantida enterrada?, entre outros. Um livro profundo e muito rico.

Jubs 06/01/2024

A autora conta sua experiência com a depressão e as sessões com seu psiquiatra. Ela fala de suas dores, de como essa doença é silenciosa e como estava indo o tratamento.

Max 22/10/2023

Pessoas lele da cuca deveriam ler
A autora escreve suas sessões com o psiquiatra, fala sobre seus anseios,medos,alegrias, ansiedades e alguns traumas.o mais interessante do livro pra mim e que ela é MUITO sincera, não acredito q ela tenha exposto tudo, mas e interessante o jeito que ela escreve e faz a gente ter várias reflexões e pensamentos sobre a nossa própria vida.

Carol *_* 29/11/2023

A complexidade humana
{...} "Porque o coração humano, mesmo quando quer morrer, com frequência quer ao mesmo tempo um pouco de tteokbokki também."

{...} " O que desejo? Desejo amar e ser amada. Sem suspeitas, com tranquilidade. É só isso. Não sei como amar ou ser amada da forma apropriada, e é isso que me causa dor."

{...} " Anseio ser valorizada pelos outros, der amada incondicionalmente, mas finjo desinteresse,apesar de estar muitíssimo interessada."

Foi surpresa para mim ler esse livro e ser uma autobiografia, acreditei que seria outro romance indicado pelo Nan.
É um livro que narra as sessões da autora com seu psiquiátrica. Ao mesmo tempo que conseguia me identificar com algumas coisas, senti que era uma invasora julgando um tratamento alheio. É incrível acompanhar como é uma terapia e principalmente que uma pessoa pode ser tão complexa com tantas peculiaridades. Conforme fui avançando na leitura, senti várias coisas em relação a autora; achei ela muitas vezes chata, enfadonha, egoísta, infantil, invejosa, perfeccionista, solitária, triste e carente. É interessante observar como somos retalhos emocionais, que não importa como queremos ser bom, sempre existirá aquela parte sombria dentro de nós.
Acredito que quando ela escreveu esse livro estava no começo de sua terapia, por isso não tem uma grande evolução.
Senti falta de aviso de gatilho, já que toca bastante em assunto sensível.
Sinceramente não precisava do epílogo pós - escrito, deixou o final cansativa.
Carol *_* 06/12/2023minha estante
ser*

bchwita2023 05/08/2023

Espetacular
Leitura muito fluida.
A Baek Sehee foi muito corajosa em expor seus pensamentos e sentimentos.
Eu amei esse livro!

duda 30/09/2023

Um bom livro.
Fiz uma leitura calma e que fluiu muito bem. O livro me fez refletir em alguns pontos, mesmo não me identificando em muitos momentos com a personagem.

fckamour 05/12/2023

Opinião : Gosto da ideia de abordar uma sessão de terapia. O livro não é de todo ruim, pois muita coisa me marcou. Mas ao mesmo tempo me engatilhou pra muitas questões, pois comecei a pensar que as pessoas reparavam no que achava que ninguém repararia e fiquei um pouco paranoica, confesso. O que me deixou mais fascinada foi o capítulo do psicólogo e com certeza chorei com o capítulo sobre os cachorros.

mell 07/10/2023

Seres tridimensionais
Eu sou tão depressiva que sinto que deixo os outros entediados... a real é que não pensava que iria me identificar tanto com o livro mas meus problemas não são únicos e nem os seus, geralmente temos a ideia de que nas bilhões de pessoas na terra sou a única criatura vivente que me sinto triste

é, mas não sou a única!

entretanto sinto-me unicamente na minha vaga existência deprimida e patética o sentimento constante de correr em uma roda de hamster

corro em busca do viver pois a vontade pela morte me persegue mesmo que eu queria um tteokbokki, corro em busca do amor, corro em busca de ser vista, de que alguém no planeta me enxergue como o ser passível que sou, ansiando pela valorização de um amor incondicional.

na primeira demonstração de amor me sinto coagida a sumir, porque? corri demais toda a minha vida e esqueci de mim, sinto-me tão cansada de mim que não consigo acreditar que seja possível me amar

por que sempre tive a tendência de desconsiderar tudo de positivo que caísse na minha mão!

quero ser vista e quero ser amada mas sinto que devo superar o fato de cair nessa armadilha binária de achar que sou inteiramente comum, logo desinteressante, ou inteiramente especial, logo inalcançável...

queria morrer... ou talvez só queira tirar o só que existe em mim.

trizisreading 10/07/2023

É...
Grande parte do livro são diálogos entre a autora e seu terapeuta. Sehee expõe seus problemas cotidianos, sejam eles acontecimentos da vida, seus pensamentos, suas decisões etc.

No entanto, por mais que pude me identificar em alguns momentos com os sentimentos e conflitos dela, sinto que não há profundidade em nada que ela diz. A narrativa fica bem repetitiva, um diálogo bem raso sobre como foi a semana dela e como ela se sentiu, sem nunca se aprofundar em nada. O terapeuta, por sua vez, esclarece e aconselha, mas nada além disso.

No final do livro, não entendi muito o que se pretendia, pois não há mais diálogos, apenas textos separados sobre diferentes pontos da vida dela, mas que não senti relação um com o outro.

Tive um contato com a literatura sul coreana muito mais agradável com "Kim Jiyoung, nascida em 1982", de Nam-Joo e "A vegetariana" de Han Kang.