O Sentido da Vida

Resenhas - O SENTIDO DA VIDA

1 | 2 | 3 | 4

Erica424 19/05/2024

Trouxe boas reflexões
Um livro que no meio parece meio solto com histórias paralelas (mas que devem ser importantes, pode ser que eu que não tenha tanta maturidade filosófica pra entende), mas que trouxe uma reflexão ótima e necessária como a vida é o nosso presente. É o aqui, é esse momento. Livro rápido, recomendo demais a leitura.

Fabio.Nunes 18/05/2024

O sentido da vida - Contardo Calligaris
Editora: Paidós, 2023.

Sabe aquele livro recém-adquirido que você vai despretensiosamente folhear e quando percebe a leitura está finalizada? Essa foi minha experiência com esse livro.

Já conhecia o autor, um famoso psicanalista, por meio de algumas palestras e de suas colunas na Folha, então já sabia que esse livro não traria uma receita de bolo, propondo, em vez disso, reflexões sobre a vida.

Mas ainda assim a experiência me surpreendeu. Pois o texto me deu a sensação de estar conversando tête-à-tête com o autor. Numa linguagem simples, aberta e honesta, Contardo Calligaris nos brinda com uma ideia fundamental: que o sentido da vida, seja lá qual for, não se encontra na transcendência (fora dela), mas sim na imanência (dentro dela). E que isso exige de nós presença, atenção.

Perpassando conceitos como individualismo, hedonismo, morte, solidão, totalitarismos, gozo e boçalidade (entre outros), somos convidados a ponderar suas provocações ? e que ótimas provocações! ? e repercuti-las dentro de nós.

Uma leitura cativante, bela e que me serviu como excelente bálsamo.
_________________________________________
?(...) no fundo, quando julgamos uma obra de arte, o que julgamos é uma finalidade sem fim, ou seja, uma coisa que não tem outra finalidade fora dela mesma. O que é uma excelente definição de obra de arte, mas que talvez se aplique também às nossas vidas, as quais, quem sabe, não tenham outra finalidade fora delas mesmas.
(...)
A vida é a obra de arte de cada um, a mais importante, a mais valiosa, e talvez também a única. A experiência da vida é uma experiência criativa de uma obra de arte. A vida de cada um de nós é a sua obra de arte.?
--------------------------------------------------------------------

Não importa o caminho que você siga, as ideias em que acredita, desejo que sua vida seja uma bela obra de arte.
_________________________________________
?a questão do sentido da vida é simples: o sentido da vida é a própria vida concreta. A que vivemos e da qual faz parte também morrer.?

RichYhue 18/04/2024

Viver uma vida interessante
Esse livro me trouxe muitas reflexões. O ser enquanto vida, enquanto os vários sentidos que temos por ela. Buscar o conhecimento, não algo que sirva de rolha para tapar o vazio. O humano é um ser faltante, a tentativa de preenchimento é como tapar o sol com a peneira. O que o homem faz com a "liberdade" que lhe foi entregue. Ou melhor, o que ele não faz com ela. Viver uma vida feliz ou uma vida interessante?

Jaquelline0 27/03/2024

A primeira impressão é q teremos uma leitura interessante, aborda um pouco sobre os filósofos, morte. Mas acaba fugindo muito do tema, ao ponto da leitura se torna cansativa.

julinha_wtf 19/03/2024

Livro 22 de 2024
Um belo livro, admito muito a linguagem que o Calligaris usa em seus discursos, acredito que isso seja o que eu considere de levar algo acadêmico para as pessoas, essa troca.
o modo como ele diz que a distração não faz bem, a distração da vida. E que pude perceber que estamos cada vez mais distraídos, seja pelas redes, pelo celular, enfim, estamos sempre antenados a algo que nos tire de estarmos atento a vida de verdade, e que por fim acho que acaba sendo mais cômodo pra gente, porque parar e olhar que a vida não tem sentido nenhum na real e que a única certeza é a morte é bastante incomodo e até meio perturbador.
Grande livro, espero que ele esteja descansando em paz

Nando.Costa 17/03/2024

O sentido da vida
Este foi o meu primeiro contato com o autor, gostei bastante da história, aqui neste livro vemos sua visão de pensamento sobre a felicidade, Contardo calligares trás muitos exemplos de sua vivência e experiência com seus familiares, principalmente de seu pai.
Indico muito esse livro para aquelas pessoas que gostam de autoajuda, livros mais reflexivo, e auto descobrimento, o tema da felicidade é bem elaborado por ele, fazendo com que aproveitemos mais a vida, ao invés de imaginar como seria uma "vida boa".

Gabriela 05/03/2024

Morrer faz parte da vida
Esse é um livro curtinho e bonito do Contardo. Ele menciona muito o próprio pai, o que conversou comigo, ou pelo menos me despertou uma curiosidade sobre o passado dos meus pais. Tem uma parte que ele fala sobre hedonismo e viver uma vida orientada pela estética. Achei bonito, e isso balançou bastante algumas certezas que eu tinha. Agora acho que é esperar o que vai decantar dessa leitura.

Maria12888 21/02/2024

Um livro leve e insustentável de tão pesado.
O livro trás uma abordagem nova na maneira de observar a vida. Mostrando que não há nada de errado no individualismo, pois sempre tendemos a busca de uma vida plena e extraordinária dentro da sua limitação de ser. E a felicidade é justamente isso.

Paulo 19/02/2024

Reflexivo
Em linguagem fácil e com abordagem direta, esse importante psicoterapeuta nos deixou reflexões sobre a busca por o que seria a felicidade, tirando pesos dessa abordagem.
Interessante

predoka 13/02/2024

Abriu muitas portas
Contardo traz, de uma forma brilhante, reflexões apuradas da percepção do sentido da vida hoje, e como ela foi também através dos séculos. Um prato cheio para apreciadores de arte e história.
Acredito que possa ser uma porta interessante a ser aberta, que irá trazer alguns questionamentos e fazer enxergar o ciclo da vida de uma forma mais objetiva, simples, e sem dualidades. Através dessa leitura Contardo é capaz de nos levar ao introspectivo e nos fazer refletir sobre viver a vida como ela é.
Recomendo demais!

Tainá 11/02/2024

Sobre nao viver preso a metas de felicidade, e aprender a encontrar na vida o interessante, no dia a dia, nos acontecimentos banais.

Jani.ribeiro 08/02/2024

Mais um livro maravilhoso desse homem eu nem curto mt psicanálise mas os livros desse cara tds deveriam ler ?

skuser02844 31/01/2024

Texto mais filosófico de
Calligaris, propondo que uma vida interessante importa mais do que uma vida feliz. Cita bastante o pai, fala de juízo estético, de como o valor da vida muda quando o individual sobrepõe o coletivo, traz história e muita arte. Gostei, mas pensava que ele iria para um lado mais psicanalítico.

1 | 2 | 3 | 4