A garota armênia

Sobre o que achei:

????
Finalizado

Trecho do Epílogo
Dia especial. ? Ela tocou em seu pingente pendurado em seu pescoço. ? É o dia em que coloquei, pela primeira vez, os pés no Brasil. ? Ergueu a sobrancelha fina e encarou a neta. ? Eu tinha apenas dezoito anos. Foi em 1915, há 67 anos

Trecho do início da história
Yeva Marash, Sul da Turquia, 24 de abril de 1915.

Contemplei o horizonte com olhos marejados. O crepúsculo, ao longe, cobria o Monte Ahir com o seu manto alaranjado. Nuvens dispersas maculavam o imponente pico salpicado de neve. Abri um sorriso pesaroso. A beleza de Marash destoava da realidade cruel em que estávamos vivendo. Assim como muitos armênios, eu havia nascido nessa cidade localizada na região mediterrânea da Turquia. Outrora um lugar tranquilo, agora manchado pela ira do Império Turco-otomano. A guerra começara e, infelizmente, a situação era desesperadora para as pessoas da minha origem.

A garota armênia passa por situações horríveis para poder sobreviver. Com a ajuda de Omar e Atiye, em momentos cruciais, fez toda a diferença na vida da personagem Yeva, ajudando-a a continuar caminhando até Aleppo, na Síria, para encontrar outro anjo em sua vida, que foi Khalil. A narrativa é objetiva, com reviravoltas e momentos de sofrimento na vida de Yeva.

Yeva, além da sorte, teve a ajuda de pessoas nos momentos certos para continuar viva. Ela teve dois amores, e na verdade, quem ela realmente amava mais, Arman ou Omar?

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?

flaviacoelhopena 11/06/2023

Uma linda história sobre reconstrução
Vale a pena conferir o romance de Ana Carolina. Uma história sobre se refazer, recomeçar justamente quando a guerra parece ter te levado tudo inclusive sua esperança

cathcostani 27/08/2023

Esse livro tem uma história baseado nos fatos reais.
A protagonista da história, Yeva é uma personagem forte e astuta, ela perde tudo e todos os seus entes queridos no G?n0cídi0 Armêni0, e ela é salva do destino traçado para ela por Omar, um soldado turco.
A história começa nos anos 80 quando a protagonista já velhinha conta para sua neta uma narrativa de sobrevivência, resiliência, amor e milagres. A obra é narrada em terceira pessoa e com uma escrita poética, instigante e sensível da autora, e os trechos do livro são lindos, tocantes e incríveis de se marcarem.
A leitura do livro é rápida e fluída com páginas curtas.
Sinceramente eu curti muito essa obra maravilhosa que não é um simples romance, e sim um enredo sobre uma sobrevivente de uma m4t4nç4 de uma etnia E o final do romance é bem agridoce.
E o resumo da ópera, eu indico muito esse livro emocionante demais, amei muito a história de Yeva e Omar.
E para entrar no clima de leitura, eu assisti um documentário sobre Armênia no YT.
E adorei ter recebido esse livro.
LuaTeresa 14/09/2023minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Livy 31/08/2023

História linda e emocionante!
Essa é uma história sensível e emocionante, que traz o contexto histórico do genocídio armênio, que teve início durante a Primeira Guerra Mundial, em 1915.

Amei a Yeva, e amei acompanhar sua trajetória, que foi marcada por reviravoltas, luto, sobrevivência, amor e muita emoção. Ela me conquistou com sua força e coragem, em uma trajetória de superação e resiliência tão grande que fiquei comovida durante toda a leitura. Além disso, temos Omar, um soldado turco que ajuda Yeva a sobreviver e que conquistou meu coração com sua bondade.

É um livro curto, mas muito profundo e tocante, trazendo muita reflexão. Devorei esse livro, pois me prendeu desde o início, com a narrativa fluída e capítulos curtos. Não consegui parar de ler até chegar ao final.

Sério, não tenho nem como descrever o quanto amei esse livro. É uma história dolorosa, ainda mais por todo o contexto histórico, mas também fala sobre esperança. É um livro para sorrir e chorar, para tocar bem fundo.

site: https://www.instagram.com/livyverso

Maurinea.Ribeiro 15/06/2023

Amei conhecer a história de Yeva, uma história de amor, de luta. Amor não só pelo romance dela com Omar, mas o amor dela pela família.

Yeva é uma personagem cheia de coragem de sentimentos, a trajetória dela é cheia de perdas e medos, mas ela se mantém firme pela memória de quem ela ama e os que tão vivos.

Pra mim o mais emocionante e o faz eu panfleta esse livro é a escrita da autora, junto com a mensagem de nunca desistirmos ou parar de lutar mesmo que numa guerra. A escrita da autora é leve e fluida, o que faz a história ficar ainda melhor .

Rafaela.Vargas 07/02/2024

O amor na guerra
Amei esse livro, um livro curto, sem enrolação, com uma história de amor linda, ao mesmo tempo relata a maldade do ser humano quando decidem que uma raça é melhor que a outra.

Jaque @blogmalucadoslivros 13/07/2023

A garota armênia
Em “A garota Armênia” conhecemos uma história que nos mostra que mesmo em tempos de guerra e dor, sentimentos belos como amor e empatia ainda podem existir.

Em 1915, Yeva era uma jovem cheia de vida, prometida em casamento a Arman e com uma linda família. Até que o império Turco-otomano iniciou um genocídio contra o povo armênio. Yeva então perdeu seus pais, e suas irmãs foram levadas, assim que se organizavam para fugir da guerra.

Yeva acaba sobrevivendo a esse primeiro conflito e recebe a ajuda de Omar, um soldado turco. Agora os dois precisam lutar para sobreviver e apesar de suas diferenças, em meia ao medo e a dor, um sentimento profundo surge entre os dois.

O QUE ACHEI:

“A garota Armênia” foi uma leitura surpreendente. Baseado em fatos, estima-se que até 1,5 milhões de armênios sofreram as consequências, ou perderam suas vidas durante o regime autoritário do Império Otomano.

Sem dúvidas uma história dolorosa que mostra um dos piores lados do ser humano, mas que também mostra a bondade, empatia e luta daqueles que mesmo em meio à guerra, não desistiram de perseguir uma vida livre.

Gostei muito desse livro, uma história curta, porém profunda. Com personagens marcantes e uma protagonista extremamente forte. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CuUYsOVL7lq/?img_index=1

A Leitora Compulsiva 11/04/2024

Turquia: reconheça o seu massacre contra o povo armênio!
Nunca soube sobre o genocídio armênio, até ler esse livro.

A Garota Armênia narra de forma detalhista a trajetória de uma fugitiva das garras do Império Turco-Otomano que executou milhões de armênios com intenções de expansão territorial e governamental.

Não apenas foram trucidados. Suas mulheres foram violadas, suas crianças foram torturadas a sangue frio e seus homens foram levados para trincheiras para serem executados. Nenhuma pessoa escapou ilesa.

É um relato sentimental, chocante e arrebatador sobre todas as injúrias e infâmias que o povo armênio teve que suportar nas mãos de turcos, que hoje em dia negam o massacre, querendo limpar as mãos da sujeira que causaram. E mesmo assim, termina de uma forma que acaricia nossa dor, tornando-a mais leve com um reencontro emocionante.

ATENÇÃO PARA OS GATILHOS:
Esse livro gera revolta, nojo, ânsia de vômito e um profundo sentimento de impotência com cenas altamente detalhadas, que nos faz repensar alguns conceitos de humanidade, ética e valores morais.

Patty.Rosa 17/06/2023

Uma guerra, muitas perdas e um grande amor!
Quando Maria completa seus 15 anos, sua avó, Yeva, resolve contar à neta mais velha a sua história.
Yeva era uma jovem garota armênia em 1915, quando teve início o Genocídio Armênio por parte dos turcos. Logo de início, seus pais são mortos e suas irmãs levadas como prisioneiras, e Yeva só sobrevive porque recebe ajuda de um jovem soldado turco chamado Omar. Assim, Yeva e Omar começam sua fuga em busca da sobrevivência, cuidando um do outro.

Me apaixoneinpor essa história, é não foi pouco. Com uma narrativa super fluída e permeada por muitos fatos históricos, a autora me envolveu na história desde o início e conseguiu me levar às lágrimas! A história da Yeva é muito triste, e saber que foi inspirada em uma história real torna tudo ainda mais triste. Me apaixonei pelo Omar, ele é um personagem dedicado, sensível, forte e muito especial! Achei o romance lindo demais e me emocionei realmente com essa história!

Bel Bravini 13/10/2023

Ficção histórica sobre o genocídio armênio
Apesar de se passar durante um período muito triste da história armênia (que ainda não acabou), o livro consegue provocar sentimentos de esperança e conforto, construindo uma história romântica, fofa, e sincera em meio a todo caos e fatos horríveis.
A personagem principal me chocou por sua sinceridade nos momentos de relação com o omar, foi linda a construção do romance dos dois, e em nenhum momento o livro tenta esconder a culpa que ela sente por deixar pra trás o sentimento por arman.

O momento para leitura desse livro também foi bem triste, pois os armênios estão nesse momento passando por mais uma fase de extermínio.

Gostei muito.

Libera 07/07/2023

Sabe aquele livro curtinho que traz tudo e mais um pouco mesmo com poucas páginas?
Esse é o livro!!!!

Uma história cheia de esperança e uma personagem cheia de coragem e força.

Yeva perdeu seus pais durante o genocídio do povo armênio, mas ela não teve tempo de ter seu luto pois precisou lutar pela própria vida.

E com uma ajuda inesperada ela parte rumo a uma nova vida, em uma fuga perigosa, mas também cheia de pessoas de bom coração.

A autora trouxe com delicadeza essa história baseada na história de sua bisavó que sobreviveu a esse momento tão terrível da história.

Quem sempre passa por aqui sabe que gosto de livros que me fazem querer saber mais e pesquisar, e foi o que fiz após ler " A garota Armênia" .

Livros como esse são importantes para que possamos conhecer mais sobre fatos que muitas vezes não são tão falados ou ensinado nas escolas.
Conhecer o passado nos ajuda a respeitar o próximo, e não permitir que horrores como esse volte a acontecer.

A narrativa é clara e detalhada, o que permite imaginar cada local e cada paisagem de um lugar lindo, e de um povo lindo, que mesmo com tanta dor, sobreviveu.

Finalizei a leitura emocionada e com o coração cheio de esperança.

Larissa.@estantedalari22 12/07/2023

UM LIVRO LINDO ?
??UM LIVRO IMPORTANTE E SENSIVEL!

? ?? O amor genuíno nunca se desfaz. Está impresso no universo ? a voz dela retumbou. ? Essa é a sua força.?

Yeva nasceu na Armênia, um país que infelizmente no ano de 1915 passou por um dos maiores massacr3s já vistos na história da humanidade. Os militares do Império turco-Otomano estão em guerra contra o país de Yeva, e certo dia acabam invadindo sua casa, capturando seus pais e suas irmãs. Yeva teria o mesmo destino se não fosse pela ajuda de Omar, um jovem soldado que não concorda com o autoritarismo e atitudes cruéis de seu país.

Sendo assim, Omar arrisca sua vida para salvar Yeva, então ambos seguem viagem para Alepo na Síria, afim de que lá Yeva consiga vir para a América. E assim acompanhamos os dois em uma trajetória difícil e cheia de riscos. Yeva nos leva em uma viagem cheia de emoções, onde conhecemos a história de seu passado e também de seu presente, onde ela narra sua história difícil e comovente para a neta em São Paulo.

Apesar de ser um livro curto, essa história está cheia de emoções, onde fatos históricos e reais se mesclam com a ficção. Somos transportados para uma realidade que infelizmente aconteceu e que acabou deixando muitas marcas dolorosas em nossa história, mas que mesmo assim serve como um lembrete de que uma crueldade como guerras como essa não podem mais acontecer. E também nos mostra que o amor é transformador e pode nos encorajar a encontrarmos um final feliz.

Enfim, uma história com uma protagonista forte, corajosa e muito inspiradora. Esse livro é lindo de muitas maneiras, e além de trazer um assunto profundo que nos rende muitas reflexões, também mostra o amor, a compaixão, e a solidariedade pelo próximo.

?Eai gostou ? Gostam de livros emocionantes? Já conhecia a obra?

@Fabianne24 19/06/2023

Emocionante
O livro é baseado em fatos reais, uma história bem construída, narrada em terceira pessoa traz personagens cativantes e bem escritos.

Logo no início conhecemos a vovó Yeva que resolve abri seu coração para sua neta e contar sua história.
A jovem Yeva se vê no início de uma guerra entre povos, Os turcos otomanos contra os povos Armênios. Eu sofri em cada página desse livro em pensar em tudo que ela viveu e sobreviveu em sua vida.

A história é muito cativante e envolvente cheia de reviravoltas e sentimentos que nos fazem refletir. Chorei muito em algumas partes até chegar ao momento que entendemos que nossa felicidade está onde buscamos ela, quando nos permitimos.

Um livro curtinho e lindo recomendo muito a leitura.

Elisa @Meuvicioemlivros2021 20/06/2023

Emocionante
Para ler este livro é necessário estar ciente de que você entrará de cabeça em uma história lindíssima mas muito sofrida.
Nos deparamos com o que de pior o ser humano pode se tornar em busca de poder e um senso distorcido de moralidade e assim você se compadece dessas pessoas que vivem a realidade da guerra e da fome.
Também há um amor construído sob as adversidades que é lindo de se ver, pois deu a força necessária para que os protagonistas tivessem força para suportar as provações que essa jornada colocou em seus caminhos.

Com final que me levou as lágrimas me pus a pensar sobre como certas situações ocorrem na nossa vida e nos ensinam algo válido mesmo que doa muito para aprender.

Super Recomendo a leitura.

aceitaler 27/06/2023

Ao iniciar a leitura do livro "A Garota Armênia" da autora Ana Carolina Kherlakian, é impossível não se impressionar com a riqueza de detalhes e a profundidade da narrativa.

Foi uma leitura maravilhosa, todos deveriam ler esse livro!