O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

Deborah.Gabrielli 01/10/2023

Simplesmente amo essa dupla, tem algo na escrita da autora que faz com que eu me sinta dentro da história e agora que terminei de ler fico sentindo saudade dos personagens hahah
A história do geral eu gostei mas tem alguns pontos que poderiam ser diferente como por exemplo o fato do livro ser tão longo, chegou em um certo ponto do livro que parecia estavam apenas indo em círculo e não chegava a lugar nenhum. E o strike e a robin poderiam ficar juntos logoooo

Ansiosa para o próximo livro.

Josymara 24/08/2023

Não consegui acertar o final!
Elaborei várias teorias, orgnizei até um bloco de anotações. Mas no final não cheguei muito perto! Fui trouxa!

Paulinha 09/09/2023

Amei!
Simplesmente perfeito! Me prendeu do início ao fim! Aguardando ansiosa pelo próximo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Silvana.Tozetto 16/07/2023

O coração de nanquim
Edie Ledwell, popular criadora de um desenho animado, que fez um sucesso estrondoso, vai até a agência de Robin e Strike pedir ajuda porque está sendo ameaça por um personagem que se intitula "Anomia" a está perseguindo na internet.
Robrin percebe que Edie está muito assustada, mas afirma que não pode assumir o caso. Dias depois ela lê na internet que Edie foi assassinada a facadas e seu ex-namorado, co-criador do desenho 'o coração de nanquim', que estava junto está gravemente ferido no hospital.
Ela e Strike são procurados pelo tio de Edie que pede para que eles descubram quem é Anomia.
Nesse livro Robin amadurece bastante como mulher e como detetive, a mudança é notável, já Strike continua o mesmo, mas talvez no próximo livro ele apresente boas mudanças... Já estou ansiosa.
Gostei muito desse livro, fiquei muito feliz quando vi a quantidade de páginas...
Eu lembro que quando o livro foi lançado na Inglaterra houve comentários de que a JK teria se inspirado em si mesma, porque ela estava sofrendo 'hate' mais ou menos na mesma época em razão de umas declarações polêmicas que ela fez.
Todavia, ela negou os fatos. Fico pensando como ela escreve tanto sobre as diferenças e como é necessário respeito e empatia e ela mesma ter feito aqueles comentários.
Enfim, recomendo o livro. Cinco estrelas.

Paula.Vergilio 25/10/2023

Certamente, um caso grandioso
Em "O coração de nanquim", JK Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, traz um novo caso dos detetives Cormoran Strike e Robin Ellacott. Nesse caso, os detetives investigam o assassinato de uma artista, autora de um famoso desenho animado chamado 'O coração de nanquim', que é assediada e perseguida virtualmente, seguido de sua morte real. O livro é maravilhosamente bem escrito, com personagens bem construídos e uma trama envolvente. A autora consegue uma mescla das reviravoltas de Agatha Christie com o poder descritivo de Tolkien. A ideia de colocar recortes de conversas das mídias sociais foi a cereja do bolo. Contudo, não vou negar que algumas partes são completamente desnecessárias e o livro, de mais mil páginas, poderia ter umas boas páginas a menos. É um livro que você não quer largar a estória, mas tampouco quer carregar o peso do livro físico. Ainda assim, ele vale a pena ser lido e estou certa de que os leitores que gostam que um bom romance policial apreciarão a enormidade da obra.

MariBrandão 21/09/2023

Já estava com saudades de Robin e Strike, mas continuo com medo do que esse desenvolvimento num sentido romântico pode causar.
Eles funcionam tão bem juntos como parceiros, que ainda acho que o romance poderia estragar as coisas.
Gostei muito do tema, e de toda a investigação virtual (que é uma coisa que adoro, e as vezes acabo precisando fazer um pouco no meu trabalho. Adoro quando acontece).
No geral foi uma leitura bastante positiva, mas achei o final um tanto atropelado. Já é um livro imenso. Não custava fazer os atos finais um pouco menos corridos.
Matei um pouco das saudades dos personagens e já estou curiosa para saber como será o desenrolar dos acontecimentos nos próximos livros.

Marcel 22/09/2023

Confesso, esse é talvez um melhores livros que já li na vida!
É um grande calhamaço c/ mais de 1000 páginas, mas a leitura fluiu super bem, e as últimas 200 páginas eu li num dia só!
Entendo que alguns fãs não curtiram muito a linguagem que o livro oferece, pois alguns capítulos têm o formato de um chat de internet (o vilão criou um game onde conversa com seus moderadores), mas isso não foi um problema para mim.
São muitos os pontos positivos que a aventura oferece: o vilão esteve mais presente, sob o pseudônimo de Anomia, há uma investigação imensamente complexa, onde são muitos os suspeitos, e a Robin simplesmente brilhou na investigação, estando mais atuante do que nunca. E a revelação do vilão aconteceu de forma bombástica!
Dessa vez a JK Rowling decidiu trazer reflexões sobre a internet (e a gente lembra das polemicas em que ela se envolveu no Twitter recentemente), e os riscos de você se entregar de corpo e alma a um fandom (afinal sabemos como internet também é tóxica).
Ela acaba se aproximando de temas polêmicos também, como pedofilia, terrorismo de extrema-direita, trolls e misoginia da Internet e cultura incel, então em alguns momentos a leitura pode se tornar um pouco pesada.
No geral, uma obra-prima, só não posso colocá-la acima do Harry Potter, hahaha.
Fabiana Pessoa 26/09/2023minha estante
O melhor da série até agora ????????, achei q não ia curtir mas acabou q amei as conversas tipo chat, como q tudo estava envolvido na trama ????

i_ury 06/12/2023

Muitos disseram nas páginas de avaliação de compra na Amazon que esse livro é um desperdício de papel por "enfeitar" demais. Discordo totalmente. Esse livro, na verdade, é a prova de que a J. K., apesar dos lamentáveis episódios polêmicos dela ? a comunidade transexual, de fato ainda é um gênio da literatura. Alguns capítulos desse livro mostram um estilo de mensagens como se fossem scripts de computador. Talvez, por isso, o livro tenha 1000 e tantas páginas, mas chamá-lo de desperdício... é exagero! Esse livro foi o melhor que li em 2023 e, talvez, só lerei um tão bom quanto esse quando a Rocco decidir lançar "The Running Grave" no Brasil, o 7º da mesma série já lançado na gringa inclusive. Dou 5 estrelas, pois não consigo classificar com 6 ??????.

Denise 17/12/2023

Coração de Nanquim
Outro livro maravilhoso da série!
Amei a história, o caso foi ótimo fiquei totalmente envolvida com o mistério. O relacionamento da Robin e do Cormoran é outra parte que eu amo na série e acho cada vez melhor. Louca pelo próximo

Cris 23/07/2023

Eu gostei muito mais desse livro do que do seu antecessor. Achei a parte dos chats meio confusa no início, principalmente no e-book, mas no final, achei que foi necessário e engenhoso. Foi um caso com muitos suspeitos, muitas histórias paralelas problemáticas, o que para mim, enriqueceu muito a narrativa. O tema dos fãs tóxicos, do hate no Twitter e incells é muito atual e a discussão importantissima! Robin amadureceu muito nesse livro, Strike continua o mesmo. O final corrido faz parte da estrutura de todo thriller, não me incomodou. Mais uma vez fui feita de palhaça, claro que eu não acertei quem era Anomia e nem mesmo sua motivação.
Eu sou a favor de separar a obra do autor, mas cabe uma observação: como pode JK ser tão tóxica no Twitter e escrever um livro desses? Ainda refletindo sobre isso.
Nath 27/07/2023minha estante
Não sei, mas me pergunto a mesma coisa. Não parecem a mesma pessoa

Patricia 24/07/2023

Strike é um dos meus personagens favoritos e a Robin é encantadora.
Sou apaixonada pelos livros dessa série, porém achei que esse foi extenso demais.
Robin apresenta um ótimo crescimento. Está muito mais madura e ficada no que deseja. Strike se mantém no mesmo perfil, o que o tornou um pouco cansativo.
A investigação ficou em segundo plano. Percebe-se a preocupação da autora em retratar o lugar e o jogo. O mistério se resolve em poucas linhas, os diálogos são longos e em muita quantidade, o que preenche as mais de mil folhas dessa obra.
Vale a diversão, mas não é o melhor livro da Robin e do Strike.
Magda 01/08/2023minha estante
Penso como vc, apesar de q o princípio foi bem chato, principalmente nos diálogos na internet, custei pra passar essa primeira fase, mas depois não conseguia largar o livro.

vics 18/11/2023

é sempre incrível ler uma história escrita por alguém talentoso e que sabe narrar de forma tão envolvente, o que faz da série Cormoran Strike tão boa e viciante.

no entanto, apesar desse novo capitulo ser igualmente excelente nesse quesito, acho que a JKR se deixou vazar demais pra dentro do próprio livro (afinal, é meio ?irônico? que a vitima da historia seja uma escritora pobre que ascendeu à fama de forma meteórica e que era idolatrada pelos fãs, mas depois passou a ser perseguida e xingada por eles), tornando ele quase que um manifesto sobre tudo que ela vem sofrendo há alguns anos.

não que ela esteja errada na crítica (até porque aqui os trolls são realmente pessoas neo-nazistas, terroristas e misóginos doentes, que a gente sabe existir nesse meio de cancelamento virtual), mas muita coisa acaba soando como um tweet dela se defendendo pelas criticas do posicionamento TERF.

mil páginas pra no final chegar em uma resolução um tanto quanto sem graça e rápida, deixando vários questionamentos no ar sobre outros personagens e enredos que ela narrou de forma que me fez pensar que teria algum tipo de desenvolvimento no final?

Marcia 16/10/2023

O coração de Nanquim
Não era o que eu esperava. Fiquei decepcionada. Muito enfoque para conversas do Twitter, e um final previsível.
Para quem já leu todos os outros livros da série Cormoran Strike, deixou a desejar.