O Sentido da Vida

O Sentido da Vida Contardo Calligaris

Resenhas - O SENTIDO DA VIDA

RichYhue 18/04/2024

Viver uma vida interessante
Esse livro me trouxe muitas reflexões. O ser enquanto vida, enquanto os vários sentidos que temos por ela. Buscar o conhecimento, não algo que sirva de rolha para tapar o vazio. O humano é um ser faltante, a tentativa de preenchimento é como tapar o sol com a peneira. O que o homem faz com a "liberdade" que lhe foi entregue. Ou melhor, o que ele não faz com ela. Viver uma vida feliz ou uma vida interessante?

Jaquelline0 27/03/2024

A primeira impressão é q teremos uma leitura interessante, aborda um pouco sobre os filósofos, morte. Mas acaba fugindo muito do tema, ao ponto da leitura se torna cansativa.

julinha_wtf 19/03/2024

Livro 22 de 2024
Um belo livro, admito muito a linguagem que o Calligaris usa em seus discursos, acredito que isso seja o que eu considere de levar algo acadêmico para as pessoas, essa troca.
o modo como ele diz que a distração não faz bem, a distração da vida. E que pude perceber que estamos cada vez mais distraídos, seja pelas redes, pelo celular, enfim, estamos sempre antenados a algo que nos tire de estarmos atento a vida de verdade, e que por fim acho que acaba sendo mais cômodo pra gente, porque parar e olhar que a vida não tem sentido nenhum na real e que a única certeza é a morte é bastante incomodo e até meio perturbador.
Grande livro, espero que ele esteja descansando em paz

Nando.Costa 17/03/2024

O sentido da vida
Este foi o meu primeiro contato com o autor, gostei bastante da história, aqui neste livro vemos sua visão de pensamento sobre a felicidade, Contardo calligares trás muitos exemplos de sua vivência e experiência com seus familiares, principalmente de seu pai.
Indico muito esse livro para aquelas pessoas que gostam de autoajuda, livros mais reflexivo, e auto descobrimento, o tema da felicidade é bem elaborado por ele, fazendo com que aproveitemos mais a vida, ao invés de imaginar como seria uma "vida boa".

Gabriela 05/03/2024

Morrer faz parte da vida
Esse é um livro curtinho e bonito do Contardo. Ele menciona muito o próprio pai, o que conversou comigo, ou pelo menos me despertou uma curiosidade sobre o passado dos meus pais. Tem uma parte que ele fala sobre hedonismo e viver uma vida orientada pela estética. Achei bonito, e isso balançou bastante algumas certezas que eu tinha. Agora acho que é esperar o que vai decantar dessa leitura.

Maria12888 21/02/2024

Um livro leve e insustentável de tão pesado.
O livro trás uma abordagem nova na maneira de observar a vida. Mostrando que não há nada de errado no individualismo, pois sempre tendemos a busca de uma vida plena e extraordinária dentro da sua limitação de ser. E a felicidade é justamente isso.

Paulo 19/02/2024

Reflexivo
Em linguagem fácil e com abordagem direta, esse importante psicoterapeuta nos deixou reflexões sobre a busca por o que seria a felicidade, tirando pesos dessa abordagem.
Interessante

predoka 13/02/2024

Abriu muitas portas
Contardo traz, de uma forma brilhante, reflexões apuradas da percepção do sentido da vida hoje, e como ela foi também através dos séculos. Um prato cheio para apreciadores de arte e história.
Acredito que possa ser uma porta interessante a ser aberta, que irá trazer alguns questionamentos e fazer enxergar o ciclo da vida de uma forma mais objetiva, simples, e sem dualidades. Através dessa leitura Contardo é capaz de nos levar ao introspectivo e nos fazer refletir sobre viver a vida como ela é.
Recomendo demais!

Tainá 11/02/2024

Sobre nao viver preso a metas de felicidade, e aprender a encontrar na vida o interessante, no dia a dia, nos acontecimentos banais.

Jani.ribeiro 08/02/2024

Mais um livro maravilhoso desse homem eu nem curto mt psicanálise mas os livros desse cara tds deveriam ler ?

skuser02844 31/01/2024

Texto mais filosófico de
Calligaris, propondo que uma vida interessante importa mais do que uma vida feliz. Cita bastante o pai, fala de juízo estético, de como o valor da vida muda quando o individual sobrepõe o coletivo, traz história e muita arte. Gostei, mas pensava que ele iria para um lado mais psicanalítico.

myhtuck 25/01/2024

O sentido da vida
"E quem precisa viver algo extraordinário, geralmente, perdeu o encanto do trivial e do cotidiano, ou seja, atravessa a vida como uma história entediante."

Livro bastante vago. A meu ver, fugiu um pouco do propósito (se é que tinha algum)...
Esperava mais.

Nota: 2/5

Ana Paula Teodoro 15/01/2024

...
Li outro livro do autor ( Cartas a um Jovem terapeuta) e gostei bastante da escrita, logo, busquei mais obras deste autor.

Maurício Sento-Sé 08/01/2024

Un bel morir tutta la vita onora.
Nessas 144 páginas de uma escrita absolutamente magnética, Calligaris abre mão do rigor acadêmico e passeia por memórias familiares, reflexões filosóficas e psicanalíticas, além de referências poéticas e plásticas, com o intuito de questionar o que seria uma vida feliz e que tipo de princípios poderia conduzir a ela. O autor demonstra uma erudição que não se confunde com arrogância. Ele recorre a nomes consagrados, como Aristóteles e Petrarca, a fim de propor uma vida guiada por princípios estéticos, em contraposição aos princípios éticos (próprios de algumas religiões, como o cristianismo, ou grandes ideologias utópicas, como o socialismo).

Calligaris nos adverte também sobre as distrações da vida. Ninguém pode realmente viver ("carpe diem") quando se está distraído. Uma vida interessante demanda atenção, exige presença. O que nos anestesia a dor também nos rouba o tempo de vivê-la. Por isso, convém abraçar de corpo e alma os momentos de luto, angústia, tristeza... E, sobretudo, a morte. Porque nós vivemos uma única vida, e nela morremos uma única vez. Que grande desperdício é não estar por inteiro nesse momento!

Contardo sabia que estava morrendo (a obra foi concluída poucos dias antes de sua morte), o que torna irônicos alguns comentários ao longo do texto - como quando ele fala dos planos futuros de escrever um livro sobre a história de sua família. Escrever um livro no futuro a respeito de seu passado... Quando, na realidade, o que lhe restava era apenas o presente, e este já chegava ao fim. No frigir dos ovos, não é o que fazemos todos: ir em direção à morte, planejando o futuro como se ela não existisse? Esse é o tipo de sutileza que torna esta obra encantadora!

"Un bel morir tutta la vita onora". Contardo morreu com elegância, deixando um belo presente para nós.
Gabriella 15/01/2024minha estante
Mauricio, obrigada pela sua resenha. Pois se eu já estava com vontade de ler este livro, por agora então? :)