A Prova é a Testemunha

A Prova é a Testemunha Ilana Casoy

Resenhas - A Prova é a Testemunha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcos Antônio 01/12/2012

Esse livro descreve o julgamento de uma forma bem emocionante. Você se sente dentro do tribunal sentado na primeira fila. Parece um thriller jurídico no estilo dos grandes filmes de tribunal americanos. Recomendo.

Sol 62 31/07/2023

A autora descreve os cinco dias do júri do casal Nardoni condenados pelo assassinato de Isabela Nardoni. Um trabalho bastante minucioso, objetivo e muito bem escrito.

Alê 11/01/2022

Esperava um pouco mais, o livro é totalmente descritivo e em algumas partes fica um pouco maçante.

gilmarpsicologo 02/06/2023

Sobre o caso Nardoni em aspectos detalhados do processo de condenação do casal.
Ilana é sempre impecável em sua escrita, de modo que podemos analisar e tirar nossas próprias conclusões sobre o caso. Admiro essa forma de escrever, sem pré julgamento e análise tendenciosa.
Recomento muito para quem gosta de estudar crimes reais, sobretudo no Brasil.

M. Machado 01/06/2021

Bom livro
Livro interessante; leitura flui bem e Ilana tem muito cuidado ao relatar tudo que acontece no julgamento de forma detalhada, sem que o livro fique chato. Ótimo para refletir e tirar as próprias conclusões sobre o caso!

Aline 03/01/2013

Claro que todos sabem o desfecho do julgamento do caso Isabela Nardoni, mas não pensem que isso faz com que a narrativa fique cansativa. A descrição dos acontecimentos é muito detalhada, rica mesmo, sem tentar condenar os acusados logo na primeira folha. Fases do julgamento nos fazem lembrar o programa C.S.I., com as tentativas de criar e derrubar provas (lembrando o importante detalhe de que não houve confissão, nenhuma testemunha ocular, e com a vítima morta, não havia ninguém contando o que presenciou naquele apartamento do sexto andar). Em outros momentos, nos vemos num filme ambientado nos Tribunais, com os embates ferrenhos entre defesa e acusação.

Posso ter feito uma leitura meio apaixonada sobre o livro, pois sendo advogada, esse tipo de leitura me interessa. Mas não achem que ele é destinado aos estudantes/operadores de direito. O tema até hoje nos toca, e acaba interessando. Afinal, o que leva alguém a matar uma criança? E se a pessoa for o próprio pai?

Lizandra.Coutinho 08/08/2023

O crime que parou o Brasil em 2008
Neste livro, Ilana descreve cada um dos 5 dias de julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá, responsáveis pelo assassinato de Isabella Nardoni. Aqui pudemos analisar em detalhes os depoimentos dos peritos, médicos legistas, policiais, vizinhos, parentes, e outras testemunhas. O título do livro não poderia ser mais preciso, uma vez que as testemunhas realmente são a prova do crime.
Este é o tipo de livro que pode facilmente se tornar chato e cansativo de ler, mas Ilana não possui uma escrita maçante, muito pelo contrário, faz você ficar vidrado a cada página que se passa. A autora consegue trazer fluidez em um assunto extremamente denso, ainda mais se tratando de um julgamento.
Recomendo muito para aqueles que querem se aprofundar mais neste caso que tanto repercutiu na época e que até hoje é um dos mais midiáticos do país.

Aufs 20/10/2020

Completo
Reconstituir cenas de maneira tão precisa é uma habilidade que Ilana tem de sobra. O livro é incrível, completo e intrigante para quem curte o gênero.

Monara 10/10/2020

A escrita da Ilana Casoy como sempre maravilhosa. Ela descreve o julgamento dos acusados pelo assassinato de Isabella de uma forma tão magnífica que somos transportado para o tribunal. Além de levantar observações muito pertinentes. Livro maravilhoso pra quem gosta de ler true crime, principalmente quem gosta de casos brasileiro.

Déinha 20/03/2020

Pesado !!!
Bom dia pessoal, tudo bem?! Minha indicação de hoje é sobre o livro que conta uma história real.
?A prova é a testemunha?, de Ilana Casoy.

Ilana nos conta do julgamento de infanticídio que mais ganhou notoriedade no país: o assassinato de Isabella Oliveira Nardoni, morta por seu pai e sua madrasta.

Os cinco dias de julgamento foram marcados por muito interesse do país e da mídia, por emoções exacerbadas, cansaço e horas longuíssimas de acareação de todos os que pudessem desvendar o que de fato ocorreu naquele sábado de março de 2006 ~ dúvida que ficou em mim ao final do livro e do julgamento, pois os réus apresentaram explicações totalmente sem sentido para o que ocorreu e apesar da condenação, os porquês ficaram sem resposta.

Outro pensamento que tive durante a leitura é que Ilana, quando se referia aos pais de Ana Carolina Oliveira (mãe de Isabela), sempre os chamava de ?avós maternos de Isabella?, mas quando se referia ao pai de Alexandre Nardoni, ele mantinha este título, não sendo o ?avô paterno de Isabella?. Proposital ou não, essa predileção deixa escapar em que lado da história ela se encontrava.

Foi também interessante acompanhar como funciona um julgamento brasileiro. Como cria que sou das séries policiais e de advocacia americanas, eu tive expectativas totalmente erradas que agora foram um pouco descolonizadas.

Ilana tentou ao máximo deixar a leitura fiel ao que aconteceu, com todos os termos técnicos do ?juridiquês? presentes, mas que não fosse chato de acompanhar. Mesmo sabendo o final, é aquele livro que dá vontade de voltar, sabe? Gostei!

#13de366 ????

Luísa 21/03/2011

Livro fraco, se comparado com o anterior da autora, sobre o caso Suzane Richthofen. Neste, a autora se mostra parcial, descrevendo os réus como caricaturas e chega mesmo a criticar Nardoni por não ter chorado em seu depoimento. Me lembrei instantaneamente de O Estrangeiro, de Camus, em que Meursault é condenado não por ter matado um árabe, mas por não haver chorado no enterro da própria mãe. A autora também parece perder muito tempo comentando sobre a presença de Glória Perez (que interesse isso tem para o leitor?) no tribunal.

Ao menos a leitura segue com fluidez e matamos toda a curiosidade relativa ao caso Isabella Nardoni, bem como em relação às provas, ao meu ver irrefutáveis, que acabaram por condenar o casal acusado.
Ju Furtado 27/09/2018minha estante
Permita-me apontar alguns fatos que talvez não eram de seu conhecimento à época desse seu comentário. A autora foi realmente parcial, logo no início do livro ela explica que após ler o inquérito aceitou ser apresentada ao Dr. Cembranelli (promotor) por não ter dúvidas da certeza da denúncia. Em outras palavras, a autora disse que a prova do crime estava nos autos, como, de fato, demonstrou-se no transcorrer do julgamento.

Sobre a participação de Glória Perez, a importância é imensa. Primeiramente, ela teve uma filha assassinada aos 22 anos, um caso que deixou marcas sociais e jurídicas no Brasil. Graças à ela e sua incansável busca, foi possível, através de uma lei de iniciativa popular, incluir o homicídio no rol dos crimes hediondos. Se não fosse Glória Perez talvez o casal Nardoni e vários outros casos similares ficariam uns 3 anos presos apenas. Por isso o olhar desaprovador de Antonio Nardoni ao perceber sua presença no tribunal. Acredito que essa tenha sido a maior importância para o registro da presença da novelista.

Sarita 18/02/2022

Muito bem elaborado
Amo a escrita da Ilana, o jeito que ela narra tudo tão detalhadamente, além de mesclar a história dela e dos promotores durante o desenvolvimento do caso juntamente com a história, sinceramente, muito bom!

Fayetsho 23/03/2020

Minha mãe sempre falava desse livro, que ela (mesmo não sendo uma leitora tão ávida) leu em 2 dias. E dito e feito. Que livro íncrivel!!!. Ele narra os 5 dias de julgamento dos acusados do homicídio da Isabella Nardoni. Ilana Casoy narra de uma forma tão fluída e que realmente me senti no júri. Além disso, ver os peritos, legistas e delegada dando o depoimento nos revela a tese da autora: de que a melhores testemunhas são as provas, de como é irrefutável um bom trabalho científico e pericial. Casoy conseguiu me deixar apreensivo com o final, mesmo já sabendo. Leitura sensacional.

Luciana.DAngelo 17/08/2020

Incrível! A forma como todo o julgamento foi narrado leva o leitor para dentro do plenário naqueles 5 dias fatídicos

Tete 14/08/2014

Comovente
Ao ler a última página deste livro a única coisa que pensei foi: "Nunca saberemos o que realmente aconteceu". Infelizmente, essa é a realidade de muitos casos, o que realmente aconteceu? Porque aconteceu? Será que estamos fazendo justiça?

Este livro é um relato do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella Nardoni, acusados de assassiná-la em 29 de maio de 2008.

Esse julgamento foi feito a portas fechadas, com participação de poucas pessoas e revesamento de jornalistas, o que dificultava a divulgação do desenrolar dos fatos que ocorriam no tribunal, mas Ilana Casoy participou de todo o julgamento e escreveu este livro.

Li em algumas resenhas que Ilana foi bastante parcial neste livro, mostrando ao decorrer do livro que ela acreditava que o casal realmente assassinou a menina. Pra mim, ela foi muito descritiva, todas as reações das pessoas que estavam no tribunas, réus, juiz, jurados, testemunhas, advogados e até descreveu as reações de algumas pessoas que estavam assistindo. o caso é extremamente triste, o que leva duas pessoas a cometerem um crime desta magnitude? É muito difícil ser imparcial neste momento.

A defesa tenta levantar dúvidas, pois somente elas salvariam o casal Nardoni, mas como diz o nome do livro: A prova é a testemunha, e todas as provas indicavam que eles eram culpados.

Eu fiquei muito comovida, em algumas partes eu tive que parar de ler, simplesmente não podia acreditar no que estava acontecendo com a Isabela. Gostei muito do livro e não vej a hora de ler mais algum da autora.

site: http://omundodetete.blogspot.com.br/2014/08/33-resenha-prova-e-testemunha.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5