Death

Resenhas - Death's Obsession

1 | 2 | 3 | 4

Manu 02/07/2023

Que livroooo
A superação de Lilith foi um dos pontos que mais me apegou no livro, além do faceless men (letum)! As cartas que ele deixava e os presentes, meu Deus! Perfeito

livmchdo 25/06/2023

Memorável, mas tinha potencial para ser muito mais
Eu amei muito, muito, muito essa leitura. Não vou desconsiderar tudo e dizer que me arrependi só porque o final me desagradou, porque até os 70% do livro, eu estava considerando dar quatro estrelas e, quem sabe, até ignorar certos incômodos e dar cinco estrelas mesmo. No entanto, o conjunto da obra foi uma experiência à parte. Vamos discutir isso calmamente.

Death's Obsession narra a história de Lilith, uma garota que deveria ter morrido em um acidente de carro, mas a Morte se apaixonou por ela e lhe deu uma segunda chance. A trama se desenrola um anos depois do acidente que causa a morte de sua irmã gêmea, logo após a perda de seus pais para o câncer. Lilith está passando por uma grave depressão e, apesar de frequentar um psiquiatra e tomar medicamentos, não parece estar ajudando muito. Além disso, ela tinha um namorado maravilhoso que se tornou abusivo após os acontecimentos trágicos. Em meio a tudo isso, a garota ainda recebe visitas da Morte, que lhe deixa mensagens. Muitas coisas para uma pessoa só, não é mesmo?

"I want my storm to be more than just clouds. I want her to be lightning that splits trees. She will be the thunder that follows too, shaking houses and making children scream in their beds. She is named after the Mother of Demons; she will do nothing short of prosper."

Falando sobre os personagens, todos são bem construídos. Lilith é interessante e parece uma pessoa real; consigo me relacionar com suas tristezas e motivações. Quanto ao namorado, ele é irritante, mas acabei apreciando como a relação deles foi mostrada, com ênfase nas sutilezas do abuso, embora sinta que tenha faltado algo a mais. Quanto à Morte, chamado de Letum, meu Deus... Uma perfeição! Romântico, com falas memoráveis e tudo o que considero atraente neste mundo. Cada vez que ele aparecia, eu ficava encantada. Sem defeitos, nunca erra. E se errou, foi tentando acertar.

A escrita deste livro está impecável. Se eu fosse destacar melhores citações, marcaria quase o livro inteiro. Fiquei com muita vontade de ler outras obras da autora. Uma estrela inteira é merecida pelas frases perfeitas e pelo sentimento que permeia as cenas quase que líricas. No entanto, nem tudo são flores, e algumas coisas realmente me incomodaram. A primeira delas é o uso excessivo da palavra "assault" nas cenas de sexo. Talvez esteja sendo um pouco chata, mas não acho que seja uma palavra apropriada para o contexto, especialmente com a frequência que ela é usada aqui. Além disso, acredito ter encontrado um erro gramatical e duas ocorrências em que uma frase se repete com parágrafos de distância, o que acaba quebrando o fluxo de leitura, mas é algo que pode ser ignorado. Outra coisa que não sei se foi intencional por parte da autora é que Lilith diz algumas coisas que são exatamente o que a Morte diz, como se suas vozes fossem as mesmas. Mas são detalhes pequenos, que não tiram o mérito desta excelente leitura.

"Even at the risk of losing it all, I would fall for her. For if I were Icarus and she were the sun, I would still fly to her with my waxen wings."

Sobre as cenas de sexo, são deliciosas. Amei de verdade. As pessoas costumam dar duas ou três pimentas na escala de hot, mas sinceramente, não entendo quais são os critérios aqui. Uma abordagem mais suave, porém bem escrita e intensa, é mil vezes melhor do que algo que apresenta 854457 kinks apenas para causar impacto. Maravilhoso, sensual, e eu queria mais descrições nas últimas cenas. Quando finalmente ocorre aquilo, acho que foi menos marcante do que a cena na floresta.

Agora, em relação ao ritmo, acredito que tenha sido o maior ponto fraco do livro. Até cerca de 70%, estava ótimo, mas parece que nos últimos três ou quatro capítulos, tudo desanda. Lilith supera tudo rápido demais, compreende tudo rápido demais. Dizer "se passaram três semanas" não é o suficiente. Se eu tiver que imaginar todos os seus pensamentos, sentimentos e descobertas em minha cabeça, qual é o propósito do desenvolvimento do personagem? Foi muito tell e nada de show. Quer um exemplo? *SPOILER* Quando o namorado de Lilith morre, um capítulo ela já estava usando o termo "gaslit" para descrever o que acontecia em seu relacionamento. Quando foi que ela percebeu isso? Não faço ideia. Um dia ela está presa em um relacionamento abusivo e no outro já está reconhecendo todos esses sentimentos complexos que, em uma situação de vítima, geralmente demoram semanas, meses ou até anos para serem compreendidos. *FIM DO SPOILER*

Ainda sobre esse tópico do spoiler acima, me incomoda o fato de que a oportunidade de Lilith se libertar de seu abuso foi tirada dela. *SPOILER* Quando Letum mata o namorado antes que Lilith possa terminar com ele, parece que a chance de conexão entre a dor e a cura foi arrancada dela, sem que ela sequer tenha a oportunidade de refletir sobre isso. Teria sido muito mais impactante se a overdose ocorresse após o término, pois seria uma oportunidade de desenvolvimento, para que o namorado pudesse perceber o que fez com sua própria vida e a vida de sua namorada. Quem sabe ele poderia até se desculpar com a Morte? Letum também poderia se arrepender de ainda assim fazer a passagem dele de uma forma mais pacífica, mas teria sido uma oportunidade de mostrar que, não importa o quanto o abusador se arrependa, o que está feito está feito (especificamente nesse caso de abuso psicológico) e que agora ele precisa deixar Lilith em paz. Imagine uma cena como essa, seria incrível. Que raiva! Também me incomodou ele ter uma overdose de maconha. Faria mais sentido ele morrer de tanto beber álcool do que fumando maconha. Demonstra talvez uma imersão por parte da autora nesse discurso ideológico anti-drogas, reforçando ainda mais esse estereótipo por falta de pesquisa e desenvolvimento narrativo. *FIM DO SPOILER*

Em relação ao desfecho do livro, o que me decepcionou e fez com que eu retirasse uma estrela inteira foi o último capítulo, quando descobrimos que *SPOILER* Lilith conversava com a Morte todos os dias em seus sonhos, mas esquecia no dia seguinte. De repente, toda a história fez sentido, afinal, eles tiveram um desenvolvimento fora das páginas, mas ao mesmo tempo, quem se sentiu privada de um desenvolvimento completo fui eu. Este livro precisava de pelo menos cem páginas a mais para desenvolver os últimos cinco capítulos adequadamente. Chuto que faltariam pelo menos mais duzentas páginas de construções e reflexões antes de todas as revelações finais. Faltou uma oportunidade para Lilith crescer verdadeiramente e superar tudo o que lhe aconteceu. Fico muito triste de não poder ter lido isso, porque teria sido incrível, tenho certeza. É como se a gente só tivesse visto uma pequena parte do desenvolvimento, e ainda assim, a parte não confiável dele.*FIM DO SPOILER*

E, uma última coisa, sobre a última página do livro. Eu não entendi nada. Se alguém puder me explicar o que cacetes aconteceu ali, porque eu fiquei bem confusa.

No geral, Death's Obsession é um livro que vale a pena ser lido. A escrita é bela, os personagens são cativantes e a trama tem potencial, mas a execução poderia ter sido melhor. Ainda assim, não posso ignorar o impacto emocional que a história teve em mim e como ela me deixou pensativa. Recomendo para aqueles que gostam de romances sombrios com um toque paranormal e que não se importam com alguns tropeços narrativos. Estou ansiosa para ler mais obras da autora e ver como ela pode aprimorar sua escrita no futuro.
Girl books 26/08/2023minha estante
Tbm não consegui entender o final

Vanna 09/06/2023

Opiniãozinha
Que livro PERFEITO. A protagonista é maravilhosa, fofa e foda, e o stalker??? $--#(#(#(##(#) sem palavras.
Cada vez que ele aparecia eu gritava mais alto, aff adorei tanto que li em horas. Achei engraçado que estava na minha lista há um tempo, e hoje do nada decidi ler e convenientemente é bem o dia do lançamento AUHAUAH
Che Nia 18/06/2023minha estante
Eu acabei de ler o livro, mas não entendi muito bem o final. Você entendeu?

Vanna 06/07/2023minha estante
Basicamente ela morreu no plano mortal e a alma dela foi ficar pela eternidade junto com seu amado.

Vanna 06/07/2023minha estante
A dúvida foi essa??