Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki Baek Sehee

Resenhas - Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

nvrlsnd 17/08/2023

Para mim, é difícil me aproximar de alguém.
"Pergunto-me a respeito de outros, que, assim como eu, por fora parecem estar bem, embora estejam apodrecendo por dentro, sendo esta podridão um vago estado simultâneo entre não estar bem e não estar devastado."

Expor os meus sentimentos ou conversar sobre eles com alguém é uma das coisas mais difíceis para mim, porque eu nunca sei como colocar em palavras o que eu sinto e fico com medo de incomodar a pessoa com quem eu falo. Ler esse livro foi como ler um diário escrito pela autora, como se ela estivesse transparente para os leitores, e eu admiro a coragem que ela teve de compartilhar algo tão pessoal.
Baek Sehee me fez repensar sobre muitas coisas que eu faço ou deixo de fazer na minha vida, coisas que eu nunca tinha parado para prestar atenção antes. Eu me vi em algumas atitudes dela, em suas inseguranças, em seu jeito de viver. Mesmo que eu não concorde com alguns de seus comportamentos, achei importante ler esse livro para aprender a lidar com o que eu sinto e perceber que existem muitas pessoas que sentem o mesmo que eu, mas em níveis diferentes.
Não sou fã de não-ficção, então essa leitura foi uma experiência nova para mim. Apesar da escrita monótona, já que é praticamente uma transcrição das sessões da autora, eu gostei.
A minha nota para esse livro não foi pelo seu conteúdo, porque eu acho que não faz sentido dar nota para algo que aconteceu na vida real, mas pelo o que eu senti lendo.

"Porque o coração humano, mesmo quando quer morrer, com frequência quer ao mesmo tempo comer um pouco de tteokbokki também."

Jackie! 12/12/2023

Todo mundo está sofrendo, ponto.
Preciso ressaltar que estou julgando isso pela minha experiência de leitura e não pelo peso da "história", já que são coisas pessoais da vida da autora.

Achei bem interessante o formato, sendo os relatos da conversa dela com o seu terapeuta. Me identifiquei com várias situações pelas quais ela passou, bem como com algumas de suas manias e formas de ver as coisas.

Não curti muito os "conselhos" do terapeuta, achei tudo um pouco raso demais, mesmo entendendo que isso aqui não é um livro de autoajuda.

Além disso todo o lance do livro me passou a mensagem "você não é especial, outras pessoas sofrem mais do que você" e apesar de sentir que isso tem um peso que pode levar a boas reflexões, também carrega um dedo acusatório de culpa que não cabe a ninguém usar. Pois, sim, todo mundo tem um "nível de dor ", problemas pessoais de diferentes pesos, mas todos eles são válidos para aqueles que os carregam - uma dor não diminui a outra!

PS: O próprio terapeuta relata no final do livro que não "se orgulha" de tudo que falou e que hoje em dia vê melhores alternativas de ajudar seus pacientes.

Vitorin 05/09/2023

Bom mas faltou algo!
Os primeiros 50% foram bons e eu me identifiquei c alguns pontos, depois comecei a achar mais chatinho mesmo q eu tenha gostado, foi um livro rápido e bom de ler mas deixou a desejar!!
lari 05/09/2023minha estante
Nossa quero muito ler esse

Jenni 22/11/2023

"Estamos tão distantes e tão próximos de tantas pessoas."
É um bom livro, mas eu fiz certo em não ler com tanta expectativa, pude aproveitar melhor a experiência, sem cobrar grandes ensinamentos.
Muitas vezes a narrativa era repetitiva, mas eu entendo, a autora mostrou que nenhum processo de autoconhecimento e aceitação acontece de uma hora para outra, muitas vezes é impossível atingir tal estado e o importante é entender isso e saber reconhecer seus progressos.
O que eu mais apreciei no livro foi como a autora se abriu, expondo todos os seus pensamentos e sentimentos. Na nossa sociedade, a pessoa precisa ser muito corajosa para fazer isso e não deveria ser assim, me reconhecendo em descrições da autora para ela mesma, pude perceber como muitas pessoas compartilham emoções semelhantes e deveríamos expressá-las melhor.
Foi uma leitura rápida e agradável no geral, só não foi tão impactante para mim.
?"Por que é tão difícil sermos honestos a respeito dos nossos próprios sentimentos? Seria porque viver é tão exaustivo que não temos nem tempo de compartilhá-los?"

thv 09/07/2023

Namjoon vc não erra nunca
"Quero ser o tipo de pessoa capaz de atravessar a vasta escuridão e encontrar o fragmento de luz do sol que me manterá viva por um bom tempo.
Algum dia, conseguirei."

apesar de ser um livro curto, acho que retrata muito bem como é complicada a vida de quem tem algum transtorno mental. Claro que na vida real é mais difícil e isso é só um resumo, mas é um bom resumo. Mesmo tendo um diagnóstico diferente do da personagem, me identifiquei MUITO com ela e acho que todo mundo vai se identificar um pouco tbm. Recomendo o livro pra quem gosta de psicologia!

obg nam pela recomendação. ?

Sabrina.FAlix 18/01/2024

Se trata de um livro MT bom, que trás temas importantes e que as vezes esquecemos de pensar, porém esperava mais. Mas recomendo a leitura.

Carous 01/06/2023

Ah, tá
Que bom que a autora teve uma epifania sobre si mesma e buscou tratamento e terapia para lidar com sua depressão e demais malezas emocionais e psicológicas.

Mas lendo o livro, senti a mesma coisa que sentia quando estudava para Geografia na escola ou lia os textos de uma matéria (que nem lembro mais o nome) que o professor que a lecionava nos mandava ler. O livro de Geografia era um porre; o professor da faculdade, presunçoso; os textos que nos obrigava a ler, pedantes. Eu sentia tédio o tempo todo. E muitas da vezes minha mente voava para as obrigações que eu tinha no dia ou para qualquer lugar distante daquelas palavras sonolentas.

Não gosto de avaliar livros de não-ficção, principalmente com notas baixas porque não se tratam de uma história e sim da vida e sentimentos de uma pessoa, mas este eu achei chato e não consigo fingir que não.

Torço pelo melhor pra autora. Sinto que este caso é daqueles cujo livro tem grande valor para quem o escreveu e expôs seus pensamentos, bem catártico, mas um grande "e o quico?" para todo o resto.

Foi pra mim pelo menos.
@agathaltpiza 25/07/2023minha estante
definiu como me senti durante a leitura

Catharina45 29/07/2023

Talvez seja o seu livro
Talvez esse livro seja para você e não para mim, lembro que li isso em umas das resenhas desse livro e me indentifiquei na hora, pois foi isso que aconteceu comigo aqui.
Entendo que a autora quis mostrar como e o que ela conseguiu superar ao fazer o tratamento, indo em terapia e tomando seus remédios. Esse foi um dos grandes pontos positivos do livro, além da escrita que foi o que me incentivou a continuar a leitura.
Mas o livro não é meu gênero de leitura, então não foi algo prazeroso, e bem... Preciso dizer que a atitude do psiquiatra foi ruim, parecendo apoiar o que ela dizia, simplesmente enchendo a mulher de remédios, sem indicar um psicólogo que era isso que a autora estava precisando.
Não é um livro ruim, mas não foi meu estilo de leitura por isso não gostei tanto. Talvez ele seja perfeito para você.

lala monts 21/02/2024

Os meninos do bts nunca falham quando recomendam algum livro. Esse livro é leve dado ao assunto que é abordado nele,a leitura é bem rápida ja que grande parte do livro são conversas entre a personagem/escritora com a sua psicóloga.

Nina 23/10/2023

Quero comer tteokbokki
Eu achei uma leitura muito interessante, de fato sinto muito das neuroses dela e para quem nunca leu algo assim é um livro muito necessário.

polly 222 12/03/2024

Eu coloquei muita expectativa nesse livro e tava muito ansiosa pra ler ele mas nao foi nada do que eu tava esperando
em umas partes eu sentia muito tedio lendo que so ia empurrando os caps com a barriga pra acabar logo? nao sei pq isso aconteceu, pode ser pq nao me conectei com os sentimentos que ela escreveu ou com a situação em si? so nao consegui ter uma leitura fluida, sabe?
me identifiquei com uma coisa ou outra mas teve umas coisinhas que ela disse que eu nao concordei muito..
porem toda via entretanto, consigo ver por esse livro o quao corajosa a autora é de publicar o mais intimo dela, de publicar muito que nós meros humanos temos, mas que nao admitimos

??Espero que aprenda a olhar para uma pessoa como um todo antes de julgá-la. E a olhar pra si mesma como um indivíduo completo também.?

Bianca 20/09/2023

Corajoso e chato igual o processo de terapia
Um livro corajoso e covarde, a autora foi muito corajosa em colocar suas sessões de terapia, algo extremamente íntimo, em um livro, principalmente se for pensar que a Coreia não vê quem faz terapia com bons olhos, mas também foi covarde em não se abrir mais, falta detalhes, falta conteúdo.

Entendo ela não querer colocar todas as suas fragilidades para o público, mas a proposta do livro é justamente essa, então se perde no meio quando o leitor percebe que ela só vai nos mostrar fragmentos de algumas sessões.

Os textos no final são INSUPORTÁVEIS, aquilo deveria estar no meio do livro ou ter sido descartado, não faz sentido, me sentia lendo o Instagram de um coach chato.

A minha experiência com o livro foi tediosa, mas também me fez querer voltar a terapia e me fez pensar como não sou uma pessoa horrível só uma transtornada com problemas mentais, então é uma leitura que apesar de tudo é necessária para algumas pessoas.

Emily 21/08/2023

No geral o livro é o diálogo da autora com o psiquiatra, porém é um contexto que te faz refletir.
Te faz entender que há uma necessidade de olhar para sim, sem julgamentos, que nós também temos limites e no meio do caminho há frustrações.

? Aceitar fardos e pousa-los no chão não é uma atitude ocasional; é algo que precisa ser praticado para o resto da vida.? ?

iammoremylrds 27/01/2024

Uma leitura muito impactante e que me trouxe bastante identificação além de que como pode um livro tão pequeno ser tão destrutivo? abordando diversas questões de uma maneira bem nua e crua, sem romantização!

Vinagrete 30/07/2023

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki
Nossa acho que foi o livro no momento certo. A escrita é muito boa e gostei bastante dos diálogos com o terapeuta eu achei muito interessante essa ideia. "Queria morrer, mas no céu não tem cuscuz" essa seria a minha versão kkkk