A Prova é a Testemunha

Resenhas - A Prova é a Testemunha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Beatriz Gaudio 26/12/2017

Uma testemunha do julgamento
Nós já sabemos o fim dessa história. Mas o interessante deste livro é acompanhar esse julgamento notório pelos olhos de uma pessoa que não faz parte nem da defesa, nem da acusação.
A autora era apenas uma espectadora que nos mostra uma visão de 360° deste tribunal: o comportamento dos réus, da equipe de defesa, da equipe de acusação, o júri, o juiz, o plenário e os repórteres. Nada escapa de seu olhar e da sua análise.
Recomendo. Muito bom.

Filos 04/04/2012

Fascinante
Depois que começa, não tem como parar!

Isa Soares 12/04/2018

10 anos se passaram após o horroroso assassinado da pequena Isabella Nardoni. É difícil imaginar que já se passaram tantos anos, mas ainda assim continua sendo um caso que ainda mexe com o coração dos brasileiros. Em A Prova é a Testemunha, Ilana Casoy descreve passo a passo os cinco dias de julgamento do casal Nardoni e nos dá a cada página a sensação de estar presente naquela momento. Acompanhem a resenha completo no link abaixo:

site: https://youtu.be/tax44llscB8

Katia 17/12/2019

A autora, presente no julgamento da menina Isabella Nardoni, nos conta sob a sua visão, como foi esse julgamento, transcrevendo os depoimentos, defesa e acusação desse crime tão comovente.

Déinha 20/03/2020

Pesado !!!
Bom dia pessoal, tudo bem?! Minha indicação de hoje é sobre o livro que conta uma história real.
?A prova é a testemunha?, de Ilana Casoy.

Ilana nos conta do julgamento de infanticídio que mais ganhou notoriedade no país: o assassinato de Isabella Oliveira Nardoni, morta por seu pai e sua madrasta.

Os cinco dias de julgamento foram marcados por muito interesse do país e da mídia, por emoções exacerbadas, cansaço e horas longuíssimas de acareação de todos os que pudessem desvendar o que de fato ocorreu naquele sábado de março de 2006 ~ dúvida que ficou em mim ao final do livro e do julgamento, pois os réus apresentaram explicações totalmente sem sentido para o que ocorreu e apesar da condenação, os porquês ficaram sem resposta.

Outro pensamento que tive durante a leitura é que Ilana, quando se referia aos pais de Ana Carolina Oliveira (mãe de Isabela), sempre os chamava de ?avós maternos de Isabella?, mas quando se referia ao pai de Alexandre Nardoni, ele mantinha este título, não sendo o ?avô paterno de Isabella?. Proposital ou não, essa predileção deixa escapar em que lado da história ela se encontrava.

Foi também interessante acompanhar como funciona um julgamento brasileiro. Como cria que sou das séries policiais e de advocacia americanas, eu tive expectativas totalmente erradas que agora foram um pouco descolonizadas.

Ilana tentou ao máximo deixar a leitura fiel ao que aconteceu, com todos os termos técnicos do ?juridiquês? presentes, mas que não fosse chato de acompanhar. Mesmo sabendo o final, é aquele livro que dá vontade de voltar, sabe? Gostei!

#13de366 ????

Fayetsho 23/03/2020

Minha mãe sempre falava desse livro, que ela (mesmo não sendo uma leitora tão ávida) leu em 2 dias. E dito e feito. Que livro íncrivel!!!. Ele narra os 5 dias de julgamento dos acusados do homicídio da Isabella Nardoni. Ilana Casoy narra de uma forma tão fluída e que realmente me senti no júri. Além disso, ver os peritos, legistas e delegada dando o depoimento nos revela a tese da autora: de que a melhores testemunhas são as provas, de como é irrefutável um bom trabalho científico e pericial. Casoy conseguiu me deixar apreensivo com o final, mesmo já sabendo. Leitura sensacional.

Nicolle.Ruttnig 06/07/2020

Li esse livro duas vezes, e confesso que foi interessante ler a segunda vez, acho que me apaguei melhor há alguns detalhes.
Ilana é um ícone pra mim, a forma que ela aborda toda a situação, desde a perícia até o julgamento, faz com que a gente realmente entenda e viva de alguma forma tudo o que ela tá relatando no livro. É uma leitura fluida, apesar de se tratar de um dos piores crimes.

Bia Ribeiro 20/10/2021

Um pouco cansativo, mas muito interessante
O livro, por se tratar de uma descrição completa do julgamento dos Nardoni, acaba se tornando um pouco cansativo, até por conta da quantidade de detalhes oferecidos pela Ilana. Porém é uma aula de como a promotoria, a polícia e a perícia brasileira trabalharam com o pouco que tinham pra chegar a provas claras sobre a dinâmica desse crime horrendo.

Muito interessante e agregou muitos fatores pouco contados no decorrer dos anos sobre essa história.

Luciana.DAngelo 17/08/2020

Incrível! A forma como todo o julgamento foi narrado leva o leitor para dentro do plenário naqueles 5 dias fatídicos

Juliana990 23/05/2023

Interessante ver as nuances do desenrolar do processo e a narrativa em primeira mão de alguém que ficou todos os dias, porém afora alguém do direto que conhece os ritos e está acostumado com o linguajar, a leitura e bem cansativa. Gostei, mas se fosse advogada teria amado, o que não é o caso.

Carla.Castro 13/02/2021

Crime bárbaro, processo judicial histórico
A criminológa Ilana Casoy traz para a literatura uma obra rica em detalhes sobre o processo do caso Isabela Nardoni, criança assassinada pelo pai Alexandre Nardoni e a madrasta, Ana Carolina Jatobá ao ser agredida, esganada e posteriormente lançada da janela do sexto andar do prédio que família residia.

A escrita de Ilana Casoy é tão rica em sentido descritivo que o leitor parece estar presente no momento do julgamento, não é somente uma obra sobre um crime hediondo que marcou o Brasil, é também, uma aula de Direito Penal e uma apresentação do quão incrível que pode ser uma perícia bem trabalhada com cientistas dedicados.

pinhmarcella 31/10/2021

Que livro meus amigos
A Prova é a Testemunha traz detalhes do julgamento do caso Isabella Nardoni. A autora conta como eram os dias fora e dentro do tribunal, com detalhes ricos e a própria íntegra de várias partes dos depoimentos, debates e da própria sentença. Incrível, sensível mas ao mesmo tempo bem doloroso ler tudo o que foi discutido no caso que parou o Brasil há (chocantemente) mais de 10 anos atrás.

Mayda Ribeiro 26/08/2016

A Prova é Testemunha
Apenas relata o que acompanhamos pelo jornal.

Nena 13/02/2016

Ilana Casoy descreve minuciosamente os cinco dias do julgamento do casal Nardoni, onde pai e madrasta estrangularam a menina Isabella e depois a arremessaram do 6 andar, causando sua morte. São poucos os momentos em q a autora intervém com sua opinião pessoal. Limita-se mais a descrever os depoimentos com riqueza de detalhes e tudo mais q se passou no plenário. Os detalhes são tantos q temos a impressão de estar no plenário, acompanhando todo o processo. Apesar do caso ter sido julgado em 2010, recomendo a leitura, pois com os detalhes tão bem narrados dá para entender perfeitamente como funciona um plenário. Muito interessante!

1 | 2 | 3 | 4 | 5