De volta aos anos 90

De volta aos anos 90 Maurene Goo

Resenhas - De volta aos anos 90

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thyanne.Ribeiro 02/02/2024

Perfeição existe, eis a prova.
Que livro GOSTOSO, tô encantada e com o coração tao quentinho. Não dá pra falar nada do livro pq tudo é spoiler ? mas, a
história é MUITO BOA, livros com a ideia de ?volta no tempo? são difíceis pq quase nunca conseguem explicar bem como e pq se deu isso, mas esse é fenomenal? nunca imaginei que fosse gostar tanto. Explora a relação mãe x filha numa visão tão 360 graus que vira 720 ? amei TODAS as personagens, a escrita foi perfeita, o tempo e espaçamento dos capítulos impecável abrindo e fechando enredos maravilhosamente bem. Nossa, leiam esse livro por favor.

P.S: Jamie, te amo ??

Essa frase aqui ficou em looping na cabeça: ?Por um segundo, o rosto dela se contraiu, e eu senti um buraco no estomago, imediatamente arrependida de minhas palavras. Só que eu não tinha forças para retirar o que disse. Para pedir desculpas e tentar consertar o que quer que estivesse se desfazendo entre nós.?

Jessica 29/01/2024

Cara, que livro maravilhoso. Poderia ficar horas falando dele, mas vamos ao que interessa.
Em De volta aos anos 90, Sam é uma menina de 2025 que está no último ano do ensino médio, concorrendo à rainha do baile na sua escola. Ao contrário do que possa parecer, Sam não é uma garota fútil, ao estilo meninas malvadas. Ela se importa com o meio ambiente, é ótima escritora e gosta muito das suas raízes coreanas. Ela é totalmente oposta a sua mãe, Priscilla.
Um dia, em meio a uma briga muito feia entre mãe e filha, Sam acaba pedindo um carro por aplicativo, fugindo de Priscilla. Ela nota algumas coisas estranhas, mas só quer acabar aquela corrida, chegar na escola e tomar conta da sua própria vida e seus problemas. Só que ao descer do carro, Sam descobre que ela foi parar em 1995.
Não tendo ideia dos motivos que fizeram ela ir parar ali, precisando encontrar um meio de voltar pra casa, ela entende que precisa ajudar a versão adolescente (e insuportável) da mãe, a ganhar o concurso de rainha do baile e melhorar seu relacionamento familiar.
Em meio a essa confusão, Sam começa a entender a si mesma também, e como a relação entre ela e sua mãe se tornou tão pesada com o passar dos anos.
O livro tem mil referências aos anos 90, óbvio, mas também a coisas atuais como k-pop e k-dramas. No meio de todo esse universo pop, Maurene ainda encontra espaço para ser engraçada e tratar de assuntos como preconceito com imigrantes amarelos nos Estados Unidos e outros temas mais sensíveis.
Amei de mais, me diverti horrores e chorei também. De coração, um livro ótimo.

Mariana 28/01/2024

Olha só, é uma leitura boa, não é o que esperava, mas foi divertido.

A capa realmente me chamou atenção, pois belíssima, mas eu esperava uma mistura de ?Uma sexta feira muito louca? com ?tudo em todo lugar ao mesmo tempo? e recebi mais do mesmo: uma obra que já vimos 1000 outras vezes. Filmes, livros ou séries em que mães e filhas tem problemas de relação, mas magicamente a adolescente é enviada ao passado ou troca de lugar com a mãe e uma entende as dificuldades e aflições uma da outra e tudo fica bem no final.

O livro poderia ser menor? Absolutamente, mas apesar de tudo isso, é uma leitura muito fácil de ser feita, leve e gostosa (literalmente pra fazer como fiz, num feriado sem absolutamente nada pra fazer em um dia chuvoso, pegar um livro despretensiosamente pra passar o tempo) você nem vê o tempo passar. Os últimos 20/25% realmente foram legais, o plot do Jamie foi inesperado, mas interessante de acompanhar.

Acho que a única coisa que difere essa leitura dos demais produtos com esse plot são as referências (todas possíveis, de BTS a Obama) e o protagonismo amarelo. As discussões sobre imigração e racismo são sutis, mas trabalhadas de forma bem interessante. O par romantismo também é uma pessoa racializada e esse protagonismo em todas suas nuances são bem interessantes. E claro, tudo dá certo no final.

Bom, é isso, ele não é uma grande obra da literatura, mas é um livro gostosinho e divertido pra curtir sem nenhuma preocupação.

site: https://thefeministpatronum.com/2024/01/29/de-volta-aos-anos-90-um-cliche-digno-de-sessao-da-tarde/

Fabiane131 25/01/2024

Você pegaria um retrôtaxi?
A leitura desse livro foi uma ótima surpresa. Não tinha lido a sinopse, apenas fui influenciada pela capa e que bom! Comecei meio receosa pensando que seria apenas um drama entre mãe e filha mas me surpreendi e muito. Além de abordar questões como racismo para com pessoas racializadas, trata também dos dilemas adolescentes. Fala também sobre expectativas que a família cria sobre os filhos e as consequências que isso pode causar. E é claro, não podia faltar um clichê romântico no meio de tudo isso. Virou um dos meus livros favoritos!

@emcadacapa 19/01/2024

Um bom livro!
Samantha não possui uma boa relação com sua mãe, e chegando nesse período de Baile parece que tudo está piorando. Até que após sua avó sofrer um infarto e Sam gritar que odeia a mãe tudo vira de cabeça pra baixo. O que houve? Bom, um taxi esquisito, com uma motorista maluca e ao descer Samantha parece estar no passado?!.

De Volta aos Anos 90 vai abordar bastante a relação entre mãe e filha de uma forma um tanto diferente. Já que para conseguir entender mais a mãe e sua família, Sam vai precisar vivenciar a adolescência da mãe nos anos 90. Sim, temos aqui viagem no tempo! Outro ponto dessa relação familiar é Sam e sua avó, a coisa mais linda e fofa elas duas.

Outro ponto abordado é a questão asiática na América em ambos os períodos em que a história é ambientada. Como alguns lutam para manter viva suas raízes e outros preferem se misturar ao lugar e as pessoas ao redor.

O fator viagem no tempo é divertido e possui uma reviravolta ali, mais ou menos na página 300. Sam precisa fazer com que sua mãe seja coroada a rainha do baile, ela acredita que foi por isso que voltou no tempo.

Temos um romance tímido depois do meio do livro, nada com muito foco, mas mesmo assim bem bonito, principalmente nos momentos finais.

De certa forma eu consegui me conectar pouco com a história, não achei ruim, mas também não achei maravilhosa, ficou naquele meio termo e com altos e baixos. As partes divertidas me instigaram mais, assim como os momentos de choque cultural de Sam com a mãe em meio ao ano de 1995. Queria que o desenrolar da história tivesse um pouco mais de foco.

Luana 18/01/2024

A prova que capas bonitas importam sim
Peguei esse livro na livraria sem sequer ler a sinopse apenas porque amei a capa e estou muito feliz que fiz isso. A forma como a escritora escreve sobre relacionamentos é simplesmente incrível e não consigo parar de pensar sobre.

A relação da Priscilla com a Sam só mostra o quão importante comunicação e empatia são em um relacionamento. As diferenças entre elas eram um problema no começo do livro e depois era somente o que fazia delas, bem, elas mesmas.

Além disso, tem o menino mais fofo do mundo como interesse romântico. Única coisa que tenho pra reclamar era que queria que ele falasse pelo menos um pouco de como o tio dele ficou depois. Tirando isso, amei o livro demais e não vejo a hora de ler mais livros da autora.

Isabella250 18/01/2024

"Com o futuro à nossa frente."
Eu estava odiando o livro e a protagonista no começo do livro, mas apartir de um ponto eu comecei a gostar e me viciar nesse livro,eu gostei da história, do romance, da construção dos personagens, o fato de ser abordado temas importante e embora eu tenha acertado eu gostei do plot.Recomendo

jvalberghini 17/01/2024

MUITA ATENÇÃO AQUI
Vocês podem estar deixando passar um dos melhores livros atuais.

na história, acompanhamos Sam que, após uma briga pesada com a mãe, é transportada ao passado por um carro de aplicativo para consertar os traumas que tornam sua mãe frustrada.

toda a construção de personagens é SENSACIONAL bem como a relação entre eles. é inacreditável como 400 pag passaram voando.

é o livro simplesmente perfeito e surpreendente, com um dos melhores plot twist que ja vi ainda na metade.

deem uma chance pra esse livro pois tenho CERTEZA de que não vão se arrepender.

aigloss 15/01/2024

Fazia bastante que eu não linha um livro sem ser mangá e ler esse livro foi muito bom e muito refrescante. a leitura é fácil e fluída. não sei se era pra isso acontecer mas eu me identifiquei muito mais com a Priscilla do que com a Sam!!
ai de verdade é muito bom!!!

melreads 15/01/2024

? livro conforto
??depois de eu ter assistido um dos melhores doramas da minha vida (twinkling watermelon) eu fiquei obcecada com a ideia de ler um livro com a temática parecida e então achei esse aqui. no início, achei a leitura um pouco lentinha, mas com o passar do tempo eu me dei conta de que estava lendo um dos melhores livros da minha vida. refleti, ri, chorei e me apaixonei imensamente pelos personagens! já sei que vai entrar na minha lista de melhores de 2024.

p.s.: apesar de não ser o foco, o romance do livro é uma fofura e fiquei bobinha lendo o último capítulo ???

Aabcin 14/01/2024

Não menos que perfeito
Não tenho palavras pra descrever esse livro. Eu simplesmente me desmanchei em lágrimas no final. E olha, que final!

No começo do livro achei meio lento e muito mommy issues, porque realmente é isso que é relatado nele. Mas depois da viagem no tempo da Sam, e que a gente entra em 1995 com a Priscilla, cara isso vira um reality. Não tem como não ter vontade de ler cada vez mais!

Ele tem drama, tem romance, tem luta aos direitos de igualdade e ao racismo, tem kpop e dorama, ele tem a mim!

Samantha sempre foi uma pessoa muito "evoluída", sempre lutou pela igualdade, até porque ela vive em 2025. Quando ela volta 30 anos atrás, o mundo é diferente, e ela tenta mudá-lo nem que seja o mínimo possível.

Achei a história sensacional e cheia de ensinamentos reflexivos. Uma pequena atitude pode mudar TUDO.

maria 11/01/2024

Perfeito, virou favorito!
Primeiro de tudo, QUE LIVRO INCRÍVEL!
agora, indo para a resenha de fato, fico muito feliz de ter conhecido e dado uma chance para esse livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5