O Sentido da Vida

O Sentido da Vida Contardo Calligaris

Resenhas - O SENTIDO DA VIDA

1 | 2 | 3 | 4

Adriele 09/06/2023

Sobre uma vida que valha a pena
Inicia falando da morte para os gregos e para os modernos e termina dizendo que "o sentido da vida é a própria vida concreta. A que vivemos e da qual faz parte também morrer" (p. 141). ??

Pat 21/05/2023

O que é a vida?
Vi uma vez a entrevista de Calligaris a Antônio Abujamra, no programa "Provocações", onde ele é "provocado" a responder o que é a vida. Antônio o questiona mais de uma vez, repetidamente a pergunta "O que é a vida?".
Esse livro tem um significado ainda mais especial, considerando que Calligaris o entregou días antes de sua morte.
Contardo propõe reflexões interessantes sobre a vida (e também a morte). E é bonito ver como sempre traz elementos de sua infância, adolescência, a relação com seu pai... Afinal, o que aprendemos sobre a vida tem muito do que vivemos com nossos pais, não?
Leitura super simples e fluída, vale a leitura.

Jasmine 07/05/2023

Sobre O sentido da vida
Simples, fluido e pedagógico, como eram as crônicas que ele escrevia na Folha.
Que a modernidade não morra e os boçais não ganhem, eu lhe diria, após a leitura.
Para o Contardo, boçal ?é aquele que responde ao medo de sua liberdade reprimindo no outro essa liberdade que o apavora?. Ver um sentido na vida começa por abrir mão de alguma esperança de transcendência, não ter medo dos próprios desejos e aceitar que a morte e o sofrimento inerente a ela fazem parte de uma vida interessante. E, para ele, uma vida interessante era melhor que uma vida feliz.

Igor.Banin 02/05/2023

Texto curto e rápido recheado da inteligência costumeira do Calligaris. Edição do texto um tanto incoerente, mas imagino que pela condição de saúde do autor e entrega do material.

1 | 2 | 3 | 4