O Jesus negro

O Jesus negro Jeferson Tenório

Resenhas - O Jesus negro

Dênis 25/07/2023

Simplório sem ser simplista! Direto e incisivo
O choque que a leitura do livro pode provocar em alguns, talvez, se dê pela forma que o autor trata a figura de Jesus: contextualizado num momento histórico e social. O autor traz a esperança como categoria central e sua análise simplória pode pesar em conteúdo para aqueles que viviam Jesus a partir de uma perspectiva eurocentrada.

Jesus é desmistificado e, por isso, colocado numa posição de proximidade com todas as categorias sociais histórica e contemporaneamente subalternizadas.

sam_sllvn 11/07/2023

Uma visão completamente diferente do cristianismo pregado atualmente, esse sim é o verdadeiro cristianismo, o que luta, defende, acolhe.
Independente da religião do indivíduo, vale completamente a pena a leitura

Tim 16/06/2023

Um Deus, que não é de todos. Negro.
No momento, atravesso uma fase repleta de incertezas e frustrações, com a sensação de que sou incapaz diante das múltiplas circunstâncias que se apresentam. Ao mergulhar nas páginas deste livro, fui transportado para um passado distante, quando frequentei a igreja por aproximadamente uma década, e me dei conta de como minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse compreendido que Jesus também enfrentou as mesmas situações que vivo atualmente. Entretanto, na igreja, essas ideias eram abordadas de maneira preconceituosa, levando-me a sentir revolta por ter nascido na pobreza e ser favelado.

Percebo que, em minha experiência pessoal com a fé, faltou o entendimento político, espiritual e social necessário para que eu me compreendesse melhor. Lembro-me de buscar refúgio na fé e nas orações quando percebia que a suposta prosperidade pregada não se tornava realidade. Jesus vai além de uma visão estreita e excludente.

O livro "O Jesus negro" representa para mim um diálogo entre a fé e a realidade social que abarca a negritude, a pobreza e a marginalização no contexto brasileiro. Ele revela como os cristãos se encontram distantes de compreender a dor que Jesus experimentou na cruz e ao longo de sua vida terrena. É uma crítica direta àqueles que disseminam o ódio, indo contra os ensinamentos de amor e justiça que Jesus transmitiu. Além disso, expõe como a verdade é deturpada pelos líderes religiosos poderosos, evidenciando as falhas e a falsidade da conduta cristã.

Ao mesmo tempo, esse livro despertou em mim uma nostalgia que nem sequer sabia que existia, uma saudade de uma fé que não me condena e que compreende as marcas do racismo e de um mundo cruel que tenta me apagar, fingindo-se preocupado

Marina 15/06/2023

Um livro necessário
Este é o segundo livro que li do pastor Henrique, uma das pessoas que mais admiro no Brasil da atualidade. Gostei muito do primeiro, desse gostei um pouco menos. Na verdade, acho que é um livro necessário pra quem não tem tanto letramento racial, mas um pouco superficial para quem tem.
Também achei um pouco problemático as páginas pretas com frases no meio, achei que as frases não "casavam" com o conteúdo e que atrapalhou o fluxo de leitura.
Em geral, resta sentir um quentinho no coração de saber que o Henrique está lutando por nós no Congresso Nacional!