O Sentido da Vida

Resenhas - O SENTIDO DA VIDA

1 | 2 | 3 | 4

Nando.Costa 17/03/2024

O sentido da vida
Este foi o meu primeiro contato com o autor, gostei bastante da história, aqui neste livro vemos sua visão de pensamento sobre a felicidade, Contardo calligares trás muitos exemplos de sua vivência e experiência com seus familiares, principalmente de seu pai.
Indico muito esse livro para aquelas pessoas que gostam de autoajuda, livros mais reflexivo, e auto descobrimento, o tema da felicidade é bem elaborado por ele, fazendo com que aproveitemos mais a vida, ao invés de imaginar como seria uma "vida boa".

Pat 21/05/2023

O que é a vida?
Vi uma vez a entrevista de Calligaris a Antônio Abujamra, no programa "Provocações", onde ele é "provocado" a responder o que é a vida. Antônio o questiona mais de uma vez, repetidamente a pergunta "O que é a vida?".
Esse livro tem um significado ainda mais especial, considerando que Calligaris o entregou días antes de sua morte.
Contardo propõe reflexões interessantes sobre a vida (e também a morte). E é bonito ver como sempre traz elementos de sua infância, adolescência, a relação com seu pai... Afinal, o que aprendemos sobre a vida tem muito do que vivemos com nossos pais, não?
Leitura super simples e fluída, vale a leitura.

Henrique 01/09/2023

Insignificante.
A única parte que salva é a respeito da atenção que devemos dar à vida. O resto é cheio de reflexões que apesar de pertinentes, são rasas, insignificantes, sem profundidade alguma para provocar qualquer mínimo movimento.

Maurício Sento-Sé 08/01/2024

Un bel morir tutta la vita onora.
Nessas 144 páginas de uma escrita absolutamente magnética, Calligaris abre mão do rigor acadêmico e passeia por memórias familiares, reflexões filosóficas e psicanalíticas, além de referências poéticas e plásticas, com o intuito de questionar o que seria uma vida feliz e que tipo de princípios poderia conduzir a ela. O autor demonstra uma erudição que não se confunde com arrogância. Ele recorre a nomes consagrados, como Aristóteles e Petrarca, a fim de propor uma vida guiada por princípios estéticos, em contraposição aos princípios éticos (próprios de algumas religiões, como o cristianismo, ou grandes ideologias utópicas, como o socialismo).

Calligaris nos adverte também sobre as distrações da vida. Ninguém pode realmente viver ("carpe diem") quando se está distraído. Uma vida interessante demanda atenção, exige presença. O que nos anestesia a dor também nos rouba o tempo de vivê-la. Por isso, convém abraçar de corpo e alma os momentos de luto, angústia, tristeza... E, sobretudo, a morte. Porque nós vivemos uma única vida, e nela morremos uma única vez. Que grande desperdício é não estar por inteiro nesse momento!

Contardo sabia que estava morrendo (a obra foi concluída poucos dias antes de sua morte), o que torna irônicos alguns comentários ao longo do texto - como quando ele fala dos planos futuros de escrever um livro sobre a história de sua família. Escrever um livro no futuro a respeito de seu passado... Quando, na realidade, o que lhe restava era apenas o presente, e este já chegava ao fim. No frigir dos ovos, não é o que fazemos todos: ir em direção à morte, planejando o futuro como se ela não existisse? Esse é o tipo de sutileza que torna esta obra encantadora!

"Un bel morir tutta la vita onora". Contardo morreu com elegância, deixando um belo presente para nós.
Gabriella 15/01/2024minha estante
Mauricio, obrigada pela sua resenha. Pois se eu já estava com vontade de ler este livro, por agora então? :)

Wadlia 01/01/2024

Um livro rápido mas cheio de informações e reflexões relevantes em todas as idades. Apesar da viagem, sempre saber para onde voltar é fundamental!

Maria12888 21/02/2024

Um livro leve e insustentável de tão pesado.
O livro trás uma abordagem nova na maneira de observar a vida. Mostrando que não há nada de errado no individualismo, pois sempre tendemos a busca de uma vida plena e extraordinária dentro da sua limitação de ser. E a felicidade é justamente isso.

Alice 20/11/2023

Excelente
"O Sentido da Vida" de Contardo Calligaris é uma obra envolvente que explora as complexidades da existência humana. Caligaris, renomado psicanalista, oferece reflexões perspicazes sobre temas como identidade, amor e busca de significado, proporcionando uma leitura instigante e profunda sobre a condição humana.

myhtuck 25/01/2024

O sentido da vida
"E quem precisa viver algo extraordinário, geralmente, perdeu o encanto do trivial e do cotidiano, ou seja, atravessa a vida como uma história entediante."

Livro bastante vago. A meu ver, fugiu um pouco do propósito (se é que tinha algum)...
Esperava mais.

Nota: 2/5

gilmarpsicologo 05/09/2023

Eu sinceramente esperava mais dessa leitura.
Tendo em vista que ?Cartas a um jovem terapeuta? foi primordial em minha formação profissional, acreditei que esse pudesse fazer parte de uma nova fase. Promove algumas reflexões bacanas, mas nada que pudesse ter grande relevância.

Nina4 17/11/2023

O único ruim é que acaba!
Calligaris é perfeito, leitura tranquila, suave e que do incio ao fim recheia o leitor de questionamentos sobre a vida, sobre o rumo que pode ou não tomar.

Eu particularmente, me senti tocada com cada discussão que trouxe, não é um livro para preencher lacunas, mas sim é o livro que deixa espaço na estante.

Incrível, só é ruim quando acaba.

Ana Paula Teodoro 15/01/2024

...
Li outro livro do autor ( Cartas a um Jovem terapeuta) e gostei bastante da escrita, logo, busquei mais obras deste autor.

Jandielson Neves 31/12/2023

Memórias e reflexões
Esse é um pequeno livro autobiográfico, um convite para encontrar e entender o sentido da sua vida.

É uma leitura rápida e que possibilita algumas reflexões importantes sobre o viver.

Confesso que esperava um livro diferente.

João Pedro 31/12/2023

Reflexões sobre a vida
Nesta coletânea de curtos textos publicados postumamente, Contardo Calligaris apresenta sua visão sobre a existência e seu sentido intrínseco.

A principal ideia abordada é a de viver de maneira interessante, não necessariamente ?feliz? na acepção popular da palavra. É evidente, pois, que cada um atravessa momentos distintos ao longo da vida e que buscar um regozijo espiritual indelével é, se não puramente impossível, pelo menos pueril.

No entanto, não há nada mais próprio da
natureza do homem do que a busca incessante pela felicidade (ainda que não seja permanente), a qual carrega em si um sentimento de satisfação individual no momento da morte.

Este é exatamente o meu ponto de maior discordância com o autor: não há que se falar numa vida interessante se ela não trouxe consigo, pelo menos em alguns instantes, momentos felizes.

Acerca da morte, acho as reflexões de Calligaris perfeitas: o materialismo puro é pensamento suficiente para uma questão sobre a qual o pensar de nada adianta.

1 | 2 | 3 | 4