Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki Baek Sehee

Resenhas - Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Isamariana 29/01/2024

"Não estava depressiva a ponto de querer morrer, mas tampouco me sentia feliz, pairando, em vez disso, em algum ponto entre esses dois sentimentos."

Me surpreendi muito com esse livro, confesso que achei que não iria gostar pq nunca me dou bem com livros do mesmo gênero, mas cá estou eu, basbacada depois de chorar e refletir.

O livro possui um formato diferente, uma conversa real entre paciente e terapeuta que possui uma leitura muito fluida e me senti dentro do consultório participando dos diálogos. Os temas abordados são situações e momentos que muita gente passa, mas algumas pessoas não possuem coragem de admitir ou não enxergam determinada situação.

Tenho certeza que o livro ajudará muita gente que se sente perdida e/ou não sabe só certo o que está sentindo, que quer iniciar em uma terapia ou até mesmo que já possui sua consulta regular.

Quero ficar falando desse livro sem parar, mas ele é algo tão pessoal que nem sei, apenas leiam e vão se surpreender!
Núbia Cortinhas 30/01/2024minha estante
Adorei a resenha! Tem livros que são assim, queremos comentar o tempo todo! ??

Isamariana 30/01/2024minha estante
Muito obrigadaa! Com certeza, esse livro foi um desses. É lindo! ??

pitypooralfie 10/12/2023

Um livro, para mim, encantador. Minha simpatia pela Baek Sehee foi tão profunda que às vezes me senti no lugar dela. E amei esse psiquiatra; queria me sentar e conversar com ele por horas.

Me impressionou o fato de que, mesmo em situações diferentes, a empatia brotou de mim em pouco tempo de leitura. Sofri um tantinho com o fim e ainda busco por um livro que me cause sensações parecidas. Alguns trechos que marquei e me fizeram refletir:

"Para mim, a tristeza é o caminho que apresenta menos resistência, a emoção mais familiar e mais ao alcance da mão que tenho. Um hábito que se incrustou no meu cotidiano."

"Viver até o fim é mesmo um triunfo em todos os casos? Como se houvesse realmente ganhar ou perder neste jogo da vida."

"Sou realmente uma pessoa calorosa? Não me considero uma pessoa boa, para ser honesta. Só não quero que minha sensibilidade e minha ansiedade sejam um constrangimento para os outros, é só isso."

"Está tudo bem ser imperfeito, não tem nada de mais ser esquisito. Você não precisa se animar. Posso me dar bem hoje, ou não. Será uma experiência. E está tudo bem."

"Livros nunca se cansam de mim. E no tempo certo, silenciosamente, eles apresentam uma solução, esperando até que eu esteja curada por completo. Essa é uma das coisas mais legais a respeito dos livros."

"Amo a inocência de pessoas brilhantes e honestas, e adoro os escritos de pensadores positivos, mas receio que jamais conseguirei me encontrar entre eles. Tenho tanta dificuldade de aceitar minhas trevas quanto de me lançar à luz.?

Daiana59 25/04/2023

A vida real
Esse livro não é uma ficção, tudo que há escrito nele são a história de fato da autora.

Isso deixa o livro muito pessoal, porém só temos as conversas que ela teve com seu psiquiatra e seus devaneios nas sessões de terapia. Não há diálogos.

É um livro que vai te fazer se ver naquelas palavras, não é ruim, mas não achei grande coisa. Não é um livro memorável.

Mas é um livro pertinente no sentido de me identificar muita com a autora.

Janaína Faria 11/03/2024

Acho que esse livro é tão pessoal que pode acabar agradando quem realmente se enxergue nos dilemas da autora, já que se trata de um livro que descreve as consultas da própria. A não ser que você tenha os mesmos questionamentos ou medos que ela, talvez as respostas do psiquiatra também sejam uma espécie de acalento. No meu caso, esse livro não me gerou A MENOR conexão com a personagem/autora, e quando chegou nos capítulos curtinhos do final, eu acabei abandonando em 94% (mas vou contar como lido pelo esforço de ter chegado quase ao final por ser uma leitura coletiva). Admiro a coragem da autora por expor parte tão íntima de si e sei que causa identificação com algumas pessoas, mas definitivamente não funcionou pra mim.

Laís 07/11/2023

A obra coreana é baseada nas sessões da autora com seu psiquiatra. O livro fala sobre ansiedade e depressão e as dificuldades de se manter estável na sociedade atual

nanda !! 02/09/2023

Marquei mais frases nesse livro doq eu gostaria ??? simplesmente amei a ideia das transcrições das sessões de terapia, além de ser cheio de reflexões sobre depressao e ansiedade

amanda3587 23/09/2023

é um bom livro. acho que fui com as expectativas muito altas e em certo momento ficou muito repetitivo. me identifiquei em algumas partes.

Lety's 29/09/2023

Me envolvi muito no começo mas sinto que nas ultimas páginas me perdeu.. É muito dificil julgar um livro tão pessoal assim "ah nao gostei, sua vida é chata, próximo" não tem como ter toda essa indelicadeza kk, mesmo assim acho que me identifiquei muito no começo o que fez a leitura ser muito boa e ao final ja nem tanto mais. Mesmo assim vale a pena. Achei algumas falas do psiquiatra muito rudes e a receita de remedios e diagnosticos dados sem muita busca por traz me deixou confusa, como no momento que ele diz que ela tem tdah com base em algumas falas dela. Mas eu suponho que ela simplesmente cortou muito do processo e adiantou o livro deixando talvez so as partes mais relevantes para ela. E acredito que eu ter achado ele rude pode ser tambem so uma diferença de cultura, e lembrando que eu nao tenho o minimo estudo para questionar essas coisas com embasamento, dito isso, acho que a leitura vale sim a pena, e que na coreia, um pais que aparentemente nao tem esse cuidado com a saude mental e essa preocupação toda seja ainda mais valido.

Lua 22/02/2024

Comecei achando que seria um livro qual eu iria me indentificar, pois logo de início estava, mas acabou que a leitura sequer fluiu, detesto livro de autoajuda ( caso esse não seja, parece.)

raissa754 15/01/2024

é um livro bom. eu só esperava outra coisa, mas é bom. não sei, não teve o efeito que eu esperava e não tratava o que eu esperava

anitalwz 11/12/2023

Sobre amar e ser amada
Esse livro me proporcionou uma experiência de leitura muito agradável, me vi varias vezes nas falas da protagonista que teve suas fraquezas retratadas de forma muito humana.

pouemies 12/07/2023

Sentia um vazio emocional e logo um vazio no estômago
Falar sobre depressão e ansiedade é essencial em tantos níveis que acabamos ficando presos na forma perfeita de fazer isso, mas esse livro demonstra o que realmente acontece com pessoas que passam por isso dia após dia.
a única coisa ruim é que quanto mais se lê, mais páginas se quer. se identificar com essa história nos tempos de hoje é a coisa mais fácil do mundo e além de ser uma leitura leve, também é muito séria.

Ana 23/03/2024

Acho que esse livro pode ser tanto muito bom quanto muito chato para quem for ler: vai depender muito da sua relação com os assuntos abordados e experiência.

Os relatos das sessões de psiquiatria podem causar um certo estranhamento pela abordagem do profissional (ou ao menos, me causou), tem muitas falas de "você deveria fazer isso", "você tem que pensar assim" e receitando medicamentos logo nos primeiros encontros.

Alguns dos temas abordados me tocaram mais, mas perdi o interesse na última parte do livro que deixa de ser a parte memorial pra ser divagações da autora num tom mais lírico, mais quase auto ajuda.

Acho que esse é um livro em que a recepção cultural deve interferir muito na experiência, fiquei imaginando como foi na perspectiva coreana, na qual os tema da saúde mental ainda são encarados como tabu.

Nathi 06/12/2023

Me surpreendeu
Esse livro foi bem diferente do que eu esperava, porque eu pude me ver em várias coisas que a protagonista sentiu ou tinha.
Mas eu acho que justamente por me sentir igual a ela, não foi um livro que eu consegui favoritar ou me apaixonar porque em alguns pontos me deixava meio incomodada e eu pensava ?poxa vida me sentia assim no passado e agora tô lembrando isso de novo??
É um livro bom, é muito legal a forma como foi construído por meio de conversas, mas no meu caso em específico, eu poderia ter gostado bem mais se eu estivesse numa condição diferente da que eu me encontro atualmente, de já ter passado por isso e não querer pensar demais no passado (inclusive citam isso do passado e presente no livro e eu AMEI!)
Enfim, foi uma ótima leitura, é um livro muito bom e merece ser conhecido por mais pessoas !