O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Mary Baratela 05/09/2023

Bem-vindos à inauguração da Central da Morte
Eu gostei tanto desse livro, principalmente a forma como o autor conectou os personagens do livro anterior, cruzando as histórias, dando sentido em tudo e agregando mais valor na história de vida de cada personagem.
A leitura fluiu naturalmente e a história te prende do início ao fim.
Apesar de alguns corações não sairem ilesos nessa história (tá, parei ?), os personagens são cativantes e o fato do autor manter o mistério sobre a Central da Morte só me deixou mais ansiosa pelo terceiro livro.
Leitura recomendadíssima!
Fabio 06/09/2023minha estante
???Parabéns Mary!!!

Mary Baratela 06/09/2023minha estante
Obrigado Fabio ???

Rebeka 24/07/2023

Que livro LINDO
Juro que nunca chorei tanto com um livro como chorei nesse, foi tudo tão lindo e bem escrito ? Orion e Valentino me ganharam de uma forma o amor deles foi tão lindo e bem construído, os outros personagens também foram perfeitos , gosto da escrita do Adam porque ele mostra a visão dos outros personagens também e como ele liga os personagens uns aos outros é incrível, assim como me apaixonei no primeiro livro , esse segundo me ganhou também. Obrigada Valentino e Orion ????
Maiko0 24/07/2023minha estante
chorei igual condenado

Rebeka 24/07/2023minha estante
O final acabou comigo ?

Nathy215 07/01/2023

Perfeito
Queria poder agradecer o Adam Silveira por destruir meu coração e depois fazer um afago.
Não esperava ser surpreendida nesse livro e fui, não sou de ler continuações e essa foi uma surpresa maravilhosa, a forma que o Adam consegue interligar cada acontecimento é incrível, preciso ler tudo que ele já escreveu, tinha curiosidades sobre a central da morte e foi muito interessante saber um pouco sobre a criação, os primeiros terminantes, como a sociedade lidou com essa novidade, o romance ali no meio, tudo perfeito.
Lendo tanto essa quanto a primeira história, da vontade de aproveitar cada segundo da vida, de sair e viver tudo que temos pra viver, é uma sensação boa demais.
Derramei lágrimas com os dois livros, mas emprestei os dois, porque essa mensagem, essa sensação, precisam ser compartilhadas. Leiam, vale muito a pena.
TaliYuki 08/01/2023minha estante
Me deu até vontade de ler agora ?

Nathy215 10/01/2023minha estante
Leeee, é muito bom ??

Gilmara 28/06/2023

Esse livro me tocou do começo ao fim e as últimas 100 páginas foi um misto de sensações, mesmo sabendo que ele precisava morrer me apeguei a um esperança sem fim que ele iria continuar vivo ??? e fora que chorei horrores

A única coisa que me incomodou que o livro é um pouquinho longo, poderia ter ficado em 350 páginas rs.

Sempre amei o ditado ?águas passadas não movem moinhos?. Ele carrega um significado específico para cada um. Pode ser sobre qualquer coisa: uma pessoa amada, um órgão? até mesmo sobre um estilo de vida ou de morte.
O que significa para você?
Yasmin306 28/06/2023minha estante
Ahhh esse livro e bom demais ?

Giovanna.Melo 06/07/2023minha estante
Choro seguido de surto

lana!¡ 20/05/2023

O primeiro a morrer no final e eu indo direto pra terapia
Assim como em Os dois morrem no final eu tô novamente destruída após ler O Primeiro a morrer no Final, o Valentino e o Orion conquistaram meu coração assim como Mateo e Rufus. me apeguei rapidamente à eles mesmo sabendo o que iria acontecer, acho que essa aliás é a pior parte de tudo, você começa a gostar dos dois personagens juntos mas sabe que o final não vai ser nenhum felizes para sempre e que você vai ficar triste de qualquer maneira. mas também gostei muito de conhecer mais do universo, como o Central da Morte foi criado, as primeiras ligações feitas e os terminantes, várias referências também ao primeiro livro, amei muito saber quem foi que criou o aplicativo "Último Amigo" pois era uma curiosidade que eu sempre tive e fiquei feliz que o autor lembrou disso pois certeza que outros leitores também tiveram a mesma pergunta durante o livro anterior, pelo menos agora sabemos bem, entretanto apesar de tudo, ainda continuo preferindo mais Os dois morrem no Final, super amei o Valentino e o Orion mas o Mateo e o Rufus sempre vão ter meu coração, mas sim, O primeiro a morrer no Final continua valendo a pena.
leiturandressa 21/05/2023minha estante
não tenho coragem de ler esse :,) sofri tanto com o primeiro

lana!¡ 21/05/2023minha estante
@andressa mulher juro... se não tiver coragem não vá mesmo kkkkkk pois vc vai sofrer mais ainda

lukitozx 01/12/2022

esse livro é simplesmente perfeito, amei a obra assim como amei o livro Os dois morrem no final - Adam Silvera. O primeiro a morrer no final é uma obra um pouco mais pesada comparada a primeira parte , eu achei incrível, aborda temas importantes e tem uma história linda, simplesmente não consigo descrever os inúmeros sentimentos que foram despertados ao decorrer do livro! Adam Silvera conseguiu se tornar um de meus autores favoritos, Os dois morrem no final e O primeiro a morrer no final são simplesmente obras perfeitas. Um ponto que gostei foi o fato de Adam Silvera ter colocado Rufus e Mateo nesse livro também, confesso que me emocionei com a primeira aparição de Rufus e com a primeira de Mateo, outro ponto que gostei foi como cada personagem está de alguma forma interligado, fazendo com que, eu também me sinta parte dessas histórias, super recomendo! simplesmente amei.?
Tô lendo agora

Vamos falar sobre ?

Maria 25/03/2023

?Valentino Prince salvou minha vida.?
Esse livro me surpreendeu bastante. No começo, eu não queria ler porque achei que seria impossível superar ?Os dois morrem no final?, mas esse livro é simplesmente incrível. Eu amei cada detalhe: a descrição de cada lugar que eles foram, das fotos que eles tiraram, da mensagem deixada para Orion, do coração que eles compartilham. Eu amei a maneira como Valentino vai continuar vivo dentro de Orion, e a atitude que o levou à morte foi muito impressionante. Além do enredo principal, o livro também retrata agressões matrimoniais, e eu achei importantíssimo dar maior visibilidade a esse tema e à dificuldade de sair de relacionamentos tóxicos, na esperança que o parceiro iria mudar. Mas, sobretudo, eu me emocionei bastante com a relação deles, como Valentino resolveu finalmente viver a vida mesmo sabendo que ia morrer. Eu adorei tudo que eles fizeram um para o outro. A generosidade dos dois. O amor que eles
sentiam. As dificuldades que eles compartilhavam. Esse livro é extremamente necessário. (POV: chorei horrores)
Barcellos2 26/03/2023minha estante
Eu amei tb, simplesmente Adam Silvera meus amores

Maria 26/03/2023minha estante
ele se superou bastante nesse livro

Jullyan.Garcia 05/12/2022

Os ventos fortes...
eu ainda não sei o que escrever... as lágrimas que derramei nas páginas finais desse livro devem servir de qualquer modo para explicar todos os sentimentos que invadiram meu coração... essa história ficará por muito tempo na minha mente.
Comecei a lê hoje

Já tô ansioso

Asi 19/04/2023

O primeiro a morrer no final
É mais do que um livro de superação ou luto. Nossa, muito mais. O que Adam escreveu aqui foi um livro sobre vida, sobre valorizar a vida e viver com intensidade, como se todo momento pudesse ser seu último suspiro.
Ingryd_lorena 19/04/2023minha estante
Tem o insta doa personagens desse tbm?

Asi 20/04/2023minha estante
Tem não

pedro 10/12/2022

morri
incrível como no primeiro livro eu me acabei de chorar e nesse eu consegui chorar mais ainda.. eu vi que faltava 37 minutos pra acabar o livro e continuei a ler e foram 37 minutos CHORANDO. que dor
Maclaudi 11/12/2022minha estante
Eu tô nessa mesma situação !!

Não superei o primeiro, agora tô no 2º pensando em tudo já

Ana 25/02/2023

Tão bom quanto o primeiro, e tão doloroso quanto. A gente sabe o que acontece no final, mas mesmo assim sofre com ele como se fosse surpresa.
Gostei muito de todos os personagens, e de como esse livro mesmo tendo vários pontos de vistas ainda traz uma história completa de todos os personagens, gostei muito quando vi o capítulo do Rufus e do Mateo, e como todo mundo acabou de conectando ao longo da história, também gosto da origem da central da morte ainda ser um mistério, acho que muito da magia desse universo ia se acabar se isso fosse revelado.Fiquei bastante supresa ao ler no conteúdo extra da edição que haverá um terceiro livro, sinto que talvez já seja o suficiente, mas eu também achava que um livro único era de bom tamanho, mas esse livro acrescenta coisas muito positivas ao universo.
Foi um bom livro, a escrita do Adam faz 500 páginas parecerem 100, você acaba o livro sem nem perceber e isso é sempre muito legal. Não vejo a hora dos próximos livros, desse universo ou não.
Yuqitrend 25/02/2023minha estante
Qual a classificação indicativa desse livro?

Ana 26/02/2023minha estante
Até onde eu sei +16

Thyanne.Ribeiro 24/11/2022

Fraco demais
O maior desafio de qualquer autor é escrever continuações e/ou outras versões de uma mesma história. 99% deles falham nessa missão ingrata. Adam Silvera está entre esses 99%.

A história de Valentino e Orion simplesmente não colou. Não vi química, não vi graça, não vi paixão, não vi nada, só vi dois emocionadíssimos. As histórias paralelas e os amigos/irmãos dos protagonistas também nada x nada.

Enfiar gancho de 11 de setembro, me desculpem, mas é uó do uó. A história da Glória e Pazito, que tinha uma premissa incrível, completamente subaproveitada em detrimento de histórias bobas e sem sentido como as de Joaquim e sua esposa.

Totalmente o contrário do 1o livro que entregou absolutamente tudo com uma história linda e envolvente entre Mateo e Rufus (com química e sentido), cheio de frases incríveis e inspiradas que remetiam a tantas reflexões importantíssimas, além de excelentes coadjuvantes, esse foi tão vazio, sem graça e tão perda de tempo que, sinceramente, não dá pra recomendar minimamente.
nic 25/11/2022minha estante
CONCORDO EM TUDO

mi 27/11/2022minha estante
sim! abandonei esse livro. não consegui

Jordana 14/07/2023

Fiquei encantada
Que livro mais lindo!! Eu amei a história, o enredo e os personagens principais. Me apeguei mais a eles do que aos do primeiro volume. O livro é narrado por Orion e Valentino, mas vários outros personagens secundários chamam atenção com suas narrativas envolventes que acabava se entrelaçando à história principal de alguma forma. Esse livro foi leve e conseguiu me tirar da ressaca com facilidade. Fiquei encantada. De verdade! Com certeza espero ler mais obras do autor.
Britney3 14/07/2023minha estante
Eu quero tanto ler esse livro ?

Jordana 15/07/2023minha estante
Vc vai amaar

Angel 22/03/2023

Só leia se estiver preparada para chorar
Que livro lindo! História inspiradora!

Terminei derramando rios de lágrimas, mas, com o coração quentinho.

E as referências ao primeiro livro, que demais!!

Amei essa leitura, recomendo demais.
gabrielrdcunha 22/03/2023minha estante
Não é uma continuação não né?

Angel 22/03/2023minha estante
Então, não, é uma história que acontece antes do primeiro livro, MAS cita os personagens do primeiro livro. Eu acho que funciona melhor se você ler depois do primeiro.

bela 22/05/2023

Caras? o que o primeiro livro demora pra acontecer as coisas, nesse tudo acontece mt rápido e isso não eh uma crítica! amei mt e espero que tenha mais um que conte como a central sabe das mortes se não eu vo fica malucaaaa
Simone361 22/05/2023minha estante
pra mim esse livro foi muito melhor que o primeiro

bela 22/05/2023minha estante
simmm, eu tambémm