O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Janina1 04/03/2024

O Primeiro a Morrer no Final
Eu fiquei um pouco receosa que a história fosse ser igual ao do primeiro livro. Mas me surpreendi, mesmo que sejam, em certas partes, ainda é um livro incrível.
Aqui você conhece outros personagens que são super apaixonantes e bem construídos. Assim como os personagens secundários. Além disso, ainda são levantadas outros temas muito importantes, como a homofobia e a violência doméstica. E ainda por cima, nos questionas os prós e contras da Central da Morte.

Gustavo 03/03/2024

É um bom livro
A história é bem fluída, permite que o leitor termine bem rápido por ter muitos diálogos, embora o livro seja um pouco grande, gostei bastante da premissa, achei um pouco fantasioso demais o modo como os personagens da trama se aproximaram, fica um pouco difícil imaginar um cenário em que isso aconteça, mas acredito que se fez necessário para que a mensagem de que devemos aproveitar todos os nossos dias como se fossem o último fosse passado adiante.

whosima 03/03/2024

Livro bom, claro que não é perfeito igual o primeiro, mas me tirou risadas sinceras e algumas tensões aqui e ali? demorei pra ler, senti que foi um pouco arrastado, já que para mim, nada demais acontecia.

DiAngelo 02/03/2024

Épico.
Eu to escrevendo isso chorando, então desculpem se tiver algum erro de português.
Eu to destruído, eu to chorando a uns 50 minutos e eu não acho que vou parar agora. Eu não achei esse livro mais fraco que o primeiro, eu achei muito mais doloroso, a duvida se iria morrer ou não crioi uma certa esperança que só foi esmagada ao longo dos capítulos, tanto em mim quanto nos personagens. Eu nunca mais vou ler um livro desse autor, porque eu to chorando de soluçar, e isso nunca aconteceu comigo lendo um livro.
É tão doloroso ver o sofrimento de ValentinOrion, como eles se amaram e agora o Orion vai ter uma parte de Valentino com ele (se de escrevee isso eu solucei mais, que raiva gente) eu não consigo me expressar mais, desculpem.
Eu não recomendo que leiam esse livro, porque verdadeiramente eu acho dor demais pra um ser humano.
Eu virei a noite lendo esse livro, e sinceramente eu preciso de um bom soninho pra me recuperar disso.
Adam eu te amo e te odeio, mas eu não quero nunca mais encostar em livro que tenha seu nome, muito obrigado ?
(Eu ainda não parei de chorar, e já vai fazer uma hora que eu comecei, é isso gente, não consigo escrever mais nada)

Isabela1485 01/03/2024

Esse livro é tão lindo e triste mano
Acho q um livro nunca me fez chorar TANTO quanto esse, e tão lindamente triste que chega a ser cruel.
DiAngelo 02/03/2024minha estante
AMG SIM EU CHOREI POR UMA HORA SEGUIDAAAAA, terminei agr pouco

Kelly837 01/03/2024

O primeiro que morre no final
Pra começar senti mtas diferenças desse livro para o primeiro, como por exemplo, o ritmo de envolvimento do casal, a sexualidade deles serem bem mais explorada e mais cenas românticas tbm.
Confesso que amei todas as cenas de Mateo e Rufus crianças mas senti que o autor acabou se estendendo demais, tanto sobre isso, tanto sobre outros acontecimentos no livro, oq o tornou um pouco cansativo e maçante, tendo um ritmo bem diferente de Os dois morrem no final.
Mas gostei mto do livro, apesar de não conseguir me cativar tanto pelos personagens, gostei das referências e da leitura como um todo

Joyce585 01/03/2024

Chorei baldes
Comecei a ler o livro com um pé atrás pensando que não ia conseguir abrir meu coração para mais personagens. Pensando que meu coração não se comoveria com mais uma história nesse universo. Óbvio que eu estava enganada. Me apaixonei pelo Orion e pelo Valentino. Torci a cada passo da história. E apesar de não estar preparada para a morte que aconteceu (mesmo o título já alertando), senti acalento no coração ao ler o último capítulo. Completamente rendida por esse história. Chorei baldes.

Gio 27/02/2024

??
Para mim, esse universo é genial.

Gosto de imaginar como seria se existe uma central da morte real. Gosto a forma com que o Adam retrata o luto e reforça a importância de vivermos, sabe?

Recomendo muito os livros!

João Paulo 27/02/2024

Quando você começa a leitura desse livro você acha que tudo vai ser bem previsível, mas aí é que você se engana. e isso é um grande ponto, porque você é surpreendido várias vezes. achei bem melhor que o primeiro, foi bem mais poético.

Kariel0 27/02/2024

Um verdadeiro romance.
O livro conta sobre a criação da central da morte e seu dia de inauguração, além disso conta sobre o romance entre Valentino e Orion, que estão na Times Square aguardando o lançamento desse novo programa que mudará o mundo.
O que mais me chamou atenção com certeza foi a relação dos dois, como eles se conectaram e viveram um ao lado do outro até o fim, como eles se apaixonaram e se escolheram.
Eu amei a leitura, infelizmente não posso falar mais nada, pois posso acabar dando spoiler e não quero isso.
Super recomendo a leitura, mas já vai sabendo que irá chorar muito, mas caso você for uma pessoa ruim de chorar igual eu, o seu coração vai ser repleto de uma tristeza profunda.

Jkjmlovely 26/02/2024

O primeiro a morrer no final.
Nesta sequência é possivel acompanhar agora, 7 anos antes de os dois morrem no final, a origem da central da morte, na qual inicia com os protagonista Orion e Valentino, contudo, um deles receberá a notificação da central que irá falecer dentro das próximas 24hrs

Esse livro tem muita referência ao anterior, literalmente muita mesmo, além do aprofundamento da central da morte contando mais sobre o seu surgimento, foi uma leitura muito fluida e até nostalgica por ter fragmentos e referências ao livro anterior.

Adam silvera tem uma ótima escrita e sabe desenvolver bem seus personagens, e a forma que foi construído a narrativa do livro é muito boa, me senti emocionada, feliz e com certo desespero em algumas partes, se você leu o primeiro livro e gostou desse universo, eu super recomendo que leia esta sequência.

Com certeza vou ler o próximo, assim que lançado.