Tress, a garota do Mar Esmeralda (eBook)

Tress, a garota do Mar Esmeralda (eBook) Brandon Sanderson
Brandon Sanderson

Resenhas -

lua.5 01/06/2024

Vi o filme inteiro na minha cabeça
Esse foi o primeiro contato que eu tive com as obras do Brandon Sanderson, o que só me deixou mais ansiosa pra ler mais livros dele.

A ambientação é incrível, mesmo que levemente complicada. Achei que o autor colocou a quantidade certa de construção de mundo, de uma forma que não deixou perguntas, mas também não deixou a narrativa chata por excesso de explicações. O livro todo tinha um gostinho de sessão da tarde, e me lembrou de filmes tipo stardust e piratas do caribe.

A narrativa é sensacional e interativa. Vi algumas pessoas reclamando das referências à outras obras do Cosmere, mas eu não fiquei incomodada. As referências só me deixaram com vontade de ler outros livros do autor, tanto pra entendê-las, quanto para conhecer melhor os personagens secundários que aparecem em outros livros fora esse. Além de interativa, a narração era engraçada e reflexiva em alguns momentos, e me deixou curiosíssima sobre o narrador.

Achei a história muito bonita, a protagonista cativante e os personagens secundários muito bem desenvolvidos. Gostei dos plots e gostei que tds as pontas foram muito bem amarradas. Acho que o autor compreendeu muito bem os seus personagens,todas as ações foram coerentes com as personalidades, motivações e habilidades deles.

A proposta de um conto de fadas pra adultos foi ótima e muito bem cumprida aqui. Em geral, é um livro lindo sobre amizade, aventura e auto descobrimento.

José Vitor - @zetalendo 31/05/2024

Que surpresa agradável conhecer essa história.
Em uma ilha muito pequena no mar verdejante, vive uma menina com cabelos cor de mel. Nessa ilha ninguém tem livre arbítrio para sair, a não ser que tenho uma permissão oficial do rei do mar verdejante ou do duque da ilha.
Após o duque descobrir que seu filho estava interessado em uma simples empregada, a Tress, ele leva o filho para uma viagem pelos mares, para encontrar uma esposa "decente". Acontece que, ao voltarem, não é Charlie que sai do navio, mas sim outro jovem. O duque declara que Charlie havia sido capturado pela Feiticeira, uma figura bem temida nesse mundo.
Tress, então, decide ir atrás dessa Feiticeira e tentar libertar o seu grande amor dessa prisão. Acontece que ela não sabe muito bem o que fazer, então conta com a ajuda de muitas pessoas durante toda essa trajetória.

Que surpresa agradável conhecer essa história.
"Tress, a Garota do Mar Esmeralda", não é o tipo de livro que vocês espera ser escrito pelo Brandon Sanderson, mas, ao mesmo tempo, tem toda a essência do autor nas paginas.

"Tress" é um livro que acompanha a jornada de uma personagem passando por altas aventuras, vencendo obstáculos que ela achava impossível, conhecendo pessoas peculiares e criando vínculos de amizades inabaláveis.

O mundo criado por Sanderson é incrível. Aqui o mar não é feito de agua, como conhecemos, mas de um tipo de "esporo", um elemento como um grão de areia, mas que é totalmente perigoso quando entra em contato com a agua. É muito complicado explicar essa peculiaridade do universo, só lendo para entender de verdade.

Aqui o autor menciona esporos verdes, vermelho, azuis, rosas, pretos, amarelos e algumas outras cores. Cada um com uma função diferente. Mas, na prática, não vemos todos acontecendo, gostaria de conhecer mais desse mundo.

O ponto alto do livro é a pessoa que narra, Hoid.
Ele é um personagem que sempre aparece nos livros da Cosmere. Apesar de já ter tido contato com ele em "Elantris", aqui pude conhecer mais da personalidade dele, mesmo que meio conturbada.
Hoid é um personagem encantador, e a forma como o autor escreveu ele interagindo com o leitor deixou a leitura ainda mais dinâmica para mim.

Como mencionei, esse não é o tipo de livro que imaginam o autor escrevendo, pois ele não se trata de uma alta fantasia, está mais para um fantasia com contos de fadas. Isso pode decepcionar algumas pessoas que depositam expectativas erradas na leitura.

É o tipo de história que você percebe o plot logo no começo, mas só de poder acompanhar essa trajetória dos personagem já vale a leitura.

O que me incomodou no livro foi que, em alguns momentos, eles comentavam muito do que estava por vir, mas parecia que não chegava nunca, deixando a leitura bem arrastada.

Outra coisa que me desagradou, mas isso não tem a ver com a história em si, foi que essa edição da Editora Trama tem MUITO erros de revisão, erros tão bobos, mas óbvios, que me distraiam um pouquinho da leitura, mas deu para continuar.

Fora isso, foi uma delicia acompanhar essa jornada de Tress, conhecer personagens maravilhosos, ver aventuras marítimas incríveis, cheio de piratas e explosão, além de ter alguns elementos mágicos por ai. É uma história que vou sempre me lembrar com muito carinho.

Haack1 31/05/2024

Muito gostosinho de ler. A forma como o Brandon escreve é perfeita, vc n consegue parar de ler. Uma historia bem criativa e que te deixa curioso e com vontade de saber mais. Porém achei o final bem fraco e esperava soluções menos obvias pra um problema que foi enfatizado o livro inteiro.

Alice2484 31/05/2024

Quero mais!
Foi muito bom acompanhar a Tress na sua viagem, ver ela superar seus limites, ir a cada dia cativando mais as pessoas ao seu redor. Esse livro vai ter personagens pra você amar, odiar, ter ranço, você vai rir e se emocionar. O universo que autor criou é fantástico, é fácil de imaginar e de viajar junto com os personagens! É meu primeiro livro do Brandon Sanderson e eu amei! Quero mais livros do projeto secreto dele.
Ah, e a edição física do livro é linda demais!

vanessa.pivotto 29/05/2024

Uma preciosidade
Leitura leve porém cheia de significados.
Uma heroína gentil e que, aos poucos, encontra seu lugar no mundo. Assim é Tress, uma jovem que deixa a segurança da sua ilha, da sua família, e parte em uma emocionante aventura para "salvar" seu amor.
Mas não se engane, essa não é uma história de amor, não do tipo que você está imaginando.
É uma história de descobertas, de amizade, confiança e coragem!

Cheia de personagens interessantes, narrador que interage com o leitor (amei) e uma pitada de bom humor.

Recomendo para todas as idades!

Corrêa 28/05/2024

"Você sempre foi capaz de me ver quando os outros não vêem."
" Quanto mais tempo passava com ele, mais o tempo que passavam juntos parecia certo. "

Esse livro me surpreendeu, eu nem imaginava que se passaria o livro todo em um navio pirata kkk. E tem um rato falante.
E que plot twist foi esse no final ? eu n esperava.

Soares 27/05/2024

A história segue Tress, uma jovem que vive em uma pequena ilha e embarca em uma jornada épica pelo Mar Esmeralda para resgatar seu amigo Charlie, que foi levado por uma bruxa maligna.
O livro é conhecido por seu mundo vibrante, personagens cativantes e a habilidade de Sanderson em criar um universo mágico envolvente. É uma aventura cheia de mistérios, perigos e descobertas, destacando temas como coragem, amizade e autodescoberta.

indyr 27/05/2024

Notas de rodapé
Livro encantador! Não é o que parece!

Primeiro, que Universo interessante e ambientação maravilhosa! Segundo, ouvi falar que começar esse livro sem ter contato com outras obras do Brandon Sanderson, faz com que você perca algumas referências, mas eu acredito que isso é, na verdade, um impulsionador para você buscar outros livros E RELER este aqui, pois merece demais!

A ideia desse livro é como um abraço quenteinho e aconchegante. Em muitos momentos você se sente a própria Tress, você se reconhece no personagem, mesmo se tratando de um mundo mágico. E ter uma garota, uma mulher, como protagonista de uma aventura, deixa tudo muito mais especial.

Recomento muito! E voltarei para reler, certamente!

Jéssica 27/05/2024

Parece um conto de fadas
Livro bom, bem escrito, leve, que tem uma mensagem bonita e fofa. Me lembrou os filmes da Disney. A experiência fica um pouco deficiente em algumas referências a Cosmere pra que não leu os outros livros do Sanderson (tipo eu).

Segundo que eu leio dele, mas ainda assim, não me pegou?

KauA333 27/05/2024

Apesar da edição de ter alguns erros de português. Mas eu relevei isso e consegui gostar da história mesmo assim, muito boa leitura

Alice 25/05/2024

Meu novo queridinho
Tudo nesse livro é bom, a Tress é incrível, fofa, sensível, essa garota é tudo de bom meu Deus, os outros personagens são cativantes também, fazia um tempinho que eu n encontrava um favorito!! Vou ler agr os outros milhões de livros do Brandon

Laura.Schmidt 25/05/2024

Tress, a garota do mar esmeralda
Meu primeiro livro do Brandon Sanderson. Amei a criatividade do universo e toda a história dos esporos e tudo mais. Muito gostosinho de ler também, embora eu tenha descoberto o final nos primeiros capítulos kkkkkkkkk valeu a leitura igual
Neto157 25/05/2024minha estante
Começar a ler o Brandon é um caminho sem volta! Recomendo agora que você leia Mistborn e siga em frente nesse universo maravilhoso que é a Cosmere!

Gabi 20/05/2024

O livro mais bizarro que já li kkkkkk
Gostei bastante do livro apesar de achar ele bem esquisito e tudo mais nunca tinha um livro de fantasia tão estranho, em que o mar é verde a lua também e que tem mares diferentes em cada lugar do planeta e cores diferentes,é tudo bem bizarro, tirando o fato que também tem ratos que falam feiticeiras e dragões mas apesar de ser um livro diferente eu gostei da leitura em alguns momentos o autor trás reflexões bem pertinentes esse é o meu primeiro contato com a escrita do Brandon e para minha surpresa eu até que gostei eu só esperava mais do final.

xdudw 20/05/2024

Épico mas de uma maneira contida
Mais uma vez Brandon Sanderson não me decepcionou, o livro está muito encantador e todas as ilustrações são tão detalhadas que é difícil expressar o mimetismo.
Tress é uma protagonista muito parecida com Alice, uma jovem doce mas que tem potencial pra ser uma grande heroína e no final de tudo ela não decepciona.
Todo o plot do navio é muito bem escrito e os personagens conseguem se consolidar e marcar a história.
O planeta é facinante e eu quero muito que ele escreva mais sobre isso.
O Hoid como narrador foi muito interessante e só me deixou mais curiosa pra saber tudo sobre ele.
Achei que o dragão e a feiticeira poderiam ter sido melhor explorados levando em consideração que cada detalhe da história conta.