Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki Baek Sehee

Resenhas - Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Cyntia Bender 14/08/2023

Não é para mim, mas talvez seja para outras pessoas...
Não me identifiquei com a leitura, talvez não fosse meu melhor momento para ler esse livro, ou talvez eu tivesse uma outra expectativa dessa leitura em função da sinopse que me levou a pensar outro rumo pra essa história. Eu gostei das partes em que ela faz reflexões sobre assuntos específicos, mas as partes com o terapeuta me perdeu várias vezes. Para mim não funcionou, mas acho que pode tocar muitas pessoas que se identifiquem pelo o que a autora passou.

vicdliz 26/06/2023

Esse livro é muito bom! Li ele pois é uma indicação do Namjoon, e não decepcionou! Muito profundo mas tratado de uma forma bem simples e intimista, a autora coloca em palavras de forma nua e crua suas sessões de terapia na busca por tratar a depressão, ansiedade e baixa autoestima. O que me pegou mesmo foi o pós-escrito. Me identifiquei muito com algumas coisas e me surpreendi como esse livro é tão ?see right through me?. Recomendo sim, mas com ressalvas pois são tópicos sensíveis tratados de certa forma crua

trizisreading 10/07/2023

É...
Grande parte do livro são diálogos entre a autora e seu terapeuta. Sehee expõe seus problemas cotidianos, sejam eles acontecimentos da vida, seus pensamentos, suas decisões etc.

No entanto, por mais que pude me identificar em alguns momentos com os sentimentos e conflitos dela, sinto que não há profundidade em nada que ela diz. A narrativa fica bem repetitiva, um diálogo bem raso sobre como foi a semana dela e como ela se sentiu, sem nunca se aprofundar em nada. O terapeuta, por sua vez, esclarece e aconselha, mas nada além disso.

No final do livro, não entendi muito o que se pretendia, pois não há mais diálogos, apenas textos separados sobre diferentes pontos da vida dela, mas que não senti relação um com o outro.

Tive um contato com a literatura sul coreana muito mais agradável com "Kim Jiyoung, nascida em 1982", de Nam-Joo e "A vegetariana" de Han Kang.

iamluanamello 27/02/2024

A autora teve uma coragem admirável ao escrever este livro; ele é dolorosamente sincero e honesto. Ela compartilha seus pensamentos e sentimentos mais profundos, dos quais muitas vezes tentamos esconder de nós mesmos. Acredito que quanto mais o leitor se identificar com a autora, mais proveito tirará da leitura, mas não acho que seja necessário para entendermos a importância da obra. É uma terapia em formato de livro, que devemos ler com a mesma vulnerabilidade com que a autora escreveu, para assim desfrutarmos da leitura da melhor forma possível.

gabooksart 08/12/2023

"Os que não enfrentam as trevas nunca poderão apreciar a luz."
“Felicidade e infelicidade se alternam ao longo da vida, como em uma dança. Então, desde que eu continue indo em frente e não desista, com certeza vou continuar a ter momentos de lágrimas e risadas.”

Tenho pensamentos conflitantes em relação ao livro. Ao mesmo tempo que me vejo em algumas frases e consigo tirar boas reflexões de algumas partes, não consegui me conectar de verdade com a personagem. Tive muitos momentos durante o livro em que me senti cansada e confusa, provavelmente porque isso não é uma fantasia, é a verdade nua e crua.
bubuletta 26/03/2024minha estante
Tô me sentindo igual, a metade do livro foi uma parte bem difícil de passar. Como você falou é a verdade nua e crua, e o processo dela cansa

gabooksart 27/03/2024minha estante
Exatamente isso, eu me senti extremamente cansada

pjmyeon 22/05/2023

Namjoon é muito intelectual mesmo, os livros que ele gosta
deixa só o dia que ele ver os livros que eu leio, de acotar pra baixo, vai rir da minha cara

Muito bom, mas um pouco denso, mesmo sendo um livro minúsculo não é o tipo de livro que eu consigo ler em uma sentada só, demorei alguns dias pra conseguir terminar

sojudeblueberry 17/05/2024

Honestamente eu esperei mais, muito mais a respeito desse livro.

de início, eu comecei a me identificar com a personagem do livro e refletir sobre seus pontos iniciais de questionamentos e sentimentos incompreendidos, mas a forma escrita não me agradou e não fluiu muito bem pra mim.

ficou tudo muito mecânico e não me cativou e a certo ponto eu já achava as questões dela um pouco fúteis, mesmo que soubesse que eram genuínas e eu não deveria estar julgando.

mas realmente, não me agradou e fiquei decepcionada por isso, porque estava muito ansiosa em ler esse livro.
Jenni 19/05/2024minha estante
Senti o mesmo

sojudeblueberry 19/05/2024minha estante
eu queria tanto ter gostado mais dele! mas não rolou

Any 29/12/2023

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki
Essa é a primeira leitura incomoda e decepcionante desse ano. Acho que este livro não é para mim. Não vou aprofundar-me porque acredito que não tenho direito de julgar as escolhas, as vivências e emoções pessoais de outra pessoa. O que mais me incomodou foi à maneira que o profissional se portava a cada sessão. Ele mesmo deixou claro que se envergonha da sua postura e que gostaria de ter ajudado mais a autora (paciente). No geral considero este livro necessário por abordar a depressão e a ansiedade francamente.

greek tragedy. 21/07/2023

Gostei muito desse livro, principalmente por me identificar tanto com a autora.
eu queria que ele fosse melhor aprofundado, mostrando o resultado das consultas na vida da baek ao invés dela contando, porque ele soa basicamente como uma consulta de terapia de umas quatro horas dividida em capítulos.

leiturati 29/07/2023

"Livros nunca se cansam de mim"
Este é um livro que daria para ler em um dia porque a leitura flui rapidamente. No entanto, logo de cara, eu vi que me identificaria com alguns pensamentos da autora e resolvi desacelerar. Nele os sentimentos e pensamentos da Baek são expostos diretamente, não há rodeios. É uma mente conturbada, confusa e com opiniões que desagradam.

Pensei muito em como dar nota para este livro e certamente há muitos pontos que eu mudaria na estrutura dele, mas se a autora escolheu escrever da forma como escreveu é porque foi o melhor modo que ela conseguiu organizar seus sentimentos e, após conhecê-la minimamente através do livro, sei que essa escolha não foi nada fácil.

"Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki" foi uma ótima surpresa para mim, marquei o livro inteiro. Deixo aqui minha gratidão ao Namjoon porque sem ele não teria conhecido ?

cxvmilena 01/06/2024

"quero sempre ser motivada pelo amor."
Não me lembro qual foi a proposta da escritora ao escrever esse livro, mas ele passa vibe de um diário do que "conselhos" para a vida. entendo que essa escrita é bem pessoal e acabou diminuindo minhas expectativas ao saber sobre o tema do livro - gravações de suas consultas psiquiátricas. não vou mentir, achei o livro um pouco chato, mas também um pouco identificável, um paralelo muito forte de gostar e odiar. não é de todo ruim, mas ainda sim vendido com uma proposta totalmente fora do esperado.

Andréa 14/01/2024

Me identifiquei mais do que gostaria
Pela quantidade de páginas achei que ia ser uma leitura rápida e super fluida, realmente a escrita da autora é tranquila, mas o conteúdo foi bem denso para mim. No início me identifiquei pouco, porém do meio para o fim foi um verdadeiro gatilho todas as questões de aparência que a autora relata, inevitável não parar para refletir sobre si mesmo, mas também foi bom para reafirmar que nenhuma experiência é singular. Gosto de pensar que ninguém está tão preocupado com você quanto você imagina. Esperava mais emoção, ainda chorei, mas foi pensando mais nas minhas questões do que com as da autora, acho que me identifiquei mais do que gostaria ?. O livro em si é mais um relato de autodescoberta da mesma. De toda forma é uma leitura muito válida.

hcarl 28/02/2024

Gostei do livro, mas foram altos e baixos.
Demorei bastante pra ler, considerando o tamanho dele, isso pelo motivo de que em muitos momentos parava de me identificar com a personagem e me irritava, e assim foi. Em muitos momentos devorei um capitulo inteiro por me sentir de uma forma muito parecida e em outros enrolava até conseguir finalmente acabar o capitulo do qual não me identificava.
No fim das contas, o livro é bom, mas eu diria que conta muito se o seu momento de vida confere identificação com aquilo que a autora coloca.

Camila.Mendonca 05/06/2024

O livro que eu mais marquei na vida
Eu até agora não consigo acreditar que paguei 5 reais nesse livro e que ele sequer estava na minha lista. Que grata surpresa!!!!

Me senti completamente imersa nos pensamentos da autora e sentindo que claramente poderia ser um livro sobre mim ?, porque realmente me conectei muito com diversas questões.

Gostei muito da abordagem de todos os temas, mas principalmente dos altos e baixos que é a vida de quem é diagnosticado com depressão e ansiedade. Todos os extremos da personagem e a forma como ela conseguiu expor todos eles nos capítulos finais foi muito emocionante.

É triste saber que não há cura, mas reconfortante acompanhar e descobrir junto com a autora que há como seguir em frente e enxergar beleza na vida.

Gostei muito do foco no processo terapêutico e de a autora ter reconhecido a diferença que isso fez em sua vida. Achei muito responsável.

Enfim, amei demais!!!!! Daqueles livros que tem hora certa pra ler. A conexão faz toda a diferença.

"Estou triste, mas estou viva, e vivendo para além disso. Esse é o meu consolo e a minha alegria."

Jackie! 12/12/2023

Todo mundo está sofrendo, ponto.
Preciso ressaltar que estou julgando isso pela minha experiência de leitura e não pelo peso da "história", já que são coisas pessoais da vida da autora.

Achei bem interessante o formato, sendo os relatos da conversa dela com o seu terapeuta. Me identifiquei com várias situações pelas quais ela passou, bem como com algumas de suas manias e formas de ver as coisas.

Não curti muito os "conselhos" do terapeuta, achei tudo um pouco raso demais, mesmo entendendo que isso aqui não é um livro de autoajuda.

Além disso todo o lance do livro me passou a mensagem "você não é especial, outras pessoas sofrem mais do que você" e apesar de sentir que isso tem um peso que pode levar a boas reflexões, também carrega um dedo acusatório de culpa que não cabe a ninguém usar. Pois, sim, todo mundo tem um "nível de dor ", problemas pessoais de diferentes pesos, mas todos eles são válidos para aqueles que os carregam - uma dor não diminui a outra!

PS: O próprio terapeuta relata no final do livro que não "se orgulha" de tudo que falou e que hoje em dia vê melhores alternativas de ajudar seus pacientes.