O Sentido da Vida

O Sentido da Vida Contardo Calligaris

Resenhas - O SENTIDO DA VIDA

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo 22/11/2023

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Trata-se de um livro póstumo de Contardo Calligaris, concluído pouco antes de sua morte e aborda questões profundas sobre a existência humana. Dividido em três textos curtos, o psicanalista questiona a busca pela felicidade, explora a ideia do "bel morir" (morte bonita) e reflete sobre os significados da vida. Ele conclui que a morte não deve ser preparada nem justificada pela espera de recompensas divinas, mas sim encarada como uma forma de terminar com elegância.

Ao longo do texto, Calligaris questiona a obsessão pela busca da felicidade, propondo a busca por uma vida interessante em vez disso. Ele explora a complexidade da felicidade e seu relacionamento com a percepção objetiva do mundo ao citar Aristóteles, que associa o bem-estar à harmonia do cosmos com a vida individual.

O livro apresenta reflexões íntimas do autor, com seu filho, Max Calligaris, no prefácio, destacando que seu pai valorizava não apenas a vida em si, mas a coragem de desfrutar das aventuras que ela oferece.

O livro também é resultado de uma série de palestras que o autor apresentou sobre o sentido da vida em 2019. Nesse livro ele navega pela filosofia, arte e memórias familiares, oferecendo insights que convidam à reflexão sobre a vida e seu propósito. Apesar de interessante, achei que o livro deixa a desejar: Se apresenta vago e não conclui muita coisa.

Jacqueline83 10/06/2023

Uma leitura deliciosa, leve e cheia de reflexões possíveis, oque ficou para mim e sobre a atenção que damos a vida.

Recomendo a leitura

Campos40 24/12/2023

Brilhante
"O Sentido da Vida", do renomado psicanalista Contardo Caligaris, é uma exploração envolvente das complexidades da existência humana. Caligaris tece uma narrativa perspicaz que combina sua vasta experiência clínica com uma abordagem filosófica, questionando as noções convencionais sobre o propósito da vida. O autor desafia os leitores a examinarem as múltiplas camadas de significado, propondo que a busca pelo sentido não é um destino fixo, mas sim um processo dinâmico e subjetivo.

A prosa de Caligaris é acessível e provocativa, guiando os leitores por uma reflexão profunda sobre temas que permeiam a experiência humana, como amor, morte, e a busca incessante pela felicidade. "O Sentido da Vida" não oferece respostas fáceis, mas sim uma exploração estimulante que convida os leitores a se confrontarem com as complexidades da própria existência. Este livro é uma jornada filosófica e psicanalítica que desafia e enriquece a compreensão do que significa viver plenamente.

Vinicius 28/09/2023

A estética da vida
Um pequeno livro que mistura crônicas, reflexões filosóficas e memórias familiares de um tema sobre o qual todo ser humano já refletiu (ou vai em algum momento da vida).

Calligaris compartilha uma lição valiosa que aprendeu ainda criança na biblioteca de seu pai, "por mais que tenhamos livros, sempre haverá buracos numa estante". Ou seja, os mistérios da vida nunca serão completamente explicados e devemos desconfiar dos livros que tentam fazê-lo. Portanto, este é um livro que preserva os buracos.

Faz uma crítica à busca frenética dos nossos dias pela felicidade (ainda que artificialmente, em forma de pílulas). Ao invés disso, acredita que deveríamos buscar uma vida interessante, em que nos permitimos viver todos os momentos de forma presente, incluindo os bons e ruins.

Se pensarmos hoje no bem mais precioso que temos, citaremos a vida. Essa é uma preocupação do modernismo, dos últimos 200 anos. Antes disso, o ideal maior era aquele pelo qual dávamos a vida. Não havia o temor do castigo pós morte (que aprendemos após o cristianismo), mas sim uma busca por uma vida bela, no sentido moral da palavra.

O autor resgata Kierkegaard, que postula que escolhemos viver pela ética ou pela estética, ou seja, ou vivemos pelos princípios ou pelas sensações de prazer. Mas Calligaris acredita que é possível sim viver pela estética sem perder os princípios.

E defende que não há problema no hedonismo (temos sido ensinados a associar o prazer com culpa). O problema está numa cultura distraída que não percebe a singularidade da vida, as sutilezas dos sentidos, do momento presente e se preocupa mais com selfies, likes e a opinião alheia.

Sugere um novo renascimento, já que o juízo estético/moral seria algo natural, assim como quando apreciamos a beleza subjetiva de uma obra e não sabemos explicar. E finaliza refletindo sobre a função dos psicoterapeutas, que não é a de orientar ou informar valores, já que a transcendência nos privaria da liberdade, mas sim permitir que cada pessoa faça de sua vida a sua própria obra de arte.

Gostei e recomendo!
edu basílio 29/09/2023minha estante
muito lúcida e esclarecedora sua síntese. obrigado, vini. antes dela, eu tive um a priori de achar o título do livro pretensioso, quase megalomaníaco (= leia este livro meu aqui, pois nele eu vou te contar qual é o sentido da vida).
tendo entendido melhor, até um trocadilho tosco que me ocorreu aqui (e que só deve valer em português rsrs): acho que a 'ética' está dentro da 'estética'; de fato elas não precisam ser mutuamente excludentes :-)))

edu basílio 29/09/2023minha estante
tendo entendido melhor, até um trocadilho tosco me ocorreu aqui (apesar de que só deve valer em português rsrs): vejo a 'ética' estando dentro da 'estética'; de fato elas não precisam ser mutuamente excludentes :-)))

Vinicius 29/09/2023minha estante
Relaxa que é bem despretensioso mesmo, vale a pena...
Seu trocadilho faz sentido... a não ser qdo a estética é pra encher a cara de botox e ganhar mais respeito com isso kkk

edu basílio 29/09/2023minha estante
apesar de ser quase totalmente leigo em filosofia (e sociologia e antropologia e economia e afins), eu penso na estética nos termos de aristóteles, mais recentemente de kant... (dito isso, nada contra quem quiser se afogar de botox até ficar igual o boneco chuck dos filmes toscos de terror rsrs).

Paulo 19/02/2024

Reflexivo
Em linguagem fácil e com abordagem direta, esse importante psicoterapeuta nos deixou reflexões sobre a busca por o que seria a felicidade, tirando pesos dessa abordagem.
Interessante

Fabio.Nunes 18/05/2024

O sentido da vida - Contardo Calligaris
Editora: Paidós, 2023.

Sabe aquele livro recém-adquirido que você vai despretensiosamente folhear e quando percebe a leitura está finalizada? Essa foi minha experiência com esse livro.

Já conhecia o autor, um famoso psicanalista, por meio de algumas palestras e de suas colunas na Folha, então já sabia que esse livro não traria uma receita de bolo, propondo, em vez disso, reflexões sobre a vida.

Mas ainda assim a experiência me surpreendeu. Pois o texto me deu a sensação de estar conversando tête-à-tête com o autor. Numa linguagem simples, aberta e honesta, Contardo Calligaris nos brinda com uma ideia fundamental: que o sentido da vida, seja lá qual for, não se encontra na transcendência (fora dela), mas sim na imanência (dentro dela). E que isso exige de nós presença, atenção.

Perpassando conceitos como individualismo, hedonismo, morte, solidão, totalitarismos, gozo e boçalidade (entre outros), somos convidados a ponderar suas provocações ? e que ótimas provocações! ? e repercuti-las dentro de nós.

Uma leitura cativante, bela e que me serviu como excelente bálsamo.
_________________________________________
?(...) no fundo, quando julgamos uma obra de arte, o que julgamos é uma finalidade sem fim, ou seja, uma coisa que não tem outra finalidade fora dela mesma. O que é uma excelente definição de obra de arte, mas que talvez se aplique também às nossas vidas, as quais, quem sabe, não tenham outra finalidade fora delas mesmas.
(...)
A vida é a obra de arte de cada um, a mais importante, a mais valiosa, e talvez também a única. A experiência da vida é uma experiência criativa de uma obra de arte. A vida de cada um de nós é a sua obra de arte.?
--------------------------------------------------------------------

Não importa o caminho que você siga, as ideias em que acredita, desejo que sua vida seja uma bela obra de arte.
_________________________________________
?a questão do sentido da vida é simples: o sentido da vida é a própria vida concreta. A que vivemos e da qual faz parte também morrer.?

Luis 12/10/2023

Faça alguma coisa
Este é um livro que promete muito, afinal uma obra póstuma de um psicanalista com o título "O Sentido da Vida" certamente parece ser algo impactante. E posso dizer que as expectativas foram alcançadas! Saí incomodado, pensativo, sem respostas e com alguns trechos gravados para reflexões marotas futuramente.
No começo da leitura o que me chamou a atenção foi a diagramação que pareceu dar um maior volume do que o livro realmente tem. Ou seja, é curto, rápido e pode ser lido em um dia. Mas essa não é uma leitura para conquistar pela quantidade, e sim pela qualidade. Ele tem três ensaios, e o último é absolutamente o melhor deles. Contém reflexões históricas, biográficas e religiosas; sem fechar nenhuma questão e deixando bem claro que não irá tapar o buraco da estante.

Barbara 10/06/2023

O sentido da vida.
Uma vida interessante é melhor que uma vida feliz.

Livro gostoso de ler, e com muitas memórias da vida de Calligaris.

Muito bom!

Pedro.Augusto 28/10/2023

Costurando a história familiar com a que é comum a todos nós, ocidentais, a escrita de Calligaris nesse breve livro é uma ode a sua vida, às heranças familiares e um elegante soco no estômago aos (des) compromissos que estamos assumindo pouco a pouco com a vida, colocando-nos de lado e assistindo a um carrossel de imagens e curtos textos que parecem muito espetaculares.
Temas caríssimos à filosofia e humanidade são tratados com uma escrita afável e amolada. A felicidade, a moral e a ética, a estética, a arte, a liberdade, o bem viver... A morte.
Calligaris cumpre com seu propósito de deixar o leitor cheio de questões, ele nos deixa perpetuando o que há de mais belo. Um abraço entre o singular e o coletivo e um suspiro de construção de enamoramento com a vida, para que não sejamos engolidos pelo boçal.

Jasmine 07/05/2023

Sobre O sentido da vida
Simples, fluido e pedagógico, como eram as crônicas que ele escrevia na Folha.
Que a modernidade não morra e os boçais não ganhem, eu lhe diria, após a leitura.
Para o Contardo, boçal ?é aquele que responde ao medo de sua liberdade reprimindo no outro essa liberdade que o apavora?. Ver um sentido na vida começa por abrir mão de alguma esperança de transcendência, não ter medo dos próprios desejos e aceitar que a morte e o sofrimento inerente a ela fazem parte de uma vida interessante. E, para ele, uma vida interessante era melhor que uma vida feliz.

Adriele 09/06/2023

Sobre uma vida que valha a pena
Inicia falando da morte para os gregos e para os modernos e termina dizendo que "o sentido da vida é a própria vida concreta. A que vivemos e da qual faz parte também morrer" (p. 141). ??

Jéss 24/08/2023

O sentido da vida é a própria vida ?
?Com nossa atenção na tela, podemos sobretudo avançar numa vida cada vez menos interessante, uma vida que valeria cada vez menos a pena? (pg.117)

O livro traz algumas reflexões acerca do sentido da vida e como isso foi mudando ao longo da história da humanidade, sofrendo influências filosóficas e religiosas, abarcando inclusive, a questão da morte.
Aborda também sobre o hedonismo, e o quanto é importante para que possamos construir uma vida que vale a pena, ao reparar e prestar mais atenção aos acontecimentos ordinários, cotidianos, fazendo uma crítica ao uso excessivo das telas e o quanto isso nos impede de observar o acontecer da vida ou mesmo uma obra de arte, por exemplo.
É uma leitura leve, mas em alguns momentos, principalmente quando fala sobre os filósofos, se torna um pouca densa.

Pat 21/05/2023

O que é a vida?
Vi uma vez a entrevista de Calligaris a Antônio Abujamra, no programa "Provocações", onde ele é "provocado" a responder o que é a vida. Antônio o questiona mais de uma vez, repetidamente a pergunta "O que é a vida?".
Esse livro tem um significado ainda mais especial, considerando que Calligaris o entregou días antes de sua morte.
Contardo propõe reflexões interessantes sobre a vida (e também a morte). E é bonito ver como sempre traz elementos de sua infância, adolescência, a relação com seu pai... Afinal, o que aprendemos sobre a vida tem muito do que vivemos com nossos pais, não?
Leitura super simples e fluída, vale a leitura.

Karin 10/10/2023

Felicidade é uma preocupação desnecessária? De certo modo sim e refletir sobre isso com Contardo Calligaris, desfrutando de sua cultura, suas histórias e, sobretudo, do bom humor é inspirador.

1 | 2 | 3 | 4