A Prova é a Testemunha

Resenhas - A Prova é a Testemunha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Be Santos 26/08/2023

Normal
Fui ler esse livro porque eu tenho muito interesse em livros sobre casos criminais e a história do caso Nardoni me incomoda muito. Eu gostei do livro mas não é tão bom quanto outros da autora ?

Julay Ferrer 16/12/2010

Interessante
Apesar da minha opinião pessoa ser que o pai e a madrasta mataram a menina, não gostei muito da forma como o livro foi escrito. Achei que a autora deveria demonstrar imparcialidade quando escrevesse o livro, mesmo depois do julgamento.

Tirando esse "defeito", o livro é ótimo, abordar vários pontos de forma coerentes e esclarece o que era invensão dos jornais e o que não era.

Super vale a leitura.

mariajailza 17/12/2023

Livro muito duro de ler
Ele é todo narrado com a visão de quem assistiu esse julgamento de dentro, tem umas falas da defesa que revoltam a gente. Uns detalhes inéditos?
Mas no final achei que poderia ter ficado mais claro e falado mais da reação das partes diante da sentença. Mas recomendo!

Mari_Finco_Favero 10/10/2015

29 de Março de 2008
Nunca é fácil lidar com tragédias, mesmo quando não é com a gente ou com nossos entes queridos, mas a autora Ilana Casoy não só acompanhou o caso Isabella Nardoni como todos os brasileiros, ela se aprofundou, acompanhou de perto todo o julgamento e com isso pode dar vida a este livro que nos envolve e nos transporta para dentro daquele Júri, nos permite visualizar toda a situação, acompanhar os depoimentos e as reações de todos os envolvidos, não só os réus!!!
O fim do livro todos conhecem, mas é impressionante os detalhes do decorrer do Julgamento que a mídia não transmitiu das informações que foram expostas durante o processo... De como a cada novo depoimento, hora após hora nos permite enxergar o que houve na trágica noite em que se encerrou a história da pequena Isabella Oliveira Nardoni.

Paolla29 04/05/2023

Impecável
Absurdo o que a Ilana Casoy fez nesse livro.

Não tem uma pessoa que não conheça o caso Isabella Nardoni, que não tenha acompanhado as notícias ou visto fotos da menina.

A Ilana descreveu o júri com um primor, que eu nem sei. Como bacharel em direito e interesse em tribunal do Júri, sei que chega um ponto que tudo fica maçante e cansativo, Ilana conseguiu transcrever 5 dias de júri de forma clara e direta.

Na época do júri eu era uma criança, lendo hoje cada detalhe com o conhecimento que tenho, só consigo pensar: que trabalho impecável da perícia e do promotor de justiça.

Sempre que se fala em True Crime, se pensa em casos estadunidenses, envolvendo serial killer, muito sangue e canibalismo, quando na verdade não é só isso. (Infelizmente) no Brasil existem diversos casos de True Crime que dariam ótimos livros, mas as pessoas só se interessam em Dahmer ou Thed Bundy.

Novamente, impecável o trabalho da Ilana.

Melissa.Bonato 27/03/2023

Acompanhe o Julgamento
Lance a lance, veja a justiça em ação.
O trabalho da perícia, fundamental.
A defesa trabalhando, mesmo com o resultado já decidido.

Tayná Orem 24/01/2023

Muito bom!
A narração se torna cansativa por sempre tratar do mesmo assunto em perspectivas diferentes mas além disso é uma obra prima!

Denise.Pereira 17/04/2019

Muito bem escrito
Ilana Casoy nos leva para o julgamento do casal Nardoni onde acompanhamos as testemunhas, os peritos e a batalha entre os advogados. É como estar presente nesse momento.

Ju Furtado 27/09/2018

Essencial
Ilana Casoy mais uma vez nos brinda com sua narrativa. Consegue transcrever com riqueza de detalhes as emoções em um juri cercado de pré-julgamentos. De fato, o casal já estava condenado ao entrar em plenário.

Pessoalmente, tive dúvidas da real participação do pai. No início achei a história tão medonha e tão "óbvia" que pareceu que acharam a pessoa ideal em quem colocar a culpa.

Mudei de opinião após a leitura do livro e, embora o fato tenha sido causado por uma tragédia sem proporções, fez-me muito feliz perceber a seriedade do trabalho da perícia. Às vezes me pegava pensando se tal julgamento ocorreu mesmo no Brasil, onde a luta incansável de uma mãe por uma justiça foi o fator determinante à inclusão do homicídio na lei dos crimes hediondos. Era uma adolescente quando Daniella Perez foi assassinada e não me esqueço de nada daquele caso, que acompanhei com olhos curiosos e interessantes, que me levaram a estudar Direito.

Foi muito importante também observar que embora assertivos e até mesmo agressivos na tribuna, promotor e advogado de defesa sabiam bem separar o papel que cada um representava de suas impressões pessoais. Em tempos de falta de ética, de agressões em redes sociais, as declarações do Dr. Podval a respeito de sua admiração pela conduta e experiência do Dr. Cembranelli são uma retomada inconteste à humanidade que falta ao mundo hoje. Esse livro precisa ser lido, ainda nesse aspecto: ensinar aos profissionais do direito que ele, o direito; e ela, a justiça, precisam se sobrepor aos egos, à fama e até às promoções. Dr. Podval, sobretudo, deu uma aula de profissionalismo enquanto dizia o quanto aprendera naquele júri.

Enfim, "A Prova é a Testemunha" é um livro para quem tem curiosidade sobre o caso, para quem quer entender os meandros jurídicos, para quem quer aprender que justiça se obtém através de fatos. Mas não é um livro indolor. É inevitável pensar, durante toda sua leitura, que a vítima era uma linda criança de apenas 5 anos.

Geysiele Capelão 10/04/2022

O livro conta exatamente como aconteceu os 5 dias de julgamento do caso Isabella Nardoni, inclusive falas das testemunhas e dos réus, além dos discursos de acusação e defesa, de forma extremamente detalhada. Muito legal saber como funciona um julgamento e todos os seus passos. O que mais achei interessante foi entender como foi feita a perícia do caso e como chegaram à conclusão dos culpados, algo que foi super discutindo na época do acontecimento/investigação. Todo o enredo completamente rico em informações e talvez por isso e por ser uma leitura muito técnica, achei um pouco cansativo.

Mayda Ribeiro 26/08/2016

A Prova é Testemunha
Apenas relata o que acompanhamos pelo jornal.

Nena 13/02/2016

Ilana Casoy descreve minuciosamente os cinco dias do julgamento do casal Nardoni, onde pai e madrasta estrangularam a menina Isabella e depois a arremessaram do 6 andar, causando sua morte. São poucos os momentos em q a autora intervém com sua opinião pessoal. Limita-se mais a descrever os depoimentos com riqueza de detalhes e tudo mais q se passou no plenário. Os detalhes são tantos q temos a impressão de estar no plenário, acompanhando todo o processo. Apesar do caso ter sido julgado em 2010, recomendo a leitura, pois com os detalhes tão bem narrados dá para entender perfeitamente como funciona um plenário. Muito interessante!

pinhmarcella 31/10/2021

Que livro meus amigos
A Prova é a Testemunha traz detalhes do julgamento do caso Isabella Nardoni. A autora conta como eram os dias fora e dentro do tribunal, com detalhes ricos e a própria íntegra de várias partes dos depoimentos, debates e da própria sentença. Incrível, sensível mas ao mesmo tempo bem doloroso ler tudo o que foi discutido no caso que parou o Brasil há (chocantemente) mais de 10 anos atrás.

Bárbara 16/08/2015

Bom, mas cansativo
O livro não é ruim, mas achei um pouco cansativa essa narrativa de tribunal. Também achei que a autora foi parcial. Esperava um pouco mais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5