O Jesus negro

O Jesus negro Jeferson Tenório

Resenhas - O Jesus negro

João Guedelha 14/04/2024

Este livro é uma pedra de tropeço para os sistemas de poder opressor e para uma teologia negligente que esconde o verdadeiro sentido das escrituras: o amor de Cristo com os empobrecidos e oprimidos! Encantado com tanta força e resistência que esse livro transiste.

Nichelle0 28/02/2024

O Jesus Negro
Neste livro o pastor Henrique Vieira reafirma a cor do Cristo original por posições geográficas, religiosa (judaísmo) e políticas, nos abre os olhos a respeito do Jesus branco e inalcançável idealizado e constituído a partir da visão branca e colonizadora, Jesus esse criado para manipular a massa a partir do medo e tirania. O Jesus real, nascido em Nazaré viveu como parte do povo oprimido e marginalizado do seu tempo e localização geográfica, que foi oprimido por Roma, assim como o povo negro é oprimido e marginalizado tanto no Brasil como no mundo, esse Jesus nos aproxima de quem somos e nos traz esperança a partir a sua história de luta por condições iguais de vida para todos independente de cor, gênero, raça, trazendo o reino de Deus pra terra olhando uns aos outros como parte de um todo e não uma sociedade hierarquizada com o intuito de se provar melhor mediante o outro. Nos dando esperança que é possível viver o reino de Deus na terra.

falamariasilva 11/02/2024

PERFEITO E NECESSÁRIO
"a bíblia é um livro negro de interpretação historicamente branca. - Ronilso Pacheco

Este é um livro incrível, inquietante e que provoca reflexões muito importantes. Afinal, por que incomoda tanto a ideia de um Jesus negro? A resposta é conhecida, embora a sociedade frequentemente finja ignorância ou minimize a questão.

A leitura é essencial. Devorei em um dia de tão envolvente.

Rosa Alencar 29/01/2024

Jesus necessário
Sim. O Jesus que Henrique nos apresenta é necessário. Ele nos afirma que Jesus é negro não apenas por "fruto do interesse, da subjetividade, e da militância do povo negro na sua luta contra o racismo", mas também porque "sempre esteve ao lado dos mais pobres, dos oprimidos, e foi crucificado pelo sistema dominante à época". Assim, onde estaria Jesus nos tempos atuais, senão ao lado dos vulneráveis? Para ler, reler, e colocar ali ao lado da cabeceira.

Leila267 23/01/2024

Jesus ser negro te traz estranheza?
Essas e outras questões são abordadas e analisadas pelo pr. Henrique Viera neste livro.
Confesso, que minha expectativa era um contexto mais cientifico e histórico, apesar do livro trazer uma visão histórica, essa visão é muito focada nas escrituras bíblicas.
Entretanto, é um livro interessante principalmente para quem está iniciando o letramento racial, traz analises e comparações do contexto racial, dos conflitos políticos, econômicos e sociais da época de Jesus com o contexto atual do Brasil.

Luis Felipe S. Correa 17/11/2023

Poucas páginas, grandes impactos
Apesar da carência de elementos históricos e científicos para fundamentar, considero o livro uma introdução à chamada teologia negra. É possível ler o livro em um dia.
Classifico como bom pelo levantamento de questionamentos importantes que nos desafiam a desconstruir padrões considerados intocáveis.
Quando o assunto é Jesus, a imagem do imaginário coletivo é a de um homem europeu, branco e de olhos azuis. Aprendemos que esse é o homem sem jamais questionar sua fisionomia e somos desencorajados a pensá-lo de outra forma.
O livro, por sua vez, nos convida a considermos a geografia da época e o contexto social de Jesus.
Penso que é uma forma válida de pensar a religião, fugindo da sua lógica deturpada de opressão e consolidação de poder.

adenilza.rodrigues.5 21/10/2023

Que leitura libertadora!!
É incrível como o autor nos proporciona, ver a história, de maneira mais próxima da realidade.
Simplesmente fantástica, essa leitura.

Regina 21/10/2023

Perfeito
Um livro necessário. Todos devem e precisam ler. O Pastor Henrique retrata no livro um Jesus Negro não só na tonalidade de pela, mas em todos os matizes da negritude, da opressão. Nos dias de hoje com toda certeza Jesus seria abordado pela polícia e discriminado não pelas suas pregações mas por ser negro. Leitura . maravilhosa, repleta de reflexões. Favoritei.

Mari 21/10/2023

Simples e objetivo
Ótimo livro de análise e reglexao acerca da negritude de Jesus Cristo, baseada não somente em aspectos fenotípicos, mas, sobretudo, na interpretação de Jesus como um ser oprimido e que caminhou, defendeu e libertou oprimidos em todos os tempos.

Lenier0 19/10/2023

Black Gold
O pastor Henrique apresenta um livro repleto de reflexões sobre o cristianismo, racismo e Cristo, afinal Cristo é a base da fé cristã. Tanto para aqueles que defendem a negritude de Cristo literal quanto para os que defendem o Negro Cristo simbólico é uma excelente leitura!

Tabita.Cardozo 28/09/2023

NECESSÁRIO! Jesus Negro, inclusive, deveria fazer parte da grade curricular de livro didáticos das escolas, faculdades, universidades, cursos técnicos. É uma leitura importantíssima para entendermos um pouca mais sobre a nossa sociedade e o racismo estrutural que permeia todas as nossas relações, principalmente as religiosas, através de um discurso opressor, racista, que aniquila a mais pura singularidade do evangelho que é o amor de Deus. JESUS NEGRO é o grito antiracista que precisamos bradar todos os dias.
Vanessa 28/09/2023minha estante
Dizem que Jesus cristão não é o certo (questão de cor), pois como ele vivia em Belém, lá o sol é forte

Wolf 16/09/2023

Jesus Se Amarrou Em Viver.!
Que livro incrível.
Um livro totalmente necessário.
Livro que trás uma visão do real significado e história da bíblia.
Jesus, nasceu em Nazaré local afastado da Jerusalém. Lugar pobre, nasceu na periferia? Jesus é periférico? Desde o nascimento foi perseguido pelo governo e sistema (coincidência com os tempos de hoje? Talvez), foi morto pelo mesmo sistema, pelos governantes que desde o nascimento o colocou como alvo.
Isso é só um pouco do que fala o livro.

Vou seguir Jesus e vou me amarrar em viver.

Anete 11/09/2023

Um livro que traz uma reflexão diferente do racismo, sobre o processo de libertação e revolução da humanidade. Muito bom!!

Tati 01/09/2023

Enriquecedor
Um livro cheio de reflexões, com embasamento bíblico e feitos por um teólogo. Há complexidade nas falas, mas a mensagem é clara: Jesus não era branco, sua mensagem era antiracista. Se Jesus estivesse hoje caminhando sobre a terra, possível me seria uma vítima em potencial do racismo, de discriminação e de abordagens policiais.

Dandara 30/07/2023

Jesus negro
Primeiro comentário a fazer: todo mundo precisa ler esse livro. Dito isso, para mim, a leitura já me alimentou alma desde a dedicação, Pastor Henrique dedica o livro a escritora bell hooks, dali sabemos que estamos ao lado daqueles que escolheram amar. O livro nos permite uma rejeitará da Bíblia, sem o viés europeu, que nos permite enxergar que Jesus foi negro e hoje o que ele repassou, em partes, é sentido pela população negra. É preciso ler Jesus a partir da "periferia que o formou", e não da "lente que o matou".