O guardião de segredos de Jaipur

O guardião de segredos de Jaipur Alka Joshi

Resenhas - O guardião de segredos de Jaipur

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabrielle 13/12/2022

Favoritado
Eu não vejo a hora do terceiro livro ser lançado. São histórias sequenciais, mas independentes. Então, se você não leu A Pintora de Henna, pode ler esse sem prejuízos.

A escrita da autora é maravilhosa. Adoro o glossário das palavras em hindi e, ainda mais, as receitas e pratos citados durante o livro e no final. Culinária indiana é algo que tenho vontade de aprender.

Recomendo DEMAIS!
Pri 12/06/2023minha estante
Eita nem sabia que teria um terceiro livro kkk

Gabrielle 14/06/2023minha estante
Tem sim. Se chama A perfumista de Paris

Nathy @peculiareslivros 28/05/2023

Adorei
Esse segundo livro foi bem envolvente e nostálgico, pois trouxe as personagens do primeiro livro mais velhas, já que se passa 12 anos depois dos acontecimentos, no ano de 1969, na Índia.

A escrita de Alka Joshi é muito gostosa, trazendo aproximação com as personagens por estes serem bem trabalhadas e bem desenvolvidas ao longo da leitura, e também muito envolvente, já que Alka consegue incluir um mistério que perdura por toda a leitura e te surpreende no fim! Simplesmente adorei a leitura!

Quero ressaltar que achei maravilhoso trazer um romance entre um rapaz muçulmano e uma moça hindu, com características da cultura e da época que foram muito ricas, acrescendo o conhecimento e me deixando com muita vontade de conhecer o norte da Índia, que é onde parte da história se passa, e também Jaipur, onde a outra partes acontece.

Quem curte romances históricos com mistério e uma pitada de romance, não pode deixar essa leitura passar!

site: https://www.instagram.com/p/CokQyPWrsSh/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Soliguetti 14/12/2022

Reencontro
É uma tremenda satisfação reencontrar Lakshmi e Malik, nessa continuação de "A Pintora de Henna". Alka Joshi constrói uma história rica e divertida, nos inserindo novamente no escandaloso mundo da alta sociedade de Jaipur. Ainda que sem a aura mais "Gossip Girl" do primeiro livro, "O Guardião de Segredos de Jaipur" traça um enredo interessante sobre a busca pelo poder e sobre o que, de fato, é mais importante para nós: o amor. Joshi nos propicia novamente uma imersão nas cores e sabores de Índia, com sua narrativa deliciosa. O livro, de fato, foi devorado em pouquíssimos dias, a despeito de suas letrinhas miúdas.

@bibliotecadedramas 16/10/2023

ótima continuação, tão bom qto "a pintora de henna"
“O Guardião dos Segredos de Jaipur” é o segundo livro da trilogia da “Pintora de Henna” que foi com esse livro que conheci a maravilhosa escritora Alka Joshi. Nesse livro, ela nos leva de volta à Índia na primavera de 1969. A história gira em torno de dois personagens principais: Lakshmi, que agora casada com o Dr. Jay Kumar é encarregada da Horta Medicinal em Shimla no Himalaia, e Malik, que cresceu e se tornou um jovem de 20 anos que é aprendiz no departamento de manutenção do Palácio Real de Jaipur.

O cenário é ricamente descrito – marca registrada de Alka Joshi que consegue nos mostrar a Índia como ninguém, e nos transporta para a Cidade Rosa de Jaipur, onde a história se desenrola. Malik, que cresceu nas ruas, é um personagem cativante que logo percebe que as castas de poder e dinheiro continuam inabaláveis na sociedade indiana. A narrativa é rica em detalhes e nos revela as camadas de quem é rico e influente e explora questões de classe, poder e segredos familiares, a família Singh continua sendo desprezível e suja como sempre. Alka Joshi tece habilmente as histórias de Lakshmi e Malik e enquanto eles buscam seus destinos e confrontam os desafios de suas vidas a autora também nos mostra a amizade verdadeira e a confiança que ambos criaram entre os problemas e os caminhos da vida ao longo dos anos.

Este livro é uma história que combina o poder do passado com a busca pelo futuro, sobretudo em sempre escolher o caminho certo e justo das coisas. Pra quem leu e gostou de “A Pintora de Henna”, com certeza também vai gostar bastante dessa continuação – uma novela tipicamente indiana que nos transporta para uma Índia cheia de cores, sabores, segredos e complexidades culturais, enquanto exploram as vidas de dois personagens inesquecíveis em sua busca por identidade e significado. O terceiro livro “A Perfumista de Paris” já foi lançado aqui e eu gostaria muito que a autora também escrevesse um livro sobre a Nimmi – a namorada da Malik que é de uma tribo das montanhas do Himalaia e embora eu não a tenha citado aqui, a participação dela foi bem relevante ao livro.

site: https://shejulis.com/livro-o-guardiao-de-segredos-de-jaipur/

Eliane350 01/04/2023

A pintora de Henna é uma história incrível que termina de uma forma bem fechada e não precisava de continuação. Mas quando lemos esta sequência, fica bem claro que precisávamos ter mais um pouco desses personagens. Aqui podemos ver como alguns acontecimentos do livro anterior se desdobraram e como os personagens lidam com isso.
O livro é narrado sob o ponto de vista de três personagens: Malik, Lakshimi e Nimmi, uma nova personagem que é muito importante para a história. A minha personagem favorita continua sendo Lakshmi. Os capítulos que são narrados pela sua ótica são os mais interessantes. Sua visão de mundo, lealdade com os seus e o cuidado com as pessoas, a torna uma das personagens mais fortes do livro.
A escrita da autora é maravilhosa. Além de narrar a história de uma forma tão fluida e bonita, ela consegue despertar o desejo de conhecermos mais sobre a Índia. A descrição de comidas, vestimentas, costumes e lugares, torna a leitura muito imersiva e prazerosa, além da incrível construção dos personagens.
A história tem um toque de suspense e investigação que faz com que a gente não queira largar a leitura. Adorei o desenvolvimento, mas esperava um pouco mais do final, achei um pouco corrido. O primeiro livro ainda é meu preferido.
O terceiro livro da trilogia está em pré-venda no exterior e mal posso esperar pelo lançamento aqui no Brasil.
Recomendo a leitura para quem gosta de histórias com culturas diferentes da nossa e com personagens bem desenvolvidos e marcantes.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Caroline1321 25/12/2023

Mais uma aula de cultura indiana
Esse livro tinha tudo pra ser perfeito, o enredo me prendeu demais e amei o final. Porém a cada capítulo a autora explicava detalhadamente cada acontecimento do livro 1 da trilogia, achei desnecessárias e repetitivas essas explicações.

Aninha 24/09/2022

Quais Segredos Podem Ser Revelados?
O segundo livro da trilogia ?A Pintora de Henna? traz a continuação dos personagens 12 anos após o primeiro livro. Neste livro os acontecimentos estão entre Jaipur e Shimla com narração de Lakshimi, Maliki e Nimmi.

Malik agora é um jovem de 20 anos de idade, estudou na Escola Bishop Cotton para Meninos, considerada uma das melhores escolas de Shimla. Está apaixonado por Nimmi. Nimmi é viúva de Dev e tem 2 filhos, a pequena menina Rekha e o bebê Chullu. Ambos estão em Shimla assim como Lakshimi que agora administra a Horta Medicinal no Hospital Lady Reading. Lakshimi criou um jardim de ervas para oferecer tratamentos naturais aos moradores locais.

Na expectativa de ver Malik amadurecer, Lakshimi o convence a voltar para Jaipur e trabalhar com Manu Agarwal para aprender o ofício da construção civil. Para Malik é como voltar ao passado, relembrar os locais e as pessoas que parecem nunca ter mudado. Durante seu trabalho em Jaipur, Malik descobre alguns segredos de pessoas ricas e ambiciosas. E estes segredos podem mudar o futuro de outros personagens. Neste momento ele conta com o apoio de sua Tia Chefe que com habilidade e sabedoria conduz o caminho traçado pelo livro.

Neste livro vemos como Malik continua com sua doçura, bondade e inocência, mas aos poucos ele amadurece sem nunca perder sua essência de honestidade. Lakshimi é como uma irmã mais velha e por muitas vezes age como uma mãe protetora. Seu aprendizado será entender que Malik pode e precisa seguir o próprio caminho.

Eu adorei o livro, acompanhar Malik foi como ver um sobrinho crescendo. Saber que Lakshimi continua aquela mesma mulher inteligente e forte do primeiro livro deu um aconchego no coração. Mais uma vez a autora me fez viajar pelas ruas de Jaipur e Shimla com toda fragrância e sabores encontrados ali.

Thaiza.Vianna 10/02/2023

Reencontro delicioso
Amei essa viagem de retorno para Índia, acompanhada desses personagens tão cativantes e que ficaram marcados no livro que antecede, A pintora de Henna. E novamente temos detalhes minuciosos da cultura, proporcionando uma divertida imersão às cores e sabores tão peculiares.

Malik e Lakshmi já moram no coração e amo as aventuras que passamos juntos.

Já pode lançar mais um Alka Joshi.

liaentrelivros 26/09/2023

A fruta não cai longe da árvore
Agora o ano é 1969, Lakshmi aceitou a proposta do Dr. Kumar para trabalhar na horta do hospital Lady Reading,  em Shimla, conhecida como a capital de verão da Índia britânica. Eles se casaram há alguns anos, viram Malik se formar na Escola Bishop Cotton para Meninos e Rhada na Auckland House School, onde conheceu um arquiteto francês com quem se casou e tiveram duas filhas.

Malik, mesmo crescido, continua a tratar Lakshmi como sua tia-chefe, e entre um trabalho e outro conhece uma moça chamada Nimmi, a quem Dr. Kumar e Lakshmi atenderam um ano antes, no dia em que ela deu à luz prematuramente a Chullu, após seu marido morrer em um acidente na estrada. Nimmi também é mãe de Rekha, uma garotinha adorável de quatro anos.

Malik e Nimmi se apaixonam, mas não contavam que Lakshmi já tinha outros planos para ele. Com receio de que ele caia na lábia de contrabandistas que rondam a região, ela o envia de volta para Jaipur com a proposta de aprender os ofícios da construção na empresa de Manu e Samir, que estão com um megaprojeto de construir o cinema da cidade, financiado pelo palácio.

Enquanto Malik está envolvido na obra em Jaipur, Lakshmi ? que sempre optou por não ser mãe ? agora tem que lidar com o ciúme de Nimmi e precisa refletir sobre sua relação com Malik. As duas se tratam com muita desconfiança, mas, graças a Rheka e Chullu, aos poucos elas vão se aproximando durante os trabalhos na horta do hospital.

Muita treta acontece, pra variar, e elas mal sabem que um grande mistério em que elas se envolvem em Shimla pode salvar a carreira de Manu em Jaipur!

Amei essa segunda parte, mostrando sempre como as pessoas que têm influência conseguem persuadir e se livrar de todos que estão em seu caminho, como tijolos de decoração... Lakshmi, como sempre resolvendo a vida de todo mundo, merecia um lugar no panteão hindu! Eu passei muito ódio com a família Singh e amei o final deles! Mal posso esperar pelo terceiro livro contando a história da Rhada, a perfumista de Paris que tem uma filha tão difícil quanto ela foi para sua Jiji no primeiro livro! ?

"Olho em volta no jardim, viçoso e mágico, e vejo todos que ajudei a florescer: Malik e Radha, tão preciosos para mim como minha própria vida. Seus cônjuges e seus filhos. Duas gerações de possibilidades, de esperança, cercadas pelo início de noite azul, cercadas por nós."

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 22/07/2023

Tão bom quanto a pintora de henna? valeu toda ansiedade que eu tava pra ler. Amei voltar a Jaipur e pra esses personagens tão amados. Que venha o terceiro livro!

Mari 12/02/2023

Uma viagem para a Índia
Amei conhecer esse Guardião dos segredos do Jaipur. Já conhecia o personagem do livro a pintora de henna. Aprendemos muito sobre a cultura de outro país lendo um livro. Estou encantada com a leveza do livro. Cada personagem tem um papel importante na história. Como é difícil lidar com o ser humano. Mas sempre surgem pessoas que nos fazem acreditar que a humanidade não está totalmente perdida, que ainda há esperança.

Fabiana180 11/04/2024

Continuação
Nessa continuação de A Pintora de Henna, segue a linha mais sobre Malik, sobre sua vida, claro temos a sequência de Lakshmi, a quem segue sua vida agora ao lado do marido.
Uma leitura às vezes meio cansativa, às vezes bem convidativa para seguir as páginas a seguir.
Vale a pena ler essa sequência.

Juliana 02/04/2023

Que lindo poder saber como Lakshmi reconstruiu sua vida próximo de pessoas fortes e que a amam. Malik me conquistou desde a primeira cena de A Pintora de Henna em que ele aparece. Um menino carismático, inteligente e responsável apesar da pouca idade. O livro sequência de A Pintora de Henna faz jus a esse menino que cresceu e continua sendo adorável. Simplesmente amei revê-lo.

Vivi.Montarde 25/09/2023

Anos após os acontecimentos do primeiro livro, A Pintora de Henna, creio que 12 anos depois, acompanhamos a vida dos personagens principais do livro 1 e outros que apareceram nesse.

A fórmula é diferente do primeiro, esse tem mais suspense e um mistério pra desvendar. Embora o primeiro tenha me encantado e emocionado mais, essa sequência é digna de respeito e assim como o livro 1 atrai e prende a atenção desde as primeiras páginas. É uma leitura muito gostosa e quem adorou o primeiro provavelmente vai gostar de ler esse também.

Contado sob vários pontos de vistas, cada capítulo tem como título o nome do personagem que está narrando, portanto, tem vários protagonistas como Lakshmi, Nimmi e Malik, mas foca mais no Malik, que foi um dos meus personagens favoritos no livro 1 juntamente com a Lakshimi. A história é muito envolvente, você viaja pelos costumes, tradições, sabores e roupas indianas e os personagens são muito humanos, é muito fácil se identificar e se colocar no lugar deles, mesmo em meio a uma cultura tão diferente da nossa, mas que talvez não seja tão diferente assim, como fica bem claro com o jeitinho e jogo político que rola ali na história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5