O Sentido da Vida

Resenhas - O SENTIDO DA VIDA

1 | 2 | 3 | 4

skuser02844 31/01/2024

Texto mais filosófico de
Calligaris, propondo que uma vida interessante importa mais do que uma vida feliz. Cita bastante o pai, fala de juízo estético, de como o valor da vida muda quando o individual sobrepõe o coletivo, traz história e muita arte. Gostei, mas pensava que ele iria para um lado mais psicanalítico.

myhtuck 25/01/2024

O sentido da vida
"E quem precisa viver algo extraordinário, geralmente, perdeu o encanto do trivial e do cotidiano, ou seja, atravessa a vida como uma história entediante."

Livro bastante vago. A meu ver, fugiu um pouco do propósito (se é que tinha algum)...
Esperava mais.

Nota: 2/5

Ana Paula Teodoro 15/01/2024

...
Li outro livro do autor ( Cartas a um Jovem terapeuta) e gostei bastante da escrita, logo, busquei mais obras deste autor.

Maurício Sento-Sé 08/01/2024

Un bel morir tutta la vita onora.
Nessas 144 páginas de uma escrita absolutamente magnética, Calligaris abre mão do rigor acadêmico e passeia por memórias familiares, reflexões filosóficas e psicanalíticas, além de referências poéticas e plásticas, com o intuito de questionar o que seria uma vida feliz e que tipo de princípios poderia conduzir a ela. O autor demonstra uma erudição que não se confunde com arrogância. Ele recorre a nomes consagrados, como Aristóteles e Petrarca, a fim de propor uma vida guiada por princípios estéticos, em contraposição aos princípios éticos (próprios de algumas religiões, como o cristianismo, ou grandes ideologias utópicas, como o socialismo).

Calligaris nos adverte também sobre as distrações da vida. Ninguém pode realmente viver ("carpe diem") quando se está distraído. Uma vida interessante demanda atenção, exige presença. O que nos anestesia a dor também nos rouba o tempo de vivê-la. Por isso, convém abraçar de corpo e alma os momentos de luto, angústia, tristeza... E, sobretudo, a morte. Porque nós vivemos uma única vida, e nela morremos uma única vez. Que grande desperdício é não estar por inteiro nesse momento!

Contardo sabia que estava morrendo (a obra foi concluída poucos dias antes de sua morte), o que torna irônicos alguns comentários ao longo do texto - como quando ele fala dos planos futuros de escrever um livro sobre a história de sua família. Escrever um livro no futuro a respeito de seu passado... Quando, na realidade, o que lhe restava era apenas o presente, e este já chegava ao fim. No frigir dos ovos, não é o que fazemos todos: ir em direção à morte, planejando o futuro como se ela não existisse? Esse é o tipo de sutileza que torna esta obra encantadora!

"Un bel morir tutta la vita onora". Contardo morreu com elegância, deixando um belo presente para nós.
Gabriella 15/01/2024minha estante
Mauricio, obrigada pela sua resenha. Pois se eu já estava com vontade de ler este livro, por agora então? :)

PatrAcia.Brito 07/01/2024

Costumava gostar muito da escrita de Calligaris, mas confesso que esse livro foi mais lento pra mim.

No livro Calligaris traz uma discussão sobre o sentido da vida misturando sobre própria lembranças da sua vida com história e arte.

Gostei muito da conclusão do livro, principalmente pela forma simples e direta sobre o sentido da vida.

Wadlia 01/01/2024

Um livro rápido mas cheio de informações e reflexões relevantes em todas as idades. Apesar da viagem, sempre saber para onde voltar é fundamental!

João Pedro 31/12/2023

Reflexões sobre a vida
Nesta coletânea de curtos textos publicados postumamente, Contardo Calligaris apresenta sua visão sobre a existência e seu sentido intrínseco.

A principal ideia abordada é a de viver de maneira interessante, não necessariamente ?feliz? na acepção popular da palavra. É evidente, pois, que cada um atravessa momentos distintos ao longo da vida e que buscar um regozijo espiritual indelével é, se não puramente impossível, pelo menos pueril.

No entanto, não há nada mais próprio da
natureza do homem do que a busca incessante pela felicidade (ainda que não seja permanente), a qual carrega em si um sentimento de satisfação individual no momento da morte.

Este é exatamente o meu ponto de maior discordância com o autor: não há que se falar numa vida interessante se ela não trouxe consigo, pelo menos em alguns instantes, momentos felizes.

Acerca da morte, acho as reflexões de Calligaris perfeitas: o materialismo puro é pensamento suficiente para uma questão sobre a qual o pensar de nada adianta.

Jandielson Neves 31/12/2023

Memórias e reflexões
Esse é um pequeno livro autobiográfico, um convite para encontrar e entender o sentido da sua vida.

É uma leitura rápida e que possibilita algumas reflexões importantes sobre o viver.

Confesso que esperava um livro diferente.

Campos40 24/12/2023

Brilhante
"O Sentido da Vida", do renomado psicanalista Contardo Caligaris, é uma exploração envolvente das complexidades da existência humana. Caligaris tece uma narrativa perspicaz que combina sua vasta experiência clínica com uma abordagem filosófica, questionando as noções convencionais sobre o propósito da vida. O autor desafia os leitores a examinarem as múltiplas camadas de significado, propondo que a busca pelo sentido não é um destino fixo, mas sim um processo dinâmico e subjetivo.

A prosa de Caligaris é acessível e provocativa, guiando os leitores por uma reflexão profunda sobre temas que permeiam a experiência humana, como amor, morte, e a busca incessante pela felicidade. "O Sentido da Vida" não oferece respostas fáceis, mas sim uma exploração estimulante que convida os leitores a se confrontarem com as complexidades da própria existência. Este livro é uma jornada filosófica e psicanalítica que desafia e enriquece a compreensão do que significa viver plenamente.

Bi Bueno 22/12/2023

O sentido da vida
?A vida é a obra de arte de cada um, amais importante, a mais valiosa e, talvez, a única também. A experiência da vida é uma experiência de uma obra de arte. A vida de cada um de nós e a sua obra de arte?.

Ana 30/11/2023

Gosto do jeito que o Calligaris trançava suas experiências clínicas e de vida com conceitos teóricos e históricos. Livro curtinho e gostosinho de ler!

Marcelo 22/11/2023

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Trata-se de um livro póstumo de Contardo Calligaris, concluído pouco antes de sua morte e aborda questões profundas sobre a existência humana. Dividido em três textos curtos, o psicanalista questiona a busca pela felicidade, explora a ideia do "bel morir" (morte bonita) e reflete sobre os significados da vida. Ele conclui que a morte não deve ser preparada nem justificada pela espera de recompensas divinas, mas sim encarada como uma forma de terminar com elegância.

Ao longo do texto, Calligaris questiona a obsessão pela busca da felicidade, propondo a busca por uma vida interessante em vez disso. Ele explora a complexidade da felicidade e seu relacionamento com a percepção objetiva do mundo ao citar Aristóteles, que associa o bem-estar à harmonia do cosmos com a vida individual.

O livro apresenta reflexões íntimas do autor, com seu filho, Max Calligaris, no prefácio, destacando que seu pai valorizava não apenas a vida em si, mas a coragem de desfrutar das aventuras que ela oferece.

O livro também é resultado de uma série de palestras que o autor apresentou sobre o sentido da vida em 2019. Nesse livro ele navega pela filosofia, arte e memórias familiares, oferecendo insights que convidam à reflexão sobre a vida e seu propósito. Apesar de interessante, achei que o livro deixa a desejar: Se apresenta vago e não conclui muita coisa.

Alice 20/11/2023

Excelente
"O Sentido da Vida" de Contardo Calligaris é uma obra envolvente que explora as complexidades da existência humana. Caligaris, renomado psicanalista, oferece reflexões perspicazes sobre temas como identidade, amor e busca de significado, proporcionando uma leitura instigante e profunda sobre a condição humana.

Nina4 17/11/2023

O único ruim é que acaba!
Calligaris é perfeito, leitura tranquila, suave e que do incio ao fim recheia o leitor de questionamentos sobre a vida, sobre o rumo que pode ou não tomar.

Eu particularmente, me senti tocada com cada discussão que trouxe, não é um livro para preencher lacunas, mas sim é o livro que deixa espaço na estante.

Incrível, só é ruim quando acaba.

Cla 03/11/2023

Por uma vida concreta
Uma vez me disseram que Contardo não só falava sobre psicanálise, mas a praticava na vida. Esse livro é sobre isso. Com uma linguagem extremamente acessível, ele nos leva a conhecer um pouco de sua vida e de seus pensamentos, que não são nada fáceis de absorver e, pior, colocar em prática. A maestria com que Contardo vive sua vida tem a capacidade de nos inspirar a fazer o mesmo.

1 | 2 | 3 | 4