Belladonna

Belladonna Laura Reggiani

Resenhas - Belladonna

nanda 31/08/2023

Maior que Júlio César e Augusto, aposto que Belladonna é um mês
Vou começar isso com um fato: eu não sou o tipo de leitura que tende a cair por fantasias, ainda mais envolvendo vampiros. Estava curiosa desde o início sobre como tantos elementos famigerados se encaixariam em uma narrativa e posso afirmar que foi uma surpresa aterradora!

Sendo completamente sincera, desejo que eu tivesse tido mais tempo para me deliciar nessa história da maneira certa. Apesar do tempo muito longo que levei para terminar essa leitura, em todas as vezes que peguei esse livro senti que o estava devorando em muito pouco tempo. Para um rotina tão cheia, 100 páginas por dia no início era tudo muito surpreendente, posso garantir.

Não é atoa que Reginna é um dos nomes dela. A Belladonna é uma personagem que eu me pergunto se gostaria tanto se não fosse uma figura feminina de poder, e talvez a resposta seja não. Ela não seria tão apaixonante e atrativa, mas não preciso me preocupar com isso. Todas as suas cenas foram incrivelmente satisfatórias à mente. Além de um livro muito bem escrito, a construção de uma personagem tão incomum foi feita da melhor forma possível desde a primeira página. Não se trata em nenhum momento de uma personagem contraditória ou uma manipulação com o leitor. Belladonna Sarelli tinha um objetivo e veio disposta a cumpri-lo. Ela é poderosa, calculista, fria. E não são características que incomodam, são adjetivos que te fazem ansiar por mais.

E difícil para mim dispor nesse texto o que eu amei, porque seria uma lista bem extensa que poderia ser reduzida a "tudo". Admito que sempre tendo a dar um spoiler ou outro, então vou me dignar a apenas tentar explicar um ponto específico: Eu sou uma amante incontrolável de romances, logo não compreendo totalmente minha hesitação com o romance que foi trabalhado nesse livro. O Lucca era completamente devoto, mas ainda me fazia pensar em traição. Que a personagem principal deveria permanecer sozinha. Que uma força da natureza como ela não deveria ter amarras. Mas deixe-me refletir meu espanto quando a autora brincou com essa ideia sem nenhum pudor! Eu não pude fazer muito além de interromper a leitura até o torpor passar. Toda a cena está em um páreo muito acirrado com a cena de batalha, e posso sentir meu corpo eletrificado só em pensar.

Por vezes penso que o Lucca só foi um personagem tão implacável até ter sua chance de amar alguém, essa é sem dúvida sua maior fraqueza, e admito que não desejava que o mesmo ocorresse a ela. Mas com o final da leitura percebo que a ideia só precisava ser amadurecida por mim. Em um contexto geral, a Belladonna merecia finalmente poder confiar cegamente em alguém depois de toda a sua trajetória, e se fosse para ocorrer... Não tinha como escolher alguém melhor para tal. Apesar da minha hesitação, a relação dos dois é simplesmente envolvente e atrativa aos olhos.

Não tem como argumentar contra nada nesse livro. A quantidade quase infinita de detalhes apenas enriqueceu a narrativa e mostrou o quanto a autora esteve empenhada em pesquisar sobre e desenvolver sua criatividade. Todas as intrigas, dificuldades, dilemas da personagem... Todo seu apelo político e social para temas que se mantem esmagadoramente atuais é tão profundo para alguém que sofreu tanto na pele em tempos passados, de certa forma. Mesmo sem perceber, isso a torna de alguma forma mais humana, mais real. A única coisa que eu desejava era ter tido mais tempo para que ela desenvolvesse seu poderes e ultrapassasse os limites que possuía, mas não acredito ter sido a intenção ao escrever a história dela.

Se trata de uma narrativa completamente atraente, então espero que quem decidir dar uma oportunidade a Belladonna aproveite tão ou mais que eu.

"Era desapontador quando um oprimido se tornava o opressor dos seus iguais no fim."

Amands 03/09/2023

Belladonna.E o mundo ainda tremeria diante do som desse nome
Belladonna é uma Ladranimi, ou seja, uma vampira. Belladonna tem uma determinação gigantesca e um ego tão grande quanto. Pulando de família rica pra família rica pra se manter viva, sugando não só o dinheiro dessas famílias mas também o sangue de seus acompanhantes de estimação.

Belladonna não tem família, sua mãe humana morreu e seu pai, o rei da Romalia, nunca a assumiu, ela é apenas mais uma bastarda perdida no reino. Porém, em uma noite ela é perseguida pelos guardas, acaba sendo capturada e jogada em um ninho de mentiras da realeza.
Seu pai e irmão foram mortos e a única herdeira que sobrou da família Sarelli foi Belladonna.

Então tentam colocar ela como a rainha apenas para poderem manipular ela e consequentemente o reino, só não esperavam a destreza dessa mulher para manter sua coroa e seu pescoço no lugar. Belladonna tem um desenvolvimento incrível, deixa de pensar apenas em si mesma, faz vários amigos pelo caminho e obviamente acaba tendo um romance maravilhoso cheio de tensão.

Eu surtei tanto com esse livro, era tanto plot Twist que eu tava ficando com raiva, não confiava mais em ninguém, chorei horrores quando tudo tava dando certo e veio a merda com força, mas meu deus que livro incrível.

loyollabritto 25/09/2023

Ótima leitura
Eu me diverti muito lendo, me emocionei e passei raiva. Isso faz o livro ser bom!
Senti toas aa emoções possíveis, junto com a protagonista, passei pela tristeza imensa e pela angústia - principalmente a do Lucca, no final do livro - passei pelos momentos de ternura e glória. Cada uma dessas emoções, fez meu corpo vibrar, tremer e relaxar. Foi uma montanha russa de emoções.
No mais, o livro é muito bem escrito, tem um polimento, um cuidado primoroso. Dá pra ver as pontas sendo arrematadas, a história se fechando direitinho.
Os personagens tem um carisma excepcional, todos tem suas características bem fortes, pensadas de uma maneira bem lógica e bem feita.
Realmente uma experiência excelente.

Amanda Barboza 08/10/2023

Amei acompanhar as intrigas políticas, torcendo pra Belladonna acabar com todo mundo no seu caminho. Essa foi a melhor parte pra mim, o quanto ela não mede esforços para conseguir o que quer. Então quando ela se apaixona e começa a se importar com as pessoas, deixando de lado as vezes suas ambições, me senti um pouquinho incomodada, mas entendo a proposta de fazer ela ter um lado humano. Achei o casal ok, mesmo gostando da dinâmica louca deles; só não consegui gostar do Lucca.

Camilla 05/11/2023minha estante
E eu jurando que o par dela seria o Salvatore

Luisa ð 20/10/2023

Belladonna ?
Sempre acho super interessante quando os livros carregam em seu título o nome de seu personagem principalmente. Não são muitos capazes desse feito, mas se alguém pode carregar com poder o título de um livro, pois nenhum outro título seria capazde descrever, é ela, Belladonna.
Uau! Fiquei feliz de ter aceitado essa recomendação, não sei se teria lido por conta própria.
Que livrinho especial, muito gostoso, melhor fantasia brasileira que li (não li muitas, então... ainda está em aberto)!
Carregado de política - as relações de poder me dão um prazer tão grannde!, romance, família, lealdade, carrega todos os elementos necessários para um mundo de fantasia perfeito.
TODO mundo que diz gostar de fantasia deveria ler.
Não dei 5 estrelinhas, porque sou chata, mas fora isso, achei que faltou algum detalhezinho no final, ainda não sei o que é, mas algo me deixou com uma sensação de inconclusão.

Julia4072 28/11/2023

Que livros, meus amigos!
Uma leitura muito prazerosa e fluida de fazer.

A protagonista é um evento! Muito gostoso acompanhar a trajetória dela, tanto da perspectiva pessoal, tanto da política, ela já inicia a história como uma personagem bem desenvolvida, segura e confiante, o que é um refresco em um mar de protagonistas tapadas e inocentes que costumo encontrar.
Belladonna é a personificação da figura feminina que usa a visão machista da sociedade a seu favor, manipulando aqueles que a rotulam apenas como um rosto bonito/uma garota superficial/uma estrangeira inocente. É fácil ver a problemática do mundo que a autora criou, de forma sutil, sem precisar escrachar a militância a todo tempo.
Ao mesmo tempo que se mostra forte e irreverente, também erra e expõe suas vulnerabilidades no decorrer do livro, de forma a superar as inseguranças respeitando os seus limites, o que aproxima o leitor ainda mais da identificação e empatia.

Minha única crítica seria o desenvolvimento romântico, senti falta de um pouco mais de contato com o par romântico no livro, pois no final, ele é de grande importância pro desfecho da história. Queria mais interações dos dois, pelo menos do meio pro final, ou então, uma relevância menor para o casal no desenrolar da trama. Mas isso não interferiu tanto na experiência de leitura, digo isso somente porque amei o protagonista masculino e queria mais dele, entendi que não girava em torno do romance então relevei, mas depois do final, senti que poderíamos ter tido mais da aproximação dos dois.

Em resumo, é uma leitura que vale MUITO a pena, me fez chorar, ficar enlouquecida de raiva e no fim desejar que tivesse mais 1.000 páginas para que não acabasse tão rápido.
Se tornou um dos melhores nacionais que li e posso dizer que isso se dá por um milhão de motivos. A autora tem uma escrita impecável, saiu do óbvio nos momentos certos, caprichou nos elementos fantásticos sem viajar, trouxe uma natureza política intrincada pro enredo e uma sociedade com vários pontos deficientes que ela apontou com maestria, sem cair em alguma armadilha semiótica.

Deixa o coração quentinho e virou fav com certeza

leiturasdapetillo 07/01/2024

Uma fantasia nacional e diferenciada
A primeira coisa que me encantou na história, sem dúvida, foi a capa, eu sigo a capista no meu instagram e sempre quis ler a história por conta da beleza dessa imagem da Belladonna.
Vou classificar minha resenha conforme uma escritora e também uma leitora, com pontos positivos e negativos e o motivo de eu ter dado 4,5 (4,6 na verdade) de nota para o livro e não 5 estrelas. Vou sinalizar o que for spoiler, tentarei não dar detalhes.
> Pontos positivos
- A história foi muito bem construída, seus elementos são inovadores inspirados na Roma Antiga. Desde o cenário, aos nomes, a forma como os vampiros foram "inovados", o reino e sua história, toda a organização que a escritora teve com essa parte foi impecável e surra muita fantasia internacional desorganizada.
- A personalidade da Belladonna é tudo o que eu queria ver em uma protagonista. Chega de mocinhas que ganham poder e negam, não querem vestir vestidos lindos e ficam falando o tempo todo que são feias ou comuns. Eu queria, faz muito tempo, conhecer uma protagonista forte, ambiciosa e poderosa, e Belladonna é TUDO isso e um pouco mais.
- O romance que pode ser visto tóxico para muitos foi perfeito, também fugiu do monótono e eu amei a semelhança deles de personalidade, o enemies to lovers e tudo aquilo de "você me pertence", uma vibe meio dark romance.
- A trama política é indescritível, as cenas de guerra, do Senado, foram MUITO bem feitas e elaboradas. Não achei nenhuma ponta solta nesse sentido e o desenrolar da história política foi melhor do que eu imaginei.
> Pontos negativos
- O livro é muito longo e enrola em algumas partes. O círculo íntimo de Belladonna tinha personagens com ótimas personalidades, mas momentos em que tentavam forçar situações engraçadas (que não eram engraçada, só chatas) e ocupava muita página desnecessária. Poderia sim ser mais curto, facilitaria a leitura.
- Muitas palavras diferentes que dificultam a leitura e que a autora não explicou. Em uma fantasia, é nosso dever usar uma linguagem acessível ou pelo menos explicar os termos usados.
- A enrolação do romance quase me fez dar 4 estrelas para a história. Teve três cenas de tensão total antes de acontecer algo quase no final da história já. Completamente desnecessário, pois acabou perdendo a graça no primeiro hot. Após as duas primeiras provocações, teve uma cena que foi interrompida por um motivo muito incoerente, a autora poderia ao menos ter elaborado uma desculpa melhor. Teria sido melhor se aquela cena tivesse continuado. Dava para ter espaço para o romance, tirando algumas cenas desnecessárias da capitolina e de diálogos que só encheram linguiça.
- S p o i l e r: também odiei o Lucca já ter amado alguém antes, ai é algo que falo como leitora. Acredito que os homens precisam se humilhar e se rastejar por elas, senti ciúmes junto com a Belladonna. Considerando que ele falou que não sabia o que era amor e o Damicca disse o mesmo, ele já ter se apaixonado foi meio (??). Não gostei.
- S p o i l e r: o motivo da facada foi muito idiota, pelo amor de Deus. Enrolação desnecessária para falar a razão daquela cena, esperei algo mais bem elaborado.
> Conclusão:
- Recomendo a leitura, devemos valorizar mais os livros nacionais. Ainda tem algumas coisas para melhorar, no entanto, para os amantes de uma boa fantasia, Belladonna não deixa a desejar em nada na construção de seu universo.
Juju 22/01/2024minha estante
Eu acabei de ler o livro e tava dando uma olhadinha nas resenhas antes de escrever a minha e assim, mds a sua resenha é EXATAMENTE TUDO OQ EU PENSEI E SENTI LENDO O LIVRO. Pensando seriamente em copiar e colar na minha própria resenha kkakskskkk

onceuponatime_book 26/01/2024

Resenha fo ig @onceuponatime_book
Esse livro é perfeito, maravilhoso, lindo e cheiroso, todo mundo tem que ler ele.

O plot twist dele é de milhões, meus Deus chorei horrores lendo o pov do lucca e quando volta para o da Belladonna dona o tombo veio, ainda não superei isso Laura. O epílogo é lindo, muito cutie!!

A gente isso aqui é obra prima vampiresca, uma romancia de milhões, o livro é cheio de jogos políticos, segredos e traições, alianças e aliados são fundamentais, além de na corte ninguém confia em ninguém. Meu Deus tudo o que eu amo em um livro tem nesse. Laura fez um trabalhado de mestre com esse livro.

Lucca e Belladonna é um casal que explode química, vão de inimigos para amantes, cheios de declarações fofas.

O livro tem um enredo que prende a atenção do leitor, fazendo a gente se envolver pelos personagens e tentar adivinhar o que vem no próximo capítulo, tudo é bem incerto e as coisas mudam de uma hora pra outra. O livro é eletrizante, uma leitura dinâmica e que cada pequeno detalhe importa.

Belladonna é uma vampira meio-sangue filha bastarda de um rei e a única herdeira viva, quando ela chega na corte para assumir seu lugar vai embarcar em um jogo político perigoso.

O livro tem uma energia contagiante, uma leitura fluída e intensa, uma narrativa envolvente e os personagens são incríveis e bem desenvolvidos.

Jordana Leal 09/02/2024

Laura Reggiani mais uma vez entregando tudo!
Belladonna não é uma mocinha ingênua de coração puro e bom, ela é um demônio kk. Amei toda tensão e reviravolta, no final por um momento quase surtei por não acreditar no que estava acontecendo.

Gabizinha 15/03/2024

Se belladonna me bate eu é quem peço desculpas!!!
ela é uma diva, não é apenas um rostinho bonito, e sim uma demônia (não é ruim)
a trama é super bem desenvolvida, o balanço entre guerras, política e romance é perfeito, um livro de mil páginas mas que nem parece!

folkloregirI 06/04/2024

Livro nacional gostoso amei a belladonna amei o romance a fantasia é bem legal, achei um pouco arrastado na policitica por isso não sei 5 estrelas mas muito bom parabéns ai

DearSara 31/05/2024

Me prometeram maravilhas
Um livro morno, que poderia ter tido mais potencial. A história em si é interessante, mas não funcionou tanto para mim como eu gostaria, apesar de ter alguns pontos positivos. Confesso que no começo até que estava gostando, apesar de algumas ressalvas.
A escrita é simples, o que faz com que o livro seja um pouco fluido, tanto que li em 2 dias. E eu não sei dizer se o desenvolvimento é ruim por ser ruim, ou pelo excesso de páginas.
O suposto "enemies to love" não teve profundidade nenhuma, tanto que, simplesmente não tinha lógica. Sem contar que o par romântico parecia muito o Cardan de príncipe cruel, genérico igual.
E cadê o comportamento vilanesco dela? Ainda espero ver o lado "vilã".
Também não entendi se autora tentou colocar algum aspecto de representatividade no livro, ou foi impressão minha, porém se ela realmente tentou não funcionou, já que o livro tem algumas falsas representatividades.
É um livro que não é pra mim. Não sou o público alvo.
Antares 17/06/2024minha estante
nossa odiei o enemies to lovers tmb KKKKKKKKKK achei o casal super sem graça