Feliz Aniversário, Feliz Obituário

Feliz Aniversário, Feliz Obituário Rafael Calça...

Resenhas - Feliz Aniversário, Feliz Obituário

duartecaslu 28/04/2023

Confusão Intencional
Achei a HQ bem confusa, além de extremamente reflexiva.

O leitor que se propõe a ler esta HQ deve estar com a ideia de que é algo completamente fora da caixa, com simbolismos diferenciados.

Pretendo ler mais vezes e, quem sabe, a experiência se torna melhor.

Maxoel 11/02/2024

Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro!
Eu li essa história anos atrás online, por conta de uma acusação de que Daytripper, dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon. Quem levantou a suspeita foi o autor da introdução dessa nova edição comemorativa, o que não deve ser mera coincidência. A minha conclusão na época e que mantenho após a releitura é a de que, mesmo compartilhando uma premissa básica, as histórias são muito diferentes para que uma seja considerada plágio da outra. Uma curiosidade é que a arte emula o estilo dos gêmeos em seus trabalhos iniciais.

A história é boa, ainda mais considerando que é um dos primeiros trabalhos da dupla, mas poderia ser melhor caso fosse desenvolvida em uma série, já que deixa algumas pontas soltas e passagens crípticas, sugerindo um quê de misticismo e mistério.

A edição ainda tem a primeira colaboração dos autores, uma história curta que, ironicamente, também lembra um pouco o trabalho dos gêmeos.

Carla.Ligia 19/08/2023

É realmente uma obra iniciante
A história é legal, mas falta um pouquinho de profundidade. Como se trata do primeiro quadrinho dos autores dá para passar um pano.
Recomendo, fiquei curiosa para ler outros quadrinhos.

Tico Menezes 17/11/2023

Quanto tudo era promessa...
Finalmente temos a oportunidade de conhecer o início da parceria Rafael Calça e Jefferson Costa. E, devo dizer, quem não viu promessa nesses dois no começo do século, não entende nada de quadrinhos.

Como uma sessão de terapia, Feliz Aniversário, Feliz Obituário é um olhar para dentro e uma avaliação de possibilidades baseado no quanto estamos dispostos a fazer por nós mesmos. O traço de Costa está diferente, o roteiro de Calça é muito mais sugestivo do que condutor e comparar esse primeiro trabalho com os seus mais consolidados é um deleite, pois vemos a arte em seu tempo, sem pedir desculpas ou tentar se explicar. E é belíssimo.
Por ser uma fanzine, é rapidíssima, então o conceito da história é pouco explorado, soa mais como uma mensagem motivacional - para quem buscar otimismo na trama, é claro. Mas é - e foi! - marcante o suficiente para colocar os artistas no mapa.

Baita acerto da editora Conrad!

Emerz 21/04/2023

Feliz aniversário feliz obituário...
Aqui marca o início de uma bela parceria nos quadrinhos, que já rendeu até o jabuti.

Nesse belo trabalho da Conrad de trazer um selo com quadrinhos acessível "hq para todos". Trazendo belos quadrinhos em formatos mais simples para que os leitores tenham acessibilidade e conheçam alguns autores e obras.

pordentrodaestoria 08/05/2023

?Feliz Aniversário, Feliz Obituário? é a segunda história feita em colaboração entre os autores Rafael Calça (roteiro) e Jefferson Costa (arte / letras).

A obra foi lançada, originalmente, em 2005 na edição 16 da revista Front, da editora Via Lettera.

Em 2022 a HQ ganhou uma publicação digital pela editora Conrad, e agora, em 2023, a obra foi lançada em formato físico através do novo selo ?HQ para todos?.

Na história acompanhamos Miguel Verdi que no seu aniversário de 20 anos acaba sendo atropelado e morre. Mas será que ele efetivamente morreu?

Embora seja uma obra relativamente curta (a história principal com 12 páginas), ela trata de uma forma bem interessante sobre a morte e como somos vulneráveis ao ponto de nos colocar em diversas situações de risco.

A edição também conta com a história ?Espera?, sendo essa a primeira colaboração entre os artistas e publicada em 2003 no fanzine ?Ainda?? da Quanta Academia de Artes.

Vale muito a pena conhecer os primeiros trabalhos dessa dupla genial que já ganhou prêmios importantíssimos no cenário nacional, como HQMix (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o Prêmio Jabuti (Melhor História em Quadrinhos) com o álbum ?Jeremias - Pele?.

maariwho 17/02/2024

Feliz aniversario, feliz obituario
meio confuso, mas eh uma reflexão legal sobre viver o momento e não esperar a morte chegar sempre. mais risca a superfície que qualquer outra coisa. definitivamente bonito.

Allison 03/02/2024

Bom demais
Mesmo preferindo a segunda, e menor historia, desta edição é de se comentar o quão interessante é a obra que dá titulo, se ela fosse feita para ter mais páginas, certamente poderíamos estar diante de algo grandioso, lembra muito uma outra obra brasileira, na verdade de dois brasileiros, chamada Daytripper.

Juliaa; 05/03/2024

A ansiedade nós mata
É uma hq bem rápida de ler e muito linda, eu amei e super entendo o personagem, a ansiedade fazendo um momento ruim parecer o fim de tudo, quando na verdade é literalmente só isso, um momento ruim.

( Apesar q ele tava em situaçoes que poderia realmente morrer KKK mas foi como eu interpretei)

a_carolis_cah 06/02/2024

Uma HQ curta que lançou dois autores iniciantes
Nessa edição a Conrad reúne as duas primeiras colaborações dos autores Rafael Calça e Jefferson Costa:
? Espera (rediagramada e incluída como extra) - 2003
? Feliz Aniversário, Feliz Obituário - 2005

os autores ganharam o prêmio Jabuti em 2019 com a graphic novel "Jeremias - Pele" e a proposta aqui é apresentar o início da carreira deles

em "Feliz Aniversário, Feliz Obituário" temos uma HQ curta que lançou dois autores iniciantes, e ela não é extraordinária, mas é uma boa história que traz reflexões sobre vida, morte, e possibilidades

eu não sou fã de quadrinhos, então não tenho capacidade de julgar a obra mais profundamente, mas ela cumpre o que promete: uma história legal e rápida - que poderia ser melhor

recomendo a leitura pra quem quiser conhecer mais sobre os autores, ou procura uma leitura leve

Felipe HQs e Mais 24/07/2023

O que aconteceria se...
Obra que marcou o início da parceria criativa entre Rafael Calça e Jefferson Costa, 'Feliz Aniversário, Feliz Obituário', quadrinho do projeto 'HQ para todos', da editora Conrad, te dá um nó na cabeça.

? Não vou aqui bancar o sabichão e dizer que a compreendi por completo, acho que entendi boa parte de seu conceito. Mas nem por isso deixou de ser uma leitura instigante!

? Miguel Verdi, músico, completa 20 anos e tem a morte à sua espreita a cada página. Cada decisão sua nessa data pode acarretar em um acidente que culminará em seu fim. Numa espécie de 'o que aconteceria se...?' de diversas tomadas de decisão, Verdi sobrevive ao seu aniversário e combina com a Morte um novo encontro, mas dessa vez décadas depois.

? Quadrinho bacana que te faz pensar nas mais pequenas decisões que todos nós tomamos diariamente ao longo de nossas vidas, 'Feliz Aniversário, Feliz Obituário' é pra ler e reler (eu fiz isso 3x).

? Será que entendi o conceito certo desse gibi? Acho que sim... ou não?

Eliana 25/07/2023

Feliz aniversário feliz obituário. Foi o segundo trabalho de Rafael calça em parceria com ilustrador Jefferson Costa. Teve sua primeira publicação em 2005, na edição 16 da Front pela editora via lettera, Agora em 2023 o quadrinho ganhou uma nova edição pela editora Conrad. Sou muito fã desssa dupla, quando vi o quadrinho no catálogo não pensei duas vezes e tive que comprar.

Miguel Verdi está completando vinte anos mas não está nada bem, faz dias que não dorme direito e tem bebido pra tentar amenizar a sua confusão emocional. Não é o tipo de pessoa que curte comemorar o aniversário. Ao sair de casa algumas coisas estranhas começam acontecer, a cada cena vemos o jovem ser morto em diferentes situações.

O quadrinho têm apenas doze páginas e também inclui uma história extra chamada "espera" sabemos no finalzinho do quadrinho que esse foi o primeiro trabalho dos dois autores.

As duas histórias apesar de serem diferentes, se completam perfeitamente! fazendo o leitor a pensar e refletir sobre a morte, vida e futuro de como muitas vezes estamos tão imersos a rotina, que esquecemos der viver.

JL Marcal 23/03/2024

Um tapa na cara
Apesar de curta, a HQ conseguiu passar em poucas páginas uma lição de vida que achei muito boa. Recomendo demais!!!